O suplemento de ômega 3 é muito utilizado, por conta de seus benefícios, principalmente para a memória. Mas esse não é seu único benefício, o ômega 3 exerce várias funções e promove melhorias no nosso corpo. Veja mais sobre esse suplemento agora!

Ômega 3 o que é

O ômega 3 é uma gordura boa e essencial para o corpo humano, é considerada, segundo a biologia, um ácido graxo poli-insaturado. Nós não conseguimos produzir essa substância naturalmente, então precisamos adquiri-la por meio da alimentação ou suplementação.

Ela está presente em alimentos de origem animal, como salmão, sardinha, óleo de bacalhau, ou vegetais, como sementes de chia ou linhaça. Outra maneira de consumir ômega 3 é por meio da suplementação. Esse nutriente atua em várias áreas do nosso corpo, como cérebro e coração, confira mais abaixo:

Benefícios do ômega 3

Você já deve ter ouvido dos benefícios do ômega 3, principalmente para o coração, mas essa gordura tem várias funções importantes, listamos algumas para você:

1- Atua na saúde do coração;

2- Regula a pressão do sangue;

3- Fortalece o sistema nervoso;

4- Protege a visão;

5- Fortalece o sistema de defesa, prevenindo e tratando doenças e alergias;

6- Promove melhoras no humor;

7- Auxilia as habilidades motoras;

8- Atua no tratamento da acne;

9- Previne diabetes gestacionais;

10- Promove um melhor desenvolvimento do feto.

Ômega 3 para memória

Um dos principais motivos para as pessoas começarem a suplementação de ômega 3 é pela sua atuação na memória. E isso não está errado, o ômega 3 é um ótimo aliado para a memória.

Isso acontece porque o ômega 3 tem uma função muito importante no sistema nervoso, ele protege e fortalece suas células. Então, esse nutriente vai contribuir para a memória, concentração mental a auxiliar nos processos de aprendizagem. 

Um estudo (2) feito com crianças, de todas as idades, comprovou que o ômega 3 auxilia nos processos de aprendizagem e fortalece a memória. Então, sua suplementação vai ser ótima para quem está em fase de desenvolvimento. 

Mas não só para essa faixa etária, quem quiser melhorar suas capacidades de aprendizagem e fortalecer a memória também deve apostar no ômega 3.

Além disso, o ômega 3 ajuda na prevenção e no tratamento de doenças cerebrais, como Alzheimer e esquizofrenia, que é comum em idosos. 

Quem pode tomar?

O ômega 3 é uma gordura essencial para o nosso corpo, então não tem contraindicações e é recomendada para todas as idades. Ela vai promover benefícios para quem está qualquer etapa da vida, desde crianças até idosos.

Por isso, a recomendação é que todos façam a suplementação do ômega 3 para obter suas melhorias. 

No geral, a dose recomendada diariamente é de 2000 mg de ômega 3, mas pode varia de acordo com as necessidades de cada um. Então, procure orientação médica para adequar sua suplementação e garanta os benefícios do ômega 3.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

Referências:

1- Waitzberg, Dan L., and Priscila Garla. “Contribución de los ácidos grasos Omega-3 para la memoria y la función cognitiva.” Nutrición Hospitalaria 30.3 (2014): 467-477.

2- GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.