Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ozempic: como funciona e quais os riscos associados?

Ozempic: como funciona e quais os riscos associados?

mulher aplicando injeção em si mesma
6 minutos de leitura

Desenvolvido inicialmente para ajudar no controle do diabetes tipo 2, o Ozempic virou o assunto do momento devido aos seus efeitos extraordinários no emagrecimento de influencers digitais, atrizes e outras celebridades.

O que fez inúmeras pessoas, sobretudo mulheres, buscarem este medicamento para perder peso, sem levar em consideração a real recomendação médica e os riscos associados ao uso indiscriminado deste remédio.

Por conta disso, a Vhita preparou este material para esclarecer o mecanismo de ação do Ozempic e seus efeitos colaterais. Veja!

O que é o Ozempic?

O Ozempic é um remédio injetável que contém a semaglutida como princípio ativo, um composto que atua na regulação dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Indicado principalmente para pacientes com diabetes tipo 2, ele pertence à classe dos agonistas do receptor GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina quando os níveis de açúcar no sangue estão altos.

Além disso, o Ozempic reduz a secreção de glucagon e retarda o esvaziamento gástrico, promovendo saciedade.

Por essa razão, o mecanismo de ação da semaglutida também contribui para o emagrecimento.

Visto que, por imitar o GLP-1, o medicamento ativa centros de saciedade no cérebro, reduzindo o apetite e, consequentemente, a ingestão calórica.

Assim, ele pode ser um coadjuvante para perder peso, embora o uso para essa finalidade precise ser supervisionado por médicos.

mulher aplicando a caneta de ozempic nela mesma

Como funciona o Ozempic para emagrecer?

Apesar de ser indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, o Ozempic tem sido muito utilizado off-label (fora das recomendações da bula) como um auxiliar na perda de peso, especialmente em casos de obesidade.

Um dos principais mecanismos que explicam o emagrecimento com o uso do Ozempic é a supressão do apetite.

Visto que ele age diretamente no sistema nervoso central, mais especificamente nos receptores de GLP-1 do hipotálamo, diminuindo a fome.

Além disso, o medicamento desacelera o esvaziamento gástrico, fazendo com que os alimentos permaneçam por mais tempo no estômago.

Isso prolonga a sensação de saciedade e diminui o desejo de consumir grandes quantidades de comida ao longo do dia. 

Outro aspecto interessante do Ozempic é a sua capacidade de modular os níveis de insulina e glucagon. O que melhora a queima de gordura corporal.

Por esse motivo, muitos consumidores relatam perdas de peso significativas durante o tratamento, inclusive aqueles que utilizam o medicamento com o objetivo de apenas controlar o diabetes tipo 2.

No entanto, vale lembrar que o emagrecimento promovido pelo medicamento é potencializado quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de exercícios físicos.

Por outro lado, a perda de peso rápida induzida pelo Ozempic pode não ser sustentável a longo prazo se não houver mudanças no estilo de vida.

Uma vez que ao interromper o uso do medicamento, o retorno do apetite pode levar ao “efeito rebote”, caracterizado pela recuperação do peso perdido.

Logo, para evitar isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis que mantenham os resultados obtidos.

Além disso, vale lembrar que o emagrecimento proporcionado pelo Ozempic pode ser diferente de pessoa para pessoa.

Outro ponto a se destacar é que, embora seja eficaz, o medicamento não interfere na qualidade da alimentação.

Então, perder peso com base apenas na redução do consumo alimentar, sem priorizar o consumo de alimentos ricos em nutrientes, pode comprometer a saúde geral do organismo.

Portanto, apesar do Ozempic poder ser um bom coadjuvante no processo de emagrecimento, ele não substitui os pilares de uma vida saudável para uma perda de peso duradoura.

Perigos associados ao uso indiscriminado do Ozempic

Ainda que o Ozempic tenha ganhado popularidade pelo seu potencial em ajudar no emagrecimento, seu uso indiscriminado, como está ocorrendo habitualmente hoje em dia, pode levar a sérias complicações.

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal e sensação de fraqueza.

Além disso, o uso inadequado prolongado pode causar problemas mais graves, como:

  • perda de massa muscular e densidade óssea, aumentando o risco de sarcopenia;
  • desidratação severa, que pode levar à formação de cálculos biliares;
  • hipoglicemia, especialmente em pessoas sem diabetes, que é uma condição perigosa caracterizada por baixos níveis de açúcar no sangue, gerando sintomas como confusão mental, tonturas e, em casos mais graves, perda de consciência e coma;
  • flacidez da pele devido à perda rápida de peso, conhecida como “Ozempic face”.

Além desses problemas, o uso indiscriminado do Ozempic pode causar desnutrição, especialmente se combinado com dietas muito restritivas ou pobres em nutrientes.

Isso porque a sensação de saciedade promovida pelo Ozempic pode reduzir bastante a ingestão alimentar, levando à deficiência de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Há, ainda, riscos mais graves, como inflamação no pâncreas (pancreatite), alterações na função renal e possíveis complicações cardiovasculares.

Aliás, é importante destacar que esses riscos são ainda maiores em indivíduos com condições de saúde preexistentes ou que fazem uso de outros medicamentos de forma concomitante.

Ademais, ao abandonar o uso do Ozempic para emagrecer, pode acontecer o famoso “efeito sanfona”, onde a perda de peso alcançada é revertida rapidamente, já que tende a ocorrer um retorno descontrolado do apetite.

Esses efeitos podem gerar frustração e ciclos de emagrecimento e ganho de peso prejudiciais à saúde mental e física.

Dessa forma, o uso do Ozempic para fins estéticos, sem a devida orientação médica, não é apenas ineficaz a longo prazo, mas também perigoso.

Sendo assim, para emagrecer de maneira saudável e sustentável, é muito importante buscar o apoio de médicos e nutricionistas, que vão lhe orientar com meios seguros e adequados às suas necessidades.

Quem deve evitar o uso do Ozempic?

Pessoas com diabetes tipo 1, cetoacidose diabética ou histórico de hipersensibilidade ao medicamento devem evitar seu uso.

Além disso, indivíduos com problemas gastrointestinais graves ou histórico de pancreatite precisam consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

Bem como, gestantes, lactantes e crianças também não devem usar o Ozempic devido à falta de estudos conclusivos sobre a segurança nesses grupos.

O mesmo vale para pessoas com histórico familiar de câncer medular de tireoide ou neoplasia endócrina múltipla tipo 2.

Referências

DIAS, A. K. M. N. et al. O USO INDISCRIMINADO DO MEDICAMENTO OZEMPIC VISANDO O EMAGRECIMENTO. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 5, n. 5, p. 1-14, 2023.

GOMES, H. K. B. C.; TREVISAN, M. O uso do ozempic (semaglutida) como medicamento off label no tratamento da obesidade e como auxiliar na perda de peso. Revista Artigos.Com, v. 29, n. 7398, p. 1-7, 2021.

SABBÁ, H. B. O. et al. Ozempic (semaglutida) para tratamento da obesidade: vantagens e desvantagens a partir de uma análise integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n.11, p. 1-10, 2022.

TRABULSI, R. K. et al. As consequências clínicas do uso do Ozempic para tratamento da obesidade: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 3, p. 12297-12312, 2023.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.