Com as rápidas mudanças em nosso mundo contemporâneo, novas pesquisas, ideias e hábitos passaram a influenciar a maneira como lidamos com os alimentos e seus nutrientes. Por isso tudo, é fundamental que os nutricionistas se mantenham sempre atualizados, conhecendo as tendências e também as ocasionais polêmicas que surgem nessa área. Confira neste post, uma lista completa com algumas dicas de revistas de nutrição para ficar sempre atualizado.

Especialmente porque é certo que vários clientes farão perguntas sobre algo que viram na internet, leram em uma revista ou um amigo lhes contou. Para saber respondê-los e orientá-los da melhor maneira, uma boa opção é optar por fontes confiáveis, como as que você encontra nas revistas de nutrição.

Separamos uma lista completa com algumas dicas que você pode seguir para ficar sempre atualizado. Confira!

Acompanhe os sites da área

Nada mais prático do que utilizar a internet para adquirir informações e absorver conteúdos interessantes e novidades em tempo real. Acompanhar os sites da área de nutrição é uma das melhores formas para ficar sempre atualizado. Mas para evitar que você caia na rede das fontes não confiáveis, separamos duas das indicações mais seguras a seguir:

RealNutri

O RealNutri é um dos blogs mais completos (e também conceituados) sobre saúde existentes no Brasil. Além de textos sobre nutrição, você também encontra informações a respeito de suplementos alimentares e todo o universo fitness, que é um segmento crescente no mercado popular de uns tempos para cá.

Ele é subdividido em temas, facilitando a navegação de quem procura assuntos específicos. As informações podem ser facilmente obtidas, seja para os profissionais de nutrição ou de outras áreas da saúde. Também é excelente para o público em geral. O blog ainda disponibiliza canais em redes sociais para interação direta com os leitores.

Conselho Federal de Nutricionistas

Outra opção bastante confiável para adquirir informações é o site do Conselho Federal de Nutricionistas. Todos os assuntos relacionados à nutrição, perguntas a respeito do exercício da profissão, normas e regulamentações podem ser encontrados nesse canal on-line.

Além disso, há uma seção gratuita de biblioteca, com pesquisas importantes de diferentes disciplinas (produção orgânica, agricultura familiar, entre outros) e artigos sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Notícias sobre nutrição veiculadas nos principais veículos de comunicação também estão reunidas ali.

PubMed

Trata-se de um motor de pesquisas on-line para o sistema Medline, oferecendo desde citações a artigos da área da saúde. Reúne mais de 4.800 revistas importantes publicadas nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Ou seja, este deve ser um dos materiais de cabeceira do nutricionista!

OMS

O site da Organização Mundial da Saúde (OMS) é sempre uma ótima fonte para acessar e disseminar as mais recentes informações sobre saúde, em patamares locais a internacionais. A plataforma da instituição apresenta bibliotecas e promove ações e programas nos países-membros.

Participe de congressos, eventos e seminários

Outra maneira bastante efetiva para ficar por dentro é participar de congressos, seminários e demais eventos do ramo. Nesses locais é possível conhecer novidades em primeira mão, ver palestras com grandes nomes da profissão e ainda ter uma boa oportunidade de interagir com outros nutricionistas.

Os conteúdos desses eventos costumam ser muito interessantes e bem relacionados a tópicos fortes da atualidade.

Vale dizer que existem congressos específicos para cada área, como: cardiologia, pediatria, nutrição esportiva, gastroenterologia e bariatria, transtornos alimentares e nutrição funcional. Como será impossível comparecer em todos os eventos, é altamente relevante que você aprenda a selecionar bem e se fazer presente naqueles eventos de sua especialidade ou área de interesse.

Atualize-se sobre as “polêmicas” da área

Tanto os modismos quanto os assuntos mais debatidos pela grande mídia sempre crescem os olhos dos clientes, especialmente no caso daquelas pessoas que consomem muito conteúdo sem reparar nas fontes e absorvem informações equivocadas.

Algumas dietas se popularizaram muito nos últimos anos e precisam de atenção dos profissionais. É o caso do jejum intermitente, das dietas high e low carb e da dieta flexível, por exemplo.

Procure nas livrarias as novidades da seção de nutrição

Se você é um fã de livrarias, pode aproveitar a seção de nutrição para encontrar livros e publicações recentes dentro da sua área. Algumas obras abordam temas direcionados, como os benefícios de determinados alimentos, planos alimentares, distúrbios da alimentação e demais informações importantes para qualquer nutricionista.

Veja os principais periódicos e revistas de nutrição que você deveria acompanhar

Vale a pena acompanhar a lista abaixo e escolher uma ou mais opções para ficar por dentro das novidades da sua área de forma rápida e contando com fontes confiáveis.

1. Nutrição em Pauta

A revista Nutrição em Pauta está no mercado há 20 anos e conta com uma diversidade de conteúdos e assuntos de fácil acesso por meio da internet. As edições são mensais e preferencialmente digitais, mas versões impressas são liberadas durante alguns meses do ano (normalmente os meses pares).

São mais de 3 mil artigos que abordam nutrição clínica, gastronomia, nutrição infantil, nutrição esportiva, saúde pública, alimentos funcionais, entre outros. Os principais eventos e congressos relacionados ao setor de nutrição também são divulgados na revista, além de entrevistas com profissionais de referência.

2. Nutrionline

A Nutrioline é a primeira revista de nutrição com publicações exclusivas para a internet aqui no Brasil. O objetivo principal da publicação é entregar ao nutricionista as informações mais relevantes e atualizadas sobre o universo de pesquisas científicas de uma forma clara e bastante objetiva.

Seu ponto forte são as entrevistas realizadas com os profissionais mais renomados do ramo, como o Dr. Javier Vilanova, o Dr. Luciano Bruno e Márcio Atalla.

Quando você adquire uma edição da Nutrionline, pode acessar suas páginas no dispositivo que desejar. A revista é compatível com computadores, smartphones, tablets e Smart TVs. O leitor também pode ter acesso fácil às edições anteriores da revista, se assim desejar.

3. Nutrisoft Brazil

Considerada uma plataforma de alta tecnologia, a Nutrisoft Brazil usa da inteligência artificial para coletar dados e assim torná-los uma boa fonte de informação. O portal reúne matérias e notícias atuais provenientes de diferentes portais da internet em um único endereço on-line.

Ele fornece informações até mesmo para quem deseja empreender e quer começar uma clínica própria.

4. Revista CRN3

A publicação do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região mostra a atuação desse grupo de representantes em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ela traz importantes matérias que podem complementar o trabalho dos nutricionistas de qualquer estado no Brasil.

Os conteúdos abordam temas atuais e polêmicos e, por meio da internet, é possível acessar gratuitamente as edições já lançadas. Só é preciso ter um leitor de PDF no seu dispositivo preferido.

5. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva

Quem foca o trabalho na área de esportes vai aproveitar bastante essa dica. A publicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) reúne artigos científicos provenientes de pesquisas e ainda os estudos de professores e cientistas, estudantes e outros profissionais que trabalham e estudam nutrição no âmbito esportivo, de educação e saúde.

Como você viu, existe uma infinidade de opções para quem se dedica à carreira e deseja ser um profissional atualizado. Por isso, pode apostar: esses sites e revistas de nutrição farão a diferença na sua rotina de trabalho.

E aí, gostou das nossas indicações? Então continue se informando e descubra agora mesmo algumas dicas de livros de empreendedorismo para nutricionistas!