O que é ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura essencial, ou seja, não é produzida pelo corpo e deve ser obtida através da alimentação ou suplementação.

Ele é responsável pela produção de substâncias anti-inflamatórias que controlam a contração e o relaxamento da parede das artérias, além de ser uma fonte de energia e produção de hormônios, e primordial para a absorção das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, D, E e K) no intestino.

Os benefícios do ômega 3 não param por aí, visto que pesquisadores da Universidade de Harvard verificaram a eficiência desse nutriente na prevenção do diabetes, uma doença crônica não transmissível (DCNT) .

As DCNTs constituem um grande problema de saúde o pública no Brasil, um dos principais fatores que interferem nesse quadro é a constância de hábitos de vida inadequados, principalmente em relação à alimentação e ao sedentarismo.

O Diabetes Mellitus tipo 2, distúrbio metabólico caracterizado pelo elevado nível de glicose no sangue devido a escassa produção ou insensibilidade a insulina, é uma das doenças que sofrem maior impacto positivo quando se faz a adequação da alimentação.

No estudo desenvolvido pela Harvard, foi demonstrado que um dos benefícios do ômega 3 estão ligados a mecanismos que melhoram a sensibilidade à insulina. Confira a pesquisa:

O estudo que relaciona os benefícios do ômega 3 com a prevenção do diabetes

Baseado em estudos experimentais, fizeram um levantamento de 14 ensaios clínicos envolvendo 682 pessoas que tomaram suplementos à base de óleo de peixe e 641 que receberam placebos, como óleo de girassol ou azeite de oliva.

O resultado foi um aumento significativo de níveis de adiponectina no sangue no grupo de intervenção com o óleo de peixe, resultando em melhora da sensibilidade à insulina nesses indivíduos. 

Os pesquisadores pontuaram que os benefícios do ômega 3 podem ter efeitos diferentes em certos grupos de indivíduos, variando de acordo com cada organismo.

 O que é adiponectina?

Adiponectina é o hormônio com ação anti-inflamatória, produzido pelos adipócitos, nome dado as células de gordura no organismo. Esse hormônio é um dos responsáveis em promover a queima de gordura corporal, controle da ingestão alimentar, proteção contra aterosclerose e o aumento da sensibilidade à insulina, através de reações metabólicas. 

Onde encontrar ômega 3?

O ácido graxo é facilmente encontrado em alguns peixes, como salmão e sardinha, e a parte deles que possui a maior concentração é na capa de gordura presente na pele, por isso é importante que ela não seja retirada na hora do preparo.

Outra informação relevante é que para manter todo o ômega 3 do alimento, ele não pode ser preparado em altas temperaturas. 

Além dos peixes, o ômega 3 também pode ser encontrado em alguns alimentos de origem vegetal, como linhaça, chia, nozes e amêndoas.

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Referências:

BECIC, Tarik; STUDENIK, Christian. Effects of Omega-3 Supplementation on Adipocytokines in Prediabetes and Type 2 Diabetes Mellitus: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Diabetes & metabolism journal, v. 42, n. 2, p. 101-116, 2018.

GUIMARÃES, Daniella Esteves Duque et al. Adipocitocinas: uma nova visão do tecido adiposo. Revista de Nutrição, 2007.