Pular para o conteúdo
Home » Ômega 3 Marcas Recomendadas

Ômega 3 Marcas Recomendadas

Ômega 3 marcas recomendadas.
6 minutos de leitura

O ômega 3 é um nutriente com diversos benefícios para a saúde, mas não é produzido pelo nosso corpo e deve ser obtido através da alimentação. As principais fontes dietéticas de ômega 3 são peixes de água gelada, pouco consumidos na alimentação brasileira. Nesse cenário, a suplementação de ômega 3 se torna uma forma fácil e segura de se obter a dose diária necessária do nutriente. 

Atualmente existem diversas marcas que comercializam o ômega 3. Para que o produto seja considerado um bom suplemento, existem algumas características essenciais. Comparamos as oito marcas mais populares do mercado para descobrir qual o melhor ômega 3 através de sete dicas.

7 dicas para escolher a melhor marca de Ômega 3

1ª Dica: A concentração de ômega 3 deve ser maior que 70% 

Quanto maior for a concentração de ômega 3, melhor será a qualidade do produto. Marcas recomendadas oferecem quantidades iguais ou maiores a 70% de ômega 3. 

O suplemento de ômega 3 não é composto somente pelo nutriente. O ômega 3 representa uma família de diferentes gorduras nas quais o EPA e DHA são os principais com ações benéficas para o nosso corpo. Portanto, quando falamos de suplemento de ômega 3 estamos falando de um suplemento de EPA e DHA.

Procure na informação nutricional do rótulo as quantidades de EPA e DHA. Verifique se a quantidade indicada equivale ao valor em uma cápsula. Some os valores. Agora você tem o total de ômega 3 no produto.

Compare essa quantidade total de ômega 3 com o valor total presente em cada cápsula. Se a cápsula oferece 1000 mg de óleo de peixe, e a soma do EPA e DHA for de 700mg, então, o ômega 3 em questão, é concentrado em 70%. 

2ª dica: 2 cápsulas de ômega 3 ao dia devem bastar

Marcas de ômega 3 recomendadas oferecem, no mínimo, 1400 mg de ômega 3 em apenas 2 cápsulas.

O número de cápsulas sugeridas para o consumo diário na tabela, indica o quanto você precisa tomar do produto para obter o ômega 3.  Então, quanto menor o número de cápsulas para atingir a porção mínima de 1400 mg de ômega 3, melhor é a qualidade do óleo de peixe.

Mas, aqui vale um cuidado com as marcas que destacam o produto como “ômega 3 concentrado”. Elas podem passar a falsa impressão de ser um ótimo produto. Porém, possuem uma sugestão de consumo no rótulo de uma porção de 4 cápsulas para atingir a quantidade de ômega 3 recomendada. 

Ou seja, ômega concentrado não é sinônimo de boa quantidade de ômega 3. Qualquer marca pode dizer que seu suplemento é concentrado se tiver qualquer quantidade de ômega 3. A dica é sempre analisar bem o rótulo, para compreender a concentração e número de cápsulas por porção.

3ª Dica: Selos e Certificação Internacional (IFOS)

Todas as marcas de ômega 3 recomendadas, disponibilizam laudos técnicos do produto para o cliente.

O laudo técnico é um documento que certifica a veracidade da concentração e comprova que o produto é livre de contaminação de metais pesados e outras substâncias nocivas. Acontece muito do laudo não estar presente no site da marca, nesse caso, o cliente não só pode como deve solicitar ao lojista e/ou ao fabricante.

Além do laudo, existem selos de qualidade internacional como a IFOS e a Intertek, ambos atestam a segurança e a qualidade dos suplementos à base de óleo de peixe.

A presença dos certificados é uma garantia que reforça que o produto consumido não é contaminado. Não é à toa que as marcas de ômega 3 que apresentam as certificações também são as que oferecem os melhores produtos. Com a maior concentração, qualidade e segurança. 

4ª Dica: Vitamina E no Ômega 3

A vitamina E, também conhecida como tocoferol, é uma substância que se mistura facilmente na gordura com ação antioxidante. No caso do ômega 3, atua garantindo a manutenção da qualidade do produto, pois é responsável por combater espécies reativas de oxigênio, os famosos radicais livres.

Os radicais livres alteram a composição do suplemento e transformam a gordura em substâncias tóxicas.

Marcas recomendadas de ômega 3 possuem a vitamina E adicionada na composição do suplemento para evitar que o óleo seja destruído com facilidade, conferindo maior qualidade ao produto.

5ª dica: Embalagens opacas

Além da vitamina E, outro detalhe bem importante que também protege a qualidade do ômega 3 são as embalagens.

As gorduras possuem uma estrutura química que se quebra ao contato com a luz. O resultado dessa quebra são substâncias que danificam a integridade das células e possuem potencial cancerígeno.

Como as cápsulas já são transparentes, os produtos devem ser embalados em potes opacos que impeçam o contato da luz. Embalagens transparentes devem ser evitadas a qualquer custo, pois podem tornar o ômega 3 prejudicial à saúde.

6ª Dica: Melhor formato de absorção do Ômega 3

Os suplementos de ômega 3 podem conter o nutriente em diferentes composições. As mais conhecidas são etil éster (EE) e triglicerídeos reesterificados (TG). Nosso corpo absorve o ômega 3 no formato TG com maior eficiência. 

O ômega 3 EE e o TG, conseguem oferecer boas quantidades de ômega 3 na cápsula de óleo de peixe. Mas, o formato TG é o melhor. Sendo capaz de oferecer 72% de biodisponibilidade de ômega 3 para o metabolismo.

Como resultado, o formato TG tem um aproveitamento 30% maior para o corpo quando comparado ao ômega 3 EE. 

7ª Dica: Melhor custo benefício do Ômega 3

Os preços de suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado variam muito. Isso acontece primeiro por causa da concentração e qualidade do ômega 3, e segundo por causa da segurança do produto.

Para  um mês de consumo, os preços dos ômegas com concentrações mais baixas variam entre 50 a 80 reais, para concentrações mais altas os valores podem variar entre 95 a 110 reais.

Portanto, a dica é avaliar as marcas de ômega 3 de acordo com as características importantes para o bom suplemento. Depois, é só comparar os valores das marcas que atenderem aos requisitos de concentração, qualidade e segurança. E, finalmente, o momento mais esperado: a sua escolha!

Para concluir com chave de ouro, escolha a marca que ofereça o melhor produto no menor valor, garantindo o melhor custo-benefício entre as marcas recomendadas.

Como escolher a melhor marca de ômega 3?

  • Mais Ômega 3 do que Óleo de peixe na composição
  • Alta concentração de ômega 3 (acima de 70%)
  • No menor número de cápsulas por porção (2 cápsulas por dia)
  • Na melhor forma de absorção (Ômega 3 TG)
  • Presença de vitamina E e laudos para comprovar a qualidade do ômega 3
  • Certificação internacional IFOS para comprovar a segurança do ômega 3.

Quer saber mais?

3.3/5 - (16 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

199 comentários em “Ômega 3 Marcas Recomendadas”

  1. Pingback: Ômega 3 é importante pra sua saúde? – JuniorDuarte

    1. Os nomes das marcas escolhidas para comparação não são visíveis com aumento do campo e nem com uma lupa. Não consigo achar as fontes porque não sei os nomes das marcas!!! Ou seja as informações valeram apenas para a Vitha!

      1. Oi Ângela, tudo bem? Não sabemos informar o passo a passo em relação a escolha desses suplementos. Mas, sugerimos que você procure sempre por suplementos com comprovações cientificas de resultados consistentes e o mais puro possível (livre de aditivos e corantes artificiais). Sempre solicite os laudos técnicos dos produtos por e-mail para verificar a veracidade das informações dos rótulos.
        Abraços,

        1. Gostaria de saber qual a melhor marca livre de metais pesados como o mercúrio, pois devido a gestação preciso ter essa segurança. Obrigada

          1. Oi Daniela, tudo bem?

            Conheça o ômega 3 Vhita, além de laudo internacional (Selo IFOS) comprovando a livre contaminação por metais pesados, ainda possui a melhor concentração de ômega 3 em duas cápsulas, veja: https://conteudo.vhita.com.br/omega3

            Veja o link do Selo IFOS do ômega 3 Vhita: https://cdn.shopify.com/s/files/1/0304/8708/5194/files/Certificacao_Ifos_-_Omega_3_Vhita_Rev.2020.pdf?v=1588108859

            Link da página oficial (Nutrasource): https://certifications.nutrasource.ca/certified-products/product?id=HLCA0004

            Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
            Abraços!

          2. Cecilia, tudo bem por aí?

            Os ácidos graxos do ômega 3, que constituem 7% do conteúdo total de ácidos gordos no Óleo de Soja, são essenciais para proteger o sistema cardiovascular no papel de raspagem do nosso colesterol “ruim”. Portanto, todo ômega 3 de qualidade, possui óleo de soja.

            1. Sempre que consumir um ômega 3 fique sempre atenta não só no preço como na concentração de EPA e DHA por cápsula e se o produto apresenta selos e certificados técnicos que confirmam a qualidade do produto, tá bem? É importante não associar o produto apenas pelo preço sem analisar a qualidade antes 🙂

            1. Oi Lucimara, tudo bem?
              Uma das melhores marcas de ômega 3, é a Vhita. Por questões éticas, não posso descrever o nome de outras marcas. Se você estudar as informações nos rótulos de outras marcas de ômega 3 como indicado no texto, você consegue identificar outras boas marcas. Mas, também irá observar que a marca que oferece o melhor custo benefício de ômega 3, é a Vhita.
              Atenciosamente,

                1. Bom dia Mario!
                  Como vai?
                  Realmente não é ético afirmar que uma marca é melhor que outra caso não seja realmente.
                  Quando se fazem esse tipo de afirmação é necessário ter justificativas e provas que comprovem essa informação. Com essa justificativa e provas, um profissional da saúde, principalmente o médico e o nutricionista, não só pode, mas como deve afirmar qual marca é melhor marca, para garantir que a população está fazendo a melhor escolha para a saúde.

                      1. Alana, o omega 3 é um ácido graxo essencial principalmente para a manutenção da saudabilidade. Com o uso contínuo, no longo prazo, você notará enormes diferenças. 😉

                      2. poxa… estava indo bem… por questões éticas não deveria falar de nenhuma marca… depois de ver a resposta e ver que estamos no site da vhita, percebi o motivo de tanto holofote para essa marca… pode até ser boa ou a melhor, mas pegou mal…

                        1. Alex, tudo bem por aí?

                          O intuito do post foi comparar concentrações e composições de ômegas 3 que encontramos no mercado. Não é o intuito da Vhita, falar mal de nenhuma marca. Apenas orientar o consumidor a avaliar o rótulo do produto antes de compra-lo.

                          1. Oi, você conhece o Ômega 3
                            Da Fitobrasil ele vem com 1450 mg..
                            Porém não achei sobre os valores de EPA e DHA….

                            Sabe me informar se é boa e se os valores são bons?!

                            1. Oie Jadddson, tudo bem? Neste caso recomendo que você de um google sobre o produto! Ah, mas se quiser dar uma olhadinha em nosso Ômega 3 (https://conteudo.vhita.com.br/omega3) ficaremos muito felizes. O ômega 3 da Vhita é um dos melhores do mercado porque possui uma alta concentração (64%) de EPA e DHA em 2 cápsulas do suplemento, oferece maior biodisponibilidade para o corpo porque é no formato TG, possui qualidade comprovada por laudos técnicos fornecidos pela BASF e pelo selo IFOS. Além disso, utiliza a vitamina E como antioxidante natural e a embalagem é opaca, o que garante a qualidade do produto por muito mais tempo. O melhor de tudo é que no ômega 3 da Vhita proporciona os benefícios do ômega 3 à saúde, de forma segura e com um baixíssimo custo de 3 reais por porção (2 cápsulas), ou seja 3 reais por dia. =)

                              1. Fábio Soares de Oliveira

                                Eu penso que as orientações e informações sobre a qualidade foram passadas de forma clara, para quem leu e entendeu.
                                A nutricionista deu as informações para uma boa escolha, ao comprar, leiam os rótulos e analisem se valem a pena conforme a orientação, ou consultem outros profissionais. Tem perguntas e colocações aqui que são grosseiras, sem embasamento técnico e desnecessárias, se conseguiu entender o que leu.

                              2. Olá Célia.
                                Infelizmente todos os suplementos de ômega contém óleo de soja mesmo. Se você tem restrição a soja, não pode consumir esse tipo de suplemento. Caso tenha apenas uma intolerância, produtos com baixas concentações de soja pode não te trazer problema. Você consegue encontrar essa informação nos laudos técnicos dos produtos.

                                1. De onde vocês tiraram essa informação que todas tem soja?! Não procede! A não ser que diversos fabricantes americanos e europeus mintam nos rótulos.

                                      1. Maria, tudo bem por aí?

                                        Se você pegar qualquer ômega 3 original e puro, que possui selo IFOS e laudo técnico, você vai ver que entre os ingredientes, todo apresentam óleo de soja. Se se sentir mais tranquila, pode perguntar para seu médico sobre o óleo de soja na composição do ômega 3. Nenhuma informação postada nesse blog não foi embasada em estudos científicos e experiência e estudos do nossa nutricionista Priscila.

                                        1. A soja pode estar lá quando o suplemento tem também vitamina E, e aí o tocoferol vem da soja, que no caso da NOW FOODS é não-transgênica (non-GMO). Não procede a informação de que todo óleo de peixe tem soja. O da Sports Research por ex. não afirma isso. Apenas: que tem tocoferóis naturais misturados.

                                          1. Tanto o Ômega 3 quanto o Óleo de Soja são fontes de gordura para o nosso organismo. O Ômega 3 é rico em óleo tipo EPA e DHA que promovem benefícios específicos para a nossa saúde, enquanto o óleo de soja ele é rico em outros tipos de gorduras que tem por exemplo o Ômega 6. O consumo dele em pequenas quantidades não faz mal para o nosso organismo, o problema é o excesso. 🙂

                                          2. Mauro Max Machado Pereira

                                            Gostaria de saber qual a dosagem ideal para eu tomar ao dia para melhorar nos estudos?
                                            Eu estudo cerca de 6h à 10h por dia, então 1200 mg é o suficiente ou deveria usar 2400 mg?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.