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Como montar um cronograma de postagens para nutricionistas?

gravando no instagram para postagens para nutricionistas
6 minutos de leitura

Diariamente, milhões de imagens, vídeos e conteúdos são publicados nas redes sociais conectando pessoas, histórias e negócios. Mas, afinal, sabe o que isso representa para o seu dia a dia?

Por isso, chegou a hora de você entender sobre o uso das redes sociais na sua estratégia de marketing e divulgação da sua marca e serviços como nutricionista.

Por que um nutricionista deve estar nas redes sociais?

Se antigamente as pessoas buscavam informações sobre dieta e alimentação saudável por meio de livros e revistas, hoje, blogs, vídeos e redes sociais são os canais mais acessíveis ao público. 

Assim, em meio a tantas informações, inclusive de fontes duvidosas, o que é postado por profissionais da área ganha destaque e relevância.

Portanto, as redes sociais são uma vitrina valiosa para você ser uma autoridade no assunto. Os nutricionistas podem usá-las como uma ferramenta para construir credibilidade e alcançar novos pacientes. 

Porém os resultados dependem de uma boa estratégia, que envolve traçar metas, um cronograma postagens para nutricionistas com bom conteúdo e entender as métricas.

Como utilizar as redes sociais sendo nutricionista?

Toda vez, antes de fazer um post, pense: “Qual minha intenção com esse texto ou vídeo?”. Com certeza, isso ajudará a planejar os melhores conteúdos para os seus clientes. 

Além disso, ter a sua persona em mente faz toda a diferença na hora de produzir o conteúdo. Quando sabemos com quem estamos falando, quais são suas dificuldades, desejos e dúvidas, fica muito mais fácil!

Então, neste sentido, o primeiro passo é saber qual o objetivo a ser alcançado nas redes sociais.

  • Ter clientes?
  • Ganhar mais seguidores?
  • Divulgar sua marca?
  • Divulgar seu serviço? 
  • Entreter as pessoas?

Você não precisa ter apenas um objetivo, mas é importante saber que deve dar um passo de cada vez, pois, nas redes sociais, cada objetivo deve ter um tipo de conteúdo e uma estratégia diferentes. 

Com isso em mente é importante ter bem definido qual nicho ou nichos você quer trabalhar.

O que são nichos?

Na nutrição, temos diversas áreas: Clínica, Esportiva, Alimentação Coletiva, Docência, Indústria de alimentos, dentre outras, e a definição do nicho começa por saber em qual área você atuará. 

A partir daí, você define o seu nicho, que nada mais é do que um segmento do mercado formado por pessoas que têm necessidades e preferências similares

Por exemplo: 

  • Saúde da Mulher 
  • Vegetarianismo e veganismo 
  • Emagrecimento 
  • Atletas
  • Saúde do Idoso 
  • Adolescentes 
  • Gestante;
  • Entre outros

Vale ressaltar que é importante não confundir nicho com abordagem nutricional. Você pode ter o nicho de saúde do idoso e ter uma abordagem funcional ou comportamental em suas consultas e conteúdo.

4 passos para montar seu cronograma de postagens para nutricionista

Passo 1: Defina os formatos das postagens

No Instagram para nutricionistas, por exemplo, você tem os posts do feed, story, reels e IGTV. Dentro de cada uma dessas linguagens, você tem dialetos, por exemplo, dentro do feed você pode postar fotos, carrosséis ou vídeos de até um minuto. 

Cada uma dessas ferramentas da plataforma pode ter dezenas de formatos diferentes. Você pode fazer um post de lista para o feed, uma receita no reels, um vídeo explicativo no IGTV e por aí vai.

Mais do que criatividade, aqui, vale combinar ideias, ou seja, criar um storyteling e uma identidade visual própria, de acordo com as suas referências de dentro e fora da nutrição, assim, sempre que a postagem atingir alguém, lembrará de você.

Passo 2: Trace os temas que irá abordar 

Faça uma lista de todos os temas que você gostaria de abordar nas suas redes sociais. Não esqueça que, por trás de um perfil, tem uma pessoa que é você. 

Pessoas se conectam com pessoas e quanto mais você humanizar a relação com a sua persona, mais ela se conectará com você. Fale da sua vida, sua rotina, aprendizagens.

Quando você receber comentários como: “Nossa, parece que esse texto foi escrito para mim!”, você saberá que está no caminho certo.

Passo 3: Crie um calendário de postagens

Ter um cronograma de postagens facilita muito sua rotina de criação de conteúdo. Assim, além de manter a constância, você não corre o risco de ficar sem ideias ou esquecer de postar no dia certo. 

Leve em conta datas sazonais, temas que são relevantes para o seu público, mas tenha um espaço para flexibilizar os conteúdos. 

Afinal de contas, às vezes o momento da publicação é fundamental, como, por exemplo, um tema X que está circulando nas redes sociais pode fazer sentido apenas naquele momento.

Passo 4: Tire do papel

Sabemos que montar um cronograma de postagens para nutricionista não é uma coisa simples e muito menos rápida, a criação de um cronograma de postagens demanda tempo, por isso, separamos outras dicas que podem contribuir para a sua gestão das redes sociais.

Dica 1: Defina sua agenda de trabalho antes de definir seu cronograma de postagens

Quanto tempo você irá reservar por dia, por semana e por mês para se dedicar a ela? 

Além de montar a agenda, você vai produzir todo o conteúdo e responder a todos os comentários e mensagens. Isso também precisa estar na sua agenda

Dica 2: Seja realista ao montar seu cronograma de postagens

Dentro do tempo que você já determinou, o que você consegue produzir? Está tudo bem se não conseguir produzir vídeo todo dia neste momento. 

Dica 3: Defina um dia ou período para produzir todo o conteúdo e entre no modo trabalho

Celular no modo avião, entrevista da persona em mãos e foco total. Se você faz todo seu criativo, recomendo ter um bloco para escrita, um para as artes e um para os vídeos.

Dica 4: Tenha um banco de postagens

O paciente desmarcou ou algum compromisso foi adiado? Que tal usar esse tempo para produzir? Ter alguns posts prontos pode ajudar muito em caso de imprevistos.

Passo 5: seja frequente

A frequência nas postagens é essencial. Quando você apresenta conteúdos que são úteis e práticos para sua persona, ela lhe será grata.

Mesmo que ela não compre seu produto ou seu serviço naquele momento, em algum momento, ela terá grandes chances de agendar uma consulta, indicar ou compartilhar seu perfil para outras pessoas.

Quer saber mais?

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Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

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