BCAA em pó | Qual a melhor maneira de suplementar?

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BCAA em pó, injetável, líquido ou em cápsulas? Quer saber qual a melhor maneira de suplementar? Confira aqui como tomar e qual opção ideal do suplemento para você.

BCAA o que é? 

O BCAA é um composto de três aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (leucina, valina e isoleucina), ou seja, nosso corpo não produz essas substâncias, por isso, precisamos consumi-las. Os aminoácidos são os componentes das proteínas, então o BCAA tem como função, entre outras, ajuda no ganho proteico.

Veja abaixo as diferentes apresentações do suplemento e qual a melhor.

BCAA em cápsulas

Essa apresentação do suplemento é muito prática, pois é fácil de levar para qualquer lugar e você pode tomar, sem ter que se preocupar com o preparo. Porém, seu custo de produção é mais alto, então o preço do produto vai ser mais caro também. 

O BCAA dessa forma não tem uma concentração muito pura de aminoácidos, pois para dar volume ao produto, outras substâncias são adicionadas às cápsulas. 

BCAA injetável

A primeira coisa que você deve saber é que, apesar de ser uma prática comum em centros estéticos, médicos e nutricionistas não indicam essa forma de suplementação. Pois injetar BCAA pode ser perigoso,  já que existe o risco de contaminação e inflamação ou infecção pela injeção.

Além disso, não há estudos que comprovam seus benefícios ou sua eficácia para o corpo humano. Então, não recomendamos que você utilize esse método. 

BCAA líquido

Assim como a versão em cápsulas, tem uma boa praticidade, pois já vem pronto para o consumo, então você pode tomar em qualquer lugar, sem ter que preparar nada. 

Mas essa versão tem um custo mais alto do que as outras. E fique atento à validade do produto, pois ela tem menor duração do que as outras apresentações.

BCAA em pó

Essa versão é muito boa pela pureza do produto, pois durante a produção do BCAA “Natural” são adicionados somente os aminoácidos que compõem o suplemento (leucina, valina e isoleucina). Então ele vai ter uma alta concentração.

Com relação ao sabor, o BCAA natural pode ser um pouco amargo, mas existem versões com sabor, para facilitar o consumo.

E para tomar, recomendamos que você dilua em água e beba, então, tenha uma coqueteleira em mãos, para otimizar o processo. 

O BCAA em pó tem uma rápida absorção no organismo e é a apresentação mais barata do suplemento. Por isso, é uma opção muito válida. 

Como tomar BCAA em pó?

O BCAA em pó deve ser diluído em água e consumido, assim você tem uma boa absorção e não adiciona nada além dos aminoácidos presentes no produto. 

A recomendação é que você tome 7g de BCAA, diluídos em 200ml de água, por dia. O melhor horário para tomar, pode variar, de acordo com seus objetivos e necessidades. 

BCAA antes do treino

O BCAA ajuda a reduzir a fadiga e dá mais energia, então tomar antes dos treinos é uma boa ideia para ter mais disposição para completar os exercícios. 

Além disso, o BCAA diminui as dores musculares causadas pelo esforço físico.

BCAA após o treino

Após os treinos, o corpo fica mais cansado e consegue absorver mais nutrientes, então ao tomar o BCAA após o exercício, seu organismo pode aproveitar melhor os aminoácidos presentes no produto e aumentar a produção de proteínas. 

O BCAA também reduz as dores causadas pelo esforço e ajuda na recuperação muscular. 

É válido lembrar que o BCAA é um complemento nutricional, por isso não deve ser usado para substituir refeições. Inclusive, associar o seu consumo com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, potencializa, ainda mais, seus resultados.

E claro, tudo depende seu objetivo, recomendamos que você procure um profissional para adequar sua suplementação, doses e horários para obter os melhores resultados.

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