Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Frutas com vitamina D, alimentos e sucos | Dra. Gontijo

Frutas com vitamina D, alimentos e sucos | Dra. Gontijo

Frutas com Vitamina D? Veja aqui.
4 minutos de leitura

A vitamina D é um micronutriente importante para a saúde, pois permite a realização de diversas funções biológicas no metabolismo humano.

Apesar de existirem diversos outros tipos de vitaminas, a vitamina D tem se destacado no mercado e cenário mundial porque atua na defesa do nosso corpo, além de fortalecer os ossos e os músculos.

As frutas são conhecidas por serem ricas em diversos nutrientes e sempre pensamos nelas quando queremos complementar nossa alimentação. No entanto, não conseguimos encontrar a vitamina D em frutas.

Quais os alimentos que contêm vitamina D?

Os alimentos naturalmente ricos em vitamina D incluem peixes gordurosos de águas profundas, ovos de galinhas fortificados, produtos lácteos (porém apenas os fortificados), salmão, cavala, sardinha, óleo de fígado de bacalhau, leveduras, fungos e cogumelos (Shitake). 

Em alguns países, como os Estados Unidos e Canadá, os alimentos fortificados com vitamina D fazem parte de uma política pública de fortificação de alimentos em países 

Nesses países, a vitamina D é adicionada na ração de vacas e galinhas, para que o leite e os ovos tenham alguma quantidade micronutriente.

No caso do Brasil, até o momento, infelizmente não temos nenhuma política pública que determine a fortificação dos alimentos comuns ao consumo diário com vitamina D.

Quais sucos que contêm vitamina D?

Um suco é o líquido natural de frutos, e  como as frutas não contêm vitamina D, podemos então deduzir que eles também não têm essa vitamina, correto? Sim e não.

De fato, o suco natural da fruta não tem a vitamina D em sua composição original, porém, é possível fortificar o suco com suplementos de vitamina D.

Por exemplo: é possível fazer uma vitamina de banana incluindo leite, banana, açúcar, aveia e juntamente a esses ingredientes, cortar uma cápsula gelatinosa de um bom suplemento de vitamina D.

Outro exemplo é os dos shakes: é possível preparar um shake de proteína de morango com cereja, incluindo shake em pó solúvel sabor morango, leite semidesnatado, cerejas frescas sem caroço e cortar uma cápsula de vitamina D gelatinosa no momento do preparo.

Quais as verduras que têm vitamina D?

Da mesma forma que as frutas não possuem vitamina D, as verduras e legumes também não possuem.

Fora os alimentos de origem animal, somente alguns de origem vegetal contém a vitamina D em sua composição. São eles: leveduras, fungos e cogumelos (Shitake).

O que é bom para repor a vitamina D?

Nosso corpo obtém o nutriente através de três formas: alimentos com vitamina D, suplementos e produção do próprio corpo em reação ao estímulo gerado pela exposição ao sol.

A exposição aos raios ultravioletas B (UVB) provenientes do sol, é a principal forma que nós, seres humanos, podemos obter a vitamina D.

Isso acontece porque temos presente na pele uma molécula semelhante às moléculas de colesterol, que é uma precursora da vitamina D ativada pelas energias dos raios UVB.

Somente 20% da vitamina D presente em nosso organismo vem do consumo de alimentos, a maioria, ou seja 80% dela é produzida pelo nosso próprio corpo.

Entretanto, devido ao crescimento da carência da vitamina D em diversos grupos populacionais, a maioria dos profissionais da saúde  – incluindo a Sociedade de Endocrinologia –  incentivam o consumo estratégico de suplementos de vitamina D.

Quer saber mais?

Referências:

MEYERS, Linda D.; OTTEN, Jennifer J.; HELLWING, Jeniffer Pirzi. Dietary reference intakes : the essential guide to nutrient requirements, 2006. Disponível em <https://www.nal.usda.gov/sites/default/files/fnic_uploads/DRIEssentialGuideNutReq.pdf>

VHITA, blog. O que você precisa saber sobre Vitamina D | Dra. Priscila Gontijo. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d/>

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. Núcleo de estudo e pesquisas em alimentos (NEPA), UNICAMP, 2011. Disponível em <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf>

4/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

34 comentários em “Frutas com vitamina D, alimentos e sucos | Dra. Gontijo”

  1. OLÁ,TENHO 50 ANOS,FIZ ALGUNS EXAMES E A MINHA VITAMINA D ESTA 8,ESTOU TOMANDO SANY 50000.
    SÓ ESTA VITAMINA É O SUFICIENTE OU DEVERIA TOMAR OUTRA MEDICAÇÃO?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  2. Boa noite , tenho cauculo renal,e estou com vitamina D baixíssima deu 18. Gostaria de saber se posso tomar vitamina D? O meu medico pediu pra eu tratar as pedras dos rins ora depois repor a vitamina D.

    1. Ale, tudo bem?

      Nesse caso recomendamos que siga a orientação médica, pois o cálcio e vitamina D em excesso podem causar pedras nos rins e piorar a função renal. Mas caso você queira uma segunda opinião para analisar seus exames, sugiro que marque uma consulta com um médico da sua confiança. 🥰

  3. Marineis jesus santos

    oi tenho lupos e não posso tomar sol
    o medico passou vitamina D pra me tomar
    uma capicula por semana
    e pediu pra tomar bastante súco e comer bastante verdura e legumes
    e frutas
    ele disse q acerola e rica em vitamina D
    mais agora lendo esse artigo fiquei em dúvida

    1. Tomar sol é super importante, mas dependendo do organismo, é necessário suplementar. Por isso é recomendado uma dosagem de 2000 ui de vitamina D ao dia, uma dosagem segura para quem não tem recomendação médico de uma dosagem maior. Beijos 😉

  4. José Benedito de oliveira

    Olá tudo bem, meu nome é José sofri com disidrose por seis anos ,passei todo tipo de pomada e nenhuma resolvia ,aí um belo dia de DEUS um farmacêutico me disse para tomar vitamina D3 5000, tomei uma por dia antes das refeições em trinta dias minhas mãos e pé virou pele de nenê que maravilha, se eu soubesse antes não teria sofrido tanto tempo, gostaria de saber por quanto tempo posso tomar e depois parar com a vitamina, desde já agradeço

    1. Olá José, tudo bem?

      Nesse caso, recomendamos que faça um acompanhamento médico, pois como possui um problema específico, o correto é que o profissional faça uma avaliação em você e assim defina como deve seguir com um tratamento 🙂

  5. Boa noite eu me chamo Silvana tenho 45 anos meu médico recomendou eu vitamina D só que eu tomei a de 5000 só que eu esqueci e tomei 15 dia direito tem algum problema não senti nada

  6. Minha filha tem dermatite Herpetiforme, e precisa de vitamina D. Preciso muito de uma vitamina D que não tenha lactose, corantes amarelos e corantes vermelho carmesim e glúten. Tem alguma sugestão?

    1. Maria, tudo bem por aí?

      Conforme falamos no post, vitamina D não é encontrada em fruta, verduras e legumes. Fora os alimentos de origem animal, somente alguns de origem vegetal contém a vitamina D em sua composição. São eles: leveduras, fungos e cogumelos (Shitake).

      1. A vitamina D é um homônimo certo . Eu tenho sérios problemas com homônimo , sempre que vou tormar a vitamina D tenho crescimento das mamas e na minha barriga parece que tem muitas formigas andando.por que ? No meu caso só o sol ?

        1. Olá Martha, tudo bem?

          A vitamina D é um micronutriente também considerado um pré hormônio devido sua estrutura química e função. É fundamental para a absorção de minerais como o cálcio e o fósforo no osso, participa do processo de diferenciação de células ósseas, ou seja, participa diretamente da saúde óssea e muscular esquelética.

          O mais indicado é que faça uma avaliação médica para averiguar os sintomas que está nos apresentando. Ele terá uma avaliação mais assertiva! 🙂

          1. Sandra, tudo bem?

            O consumo de ômega 3 é mundialmente reconhecido por atuar no controle do colesterol total. Ele ajuda a reduzir o colesterol LDL considerado colesterol ruim e aumentar o HDL conhecido como colesterol bom. A recomendação de consumo para esses benefícios é o mínimo de 1200 mg de Ômega 3 ou 2 cápsulas do nosso Ômega 3 ao dia.

            Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas

      2. Minha mae tem 63 anos. Tem retro colite. Gostaria de saber como ela pode tomar suplemento de vitamina d. Qual a dosagem e por quanto tempo. Me esclarecam por favor. Obrigado

        1. Lucy, tudo bem por aí?

          Pode sim! Inclusive o consumo do ômega 3 para casos de colite pode ser adotado! Ele, assim como a vitamina D, atua nas inflamações do organismo. Agora, para recomendarmos dosagem para sua mãe, o ideal é ela passar em um médico pois ele consegue, através de alguns exames clínicos, prescrever a melhor estratégia de consumo da vitamina D. Esperamos ter ajudado 🙂

          1. Rosilene Gonçalves Victorio

            Minha filha tem 15 anos pesa 40 kilos não come doces,carnes mais o colesterol e triglicérides deu alto também a falta de vitaminas D gostaria de um cardápio para está ajudando ela,o médico disse que a falta de vitaminas pressiona o fígado gostaria de saber mais sobre o assunto.

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        quinze − 7 =


        The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.