Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Agenda física ou digital: qual escolher e como usar?

Agenda física ou digital: qual escolher e como usar?

agenda para nutricionistas
7 minutos de leitura

Nutri, você já teve dúvidas na hora de escolher entre uma agenda de papel e um aplicativo de agenda virtual? Saiba que isso é totalmente normal, afinal, são muitas opções. Por isso, vale ressaltar que há, tanto uma quanto a outra, pontos positivos e negativos. 

Nesse sentido, a escolha entre os dois tipos de agenda para nutricionistas é, obviamente, particular e depende dos hábitos de cada um.

E o que realmente importa é que você organize sua rotina da maneira mais confortável. Afinal, a organização é um elemento essencial para um bom dia de trabalho. 

Assim, a agenda torna-se uma ferramenta fundamental para quem pretende organizar os dias de atendimento com eficácia.

Por isso, se está em dúvida sobre qual a melhor agenda para inserir em sua organização, trouxemos as vantagens e desvantagens de cada uma, além de dicas para escolher a melhor para você. Leia a seguir!

Agenda de papel

A agenda de papel é uma das ferramentas do dia a dia que permitem uma melhor organização da sua rotina diária de forma eficiente. Embora ela seja uma ferramenta antiga, a compra de agendas teve um grande aumento nos últimos anos. 

Por esse motivo, foram criadas agendas para todos os gostos e estilos, tais como as com folhas lisas, com pautas, no estilo planner, com data, sem data, entre outras. 

Benefícios da agenda de papel

  • Acessibilidade: não existe necessidade de um telefone celular, um computador, um notebook ou uma conexão wi-fi para ter acesso à agenda de papel. 
  • Simplicidade de uso: o uso da agenda de papel é fácil, você não precisa muito para aprender a usá-la; basta um lápis ou uma caneta e pronto. 
  • Melhor visibilidade: uma agenda de papel oferece uma boa visão organizacional da programação que você terá de cumprir no dia ou mês. Não é o caso do formato digital, que exige desbloquear o aparelho e entrar no App específico da agenda para acessá-la. E, ainda, como as telas e letras dos smartphones são menores que as agendas de papel, a visualização torna-se melhor na agenda de papel.
  • Personalização: você pode ter uma agenda/planner personalizada de acordo com suas preferências de cores, templates e tudo que pode ajudar a organizar melhor a sua rotina. 

Desvantagens da agenda de papel

  • Perder ou esquecer: é fato que existe a possibilidade de perder seu smartphone ou tablet. No entanto, é possível acessar sua agenda de outro aparelho, computador, etc. Agendas para nutricionistas físicas, por sua vez, são mais propensas a serem esquecidas ou deixada nos lugares. Por exemplo, na correria para chegar ao consultório, é fácil esquecer a agenda em casa e, assim, perder algum compromisso que estava anotado nela
  • Não é funcional: a agenda de papel é uma ferramenta simples e não possui nenhuma funcionalidade. Um exemplo é que você não pode ativar notificações nela. Logo, é preciso ter o acessório sempre em mãos. 
  • Restrição: a agenda de papel apresenta determinado limite de folhas, ao contrário de uma agenda virtual. Nesse sentido, as anotações em uma agenda de papel possuem espaços limitados. 
  • É complicado apagar: por ser de papel, torna-se muito complicado qualquer tentativa de edição em algo escrito. Então, se você tiver de apagar algo que foi escrito com uma caneta, por exemplo, é impossível, a não ser que use algum corretivo, o que acaba não ficando visualmente bonito.
agenda para nutricionistas

Agenda de digital 

Com o avanço da tecnologia, diversos tipos de agendas virtuais (ou digitais) surgiram. Com isso, muitas pessoas aderiram de forma fácil a essa ferramenta. Isso porque, de fato, é uma ferramenta que oferece várias funcionalidades.

Benefícios da agenda digital

  • Multifuncional: a agenda para nutricionistas digital oferece diversas funções que permitem programar lembretes, criar códigos de cores e adicionar notas. São funções que inegavelmente ajudam a tornar sua organização mais eficiente. 
  • Lembretes através de notificações: com a agenda digital é possível criar lembretes de acordo com o tipo de consulta, por exemplo, se a primeira vez, marcar com a cor roxa; se é retorno, marcar com a cor vermelha; se é uma consulta de rotina (1 vez a cada 3 meses, por exemplo), marcar em verde. Sem dúvidas, essa vantagem torna a agenda virtual mais funcional do que a agenda de papel, principalmente para os mais esquecidos. 
  • Ilimitada e compacta: uma agenda de papel possui limite de folhas, dessa forma, pode ser que você precise de uma ou mais agendas anualmente, dependendo da quantidade de folhas que utiliza. Com isso, você acaba acumulando várias agendas. No entanto, com uma agenda digital você não terá limites para escrever. 
  • Facilidade para editar: uma agenda digital permite editar e excluir notas e compromissos com muita facilidade. Dessa forma, mesmo se você errar alguma coisa ou seu paciente desmarcar alguma consulta, basta editar ou excluir com alguns cliques. 

Desvantagens da agenda digital

  • Não é tão fácil de usar: nem todas as pessoas se adaptam à tecnologia que as agendas digitais utilizam.
  • Depender de tomada ou bateria do celular ou notebook: a qualquer momento, sua bateria pode acabar e você não terá acesso aos seus compromissos em algum momento que pode ser importante, caso não haja uma tomada por perto.
  • Difícil de carregar: se você está acostumado a usar a agenda para nutricionistas digital do seu notebook ou computador, então, dificilmente conseguirá carregá-la para os lugares, a não ser que leve em sua mochila ou bolsa.
  • Não é tão fácil para acompanhar as tarefas: checar informações em uma agenda para nutricionistas de papel é muito mais prático do que em uma digital, afinal, basta abrir o caderno no dia correto e pronto.

Mas, no final, a verdade é que não importa se você usa uma agenda de papel ou digital. O importante mesmo é não deixar de anotar e organizar a sua rotina de atendimentos nutricionais da forma que você preferir.

Dicas extras de agenda para nutricionistas

Dica extra 1: 3 sugestões de agendas online grátis

  • Google Agenda: Disponível para todos os usuários que têm um Gmail ou outro endereço cadastrado junto à gigante de buscas, ele também oferece aplicativos para Android e iPhone (iOS), além de acesso via navegador.
  • Outlook Calendar: serviço de calendário da Microsoft integrado ao e-mail Outlook.com. Com acesso via web, não possui aplicativo dedicado para celular, mas pode ser usado, por meio do programa oficial do e-mail Outlook, no Android e iPhone (iOS).
  • Yahoo! Calendar: é útil para a maioria das tarefas do dia a dia e oferece recursos como suporte a vários calendários em um só. É exclusivo para web e não tem sincronia nativa com aplicativos móveis, mas pode ser importado para Android, iPhone (iOS) ou Windows 10 Mobile.

Dica extra 2: mantenha os compromissos separados

Se você é do tipo de pessoa que gosta de utilizar agendas, mesmo que digitais, para organizar os compromissos pessoais ou profissionais, lembre-se, sempre, de possuir uma agenda para cada atividade.

Isso porque se você tem o costume de marcar todos os eventos juntos, sejam eles profissionais ou pessoais, mesmo que não sejam em sequência, você pode acabar correndo o risco de se confundir e não ter noção de qual compromisso deve ser feito durante o trabalho ou em casa.

Gostou das dicas? Compartilhe o material com seus colegas de profissão!

Quer saber mais?

5/5 - (3 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.