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Cochilinho pós-almoço? #NV5

melatonina para que serve
9 minutos de leitura

O maior obstáculo às descobertas não é a ignorância; é a ilusão do conhecimento.”

Daniel J. Boorstin

A dúvida nunca é ruim… Ela nos faz parar para pensar e entender o que está a nossa frente. O problema é achar que sabe tudo. Esse sim é o grande muro a ser vencido. 🤔

Vamos às notícias de hoje? ✨

SAÚDE DO CORPO EM PAUTA

Porque ele é o nosso templo.

Por que algumas pessoas se sentem cansadas o tempo todo? É o que vamos tentar descobrir hoje.

A fadiga persistente afeta um em cada cinco adultos no mundo, se tornando um problema comumente enfrentado e que vai além da simples necessidade de sono. 🥱

No geral, mulheres se sentem mais cansadas do que os homens, e isso pode vir tanto de doenças crônicas e de sequelas da Covid-19 quanto do resultado de fatores externos, como maior propensão a estresse e má qualidade de sono.

Outros pontos, como desidratação, consumo de cafeína e álcool, e deficiências nutricionais podem contribuir para a fadiga. Então vale sempre uma atenção especial a bons hábitos de rotina, né? 🏃

Além disso, existe também a relação entre as temperaturas extremas que estamos vivendo atualmente como uma causa para o cansaço persistente.

O que você acha? Conta pra gente se você se sente assim ou se está com a disposição em dia e o que faz pra que isso aconteça. É só responder a este e-mail. 💭

Por falar em cansaço, você costuma siestar logo após o almoço? 🛏️

Pra contextualizar, a siesta é um hábito cultural bastante difundido em países de cultura latina, como nossos vizinhos argentinos, na Espanha e até em algumas cidades da Itália e de Portugal. Ele consiste em tirar um tempo depois de almoçar para dormir e recarregar as energias.

Inclusive, em alguns desses países, o comércio até fecha no período da tarde por conta da importância desse momento para eles.

Aspectos culturais à parte, a ciência já comprovou que os supercochilos podem ser bons para a saúde no geral. Essas sonequinhas regulares podem aumentar o volume do cérebro, retardar seu envelhecimento e até mesmo oferecer benefícios cognitivos

Só que temos um ponto: a recomendação é que os cochilos sejam curtos, de 5 a 15 minutos, e não devem substituir o sono noturno adequado, deixando clara a importância da qualidade do sono à noite. 😴

PREVENIR É MELHOR QUE CURAR

Porque ninguém quer ficar doente, não é mesmo?

Que atividade física é um dos pilares para uma boa saúde a gente já sabe. Mas qual o melhor horário para se exercitar? Veja a seguir. 🤔

⏰ MELHOR HORÁRIO PARA EXERCÍCIOS. O desempenho físico varia ao longo do dia, com estudos indicando que o final da tarde (entre 16h e 20h) pode ser o momento de pico para atividades de resistência, como observado em competições olímpicas.

⛅ RITMO CIRCADIANO. O ritmo circadiano, ou relógio biológico, regula funções corporais como sono e apetite, influenciando também o desempenho físico. Exercitar-se em horários consistentes pode ajudar a ajustar esse relógio interno, otimizando o desempenho e os benefícios à saúde.

🏋️ IMPACTO NA SAÚDE. A prática regular de exercícios, adaptada ao ritmo circadiano, pode maximizar efeitos positivos, como a queima de gordura e a redução da pressão arterial. Estudos sugerem que exercícios matinais podem ser particularmente eficazes para queimar gordura.

🧑 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS. Existem variações individuais significativas, incluindo diferenças entre homens e mulheres em como o exercício em diferentes horários do dia afeta o desempenho físico e os resultados metabólicos.

E aí, está gostando do Notícias Vhitais? Então deixe a sua nota para esta edição por aqui e comente alguma sugestão ou crítica a respeito. 🤔

Vai nos ajudar bastante! É só clicar aqui. Ah, e tem CUPOM EXCLUSIVO pra quem responder ao formulário, ok? 🤑

MOMENTO DA LONGEVIDADE

Minutos de reflexão que valem pra vida toda.

Continuando na leitura de ‘Outlive’, essa semana vamos falar sobre um assunto tratado no segundo capítulo: a Medicina 3.0. 🥼

Para entender o que isso significa, antes vamos trazer conceitos da obra que explicam as fases da medicina e o que elas refletem.

👉 MEDICINA 1.0. Esse é o modelo convencional de cuidados de saúde que se concentra principalmente no tratamento de doenças e sintomas logo após sua manifestação.

É uma abordagem reativa, onde os médicos intervêm quando os pacientes apresentam problemas de saúde.

👉 MEDICINA 2.0. Aqui são introduzidas novas diretrizes, com um foco no paciente como um todo, considerando não apenas a doença, mas também os fatores que contribuem para a saúde global do paciente. Um pouco mais de ênfase na prevenção de doenças.

👉 MEDICINA 3.0. A mais recente e completa, ela incorpora avanços tecnológicos e científicos para oferecer cuidados de saúde altamente personalizados e baseados em dados.

Essa abordagem valoriza muito mais a prevenção, usando informações detalhadas sobre o paciente pensando nas doenças antes que elas se manifestem, além de fornecer tratamentos mais eficazes e direcionados.

Está lendo com a gente? Responda a este e-mail com seus pensamentos e conclusões sobre o livro.

Por falar em prevenção, a Vhita possui suplementos que podem auxiliar no dia a dia com mais disposição, energia e memória. Você conhece a Coenzima Q10

🩹 É UM ANTIOXIDANTE. Protege contra danos celulares.

✨ MAIS ENERGIA CELULAR. Aumenta a produção de energia nas células.

❤️‍ SAÚDE CARDIOVASCULAR. Melhora a função cardíaca e reduz a pressão arterial.

💆 PELE BONITA E MACIA. Ajuda a manter a pele saudável.

🧠 CÉREBRO MAIS FORTE. Protege contra doenças neurodegenerativas.

Quer saber mais? Então confira todos os benefícios desse suplemento em nosso site. 💊

NAVEGANDO AS ÁGUAS DA CIÊNCIA

Conhecimento expande as nossas fronteiras.

Por falar em viver mais… Você conhece o mamífero que não envelhece e pode ser a chave para o tratamento de câncer? 🔎

O rato-toupeira-pelado é um mamífero que se destaca por sua longevidade, resistência a doenças, como câncer e diabetes, e insensibilidade à dor, vivendo em média 30 anos

Esses roedores, nativos do nordeste da África, formam colônias subterrâneas altamente organizadas, lideradas por uma rainha reprodutiva. 🐀

Sua capacidade de viver em ambientes com baixo oxigênio e sua estrutura social única oferecem insights valiosos para a pesquisa médica.

Os motivos pelos quais isso acontece ainda são um mistério, mas os pesquisadores têm diversas hipóteses, como uma capacidade de mutação celular mais lenta, que ajuda a evitar doenças genéticas, e alta fertilidade. 🐣

O que você espera dessas descobertas? Conta pra gente.

E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM

O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.

É certo que uma das bases da alimentação brasileira está no arroz com feijão, não é verdade? Mas o que mais de tradição nós temos em nosso país? 🍌

Conhecido pela sua variedade enorme de pratos e preparos, o Brasil figura hoje entre os locais com maior diversidade gastronômica no mundo, e isso se deve, claro, a nossas diferentes origens, que fazem da nossa culinária esse caldeirão de influências.

Na recomendação para essa semana temos “História da Alimentação no Brasil”, uma série-documentário interessantíssima sobre como se formou a identidade culinária do nosso país. 🍽️

Passando por ingredientes chave, como a mandioca e o milho, e pelas influências indígenas e externas, como a africana e a portuguesa, a obra nos delicia com o que nos une como brasileiros: a comida.

Quer ver? Ela está disponível no Amazon Prime Video. 📺

Pra finalizar, queremos saber o que você está achando do Notícias Vhitais. Conta pra gente. 😊

A sua opinião é muito importante pra que nós possamos melhorar, a cada dia, esse canal de comunicação direta com vocês.

Por isso, responda a uma rápida pesquisa dando uma nota pra essa edição e, caso queira, também mande suas críticas e sugestões mais específicas. 👌

É só clicar aqui. Você será redirecionado para um formulário.

Ah, e tem CUPOM EXCLUSIVO pra quem responder à avaliação, ok? Pode soltar o verbo. 💭

É isso… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente direto por aqui, ok? ⌨️

O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade.

Gostou? Encaminhe para os seus amigos.

Esperamos que você tenha uma ótima semana.

Até a próxima segunda. 🙋

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Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

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