Pular para o conteúdo
Home » Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!

Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!

Qual melhor horário para tomar ômega 3.
4 minutos de leitura

O ômega 3 não é produzido naturalmente pelo nosso organismo e deve ser obtido através da alimentação. O nutriente desempenha diversas funções importantes em nosso corpo, então seu consumo tem muitos benefícios para a saúde.

É devido a essa importância que a procura pela sua suplementação aumentou. Alguns suplementos alimentares têm particularidades em seu consumo, e não podem ser consumidos em qualquer momento do dia. 

Nesse caso, o melhor horário para tomar ômega 3 é junto com as refeições principais. Essa escolha facilita a digestão do suplemento, além de potencializar os seus benefícios, pois promove melhor absorção das vitaminas da refeição.

Benefícios do melhor horário para tomar ômega 3

1. Consumir com as principais refeições evita o refluxo

O suplemento de ômega 3 é feito a partir do óleo de peixe. Por causa de sua matéria-prima, algumas pessoas reclamam sobre sentir um gosto forte de peixe após o seu consumo.

Isso acontece principalmente com aqueles que tomam o produto em jejum, pois nesse momento o estômago está preparado para absorver o máximo dos nutrientes que ingerimos.

Em outras palavras, ao consumir o produto antes de qualquer alimento, o corpo foca  na absorção do suplemento. Resultando em um sabor mais forte no paladar.

Por isso, o ideal é consumir o suplemento junto de uma refeição completa. Assim, o estômago vai dividir a sua atenção com outros alimentos e o gosto do suplemento não vai ficar tão forte.

Dica especial contra o refluxo: congele a cápsula

Uma dica extra para evitar o refluxo que ocasiona o gosto forte de peixe é deixar a cápsula no congelador. Quando ela estiver em temperatura mais fria, o corpo leva mais tempo para realizar a digestão e, assim, evita o sabor de peixe residual após o consumo do suplemento. 

2. Consumir com as principais refeições melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis

Outra vantagem de utilizar o suplemento junto com as refeições principais é aumentar a absorção de vitaminas lipossolúveis. Essas vitaminas precisam ser consumidas junto de outras fontes de gordura, como o ômega 3, para serem absorvidas de forma ideal.

As vitaminas lipossolúveis, ou solúveis em gordura, são A, D, E e K. Melhorar a absorção das vitaminas não é um benefício direto ou exclusivo do ômega 3. No entanto, é adicionado a lista das vantagens da suplementação quando o consumo ocorre junto às refeições principais.

Além de consumir de utilizar o nutriente no horário ideal, também é importante escolher uma marca que forneça um suplemento de qualidade. Por isso, fique atento ao rótulo na hora da compra. 

Tomar ômega 3 em jejum faz mal?

Não. Ao ingerir o suplemento nesse horário, não ocorre nenhum problema de absorção ou diminuição do seu efeito. Entretanto, a sua matéria-prima é o óleo de peixe, o que causa esse refluxo com gosto residual de peixe, incomodando muitos usuários e diminuindo a aderência ao suplemento. 

Caso você utilize a estratégia de jejum intermitente para ajudar na perda de peso, aproveite os horários das refeições para consumir o suplemento de ômega 3. Assim você evita os possíveis desconfortos relacionados aos consumo do nutriente em jejum.

Ômega 3 e vitamina D pode tomar junto?

Como mencionado, a vitamina D é lipossolúvel e tem sua absorção potencializada quando consumida junto de outras fontes de gordura. Portanto, ômega 3 e vitamina D podem ser tomados juntos, sendo benéfico esse consumo.

Além disso, os nutrientes estão associados no tratamento e prevenção de algumas doenças como depressão artrite reumatoide, diabetes gestacional e na melhora da função renal de pacientes com diabetes mellitus.

Como tomar ômega 3?

Quando escolher uma marca do suplemento, procure por aquelas que têm as maiores concentrações de EPA e DHA por cápsula. EPA e DHA são as gorduras que compõem o ômega 3 e promovem seus benefícios. 

A recomendação é consumir de 600 a 1400 mg de EPA e DHA por dia. Escolha a marca que promove esse consumo com o menor número de cápsulas. Assim, melhorando o custo-benefício do suplemento. Outro ponto importante é a qualidade do suplemento. Procure nos rótulos por selos de certificações internacionais que assegurem a qualidade do produto, como o selo IFOS.

Quer saber mais?

3.6/5 - (5 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

75 comentários em “Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!”

    1. Bom dia Sheila!
      Não tem problema algum, se você não sente nenhum tipo de desconforto ou refluxo, o importante é não esquecer de consumir nenhum dia =)
      Qualquer outra dúvida,
      Estamos a disposição!

  1. Adoooorei o texto!!! Muito útil!!!
    Eu gosto de tomar perto do horário de jantar antes de dormir!
    Não me dá refluxo e eu nunca esqueço!! 🙂

    1. Pingback: Como tomar ômega 3: antes ou depois das refeições? – Welovit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.