Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como ter mais energia? 13 dicas que vão mudar sua vida

Como ter mais energia? 13 dicas que vão mudar sua vida

funções do ômega 3
7 minutos de leitura

Se sentir cansado e sem ânimo virou algo comum na rotina agitada que vivemos, e encontrar maneiras de como ter mais energia é essencial para lidar com as demandas diárias.

No geral, pequenas mudanças no estilo de vida já podem fazer uma grande diferença.

Portanto, confira agora 13 dicas para recarregar sua bateria e ter mais disposição para aproveitar cada momento!

1 – Não negligencie sua alimentação

Contra fatos, não há argumentos: para ter mais energia, é preciso alimentar o corpo de forma adequada. Por isso, não descuide da sua alimentação!

Alimentos naturais, como frutas, verduras, proteínas magras, gorduras boas e grãos integrais, fornecem todos os nutrientes que seu corpo precisa para ficar em equilíbrio e funcionar adequadamente.

Por outro lado, alimentos industrializados, ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas e trans tiram sua disposição, mesmo dando aquela satisfação momentânea.

2 – Mantenha uma rotina de exercícios

Você não precisa ser atleta, mas também não dá para viver no sedentarismo. Muitas das vezes, só levantar do sofá e dar uma volta caminhando, correndo ou de bicicleta já é excelente.

Visto que, quando praticamos exercício físico, o corpo libera endorfinas, que aumentam a sensação de bem-estar e reduzem o estresse.

Isso faz toda a diferença para quem quer mais disposição. Então, escolha uma atividade que você goste, seja uma caminhada, dança ou academia, e movimente-se!

3 – Fique atento ao seu sono

Dormir bem é indispensável para acordar renovado e cheio de energia. Por isso, crie uma rotina de sono, dormindo e acordando sempre nos mesmos horários, e evite mexer no celular antes de dormir, pois a luz da tela pode atrapalhar.

Além disso, o ideal é dormir entre 7 a 9 horas por noite, mas o melhor é ouvir seu corpo e ajustar o tempo de sono conforme suas necessidades.

Atenção! Dormir menos que o necessário pode te deixar exausto e irritado no dia seguinte, enquanto dormir demais pode causar sensação de moleza, dor de cabeça e dificultar o despertar. Por isso, busque o equilíbrio!

4 – Tome suplementos, se preciso

Nem sempre a alimentação será suficiente, e, nesses momentos, será preciso fazer a suplementação de nutrientes.

Então, se você anda se sentindo sem energia, pode ser hora de investigar se não está faltando alguma vitamina ou mineral.

Para isso, o ideal é conversar com um médico ou nutricionista, que vai avaliar se suplementos de ferro, magnésio ou complexo B, por exemplo, são necessários. Isso garante que você vai receber a dose certa e de forma segura.

5 – Faça pausas ao longo do dia

Quem nunca chegou para trabalhar já exausto? Isso pode ser cansaço acumulado e trabalhar sem dar uma pausa é uma das principais causas.

Sendo assim, tire pequenos intervalos ao longo do dia, seja para dar uma volta ou até respirar fundo.

Além de fazer bem para o corpo, isso ajuda a aumentar sua produtividade e foco para executar as tarefas.

6 – Alongue o corpo durante as pausas

Aproveite também os intervalos para alongar! Quem passa muito tempo estudando ou trabalhando, especialmente na mesma posição (seja sentado ou em pé), acaba acumulando tensão no corpo.

Assim, o alongamento ajuda a liberar essa tensão e a melhorar a circulação sanguínea, aumentando sua disposição.

7 – Se exponha ao sol regularmente

Você sabia que a luz do sol é uma fonte natural de energia? Isso ocorre pois os raios solares estimulam nosso organismo a produzir vitamina D, que, além de aumentar a disposição, previne depressão e ansiedade.

Diante disso, sempre que possível, se exponha ao sol. O ideal é que seja 15 minutos por dia, antes das 10h ou após às 16h.

8 – Tire um tempo para atividades ao ar livre

Estar em contato com a natureza tem efeitos poderosos sobre a nossa disposição. O simples fato de caminhar em um parque ou na praia já traz uma sensação de paz e bem-estar.

Por isso, tente incluir esses momentos na sua semana, pois eles ajudam a aliviar o estresse e trazem uma sensação de renovação que aumenta a disposição, consequentemente.

9 – Pratique respiração profunda

Uma boa dica para quando o cansaço está tomando conta, é parar por alguns minutos e fazer exercícios de respiração profunda. Você vai ver, a sensação de renovação é praticamente imediata!

Isso acontece porque essas técnicas aumentam o foco e atenção Um bom exemplo de exercício é inspirar o ar pelo nariz, segurar o ar por 4 segundos e depois expirar lentamente.

10 – Limite seu uso de telas

Vivemos cercados por dispositivos eletrônicos, e o uso excessivo deles pode nos deixar esgotados física e mentalmente.

Então, estabeleça limites para seu tempo de tela, especialmente à noite. Você pode, por exemplo, fazer pausas a cada 50 minutos ou desligar o celular uma hora antes de dormir, para reduzir a fadiga mental.

11 – Não deixe de lado o seu lazer

O lazer não é um luxo, é uma necessidade. Separar um tempinho para fazer o que gosta, como ler, ouvir música ou simplesmente relaxar, é essencial para manter a mente descansada e recarregar as energias.

Portanto, pratique atividades que tragam prazer e diversão, já que isso deixará seu corpo mais disposto para encarar a semana de trabalho e/ou estudo.

12 – Não fique desidratado

A falta de água pode ser uma das principais causas do seu cansaço. Uma vez que o desempenho físico e mental cai quando o corpo está desidratado.

Por isso, mantenha uma garrafinha de água por perto e beba pequenos goles ao longo do dia, mesmo que não sinta sede.

Se quiser variar, chás naturais e água de coco também são boas opções. Mas não substituem a água, apenas podem complementar a hidratação.

13 – Busque ajuda profissional

Se mesmo adotando essas dicas você ainda se sentir esgotado, é hora de buscar ajuda profissional!

Às vezes, a falta de energia pode estar relacionada a problemas de saúde, como anemia, distúrbios hormonais ou carência de vitaminas.

Nestes casos, o médico ou nutricionista identificará a causa para sugerir o tratamento adequado. Logo, não hesite em procurar orientação especializada para solucionar o problema o quanto antes!

Referências

ABREU, M. O.; DIAS, I. S. EXERCÍCIO FÍSICO, SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA NA ESECS/IPL. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, v. 18, n. 2, p. 512-526, 2017.

HANNA, M. et al. B Vitamins: Functions and Uses in Medicine. THE PERMANENTE JOURNAL, v. 26, n. 2, p. 89-97, 2022.

MARTINELLI, S. S.; CAVALLI, S. B. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 11, p. 4251-4261, 2019.

TICINESI, A. et al. Nutrition and Inflammation in Older Individuals: Focus on Vitamin D, n-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Whey Proteins. Nutrients. v.8, n. 186, p. 1-24, 2016.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.