Em um mundo cada vez mais conectado à tecnologia, as mídias sociais tornaram-se importantes ferramentas para divulgação de trabalhos e promoção pessoal. Uma excelente mídia a ser executada e maneira de atrair maior público, é tendo um canal no YouTube. O site de compartilhamento de vídeos já é utilizado por milhares de pessoas e só é preciso uma câmera e um usuário no site para conseguir publicar os vídeos.

Confira as dicas do nosso post para criar um canal no YouTube e divulgar com êxito o seu trabalho:

1. Use bons títulos para criar um canal no YouTube

O primeiro passo para se ter sucesso no YouTube é criar um título que chame a atenção das pessoas, conquistando seu expectador pela chamada. Além disso, é importante que o título criado resuma o que você realmente vai falar ou apresentar em seu vídeo.

Não há nada pior do que começar a assistir um canal em que o protagonista foge ao assunto no meio do vídeo, fora que os primeiros 15 segundos do espectador assistindo o vídeo são essenciais. O site não faz uma boa leitura do seu canal quando alguém fecha o vídeo logo no início.

2. Seja autêntico e diferente

O YouTube já possui uma infinidade de canais extremamente variados. Se você não quer ser só mais um entre os milhares, é preciso inovar.

Seja autêntico na hora de criar um canal no YouTube: use uma linguagem adequada ao seu público-alvo, mas preservando as idiossincrasias da sua fala; capriche na decoração da sua locação de filmagem, adequando-a ao tema do seu canal. E não se esqueça: os grandes youtubers cativam o seu público principalmente por sua personalidade.

3. Comece pelo mais importante

Utilize os minutos iniciais do seu vídeo para transmitir a mensagem mais importante. O início da transmissão é o momento mais importante para prender a atenção do público. Se a pessoa não gostar do início, ela provavelmente não assistirá o vídeo até o final.

4. Conheça o seu público

Um bom relacionamento com o público é fundamental, tendo em vista que eles serão os principais responsáveis por divulgar o seu canal. Atente-se para a idade do seu público, o que os interessa e onde eles vivem. Com isso, você poderá criar futuros vídeos adaptados às necessidades deles.

Tenha outras redes de comunicação fora do YouTube para poder entrar em contato com os seus expectadores e não se esqueça, sempre que possível, de agradecer e responder os comentários deixados em seus vídeos. Isso o aproxima das pessoas que lhe assistem.

5. Crie uma periodicidade de publicação

Programe-se para publicar seus vídeos de maneira regular. Tenha uma rotina já estabelecida para poder apresentar o seu trabalho no YouTube. Tente sempre postar no mesmo dia e horário.

Outra dica interessante seria a de prometer novos vídeos assim que determinado vídeo seu alcance um número determinado de likes. Isso faz com que o público fique curioso e se arranje para cumprir a meta.

6. Faça parcerias

Uma estratégia importante para manter os seus vídeos em alta é fazer parceria com outros youtubers. Isso se torna uma espécie de marketing que pode alavancar o seu canal, afinal, outra pessoa vai citar o seu trabalho enquanto você também divulga o trabalho alheio.

7. Atualize-se

O crescimento em qualquer área no mundo digital requer estudo. Faça cursos sobre o tema para que os seus vídeos se tornem mais profissionais, pois o público está se tornando cada vez mais exigente. Tenha sempre novidades para atrair seus seguidores. Invista em você mesmo.