Os suplementos alimentares estão em alta nos tempos atuais. Alguns deles, como o Ômega 3, estão na lista daqueles que oferecem diversos benefícios ao seu usuário. No entanto, pensando no máximo aproveitamento do produto, aparecem também algumas dúvidas. A principal delas? Qual é o melhor horário para tomar Ômega 3?

Existe um melhor horário para tomar Ômega 3?

Embora essa seja uma pergunta muito comum a qualquer suplemento, não temos uma resposta simples e direta para dar a você no caso do Ômega 3. Considerando evidências de estudos científicos até o momento, não há qualquer evidência realmente indiscutível o horário de consumo e aumento de benefícios com a suplementação.

Enquanto nenhum experimento aparece como inquestionável, há consenso entre médicos e nutricionista que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. Naturalmente que essa não é uma simples escolha arbitrária dos profissionais. Existem duas razões para essa indicação: evitar o refluxo e maximizar o aproveitamento de algumas vitaminas.

Consumir Ômega 3 com as principais refeições evita o refluxo

A primeira razão para pensar nas refeições principais como melhor horário para tomar Ômega 3 é porque essa prática evita o refluxo. O suplemento apresenta uma reclamação muito comum de sentir gosto de peixe muito intensamente após o seu consumo.

Isso acontece especialmente para aqueles que fazem o uso do produto em jejum, pois nesse momento o estômago está preparado para absorver o máximo dos nutrientes que ingerirmos. Como você está consumindo o produto antes de qualquer alimento, ele acaba focando na absorção do suplemento. O resultado? Um sabor mais forte no paladar.

Por isso, o ideal é consumi-lo junto de uma refeição completa. Assim, o estômago acabará dividindo atenção com outros alimentos e, portanto, o gosto não fica tão forte.

Dica especial contra o refluxo: congele a cápsula

Uma dica extra que podemos dar para evitar o refluxo é deixar a cápsula no congelador. Quando ela estiver com temperatura mais fria, o corpo leva maior tempo a digeri-la e, assim, também evita a influência do sabor de peixe que citamos anteriormente. Consequentemente, você terá menores problemas com o refluxo.

O consumo do suplemento melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis

Além da questão do refluxo, outra vantagem de usar as refeições principais para consumir o Ômega 3 é maximizar a absorção de vitaminais lipossolúveis. É o caso das vitaminas A, D, E e K, por exemplo.

E o que isso tem a ver com a refeição principal? Como você tende a consumir mais alimentos que oferecem essas vitaminas nessas refeições maiores, o corpo pode aproveitá-las melhor com o consumo do suplemento.

Até que a ciência prove o contrário, fica a recomendação do consumo de Ômega 3 com as refeições principais.

Como você viu, ainda que não existem provas irrefutáveis por parte da ciência sobre um melhor horário para consumir o suplemento. No entanto, a recomendação é que o uso seja durante as refeições principais para o máximo aproveitamento dos seus benefícios.

Agora que você já entendeu o melhor horário para tomar Ômega 3, talvez se interesse em saber os diferenciais para escolher uma boa versão desse suplemento, certo? Então clique no banner abaixo e descubra quatro diferenciais de um bom produto!