DHA | Tudo que você precisa saber sobre esse ômega 3!

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Ômega 3 é uma gordura poli-insaturada essencial que não é produzida pelo organismo, portanto deve ser consumida através de alimentos ou de suplementos.

Os tipos de ômega 3 mais estudados são o EPA (ácido eicosapentaenoico), DHA (ácido decosahexaenoico) e o ALA  (alfa linolênico). Esses ômegas 3 desempenham ação anti-inflamatória em vias diferentes, melhorando a saúde de quem consome ômega 3 regularmente.

Neste post contaremos informações importante sobre o DHA 🙂

O que é DHA?

É o ácido decosahexaenoico, uma gordura do tipo ômega 3 que oferece benefícios a saúde cerebral e se destaca pela sua ação nos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e mobilidade dos neurônios.

Tem sido pesquisado o uso desse nutriente como ajudante no tratamento de quadros depressivos devido à sua atuação na estabilização do humor e da concentração. Além de atuar na formação das membranas que conferem revestimentos das células, sendo uma gordura essencial ao sistema nervoso central.

A importância de uma ingestão de adequada de DHA também está associado ao desenvolvimento do bebê. Pois já se sabe que ainda na barriga da mãe, e depois que nasce, o nutriente pode ajudar a estimular os processos cognitivos melhorando a aprendizagem.

O mesmo vale para idosos com histórico de demência na família, a ingestão regular de DHA pode ajudar a prevenir a degeneração das células neurais.

Como consumir DHA?

O consumo de DHA está muito associado ao peixe, porém não são todos que contém esse nutriente. Confira a tabela a seguir para maiores informações sobre as quantidade de DHA nos alimentos:  

Alimento (100g)DHA (mg)
Salmão - filé com pele grelhado1220
Manjuba frita1130
Salmão - filé sem pele fresco750
Merluza - filé frito600
Sardinha enlatada em óleo460
Carimbatá assado260
Lambari frito230

Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos (TACO), 2011.

Para a Associação Americana do coração, o ideal para uma pessoa saudável e sem histórico familiar de doenças cardiovasculares é consumir algum peixe fonte de ômega 3 duas vezes na semana. Além de incluir óleos fontes de ALA na alimentação como óleo de linhaça, canola e girassol.

Entretanto o padrão da alimentação da maioria das pessoas que vivem no ocidente não alcançam essa recomendação, e por isso, temos os maiores índices de doenças circulatórias do mundo.

Outro ponto importante que prejudica o consumo do DHA pela alimentação, é a sua perda nas etapas do preparo dos alimentos fontes. Em que o tipo de corte e outros processos podem retirar a gordura, parte onde está localizado a maior concentração de DHA do alimento.

Para quem não consegue suprir as necessidades recomendadas pela alimentação ou por orientação de um especialista deseja aumentar o consumo do nutriente, uma opção que pode gerar grandes benefícios é a suplementação.

No mercado atual há uma grande variedade de produtos. Os quais os mais comuns com origem do óleo de peixe até os derivados de vegetais como a linhaça, chia, canola, girassol, algas e krill.

No entanto, produtos de origem animal fornecem tipos de ômega 3 diferentes de produtos de origem vegetal, o quais também se diferenciam no momento da absorção pelo nosso organismo. O DHA é melhor aproveitado quando ingerido por óleos de origem animal.

Qual a quantidade diária de DHA indicada por especialistas?

A quantidade diária recomendada depende de vários fatores, como idade, alimentação, problemas de saúde e outros, por isso é fundamental a opinião de um profissional da saúde para entender qual a quantidade ideal para você.

A maioria das pesquisas apontam que gestantes, lactantes, crianças e idosos podem precisar de quantidades maiores de DHA do que outros indivíduos.

Pensando em benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral, a proporção do consumo do DHA mais indicada é de no mínimo 350mg associado ao dobro de EPA, ou seja, 750mg de EPA, totalizando 1100mg de ômega 3. 

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Referências:

HORROCKS, Lloyd A.; YEO, Young K. Health benefits of docosahexaenoic acid (DHA)Pharmacological research, v. 40, n. 3, p. 211-225, 1999.

SWANSON, Danielle; BLOCK, Robert; MOUSA, Shaker A. Omega-3 fatty acids EPA and DHA: health benefits throughout life. Advances in nutrition, v. 3, n. 1, p. 1-7, 2012.

 
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2 comentários em “DHA | Tudo que você precisa saber sobre esse ômega 3!”

  1. BOA TARDE!

    DRa. PRISCILLA GONTIJO.

    MAIS UMA VEZ VOU LHE INCOMODAR. A MINHA INTENÇÃO É COMPRAR UM ÔMEGA 3 DE ALTA QUALIDADE.
    AO PESQUISAR NA INTERNET, ENCONTREI AS SEGUINTES MARCAS DE ÔMEGA.
    DA NATUS VITA, ÔMEGA 3 SUPER COM DHA 1500mg E EPA 600mg; VITAL FISH COM EPA 840mg e DHA 440mg; NUTRIOMEGA COM EPA 660mg e DHA 440mg E COLESTEROL 4,0mg. O VHITA NA TABELA NUTRICIONAL NÃO INFROMA QUE É TG.
    O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O DA MARCA NATUS VITA COM DHA 1500mg e EPA 600mg, É POSSÍVEL?
    AGUARDO SUA RESPOSTA.

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    • Oi Anselmo! Imagina, incomodo algum.
      Sobre sua pergunta, possível é sim! Esse produto que me descreveu oferece 500 mg de DHA e 200 mg de EPA na porção de 3 cápsulas (resultando nos 1500 mg de DHA e 600 mg de EPA).
      A questão é você entender porque irá suplementar ômega 3, se é para prevenir doenças do coração ou doenças cerebrais e estímulo da memória.
      Geralmente, alta concentração de DHA é indicado para gestantes, crianças, e prevenção para quem tem alto risco de esclerose múltipla entre outras doenças relacionadas ao cérebro. Salvo esses públicos, 500 mg de DHA ao dia é o suficiente para promover benefícios para a saúde.
      No seu caso, se o consumo for para prevenir doenças cerebrais, esse da Natus Vita é uma excelente opção, pois, eles trabalham com matéria prima de qualidade. Mas, se sua tendência (o que inclui histórico da familiar ou presença de colesterol alto) for para doenças relacionadas ao coração, é melhor optar por um produto que tenha mais EPA do que DHA. Nesse caso, o OM3 da Vhita, o Vital Fish da Vital atman, e o concentrado da Essential nutrition são os melhores. Esses produtos conseguem oferecer alta concentração de EPA e DHA em apenas 2 cápsulas e todos com matéria prima de qualidade.
      Sigo a disposição, sempre um prazer te ajudar :).
      Abraços.

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