Ser um bom nutricionista não significa apenas ter sucesso com os tratamentos de seus pacientes. O consultório de um nutricionista deve ir além de consultas e pesagens. Com o aumento da concorrência e a busca por uma melhor qualidade de vida, saber como investir nos diferenciais é a chave para ter sucesso nessa carreira.

Portanto, se você deseja otimizar os seus resultados, atuar de uma forma diferenciada e se destacar profissionalmente, confira as 9 excelentes dicas que apresentamos a seguir. Boa leitura!

1. Primeira impressão

Sabe aquela história de que “a primeira impressão é a que fica”? Ela é válida, também, para o contexto de um nutricionista. Isso significa que você deve ser receptivo e mostrar ao seu paciente que está disposto a ouvi-lo.

Mantenha-se informado e atualizado sobre os mais diferentes assuntos e tendências da nutrição, pois o tratamento deve ser adaptado às especificidades de cada paciente.

Durante o primeiro contato (seja por telefone ou presencial) é preciso ser cordial e demonstrar gentileza, a fim de que o paciente se sinta confortável e confiante em todas as orientações que receber.

2. Pré-atendimento

Os cuidados para os pacientes se sentirem acolhidos não devem se limitar ao seu consultório. Invista em uma recepção agradável para que a espera do atendimento não seja uma experiência negativa. Contrate recepcionistas comunicativas e gentis na abordagem de atendimento.

Se você gerencia suas redes sociais ou sites, publique as fotos de seus pacientes (obviamente, após receber autorização expressa) e do percurso deles por uma vida mais saudável. 

Vale ressaltar que o código de ética do nutricionista não permite que o profissional divulgue foto do resultado do paciente atribuindo isso ao trabalho profissional. Mas você pode divulgar as fotos se atribuir o resultado ao esforço do próprio paciente em se alimentar melhor.

Utilize uma linguagem simples em publicações periódicas e relevantes, com dicas virtuais valiosas para atrair novos contatos.

3. Conversa

As consultas devem ser momentos leves e que estimulem o paciente a falar sobre sua alimentação e dúvidas nutricionais, levando-o a expor seus interesses e objetivos. Informações dessa natureza são pertinentes para o planejamento e estruturação de todo o tratamento.

Após a conversa, inicie a coleta de medidas para futuras análises. Tente trocar experiências e mostrar a sua linha de trabalho e quais mudanças você e o paciente almejam alcançar juntos. Demonstre apreciação e incentive, para que a motivação seja um combustível contínuo nas atividades de acompanhamento.

4. Atendimento individualizado

Um dos fatores que contribuem decisivamente para a geração de insegurança nos pacientes é a comparação com outras pessoas. Demonstre que o trabalho é individualizado e que o tratamento respeitará suas características orgânicas.

Estruture as ideias e mostre previsões para metas motivacionais. Lembre-se que o estímulo individualizado é um dos principais diferenciais de um consultório de nutricionista e que o uso de softwares de nutrição e ferramentas tecnológicas são imprescindíveis para exprimir a disponibilidade que seus pacientes precisam.

Cada um deles deve estar ciente de que é único e, portanto, as estratégias utilizadas com ele não são pareadas com as demais pessoas atendidas em seu consultório.

5. Acompanhamento

Essa é a melhor forma de identificar os efeitos do tratamento. As visitas devem ser periódicas e sempre com um retorno agendado. Essa expectativa favorece a fidelização dos pacientes e contribui para que eles se dediquem em aplicar as orientações obtidas no consultório de um nutricionista.

Uma boa forma de tentar encorajar os pacientes a manter o acompanhamento é enviar e-mails na época do retorno caso eles não o tenham agendado. Com esses e-mails você pode avisá-los que já está na hora de agendar uma nova consulta.

6. Marketing de qualidade

Em um mercado concorrido, divulgar um bom trabalho pode fazer grande diferença. Portanto, valorize e atente-se para todo tipo de marketing. A boa e velha indicação por um amigo que gostou do seu trabalho ainda é uma grande fonte de pacientes. Por isso, um bom atendimento é o melhor marketing que você pode fazer. Mas você pode ir além disso.

Ter um perfil em alguma rede social como Instagram ou Facebook é uma boa forma de divulgar o seu trabalho e estar presente no dia a dia de seus pacientes. Receber menções e elogios em sites voltados para vida saudável também é interessante. Um cartão de visita bonito, um consultório em uma região movimentada e de fácil acesso, e até propagandas em jornais e revistas também valem a pena.

7. Tendências

Os pacientes estão sempre à procura de novidades e de novas tendências, portanto é fundamental conhecer as últimas pesquisas nutricionais, ser curioso e ampliar seus conhecimentos.

No mundo da nutrição, vale a pena buscar tanto conhecimento científico quanto os hábitos que as pessoas têm considerado saudáveis. Estando por dentro das dietas da moda, você pode recomendá-las se considerá-las adequadas ou alertar seus pacientes para não serem enganados por modismos sem embasamento científico.

8. Consultório organizado

Um paciente geralmente busca o nutricionista para organizar sua dieta e seus hábitos alimentares. O mínimo que ele espera é ser atendido em um ambiente também organizado. Assim, manter seu consultório de nutricionista limpo e em ordem é fundamental. Não deixe papéis soltos e evite atrasos em sua agenda.

Atente-se à disposição dos móveis, evitando bloquear a passagem e dê preferência a móveis confortáveis. Evite cores quentes, que podem sobrecarregar o ambiente. O branco acompanhado de alguma cor pastel ou fria são uma boa escolha. Mantenha sua balança sempre regulada e limpa. ​

Tudo isso contribui para que o paciente tenha uma boa experiência em seu consultório de nutricionista, ao sentir que está em um ambiente confortável e seguro.

9. Tecnologia

Usar a tecnologia a seu favor é um grande diferencial num consultório de nutricionista. E existe uma infinidade de softwares, aplicativos e plugins para nutricionistas e profissionais da saúde que podem ajudar muito nessa diferenciação.

Há aplicativos em que você pode controlar de perto o dia a dia de seus pacientes através de fotos e solucionar dúvidas por meio de bate-papo, como o Health’s Angels. Existem softwares de prontuário eletrônico que evita perdas de informação e tornam o atendimento mais dinâmico, como o iClinic. Além de passar uma imagem moderna e atualizada, o uso dessas ferramentas otimiza a consulta e o atendimento do paciente.

Seguindo as dicas desse post temos certeza que você vai se destacar no mercado da nutrição e seu consultório de nutricionista será um sucesso!

Gostou de conhecer os diferenciais para um consultório de nutricionista renomado? Então não perca a oportunidade de ler também, dicas de livros que todo nutricionista precisa ler!