Frequentemente suplementos de óleo de peixe são chamados de ômega 3, mas isso não quer dizer que suas composições sejam livres de outros tipos de substâncias. Pois o ômega 3 não é a única gordura presente no produto.

Por isso, é importante estar atento à algumas informações sobre a relação dos suplementos de óleo de peixe com o ômega 3, para não ingerir substâncias que não irão oferecer os benefícios esperados.

Entenda as diferenças de óleo de peixe e ômega 3: 

Suplementos de Ômega 3

Para entender sobre o assunto, primeiro é preciso saber que ômega 3 é um tipo de gordura que proporciona diversos benefícios ao corpo e que não é produzido pelo organismo. E por isso, é necessária a obtenção do nutriente por alimentação ou suplementação.

O fator que tem influenciado cada vez mais na preferência das pessoas pelo suplemento é a dificuldade de atingir as quantidades recomendadas do nutriente através do alimento.

Para a Associação Americana do Coração o ideal para uma pessoa que não possui histórico familiar de doenças cardiovasculares é consumir algum peixe fonte de ômega 3 duas vezes na semana.

Já para pacientes com histórico, o consumo indicado é de em média 1g de EPA e DHA por dia, uma quantidade considerada muito alta levando em conta os valores nutricionais dos alimentos presentes na cultura ocidental.

O que é o óleo de peixe dos suplementos?

Buscar o nutriente em suplementos requer atenção para não consumir suplementos de baixa qualidade que tenham mais de outros óleos do que o ômega 3.

Nesta etapa é preciso estar consciente de que  a quantidade de óleo de peixe descrita no rótulo não representa a quantidade de ômega 3 do suplemento, mesmo que o produto carregue o nome desse nutriente.

Parece confuso, né? Mas o que queremos te dizer é que suplementos com base de óleo de peixe podem conter outros ingredientes na composição, além do ômega 3.

O que determina a quantidade do nutriente em suplementos a base de peixe são, somente, os valores de EPA e DHA (ácido eicosapentaenoico e decosahexaenoico). Fora eles, o que compõe uma cápsula também é óleo de peixe, só que não é o tipo de gordura com os benefícios que você está buscando.

Por isso, quando for escolher o seu suplemento, busque as maiores concentrações de EPA e DHA. Atualmente o número que representa a maior concentração do mercado é 720mg/480mg em duas cápsulas (2.000 mg de óleo de peixe).

O que é EPA e DHA?

EPA e DHA são os dois tipos de ômega 3 que mais fornecem benefícios para a saúde, eles são gorduras encontradas em peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, anchova, cavala e arenque.

Os benefícios do ômega 3 para o corpo são diversos e possuem comprovação científica. Por exemplo, a melhora da função cerebral (inclusive em crianças), prevenção de doenças do coração e câncer, tratamento da obesidade, diabetes tipo 2, depressão, melhora do desempenho físico entre outros.

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Referências:

KRIS-ETHERTON, Penny M.; HARRIS, William S.; APPEL, Lawrence J. Fish consumption, fish oil, omega-3 fatty acids, and cardiovascular disease. circulation, v. 106, n. 21, p. 2747-2757, 2002.

CHAN, Dick C. et al. Effect of atorvastatin and fish oil on plasma high-sensitivity C-reactive protein concentrations in individuals with visceral obesity. Clinical Chemistry, v. 48, n. 6, p. 877-883, 2002.

FRIEDBERG, Cylla E. et al. Fish oil and glycemic control in diabetes: a meta-analysisDiabetes care, v. 21, n. 4, p. 494-500, 1998.

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