Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Suplemento Vitamina D: Quando e como tomar?

Suplemento Vitamina D: Quando e como tomar?

Suplemento Vitamina D.
7 minutos de leitura

A busca por suplementos de vitamina D cresceu bastante nos últimos meses, principalmente agora com vários estudos mostrando o potencial do nutriente para o fortalecimento da imunidade além dos benefícios para a saúde óssea e muscular. 

Sabendo escolher um produto de qualidade, o uso dos suplementos de vitamina D são seguros para o consumo diário, enriquecendo a dieta e, o mais importante, beneficiando a saúde.

Você sabe o que é importante observar para escolher um bom produto? Como tomar o suplemento de vitamina D? É o que você vai entender aqui. Veja a seguir: 

Diferença entre Suplemento de Vitamina D e Remédio de Vitamina D

A primeira coisa que você precisa entender é que os suplementos e os remédios de vitamina D são produtos diferentes.

Os dois oferecem o mesmo nutriente para o metabolismo, porém, em concentrações diferentes, justamente porque devem ser usados para finalidades distintas

Os suplementos de vitamina D têm concentrações de até 2000 ui e podem ser consumidos sem a prescrição médica. Podem ser usados por criança, jovens, adultos e idosos que desejam fazer a ingestão adequada da vitamina D na alimentação todos os dias.

Já os remédios possuem concentrações acima de 2000 ui, podendo chegar a 50000 ui, e devem ser usados apenas sob prescrição médica. 

Os remédios são indicados para casos graves de deficiência de vitamina D ou tratamento de alguma doença em que a falta da vitamina D seja um risco de complicação, como o Lúpus, doença renal e alguns tipos de câncer.

Então se você não apresenta nenhuma doença grave e quer adicionar a vitamina D na sua alimentação, a dica é fazer o uso de um bom suplemento.

Suplementos de Vitamina D

Os suplementos foram desenvolvidos para ofertar doses adequadas ao que o organismo precisa, além de serem práticos  para tomar todos os dias. 

O uso do suplemento de vitamina D é permitido sem a necessidade de receita, o que acaba tornando-o a melhor forma de suprir as carências de vitamina D para o desenvolvimento de ossos e músculos saudáveis. 

Há diferentes formas de suplementar a vitamina D. O uso pode ser através de suplementos em cápsula, comprimido ou gotas.

A escolha pelo tipo de suplemento vai depender do que for melhor para você na adaptação da sua rotina. Dessa forma, o uso da vitamina D se tornará um hábito diário.

Porém, antes de decidir a melhor forma de tomá-lo, primeiro é necessária a realização de exames laboratoriais de rotina, solicitados por médicos e nutricionistas, para descobrir qual a concentração de vitamina D no seu sangue.

Todo suplemento tem a sugestão de uso recomendada pela fabricante do produto de acordo com a concentração. Porém, vale deixar claro que a recomendação é de 2000 ui para uma concentração adequada e segura para o consumo.

No momento da escolha do produto, você deve considerar

  1. A quantidade de vitamina D no seu corpo (detectado por exame de sangue) – pois isso é importante para a escolha da concentração do produto mais adequada para você;
  2. A origem da vitamina D no suplemento: se é D2 (vegetal) ou D3 (animal) – alguns estudos mostram que a de origem D3 é melhor aproveitada pelo metabolismo;
  3. A forma como você prefere tomar (cápsulas, gotas ou comprimidos);
  4. A qualidade do produto (matéria-prima e composição) – boas matérias-primas possuem certificados e laudos técnicos. Além disso, é importante evitar produtos com uma grande lista de ingredientes. Devem ter no máximo 3 itens.

Como suplementar vitamina D?

Depois de escolher um bom produto, suplementar a vitamina D é simples! Basta tomar o suplemento todos os dias, por um período mínimo de 3 meses

Deve ser tomado inclusive aos finais de semana e feriados, mesmo que a alimentação tenha saído da rotina.

O melhor horário para tomar a vitamina D é junto com as refeições que tenham o maior volume de alimentos, que geralmente são o almoço ou o jantar. 

Isso porque a vitamina D é melhor absorvida na presença de outros alimentos que contenham gorduras como as carnes, frangos, peixes, o óleo usado para o arroz e o feijão e o azeite utilizado na salada. 

O inverno é o período em que o consumo da vitamina D merece cuidado redobrado, pois os maiores picos de deficiência de vitamina D aparecem após a estação mais fria do ano.

Como tomar vitamina D em cápsulas?

A vitamina D em cápsulas é a forma mais conhecida do suplemento de vitamina D. 

Sendo, também, a melhor opção por permitir a adição de óleo de soja em sua composição, o que permite uma melhor absorção da vitamina D pelo organismo, já que ela é lipossolúvel, ou seja, se mistura apenas com gorduras.

Mesmo com as recomendações no rótulo do produto, o consumo da vitamina D em cápsula vai depender da necessidade do seu organismo em relação a concentração de vitamina D no seu sangue. 

Para isso são necessários exames laboratoriais solicitados por médicos e nutricionistas.

O suplemento de vitamina D, tanto em cápsula quanto em gotas, servem para a manutenção do equilíbrio de níveis de vitamina D no organismo, mas também são indicados para reposição de uma deficiência amena da vitamina.

Como tomar vitamina D em gotas?

A vitamina D em gotas facilita a inserção da vitamina na rotina de pessoas que têm dificuldade de deglutição, ou seja, de ingerir alimentos sólidos, no caso, de ingerir a versão do suplemento de vitamina D em cápsula.

Essa versão do suplemento de Vitamina D é mais recomendado para bebês e idosos, auxiliando na criação de uma rotina de ingestão da vitamina.

Aqui vale um pequeno cuidado. É preciso observar a pureza do suplemento pela lista de ingredientes do rótulo.  Pois, para que o produto tenha um sabor agradável ao paladar, são colocados muitos aditivos alimentares. 

Evite suplementos de vitamina D em gotas que tenham mais dos que 3 ingredientes. 

Do mesmo jeito que no suplemento de Vitamina D em formato de cápsula, a versão em gotas deve ser usada a partir de exames laboratoriais que irão definir a concentração de Vitamina D no seu sangue. 

Lembrando que até 2000 ui o suplemento é considerado seguro para o consumo diário.

Quer saber mais:

Referências:

VHITA. O que você precisa saber sobre Vitamina D | Dra. Priscila Gontijo. Blog Vhita. São Paulo, 02 outubro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d/> Acesso em 15/05/2020;

VHITA. Qual o preço da vitamina D?| 6 dicas para escolher a melhor. Blog Vhita. São Paulo, 08 outubro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/suplemento-vitamina-d/> Acesso em 15/05/2020;

VHITA. A melhor vitamina D | 6 diferenciais da Vitamina D Vhita. Blog Vhita. São Paulo, 07 outubro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/qual-a-melhor-vitamina-d-do-mercado/> Acesso em 15/05/2020.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quinze =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.