Vitaminas A, B, C, D, E, K | Benefícios e fontes desses nutrientes

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Você já deve ter ouvido falar nas vitaminas A, B, C, D, E, K, mas sabe para quais suas funções dentro do organismo? Neste post vamos te explicar tudo sobre elas. 

Vitaminas: o que são?

Vitaminas são compostos essenciais para nosso corpo, que realizam diversas funções e a maioria pode ser adquirida por meio da alimentação, estando presentes em alimentos de origem animal e vegetal. Veja explicação de cada vitamina (A, B, C, D, E, K), abaixo:

Vitamina A

A vitamina A, é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, se dissolve em gordura e tem diversas funções no nosso corpo. Ela é essencial para a saúde dos olhos e visão, estimula a produção do hormônio de crescimento, previne infecções. 

A falta de vitamina A pode causar anemia, problemas na visão e, em casos graves, cegueira. 

As principais fontes de vitamina são: fígado, queijo, leite integral, gema de ovo e peixe.

Além de alimentos ricos em caroteno, uma substância que promove a produção de vitamina A no organismo. Por exemplo: manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, abóbora, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião.

No entanto, as mais ricas fontes de provitamina A são dois óleos, amplamente encontrados no nordeste brasileiro: dendê e buriti.

Complexo  de vitaminas B

Chamamos de complexo B, porque, na verdade, ele reúne várias vitaminas importantes para nosso organismo. Essas vitaminas realizam diversas funções, separamos as principais: atuam na saúde da corrente sanguínea, dão mais energia ao corpo, combatem o cansaço, melhoram o sistema de defesa, ajudam a equilibrar emoções. 

As principais fontes das vitaminas desse complexo são: carnes (principalmente fígado), verduras e legumes verde escuros, cereais. 

Vitamina C

A vitamina C é muito popular no Brasil, esse nutriente hidrossolúvel (solúvel em água) é importante para a manutenção do organismo humano. Listamos as principais funções da vitamina C

  • Atua no sistema de defesa;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Reduz sintomas da gripe;
  • Melhora a aparência da pele;
  • Confere elasticidade à pele;
  • Fortalece os cabelos.

As principais fontes de vitamina C são: acerola; laranja; mamão; caju; morango; goiaba; kiwi; pimentão.

Quando suplementar vitamina C?

Os suplementos de vitamina C são muito comercializados no Brasil, principalmente por sua atuação no sistema de defesa. Mas é necessário suplementar esse nutriente? Bom, a quantidade mínima recomendada pelos órgãos de saúde, de vitamina C, por dia é, em média, de 90 mg, para adultos. 

É possível consumir essa quantidade por meio da ingestão de alguns tipos de frutas e verduras, mas nem todos conseguem, e para as pessoas que não conseguem consumir a quantidade necessária de vitamina C por meio da alimentação, a suplementação é uma boa opção. 

Mas recomendamos sempre que você procure um médico e veja quais as suas necessidades e se é fazer uso dos suplementos de vitamina C. 

Vitamina D

Muito conhecida pela sua relação com o sol, a vitamina D promove muitos benefícios para nosso organismo, ela atua na proteção do tecido ósseo, evitando o enfraquecimento de osso, fortalece os cabelos, previne alguns tipos de câncer; previne diabetes, previne e atua no tratamento de doenças respiratórias, atua no sistema de defesa.

A vitamina D é obtida de duas formas, por meio da alimentação e da exposição solar, sendo que uma não exclui a necessidade da outra. Os alimentos ricos em vitamina D são: peixes, como: arenque, sardinha, salmão; óleo de bacalhau; cogumelos frescos e secos.

E recomenda-se a exposição solar de 15 minutos, por dia, com contato direto da luz do sol com a pele.

Vale lembrar que mais da metade da população brasileira sofre com insuficiência de vitamina D no organismo, então a suplementação desse nutriente costuma ser recomendado. Por isso, recomendamos que você busque um médico e veja se seus níveis de vitamina D estão corretos e, caso necessário, adeque uma suplementação. 

Vitamina E 

É uma vitamina com grande potencial antioxidante, então atua prevenindo inflamações e infecções, como gripes e resfriados. Também previne alguns tipos de câncer, além de ajudar na regulação da saúde intestinal.

As principais fontes de vitamina E são: vegetais verde escuros, ovo, nozes.

Vitamina K 

A vitamina K ajuda na absorção de cálcio no organismo, cuidando da saúde dos ossos, além de participar da coagulação sanguínea, evitando hemorragias e promovendo cicatrização. 

As principais fontes de vitamina K são: brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes.

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2 comentários em “Vitaminas A, B, C, D, E, K | Benefícios e fontes desses nutrientes”

    • Luis, tudo bem por aí?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado dos nossos conteúdos! Estamos aqui para te informar! Conte sempre com a gente 😉

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