Dicas para escolher a melhor marca de ômega 3 | Dra. Priscila Corrêa

| | , ,

O ômega 3 é o suplemento mais recomendado por médicos e nutricionistas. Isso acontece pela dificuldade em consumir diariamente a quantidade recomendada do nutriente apenas pela alimentação. 

A melhor marca de ômega 3 é aquela que oferece um produto de altíssima qualidade com boa concentração por cápsula, em um formato de boa absorção, embalagem segura e com laudos técnicos e selos de qualidade e segurança.

Além disso, uma boa marca de ômega 3 precisa dar atenção para as dúvidas e sugestões de seus clientes, afinal quem não gosta de um bom atendimento, não é mesmo? Precisa ter valores e propósitos que se identifiquem com os nossos.

Como nutricionista, minha missão é te auxiliar a fazer a melhor escolha para a sua saúde. Portanto, aqui nesse post vou te dar dicas para escolher a melhor marca de ômega 3. 

Para isso, fiz um comparativo entre as principais marcas de ômega 3 vendidas no Brasil: Vhita, Essential nutrition, Vitafor, Vital Âtman, Sidney Oliveira, Sundown e Top Therm.

 Entenda tudo o que você precisa saber para comprar o melhor ômega 3 para a sua saúde:

Ômega 3 melhor marca e como escolher

Você sabia que um suplemento de ômega 3 não é 100% ômega 3? Isso porque a base do suplemento de ômega 3, sua matéria-prima, é o óleo de peixe. 

No óleo de peixe, existem diferentes gorduras, além da gordura do tipo ômega 3. Por esse motivo que vou te dar algumas dicas que irão te ajudar a saber qual realmente é a melhor marca do suplemento de ômega 3.

Então veja a seguir dicas para evitar um suplemento de má qualidade, que pode mais prejudicar a sua saúde do que realmente te ajudar. 

As dicas envolvem a concentração ideal de ômega 3 no suplemento, número de cápsulas recomendada por porção, presença de laudo técnico e selos internacionais para provar a qualidade do suplemento, qual o ômega 3 apresenta melhor absorção em nosso corpo, melhores características do suplemento, e não menos importante, o preço.

Mas pode ficar tranquila! Tudo isso é fácil de descobrir, basta uma olhada de 1 minuto no rótulo e você vai ter todas essas informações.

Agora vamos as dicas para saber qual a melhor marca de ômega 3! 

1. Saiba a diferença entre o óleo de peixe e ômega 3

Já te adianto, suplementos de ômega 3 não são 100% de ômega 3.

Um suplemento que tenha como matéria-prima o óleo de peixe, para ser considerado um suplemento de ômega 3, precisa ter no mínimo 100 mg de ômega 3, mas isso não significa que ele é um bom suplemento de ômega 3.

Esse valor, 100 mg,  é o valor mínimo estabelecido pela Anvisa. Mas fique atenta, pois esse valor não significa eficácia nem qualidade do suplemento. Já que quanto menor a concentração de ômega 3 no suplemento, maiores as chances de ter gorduras do tipo saturada e colesterol em grandes quantidades. 

DICA: As melhores marcas vão fazer questão de exibir quanto de ômega 3 possuem em sua dose.

Evite aquelas marcas que colam apenas o número do ômega 3 em sua embalagem, e dê preferência para os produtos que informam no rótulo a quantidade dos principais tipos de ômega 3, o EPA e o DHA (ácidos eicosapentaenoico e docosaexaenoico).

2. Concentração de Ômega 3 (EPA/DHA)

Para diferenciar a quantidade de ômega 3 das outras gorduras presentes no suplemento, basta identificar os valores de EPA e DHA. Essa informação você vai encontrar no rótulo, descrito na informação nutricional.

Agora, siga esses 3 passos:

  1. Some a concentração de EPA e DHA para encontrar a concentração de ômega 3 por dose.
  2. Veja quantas cápsulas são necessárias para a dose informada.
  3. Divida o valor de EPA e DHA pelo número total de cápsulas por dose.

*Exemplo: 

Se a marca que está interessada, recomenda o consumo de 2 cápsulas por dose, e cada cápsula pesa 1000 mg de óleo de peixe, a dose contém no total 2000 mg de óleo de peixe. 

Dentro dessa dose, de 2000 mg de óleo de peixe, para ser considerado um bom suplemento, é necessário ter pelo menos 1400 mg de ômega 3 (EPA e DHA). Ou seja, ao dividirmos essa dose de 1400 mg de ômega 3 por 2, que é o número de cápsulas por dose, fica 700 mg de ômega 3 por cápsula. 

Portanto a concentração ideal da melhor marca de ômega 3 é aquela que tiver 70% de ômega 3 por cápsula.

Parece complicado mas juro que não é, vou simplificar 😉 

A conta seria essa: 

1400 mg (quantidade total de ômega 3 por dose) / 2 (número de cápsulas por dose) = 700 mg (quantidade de ômega 3 por cápsula).

Essa conta é o valor encontrado em 1 cápsula, e como cada cápsula contém 1000 mg de óleo de peixe, o melhor suplemento terá 700 mg de ômega 3 por cápsula, que é igual a 70% de ômega 3 por cápsula. 

Os outros 30% da cápsula, são de outras gorduras. E isso não é um problema, já que a quantidade de ômega 3 é adequada para promover benefícios para a sua saúde.  

Esses valores entre as marcas variam muito, ao pesquisar, encontramos diferentes marcas com apenas a metade do ideal (30% de ômega 3 por cápsula).

Veja o comparativo entre diferentes marcas de suplemento de ômega 3 vendidas aqui no Brasil e a concentração de ômega 3 por cápsula:

Informações dos produtos

3. Número de cápsulas por porção

Como o valor ideal de ômega 3 por dose é de 1400 mg, o número de cápsulas por porção deve ser de no máximo 2. 

Um suplemento com apenas 2 cápsulas por porção, garante menor quantidade de gorduras desconhecidas e aumenta a qualidade do produto.

Veja agora o comparativo entre as principais marcas sobre o número de cápsulas necessárias para atingir a dose ideal de 1400 mg. 

Aquelas marcas com apenas 2 cápsulas para a dose ideal de 1400 mg, ganharam uma estrela.

Concentração da cápsula de ômega 3.

4. Ômega 3 livre de metais pesados e com Certificação Internacional

Boas marcas de ômega 3 contam com laudos técnicos de suas matérias-primas. 

Esse documento certifica a veracidade da concentração do nutriente e comprova que o produto é livre de contaminação por metais pesados.

Caso o laudo não esteja presente no site da marca, é possível que o cliente solicite ao lojista e/ou ao fabricante. 

Além da certificação da matéria-prima utilizada no suplemento, existem selos de qualidade internacional.

Por exemplo, o selo IFOS e a INTERTEK, ambos atestam a segurança e a qualidade dos suplementos à base de óleo de peixe. Mas além desses dois selos, também encontramos o HALAL e o PRONOVA PURE.

A presença desses certificados são a garantia de que o produto consumido é de boa procedência e que respeita também as leis islâmicas, garantindo um suplemento ideal para diferentes populações, inclusive muçulmanos.

Portanto o melhor suplemento de ômega 3 deve ter certificados e selos como o IFOS, INTERTEK, HALAL e o PRONOVA PURE.

Ômega 3 com certificação internacional.

5. Observe qual terá melhor absorção

Existem diferentes formas bioquímicas do ômega 3. A mais encontrada é a forma etil éster (EE). Essa forma permite concentrar maior quantidade de ômega 3 no óleo de peixe, mas isso não significa que o nosso corpo consegue aproveitar toda essa quantidade oferecida.

Com os avanços da ciência e da tecnologia, foi desenvolvido ômega 3 do tipo “triglicerídeos reesterificado”, também conhecida como a forma TG. 

O ômega 3 TG por ser uma molécula mais simples, oferece maior absorção de ômega 3 para o organismo do que o ômega 3 EE.

De todas as marcas comparadas, apenas duas são TG:

Ômega 3 TG.

6. Ômega 3 e Vitamina E

Os óleos, como o ômega 3, possuem a estrutura química sensível, o que faz com que elas se quebrem facilmente por conta da ação dos radicais livres, o que é chamado de oxidação. Essa quebra da molécula do ômega 3 resulta em uma menor concentração de ômega 3 na cápsula do suplemento com o passar do tempo. 

Quando é adicionado vitamina E no suplemento de ômega 3, essa vitamina vai atuar contra a oxidação, mantendo a qualidade do suplemento por toda a validade do produto.

De todas as marcas que analisei, apenas a marca da Top Therm não possui a vitamina E em sua composição.

Ômega 3 com vitamina E.

7. Embalagem de ômega 3

Um detalhe importante, que muitas vezes passa despercebido, é a embalagem. Você sabia que embalagens transparentes podem prejudicar a qualidade dos suplementos? Inclusive tornando-os prejudiciais à saúde. 

As gorduras possuem uma estrutura química que se quebra quando entra em contato com a luz, resultando em substâncias com potencial cancerígeno. 

Então se você está na dúvida até aqui, use como critério a embalagem, e escolha a marca que tiver uma embalagem opaca. Pois esse é mais um critério para você garantir a integridade do suplemento e também a sua qualidade. 

8. Relação do preço com a qualidade

Os preços dos suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado normalmente variam de acordo com a concentração e a qualidade do óleo de peixe utilizado no produto.

Para 1 mês de uso, os preços dos suplementos com concentrações mais baixas variam entre 60 a 50 reais. Enquanto para concentrações mais altas de ômega 3 os valores podem variar entre 95 a 110 reais.

Os valores encontrados entre os produtos são um reflexo da qualidade da matéria-prima utilizada em suas composições.

9. Analisando a proporção de EPA e DHA dos suplementos de Ômega3

Existem algumas proporções entre EPA e DHA pré-estabelecidas para a comercialização do suplemento de ômega 3.

As mais utilizadas são as proporções de 18/12, 33/22 e 36/24. Esses valores você deve enxergar como EPA/DHA, a razão entre um e o outro tipo de gordura. Então 18/12, 33/22 e 36/24 significa “epa dha proporção”.

A proporção de 18/12 significa que em 1 cápsula de 1.000 mg de óleo de peixe é preciso ter 180 mg de EPA para cada 120 mg de DHA. Enquanto a proporção de 33/22 deve ter 330 mg de EPA para 220 mg de DHA, e por aí vai.

Compreendendo isso, a melhor proporção de EPA e DHA disponível em suplementos de ômega 3 é de 36/24 (1 cápsula de 1.000 mg possui 360 mg de EPA e 240 mg de DHA), que é o caso do ômega 3 Vhita.

Ômega 3 melhor marca – Pontos mais importantes a considerar:

  • A melhor marca de ômega 3 possui certificação de qualidade da matéria-prima e selos internacionais que comprovam sua qualidade
  • Alta concentração de EPA e DHA, com 60% de ômega 3 por cápsula
  • Embalagem opaca que impede a entrada de luz. Exemplo: Ômega 3 Vhita

Avaliacao geral ômega 3

Quer saber mais?

Quer um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

 

115 comentários em “Dicas para escolher a melhor marca de ômega 3 | Dra. Priscila Corrêa”

  1. Boa noite, gostaria de saber qtas cápsulas devo tomar por dia, considerando o produto da vhita. Não consegui entender muito bem este cálculo. Seria 1 ou 2 cápsulas do Ômega 3? Obrigada!

    Responder
    • Legal sua pergunta! Associação Americana do Coração sugerem um consumo de 500 mg de EPA e DHA por dia para todas as pessoas que não tenham histórico de doenças cardiovasculares nem problemas de colesterol, ou seja, seriam 2 capsulas por dia do nosso ômega 🙂

      Responder
    • Alessandra, o ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. 🙂

      Responder
  2. Qual o tipo de peixe é extraído o óleo para se fazer os comprimidos ou cápsulas do omega3, gostaria de saber pra eu ver se posso consumir esse medicamento mesmo sendo natural e saudável para meu organismo

    Responder
  3. Olá!
    Posso ingerir as duas cápsulas, dose diária, juntas antes de uma refeição?
    Ou preciso ingerir separadamente cada capsula?
    Obrigada

    Responder
    • O consenso entre médicos e nutricionistas que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. Existem duas razões para essa indicação: evitar o refluxo e potencializar o aproveitamento de algumas vitaminas. Você pode ingerir junto ou separado, oque for mais agradável para você.

      Responder
  4. Boa noite. Meu ômega 3 é da marca NUTRITION, embalagem transparente e diz ser TRIMEGA ou seja, 3/6/9 isso presta ou estou pondo minha saúde em risco?

    Responder
    • Oi Marilza tudo bem? Vamos lá que vou te ajudar. Um detalhe bem importante, e muitas vezes as pessoas não sabem, é que embalagens transparentes podem prejudicar a qualidade dos suplementos, tornando-os prejudiciais a saúde.
      As gorduras possuem uma estrutura química que se quebra ao contato com a luz, e o resultado dessa quebra são substâncias que prejudicam a integridades das células e possuem potencial cancerígeno.
      Dica: Como as cápsulas já são transparentes, os produtos devem ser embalados em potes escuros ou opacos, para impedir o contato da luz.
      Em relação ao TRIMEGA. O ômega 3 e 6 o nosso corpo não produz por tanto precisamos adquirir através da alimentação e o ômega 9 nosso corpo produz não sendo essencial ser consumido através da alimentação. Enquanto o Ômega 3 (anti inflamatório) e Ômega 6 (pró inflamatório ) atuam de formas opostas para combater a inflamações e infecções, ou seja, enquanto o ômega 3 ajuda nosso corpo voltar para o equilíbrio, o ômega 6 prepara nosso corpo para inflamar mais depressa possível, e por consumirmos o ômega 6 em excesso nosso corpo inflama por qualquer coisa por conta da quantidade de ômega 6, já o Ômega 9 é um anti inflamatório que atua para combater inflamação. 🙂

      Responder

Deixe um comentário