Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Os 7 benefícios da creatina que você precisa conhecer

Os 7 benefícios da creatina que você precisa conhecer

7 minutos de leitura

A creatina é um composto natural que tem função direta na produção de energia nas células, especialmente as musculares.

Encontrada em alguns alimentos, como carnes, ovos, frango e peixes, ela tem sido muito consumida em forma de suplemento para melhorar o desempenho nos exercícios, aumentar a força muscular e até apoiar as funções cerebrais.

Então, se você está pensando em tomar o suplemento e quer conhecer mais sobre os benefícios da creatina, continue conosco até o final, porque vamos explicar tudo com detalhes!

1 – Melhora o desempenho no treino

A principal função da creatina é fornecer energia rápida aos músculos, contribuindo para uma melhor performance física, principalmente em exercícios de curta duração e alta intensidade, como musculação e crossfit.

Isso acontece porque ela aumenta os níveis de fosfocreatina nos músculos, permitindo que o ATP (principal fonte de energia das células) se regenere mais rápido durante o treino.

Desse modo, é possível retardar a fadiga muscular e possibilitar treinos mais longos, intensos e melhores executados.

2 – Potencializa a recuperação pós-treino

Um dos demais benefícios da creatina é que ela também auxilia na recuperação muscular pós treino.

O processo ocorre a partir do estímulo à regeneração das microlesões nas fibras musculares. Com isso, ela reduz as dores pós-treino e permite uma recuperação mais rápida.

Isso é bem interessante para quem treina com frequência e precisa se recuperar mais rápido entre os exercícios. O que, a longo prazo, resulta em um ganho de força e massa muscular de forma mais constante.

tomar bcaa após o treino

3 – Aumenta a força e a resistência muscular

Como a creatina se concentra principalmente nos músculos, a sua suplementação intensifica o aporte de energia muscular, promovendo ganhos de força e resistência.

Isso ocorre pois a creatina aumenta a capacidade de gerar força durante os movimentos mais exigentes, acelerando a progressão dos treinos e melhorando os resultados de quem busca hipertrofia.

Assim, é possível atingir níveis mais altos de intensidade nos treinos sem comprometer a qualidade da execução.

4 –  Acelera a hipertrofia muscular

Como você já deve ter percebido, a creatina é uma grande coadjuvante para quem quer ganhar massa muscular.

Uma vez que o suplemento proporciona energia rápida, permitindo treinos intensos, e acelera a recuperação muscular, fazendo com que o indivíduo evolua nos exercícios mais rápido.

Logo, todo esse ciclo de energia, intensidade e recuperação contribui para que o ganho muscular aconteça de maneira sustentável e progressiva.

5 – Previne sarcopenia em idosos

Com o envelhecimento, a perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia, é uma preocupação crescente, pois afeta diretamente a mobilidade e a qualidade de vida dos idosos.

Neste caso, a creatina tem se mostrado uma solução promissora, já que sua suplementação pode ajudar a preservar a massa e a força muscular, promovendo uma maior independência física.

Assim, com o uso adequado e orientado por um médico ou nutricionista, ela pode ajudar a prevenir ou retardar o progresso da perda muscular, melhorando a resistência e a capacidade física ao longo dos anos.

Idosos

6 – Fornece energia para o cérebro

Embora mais conhecida por suas funções musculares, a creatina também beneficia a saúde cerebral.

Isso porque o cérebro também utiliza creatina para gerar energia, especialmente em situações de alta demanda, como tarefas cognitivas intensas. Por isso, a suplementação pode reduzir a fadiga mental e melhorar o foco e a memória.

Além disso, a creatina apresenta efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o que ajuda a proteger os neurônios contra o estresse oxidativo, que é um fator de risco para doenças como Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (ELA).

7 – Melhora a saúde cardíaca

Alguns estudos indicam que a creatina pode contribuir para a saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e na regulação dos níveis de colesterol e glicose.

Além disso, outras pesquisas sugerem que ela é capaz de reduzir os triglicerídeos, favorecendo o perfil lipídico.

Bem como, a creatina parece ter potencial de diminuir a pressão arterial, auxiliando no controle de fatores que influenciam os riscos de doenças crônicas.

Para quem a creatina é indicada?

A creatina pode ser utilizada para melhorar o desempenho em diversas modalidades de treino, sendo ainda mais benéfica para quem pratica exercícios de alta intensidade, como musculação, crossfit e HIFT.

Além disso, o suplemento pode ser considerado para a prevenção e tratamento da sarcopenia em idosos.

Precisa mesmo tomar creatina todos os dias?

Sim, deve tomar creatina diariamente, inclusive nos dias que não treinar. Isso porque seu efeito não acontece de forma imediata.

Ou seja, para que ela funcione de maneira eficaz, os níveis da creatina precisam se acumular no organismo.

Dessa forma, com o uso diário, o corpo alcança melhores concentrações desse composto, promovendo resultados mais consistentes.

Creatina engorda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre a creatina é se ela provoca ganho de peso. Na verdade, a substância não possui valor calórico e, portanto, não leva ao aumento de gordura.

Mas por que algumas pessoas referem aumento de peso ao tomar o suplemento? Ocorre que a creatina gera uma certa retenção de água nos músculos, que resulta em uma maior hidratação muscular.

Tudo isso leva a um leve aumento de peso na balança, mas perceba que não se trata de ganho de gordura corporal, e sim de maior volume e hidratação nos músculos.

Esse efeito, no entanto, é reversível e costuma ser mais frequente ao começar a suplementação ou em casos de doses elevadas. Uma dica para driblar este caso é aumentar o consumo de água no dia a dia.

Efeitos colaterais da creatina

A creatina é segura quando consumida nas doses adequadas e, de preferência, recomendadas por um médico ou nutricionista. Mas alguns efeitos colaterais podem surgir, especialmente em dosagens elevadas.

Na maioria dos casos, o efeito colateral mais comum é o inchaço, que ocorre devido à retenção de água nos músculos. Mas isso não significa que seja ruim, já que se trata de uma maior hidratação muscular.

Outros sintomas que podem ocorrer são desconforto abdominal, diarreia, náuseas e câimbras, sobretudo em altas doses.

Referências

ANTONIO, J. et al. Common questions and misconceptions about creatine supplementation: what does the scientific evidence really show?. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 18, n. 13, p. 1-17, 2021.

ARAGÃO, G. C.; FERREIRA, J. C. S. Benefícios da creatina como suplemento nutricional. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. 1-13, 2022.

AVGERINOS, K. et al. Effects of creatine supplementation on cognitive function of healthy individuals: A systematic review of randomized controlled trials. Experimental Gerontology, v. 108, p, 166-173, 2018.

CANDOW, D. G. et al. Effectiveness of Creatine Supplementation on Aging Muscle and Bone: Focus on Falls Prevention and Inflammation. Journal of Clinical Medicine, v. 8, n. 488, p. 1-15, 2019.

FORBES, S. C. et al. Effects of Creatine Supplementation on Brain Function and Health. Nutrients, v. 14, n. 5, p. 1-16, 2022.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + seis =


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.