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Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis: entenda as diferenças

Vitaminas hidrossolúveis
4 minutos de leitura

O nosso organismo precisa de diversas substâncias para garantir o bom funcionamento e a alta qualidade de vida. As vitaminas são um dos itens indispensáveis para que possamos aproveitar o melhor do nosso corpo e mente.

Existem dois diferentes tipos de vitaminas, as vitaminas hidrossolúveis e as lipossolúveis. A verdade é que as características divergentes são bem simples, mas fazem toda a diferença em seu consumo e, principalmente, absorção pelo nosso organismo.

Pensando em te ajudar, hoje iremos esclarecer as diferenças sobre as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, onde você pode encontrá-las e muito mais. 

Vitaminas hidrossolúveis

Entre os 13 tipos de vitaminas existentes, 9 são hidrossolúveis: todo o complexo B e a vitamina C. Mas por que são chamadas assim? O prefixo “hidro” significa “água”, ou seja, essas 9 substâncias são solúveis em água!

Quando uma vitamina é solúvel em água, significa que ela é facilmente metabolizada em seu organismo. Como consequência, o corpo consegue expeli-la de forma rápida. 

Com isso, é necessário manter uma reposição constante e assídua das vitaminas hidrossolúveis. Elas são indispensáveis pois atuam como coenzimas de diversas formas.

Os alimentos que as contêm não devem ser cozidos em água por muito tempo. Isso porque essas vitaminas tendem a se diluir e se perder facilmente na água. Assim, ao cozinhar legumes e verduras, por exemplo, que contenham vitaminas hidrossolúveis, prefira o cozimento a vapor.

Vitaminas lipossolúveis

As chamadas vitaminas lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gordura. As vitaminas A, D, E e K completam esse grupo, que é facilmente armazenado em nosso organismo, já que seu agente solvente não se perde tão fácil quanto a água.

Atuando principalmente na estrutura celular, elas são encontradas majoritariamente em alimentos de origem animal, como leite, ovos e carne. No entanto, a K, por exemplo, pode ser facilmente obtida através de vegetais folhosos, como brócolis e espinafre.

Onde encontro essas vitaminas?

As hidrossolúveis estão presentes especialmente em vegetais, grãos e frutas. Vale ressaltar, no entanto, que a B12 está disponível exclusivamente em alimentos de origem animal. Para quem segue uma dieta vegetariana, vale a pena conferir com um nutricionista suplementos adequados para não ficar sem a substância.

A vitamina C, também do grupo das solúveis em água, está muito ligada a alimentos vegetais cítricos, mas vai muito além das frutas vermelhas, cítricas e etc. Essas contêm a substância em grandes quantidades, mas ela também está presente em outros alimentos.

As solúveis em gordura, por outro lado, concentram-se mais em alimentos de origem animal, como já mencionamos, como é o caso dos alimentos fontes de vitamina D. Mas há outras formas de obtê-las que não seja consumindo carne, ovos ou leite. A vitamina E é bem comum nas oleaginosas, e a A, em carotenoides, como cenoura, manga, abóbora.

Como consumir vitaminas além dos alimentos?

A presença de algumas vitaminas em nosso corpo não está exclusivamente ligada à ingestão de alimentos vegetais e animais. Outros hábitos rotineiros podem ser de grande ajuda na manutenção dos níveis vitamínicos no nosso corpo.

A microflora intestinal, por exemplo, é um grande fator na produção da vitamina K e da biotina, vitamina do complexo B. Outro exemplo disso é a relação entre a vitamina D e o sol, que, por ser sintetizada pela pele, pode ser ativada pelos raios UVB.

Além disso, há diversas opções de suplementos vitamínicos. Muitas vezes, restrições alimentares, dietas específicas ou até disfunções na absorção dificultam nossa ingestão dessas substâncias.

Nesses momentos, a melhor saída pode ser optar por suplementos. Há diversas formas de ingerir a vitamina C, por exemplo: em pó, injetável, pastilhas e até cremes para o corpo.

Também existem os suplementos de vitamina D. Essa opção pode trazer benefícios para pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos. Garantindo os níveis ideais das vitaminas no seu organismo, você previne diversas doenças e aumenta sua disposição para aproveitar a vida.

E entendendo como as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis são essenciais no nosso organismo, é importante ressaltar a necessidade da ingestão de bastante líquido e de gorduras saudáveis.

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Referências:

LYKSTAD, Jacqueline; SHARMA, Sandeep. Biochemistry, Water Soluble Vitamins. PubMed®. 12 de janeiro de 2020. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538510/>. Acesso em 05/06/2020.

JOHNSON, Elizabeth J.; MOOHN, Emily S. Fat-soluble Vitamins. PubMed®. 2015. Disponível em <https://www.karger.com/Article/Abstract/362295>. Acesso em 05/06/2020.

VHITA. Vitaminas A, B, C, D, E, K | Benefícios e fontes desses nutrientes. Blog Vhita. 06 de março de 2020. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-c-e-k/>. Acesso em 05/06/2020.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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