Ômega 3 e diabetes | Entenda essa relação

| | ,

Você já deve ter ouvido falar em ômega 3 e em alguns de seus benefícios, mas sabia que essa gordura também ajuda a evitar diabetes? Veja mais sobre o ômega 3 e seus benefícios neste post!

O que é ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura boa e essencial ao corpo humano, ou seja, ela não é produzida pelo organismo, por isso deve ser obtida através da alimentação ou suplementação.

Ela é responsável por várias funções dentro do nosso corpo, como: regulação da pressão sanguínea; fornecimento de energia; absorção de vitaminas (A, D, E e K). 

E os benefícios do ômega 3 não param por aí, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard (1) verificou a eficácia desse nutriente na prevenção do diabetes.

O diabetes é um grande problema de saúde pública no Brasil, um dos principais fatores que causam essa doença são os hábitos de vida inadequados, como por exemplo a má alimentação e o sedentarismo. 

O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue, devido a baixa sensibilidade do corpo ao hormônio insulina. Sensibilidade à insulina é a capacidade das células do nosso organismo de responder a esse hormônio. 

Mas aqui vai uma novidade, ter uma boa alimentação pode trazer efeitos positivos na prevenção dessa doença.

No estudo desenvolvido pela Harvard, foi demonstrado que um dos benefícios do ômega 3 é a melhora da sensibilidade do organismo à insulina. Confira a pesquisa:

O estudo que relaciona os benefícios do ômega 3 com a prevenção do diabetes

Os pesquisadores fizeram 14 experimentos, com dois grupos, um de 682 pessoas que tomaram suplementos à base de óleo de peixe e outros 641 que tomaram substâncias placebo, como óleo de girassol ou azeite.

O grupo que consumiu óleo de peixe, teve um aumento de adiponectina no sangue, o que resultou na melhora da sensibilidade à insulina nesses indivíduos.  

Os pesquisadores pontuaram ainda que o ômega 3 pode ter efeitos diferentes em certos indivíduos, variando de acordo com cada organismo.

 O que é adiponectina?

Adiponectina é o hormônio, produzido pelos adipócitos, que são as células de gordura no organismo. Esse hormônio é um dos responsáveis por promover a queima de gordura corporal, controle da ingestão alimentar, e o aumento da sensibilidade à insulina.

Onde encontrar ômega 3?

O ômega 3 pode ser encontrado em alimentos de origem animal, principalmente em peixes, como salmão, sardinha e atum. Também está presente em alimentos de origem vegetal, como sementes de chia, linhaça e nozes. 

Outra forma de adquirir essa gordura é por meio do uso de suplementos de ômega 3. Como sabemos que os alimentos fontes desse nutriente não são muito comuns na dieta dos brasileiros, a suplementação é uma boa opção para o dia a dia.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

Referências:

1- BECIC, Tarik; STUDENIK, Christian. Effects of Omega-3 Supplementation on Adipocytokines in Prediabetes and Type 2 Diabetes Mellitus: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Diabetes & metabolism journal, v. 42, n. 2, p. 101-116, 2018.

GUIMARÃES, Daniella Esteves Duque et al. Adipocitocinas: uma nova visão do tecido adiposo. Revista de Nutrição, 2007.

 

 

 
Anterior

Conheça o poder dos chás estimulantes

Colágeno hidrolisado funciona? | Descubra aqui

Próximo

Deixe um comentário