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Dicas para bombar um Instagram de nutricionista!

Notebook, tablet, caderneta e potinhos de salada sobre uma mesa
6 minutos de leitura

O Instagram é a rede social do momento. Além de proporcionar entretenimento, ele pode ser um grande aliado de marketing profissional e conquista de espaço no mercado. No campo da nutrição, essa plataforma é uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho, captar novos pacientes e manter um contato próximo com os clientes antigos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o Instagram para nutricionistas. Entenda como ele pode ser usado para engajar seu público e alavancar ainda mais sua carreira!

1. Defina a sua persona

Primeiramente, é essencial definir a persona do seu Instagram profissional. A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. É importante responder algumas perguntas para auxiliar a desenvolver a sua persona. Veja alguns exemplos:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o seu gênero?
  • Qual a sua ocupação?
  • Qual a renda mensal?
  • Quais as suas principais características físicas e comportamentais?
  • Por que estou buscando um nutricionista?
  • Por quais assuntos você mais se interessa?

Ao desenvolver uma persona se tem maior clareza na criação de conteúdos, quais posts vão responder as dúvidas da audiência e qual a melhor forma de se comunicar com eles.

Dessa forma, o seu trabalho fica mais direcionado e aumentam as chances de alcançar pessoas que buscam profissionais como você.

2. Crie uma linha editorial

É importante criar uma linha editorial, pois ela serve para definir com antecedência quais serão os temas abordados no seu Instagram profissional.

Depois de definir a sua persona, o ideal é dividir os entre temas os assuntos que mais interessam à sua audiência, definir os horários que o seu público está mais ativo na rede social e agendar os posts com a ajuda de plataformas especificas.

3. Tenha uma identidade visual 

É importante ter uma identidade visual para levar reconhecimento e valor ao seu perfil. Assim, ficará fácil da sua audiência reconhecer os seus posts, além de deixar memorizado na mente das pessoas a forma como você se expressa. Use sempre as mesmas fontes, cores, elementos e figuras.

4. Crie uma biografia que valorize sua imagem

profissional

A biografia do Instagram tem 150 caracteres, portanto precisa ser breve e clara. Primeiramente, escolha uma foto que transmita a mensagem que deseja passar para o seu público. 

Uma boa iluminação, roupas adequadas e um bom ângulo para a foto são essenciais. Se puder, use roupas com as mesmas cores da sua identidade visual. 

Na descrição da bio é importante incluir o registro profissional (CRN) para demonstrar que está habilitado para atender, além de transmitir credibilidade.

Muitas pessoas costumam usar plataformas como Linktree para inserir links que direcionam o usuário para o WhatsApp do nutricionista, portfólio ou até mesmo para e-books.

5. Organize seu feed de imagens

Seu feed é a sua porta de entrada, e deixá-lo organizado e atrativo trará mais seguidores. Por isso, é importante criar uma identidade visual para sua marca. Por exemplo, você pode tirar todas as fotos com um mesmo fundo, usar o mesmo filtro ou tentar se ater a um determinado padrão de cores.

Além disso, planeje o assunto dos seus posts e como vai intercalar as fotos. Você pode postar apenas imagens de pratos ou intercalar com momentos do seu dia a dia e paisagens. 

É importante atentar-se também para a disposição dos elementos na ilustração ou fotografia. O design deve ser harmonioso. 

Sabe-se que imagens filtradas tem 21% mais likes e 45% mais comentários que imagens sem edição. Portanto, vale a pena dedicar-se para ajustar a iluminação, o contraste e outros detalhes nas fotos.

6. Faça do Stories seu aliado

Milhares de pessoas entram várias vezes ao dia no Instagram para compartilhar suas fotos e ver dicas e tendências de moda, vida saudável, etc. Uma ótima forma de fazer parte do dia a dia de seus seguidores é por meio dos Stories. 

Por que você não faz vídeos de receitas e posta no seu perfil? Converse com as pessoas, fale sobre coisas comuns com as quais as pessoas vão se identificar, como erros na dieta, maneiras de variar a alimentação, dicas de sucos, etc.

7. Ganhe likes com #hashtags

As publicações com hashtags geram cerca de 12,6% mais engajamento. Então, use e abuse dessas palavras-chaves, e assim ficará mais fácil para as pessoas encontrarem suas fotos pelo mecanismo de busca do Instagram. Algumas das principais hashtags relacionadas à nutrição são as seguintes:

  • #nutrição
  • #nutricionista
  • #receitasfit
  • #fitnesslife
  • #reeducaçãoalimentar
  • #vidasaudável
  • dietasaudáveis

Você também pode criar uma hashtag para a sua marca, incluindo o seu nome. Ex: #NutricionistaMariaSilva. Coloque-a em todos os seus posts e no seu cartão de visitas. Assim, também fica mais fácil para as pessoas visualizarem o seu trabalho.

8. Faça Reels com frequência

O Reels é uma grande estratégia para tornar o seu negocio mais conhecido. O objetivo é aumentar o alcance das suas publicações, consequentemente, trazendo mais visibilidade e audiência para o seu Instagram profissional. 

Para que o Reels viralize o ideal é seguir algumas dicas:

  • Chamar atenção da audiência rapidamente;
  • Ter uma linguagem acessível;
  • Usar áudios que estejam em alta;
  • Entregar conteúdo útil e de qualidade.

9. Informe e dê dicas

Outra coisa importante no Instagram para nutricionistas é a possibilidade de divulgar notícias e informações. Você pode se tornar um importante produtor de conteúdo e espalhar dicas importantes sobre alimentação saudável para o mundo.

Além de notícias, é sempre bom lembrar que os usuários querem ser informados e educados, e buscam constantemente por conselhos e dicas para uma vida melhor. Então, compartilhe seu conhecimento. 

10. Induza a audiência a tomar ações

Ao final dos posts é importante estimular a sua audiência a salvar, comentar e compartilhá-los. Essas estratégias ajudam a aumentar o seu engajamento e entregar o seu perfil profissional para mais pessoas. 

11. Siga outros nutricionistas e aprenda com eles 

Procure se informar sobre outros nutricionistas que estão no Instagram e se inspire nos posts deles. Observe padrões em suas postagens e tente adaptá-las para sua linha de trabalho. 

Faça amizades para desenvolver o networking, estimular parcerias e a realização de lives falando sobre assuntos que interessam a sua audiência.

Reforçando as dicas para bombar seu Instagram de nutricionista 

  • Defina sua persona;
  • Crie uma linha editorial;
  • Tenha uma identidade visual;
  • Crie uma bio que valorize a sua imagem profissional;
  • Organize seu feed de imagens;
  • Use o stories como aliado;
  • Use as # para ganhar likes;
  • Faça Reels com frequência;
  • Informe e dê dicas aos seus seguidores;
  • Induza a audiência a tomar ações;
  • Siga outros nutricionistas para fazer networking e aprender com eles.

O Instagram para nutricionistas pode fazer toda a diferença na captação e no relacionamento com pacientes. Não perca mais tempo e faça logo a sua conta profissional.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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