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Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra aqui

Qual melhor horário para tomar ômega 3.

Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra aqui

De fato, os suplementos alimentares estão em alta no mercado. Alguns deles, como o ômega 3, estão na lista daqueles que oferecem diversos benefícios ao nosso corpo.

No entanto, pensando no máximo aproveitamento do produto, surgem também algumas dúvidas. A principal delas: Qual é o melhor horário para tomar Ômega 3?

Você tem essa dúvida? Então, fique com a gente que vamos te explicar mais sobre esse suplemento!

Existe um melhor horário para tomar Ômega 3?

Embora essa seja uma pergunta muito comum com relação a qualquer suplemento, não temos uma resposta única e direta para dar a você no caso do Ômega 3.

Considerando os estudos científicos, não há evidências inquestionáveis que mostram que tomar o suplemento em determinado horário vai te trazer mais ou menos benefícios. 

Mas, há um consenso entre médicos e nutricionistas de que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. Isso porque a ingestão do ômega 3, que é um óleo, junto com as refeições maiores pode evitar o refluxo e potencializar o aproveitamento de algumas vitaminas.

Consumir Ômega 3 com as principais refeições evita o refluxo

A primeira razão para pensar nas refeições principais como melhor horário para tomar Ômega 3 é porque essa prática evita o refluxo. Muitas pessoas reclamam de sentir um gosto forte de peixe após o seu consumo.

Isso acontece principalmente com aqueles que tomam o produto em jejum, pois nesse momento o estômago está preparado para absorver o máximo dos nutrientes que ingerimos.

Em outras palavras, como você está consumindo o produto antes de qualquer alimento, o corpo acaba focando na absorção do suplemento. O resultado? Um sabor mais forte no paladar.

Por isso, o ideal é consumi-lo junto de uma refeição completa. Assim, o estômago vai dividir atenção com outros alimentos e o gosto do suplemento não vai ficar tão forte.

Dica especial contra o refluxo: congele a cápsula

Uma dica extra que podemos te dar para evitar o refluxo é deixar a cápsula no congelador. Quando ela estiver com temperatura mais fria, o corpo leva maior tempo para digeri-la e, assim, evita o sabor de peixe que citamos anteriormente. Consequentemente, você terá menores problemas com o refluxo.

O consumo do suplemento melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis

Em segundo lugar, outra vantagem de consumir ômega 3 junto com as refeições principais é aumentar a absorção de vitaminas lipossolúveis (são digeridas em gordura). É o caso das vitaminas A, D, E e K, por exemplo.

E o que isso tem a ver com a refeição principal? Como você tende a consumir mais alimentos ricos nessas vitaminas em refeições maiores, o corpo pode aproveitá-las melhor com o consumo do suplemento.

O mais indicado é consumir Ômega 3 com as refeições principais.

Como você viu, ainda não existem provas indiscutíveis por parte da ciência sobre qual o melhor horário para consumir o suplemento.

No entanto, a recomendação é que você tome o ômega 3 junto com as refeições principais para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Agora que você já entendeu qual o melhor horário para tomar Ômega 3, talvez se interesse em saber os diferenciais para escolher uma boa versão desse suplemento, certo?

Então clique nos links abaixo e descubra como escolher um bom suplemento e os diferenciais de um bom produto!

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Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

57 comentários em “Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra aqui”

    1. Boa noite Thaís, tudo bem?

      O ômega 3 pode ajudar no desenvolvimento do bebê durante a gestação, mas é imprescindível um acompanhamento médico ou nutricional. Um dos efeitos benéficos do ômega 3 durante a gravidez é a redução das chances de um parto prematuro e assistência no fortalecimento do bebê.

      Ficou mais alguma dúvida? Ficamos a sua disposição 🙂

    1. Oi Elzabe, tudo bem?
      A quantidade de cápsulas que você precisa tomar, depende da recomendação do rótulo do produto que você escolheu.
      Bons suplementos de ômega 3 conseguem oferecer uma boa concentração em 2 cápsulas, ou seja, é preciso tomar 2 cápsulas ao dia.
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

    2. Boa tarde eu faço tratamento com metformina .Resolvi tomar meu ômega 3 depois do almoço meia hora depois do metformina.
      Mas mesmo assim ainda sinto um pouco do desconforto no refluxo.
      O que posso fazer pra melhorar?

      1. Oii Iracema, tudo bem? Para ajudar no desconforto você pode consumir a cápsula do ômega 3 gelada. Deixar na geladeira pelo menos 30 minutinhos antes de consumir. Caso continue o desconforto, recomendo você entrar em contato com um profissional para te orientar melhor =)

  1. Pingback: Como e qual o melhor horário para tomar ômega – Nala

  2. Tomo omega 3, um polivitamínico e óleo de alho antes de dormir. Está é a melhor forma de aproveitar os nutrientes? Tomar juntamente azeite de oliva faria diferença?

    1. Boa tarde Souza!
      Como vai?
      Sobre a sua dúvida, caso você tenha orientação médica ou de seu nutricionsita, deve seguir, por ser algo individualizado.
      Mas caso não tenha, não existe um melhor horário para consumir nenhum desses suplementos. Pelo menos no caso do ômega 3, o que importa é o consumo diário, independente do horário.
      Caso você esteja bem adaptado a consumir dessa forma, pode continuar, mas caso sinta qualquer tipo de desconforto abdominal, recomendamos o consumo do ômega 3 junto a refeições grandes. Enquanto o polivitamínico deve ser avaliado junto ao seu médico.
      No caso do azeite, o consumo junto a alimentação em alimentos como a salada, é o suficiente 🙂
      Caso tenha mais dúvidas,
      Estamos à disposição!!

    1. Boa tarde Wilma!
      Tudo bem?
      O ômega 3 é um importante suplemento para o combate a doenças neurodegenerativas como Alzeheimer, Parkison e disturbios psicológicos como depressão, quadros de ansiedade e até mesmo para melhorar a vitalidade.
      Os pesquisadores e cientístas dizem que a deficiência de ômega 3 no nosso organismo pode agravar esses problemas, portanto a suplementação e o consumo de ômega 3 é bastante recomendada por profissionais da saúde médicos e nutricionistas =)

      Nós temos alguns textos falando sobre esse assunto, caso queira mais informações:
      1. https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
      2. https://blog.vhita.com.br/omega-3-e-depressao/
      3. https://blog.vhita.com.br/omega-3-antidepressivo/

      Qualquer dúvida,
      Estamos a disposição!

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