Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra aqui

| | , ,

Os suplementos alimentares estão em alta no mercado. Alguns deles, como o Ômega 3, estão na lista daqueles que oferecem diversos benefícios ao nosso corpo.

No entanto, pensando no máximo aproveitamento do produto, aparecem também algumas dúvidas. A principal delas: Qual é o melhor horário para tomar Ômega 3? Fique com a gente que vamos te explicar mais sobre esse suplemento!

Existe um melhor horário para tomar Ômega 3?

Embora essa seja uma pergunta muito comum com relação a qualquer suplemento, não temos uma resposta única e direta para dar a você no caso do Ômega 3.

Considerando os estudos científicos, não há evidências inquestionáveis que mostram que tomar o suplemento em determinado horário vai te trazer mais ou menos benefícios. 

Nenhum experimento é indiscutível, mas há um consenso entre médicos e nutricionistas que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. E essa não é uma escolha aleatória, existem duas razões para essa indicação: evitar o refluxo e potencializar o aproveitamento de algumas vitaminas.

Consumir Ômega 3 com as principais refeições evita o refluxo

A primeira razão para pensar nas refeições principais como melhor horário para tomar Ômega 3 é porque essa prática evita o refluxo. Muitas pessoas reclamam de sentir um gosto forte de peixe após o seu consumo.

Isso acontece principalmente com aqueles que tomam o produto em jejum, pois nesse momento o estômago está preparado para absorver o máximo dos nutrientes que ingerimos. Como você está consumindo o produto antes de qualquer alimento, ele acaba focando na absorção do suplemento. O resultado? Um sabor mais forte no paladar.

Por isso, o ideal é consumi-lo junto de uma refeição completa. Assim, o estômago vai dividir atenção com outros alimentos e o gosto do suplemento não vai ficar tão forte.

Dica especial contra o refluxo: congele a cápsula

Uma dica extra que podemos te dar para evitar o refluxo é deixar a cápsula no congelador. Quando ela estiver com temperatura mais fria, o corpo leva maior tempo para digeri-la e, assim, evita o sabor de peixe que citamos anteriormente. Consequentemente, você terá menores problemas com o refluxo.

O consumo do suplemento melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis

Além da questão do refluxo, outra vantagem de consumir ômega 3 junto com as refeições principais é aumentar a absorção de vitaminas lipossolúveis (são digeridas em gordura). É o caso das vitaminas A, D, E e K, por exemplo.

E o que isso tem a ver com a refeição principal? Como você tende a consumir mais alimentos ricos nessas vitaminas em refeições maiores, o corpo pode aproveitá-las melhor com o consumo do suplemento.

O mais indicado é consumir Ômega 3 com as refeições principais.

Como você viu, ainda não existem provas indiscutíveis por parte da ciência sobre qual o melhor horário para consumir o suplemento. No entanto, a recomendação é que você tome o ômega 3 junto com as refeições principais para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Agora que você já entendeu qual o melhor horário para tomar Ômega 3, talvez se interesse em saber os diferenciais para escolher uma boa versão desse suplemento, certo? Então clique no banner abaixo e descubra quatro diferenciais de um bom produto!

Quer saber mais?

 
Anterior

Conheça a Vhita | Empoderamento e longevidade são prioridades

Ômega 3 em cápsulas e outras opções

Próximo

20 comentários em “Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra aqui”

  1. Adoooorei o texto!!! Muito útil!!!
    Eu gosto de tomar perto do horário de jantar antes de dormir!
    Não me dá refluxo e eu nunca esqueço!! 🙂

    Responder
  2. Uso junto com o collagen no café da manhã por ser uma boa refeição que faço e com calma rs, assim não esqueço de nenhum

    Responder
    • Você pegou o esperíto da coisa Priscila rs
      O ideal é justamente esse, não sentir nenhum tipo de desconforto nem esquecer de suplementar =)

      Responder
    • Bom dia Sheila!
      Não tem problema algum, se você não sente nenhum tipo de desconforto ou refluxo, o importante é não esquecer de consumir nenhum dia =)
      Qualquer outra dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
  3. Tomo omega 3, um polivitamínico e óleo de alho antes de dormir. Está é a melhor forma de aproveitar os nutrientes? Tomar juntamente azeite de oliva faria diferença?

    Responder
    • Boa tarde Souza!
      Como vai?
      Sobre a sua dúvida, caso você tenha orientação médica ou de seu nutricionsita, deve seguir, por ser algo individualizado.
      Mas caso não tenha, não existe um melhor horário para consumir nenhum desses suplementos. Pelo menos no caso do ômega 3, o que importa é o consumo diário, independente do horário.
      Caso você esteja bem adaptado a consumir dessa forma, pode continuar, mas caso sinta qualquer tipo de desconforto abdominal, recomendamos o consumo do ômega 3 junto a refeições grandes. Enquanto o polivitamínico deve ser avaliado junto ao seu médico.
      No caso do azeite, o consumo junto a alimentação em alimentos como a salada, é o suficiente 🙂
      Caso tenha mais dúvidas,
      Estamos à disposição!!

      Responder
    • Oi Elzabe, tudo bem?
      A quantidade de cápsulas que você precisa tomar, depende da recomendação do rótulo do produto que você escolheu.
      Bons suplementos de ômega 3 conseguem oferecer uma boa concentração em 2 cápsulas, ou seja, é preciso tomar 2 cápsulas ao dia.
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
    • Boa noite Thaís, tudo bem?

      O ômega 3 pode ajudar no desenvolvimento do bebê durante a gestação, mas é imprescindível um acompanhamento médico ou nutricional. Um dos efeitos benéficos do ômega 3 durante a gravidez é a redução das chances de um parto prematuro e assistência no fortalecimento do bebê.

      Ficou mais alguma dúvida? Ficamos a sua disposição 🙂

      Responder

Deixe um comentário