Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » DHA: o que é, para que serve, benefícios e quem deve tomar

DHA: o que é, para que serve, benefícios e quem deve tomar

ômega 3 DHA
8 minutos de leitura

O DHA, abreviação para ácido docosahexaenóico, é um componente vital da família dos ômega 3, desempenhando um papel crucial no organismo, especialmente no cérebro e nos olhos.

Durante a gravidez, a demanda por DHA é significativa devido à formação desses órgãos no feto. No entanto, sua importância perdura ao longo de toda a vida, tornando essencial um consumo regular por meio da alimentação ou suplementação.

Quer entender ainda mais sobre o assunto e saber os benefícios dessa substância? Acompanhe a leitura!

Qual a diferença do ômega 3 e DHA?

Conforme já mencionado, o ômega 3 é uma família composta por diferentes tipos de gordura, compartilhando estrutura química e outras características similares.

O DHA destaca-se como um dos principais representantes, juntamente com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa linolênico (ALA). Quando nos referimos apenas ao ômega 3, estamos englobando todos os tipos de gordura ômega 3 que compõem essa categoria.

Assim como o ômega 3 em geral, o DHA não é produzido pelo corpo humano e requer ingestão por meio da alimentação ou suplementação. As principais fontes são alimentos ricos em ômega 3, normalmente de origem animal.

Portanto, não há distinção entre ômega 3 e DHA. No entanto, existem diferenças em relação às outras gorduras da família no que diz respeito ao seu papel e benefícios para o corpo humano.

Para que serve o ômega 3 DHA?

O ômega 3 DHA atua na saúde cerebral e se destaca pela sua ação nos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e a mobilidade dos neurônios.

Se pesquisa muito quanto ao uso desse nutriente como ajudante no tratamento de quadros depressivos devido à sua atuação na estabilização do humor e da concentração. 

A importância de uma ingestão adequada também está associada ao desenvolvimento do bebê. Ainda na barriga da mãe, e depois que nasce, o nutriente pode ajudar a estimular os processos cognitivos, melhorando a aprendizagem.

O mesmo vale para idosos com histórico de demência na família, a ingestão regular de DHA pode ajudar a prevenir a degeneração das células neurais.

Quais os benefícios do ômega 3 DHA?

Veja agora quais são os principais benefícios da ingestão de ômega 3 DHA!

Ajuda na formação do cérebro e dos olhos do bebê

Durante a gestação, o DHA é um nutriente muito requisitado. Essa demanda é aumentada principalmente no terceiro trimestre, onde ocorre o desenvolvimento mais intenso do cérebro e dos olhos do bebê.

O nutriente é um dos principais constituintes dos dois órgãos. Então consumir quantidades adequadas nesse período auxilia na formação correta do cérebro e olhos e em benefícios para toda a vida da criança.

Melhora a saúde da mãe e do bebê na gestação

Além do papel na formação do cérebro e olhos do bebê, o ômega 3 DHA para gestantes também contribui para uma gravidez mais tranquila e segura.

Sua presença em quantidades adequadas na alimentação da gestante diminui o risco de abortos espontâneos e partos prematuros. Com uma gestação completa, o bebê apresenta melhores parâmetros no nascimento, como peso e circunferência da cabeça.

A mãe também é beneficiada pelo nutriente, que contribui para a prevenção de doenças que afetam a saúde da mulher no período, como eclâmpsia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, ansiedade e depressão pós-parto.

ômega 3

Contribui com processos cognitivos como memória, raciocínio e concentração

O ômega 3 DHA, como um componente fundamental do cérebro, desempenha um papel crucial no funcionamento do órgão, incluindo processos cognitivos essenciais.

Para além de sua função estrutural, esse nutriente desempenha um papel vital na comunicação entre as células. Isso ocorre através de sua influência na bainha de mielina, uma estrutura que envolve os neurônios, facilitando o transporte eficiente de mensagens.

Adicionalmente, o ômega 3 DHA contribui para a restauração do equilíbrio de neurotransmissores. Todas essas características combinadas contribuem para aprimorar a memória, o raciocínio e a concentração quando os níveis adequados são mantidos.

Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, demência)

As doenças neurodegenerativas têm diferentes processos de desenvolvimentos e podem comprometer diferentes funções.

Porém, o seu caráter geral é a degeneração de estruturas do cérebro, comprometendo funções executadas pelo órgão, que por sua vez envolvem o corpo inteiro.

O ômega 3, como parte constituinte do cérebro, auxilia na prevenção do desenvolvimento dessas doenças ou pode atuar em minimizar o processo de comprometimento como no tratamento adjuvante junto ao uso de fármacos e outras terapias.

Pode ser usado no tratamento adjuvante de depressão e ansiedade

Depressão e ansiedade têm como base para o seu desenvolvimento um desequilíbrio químico de neurotransmissores do cérebro.

Os neurotransmissores são substâncias que participam da comunicação entre os neurônios ou do cérebro com outras partes do corpo.

O ômega 3 pode auxiliar no tratamento de depressão e de ansiedade ao atuar no restabelecimento do equilíbrio de neurotransmissores e outras funções da comunicação entre neurônios.

Por isso, o nutriente é considerado um tratamento adjuvante (auxiliar ao tratamento farmacológico tradicional) para essas duas doenças que afetam a saúde mental.

Promove a saúde dos olhos

O ômega 3 representa uma das gorduras essenciais na constituição ocular. Manter uma concentração adequada desse nutriente é crucial para preservar a lubrificação do local, fortalecendo os elementos celulares e promovendo a saúde da retina.

Portanto, o consumo diário através da alimentação promove benefícios à saúde ocular e participa da prevenção de doenças que acometem a visão, como o olho seco.

Quem deve tomar DHA?

O consumo de ômega 3 DHA é recomendado para:

  • pessoas com baixa ingestão através da alimentação;
  • indivíduos com histórico familiar de doenças neurodegenerativas (demência, Alzheimer, Parkinson) ou que já apresentam o diagnóstico;
  • prevenção e tratamento de doenças relacionadas à saúde mental;
  • pessoas em busca de melhora do desempenho cognitivo (memória, raciocínio, concentração).

Qual a quantidade diária de DHA indicada por especialistas?

A quantidade diária recomendada depende de vários fatores, como idade, alimentação, problemas de saúde e outros, por isso a opinião de um profissional da saúde é fundamental para entender qual a quantidade ideal para você.

A maioria das pesquisas aponta que gestantes, lactantes, crianças e idosos podem precisar de quantidades maiores de DHA do que outros indivíduos.

mulher jovem tomando ômega 3 dha

O que é o suplemento DHA?

O suplemento de DHA é uma opção de ômega 3 com alta concentração desse nutriente, desenvolvido para pessoas que buscam os benefícios específicos para o cérebro e olhos.

Apesar de existirem muitas opções de ômega 3 no mercado, poucos oferecem uma alta concentração de DHA. Na maioria dos produtos, a maior concentração é de EPA.

Isso não é um indicativo de que o suplemento é ruim. Porém, nos casos onde a recomendação é maior, é necessário procurar um produto que atenda a sua demanda.

Ao procurar um suplemento de DHA, verifique se:

  • a concentração de DHA é superior a de EPA – é indicado que o DHA represente pelo menos 70% do total de ômega 3 no produto;
  • a quantidade de DHA + EPA somados é no mínimo 1200mg – recomendação de ômega 3 diária para indivíduos saudáveis;

E aí? Gostou deste artigo sobre ômega 3 e entendeu o que é o DHA, além de seus benefícios? Então continue com a Vhita e aprenda ainda mais sobre saúde, nutrição e bem-estar. Siga a gente no Instagram!

Quer saber mais?

ômega 3

Referências

HORROCKS, Lloyd A.; YEO, Young K. Health benefits of docosahexaenoic acid (DHA). Pharmacological research, v. 40, n. 3, p. 211-225, 1999.

SWANSON, Danielle; BLOCK, Robert; MOUSA, Shaker A. Omega-3 fatty acids EPA and DHA: health benefits throughout life. Advances in nutrition, v. 3, n. 1, p. 1-7, 2012.

4.5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

12 comentários em “DHA: o que é, para que serve, benefícios e quem deve tomar”

    1. Oii Ana,

      Desde que seja um bom suplemento de ômega 3, ele pode ser utilizado por adultos e crianças. O único ponto de atenção são as doses recomendadas para cada faixa etária, que podem variar com a idade.

      Algumas marcas oferecem a dosagem e tamanho ideal para crianças dessa idade. 😉😊

    1. Olá Vagna, tudo bem?

      Antes de comparar algumas marcas e indicar o melhor ômega 3, é importante entender e considerar que há diversos atributos que compõem um suplemento de ômega 3 de qualidade para gestante, tais como:

      Alta concentração de ômega 3;
      Grande quantidade de DHA;
      Estrutura bioquímica TG;
      Certificação de pureza e segurança;
      Cápsula gastrorresistente e odor free;
      Presença de vitamina E;
      Preço por dose inferior à R$ 2,30;

      As boas marcas oferecem alta concentração de ômega 3, geralmente superior a 60% de EPA e DHA somados, mas para suplementação de gestantes, prefira as marcas com alta concentração de DHA, com proporção superior a 50% de DHA por cápsula, ou seja, mais da metade do conteúdo da cápsula de ômega 3 deve ser DHA.

      Se tiver mais dúvidas, fico à disposição! 😊

    1. Elisabete, tudo bem?

      O ômega 3 é excelente para regular a atividade das plaquetas do sangue, evitando coágulos e, consequentemente, reduzindo os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, ele diminui os níveis de triglicerídeos e evita a presença de gordura na parede das artérias, ajuda a combater as arritmias cardíacas estabilizando as atividades do coração. Tudo isso converge para a regulação da pressão arterial e melhora do sistema circulatório. Portanto, pessoas com pressão alta ou que já tiveram AVC ou infarto podem tomar o ômega 3.Dá uma olhadinha na página do produto: https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas . 🥰

  1. ANSELMO RIBEIRO GOMES

    BOA TARDE!

    DRa. PRISCILLA GONTIJO.

    MAIS UMA VEZ VOU LHE INCOMODAR. A MINHA INTENÇÃO É COMPRAR UM ÔMEGA 3 DE ALTA QUALIDADE.
    AO PESQUISAR NA INTERNET, ENCONTREI AS SEGUINTES MARCAS DE ÔMEGA.
    DA NATUS VITA, ÔMEGA 3 SUPER COM DHA 1500mg E EPA 600mg; VITAL FISH COM EPA 840mg e DHA 440mg; NUTRIOMEGA COM EPA 660mg e DHA 440mg E COLESTEROL 4,0mg. O VHITA NA TABELA NUTRICIONAL NÃO INFROMA QUE É TG.
    O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O DA MARCA NATUS VITA COM DHA 1500mg e EPA 600mg, É POSSÍVEL?
    AGUARDO SUA RESPOSTA.

    1. Oi Anselmo! Imagina, incomodo algum.
      Sobre sua pergunta, possível é sim! Esse produto que me descreveu oferece 500 mg de DHA e 200 mg de EPA na porção de 3 cápsulas (resultando nos 1500 mg de DHA e 600 mg de EPA).
      A questão é você entender porque irá suplementar ômega 3, se é para prevenir doenças do coração ou doenças cerebrais e estímulo da memória.
      Geralmente, alta concentração de DHA é indicado para gestantes, crianças, e prevenção para quem tem alto risco de esclerose múltipla entre outras doenças relacionadas ao cérebro. Salvo esses públicos, 500 mg de DHA ao dia é o suficiente para promover benefícios para a saúde.
      No seu caso, se o consumo for para prevenir doenças cerebrais, esse da Natus Vita é uma excelente opção, pois, eles trabalham com matéria prima de qualidade. Mas, se sua tendência (o que inclui histórico da familiar ou presença de colesterol alto) for para doenças relacionadas ao coração, é melhor optar por um produto que tenha mais EPA do que DHA. Nesse caso, o OM3 da Vhita, o Vital Fish da Vital atman, e o concentrado da Essential nutrition são os melhores. Esses produtos conseguem oferecer alta concentração de EPA e DHA em apenas 2 cápsulas e todos com matéria prima de qualidade.
      Sigo a disposição, sempre um prazer te ajudar :).
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.