Você quer ser destaque no meio da concorrência, não é mesmo? Para isso, além de atrair novos pacientes, você precisa, também, batalhar para conquistar cada vez mais aqueles que já se consultam com você. Mas quais são as ferramentas para fidelização mais eficientes para um nutricionista?

No mundo competitivo — e cheio de incertezas — em que vivemos hoje, há cada vez mais profissionais qualificados disputando o mercado. Em tempos de crise, manter os pacientes é mais barato e seguro do que buscar novos públicos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a fidelizar seus pacientes. Acompanhe!

Capriche no atendimento

Essa é a dica mais importante que podemos dar. Lembre-se de que você lida com pessoas e que deve fazer o possível para causar uma boa impressão. Veja o que você pode fazer para deixar seu paciente satisfeito:

  • seja cordial e gentil;
  • ouça com atenção e permaneça receptivo;
  • dedique tempo à consulta, sem apressar o atendimento;
  • busque atender com pontualidade;
  • ofereça soluções personalizadas e seja flexível às necessidades individuais.

A experiência do seu paciente não é restrita apenas ao momento em que ele conversa com você. Por isso, é importante orientar também outros profissionais, como recepcionistas ou secretários, de modo que toda a equipe seja agradável e prestativa.

Use softwares de nutrição

A tecnologia é uma ótima aliada dos nutricionistas. Ela pode ajudar você em todas as etapas do atendimento, desde a organização da agenda até a elaboração dos planos alimentares dos pacientes.

É muito importante buscar opções que permitam que você acesse seus conteúdos de qualquer lugar (armazenamento em nuvem), seja em um computador no consultório ou diretamente do seu smartphone. Com isso, você consegue verificar seus compromissos quando e onde quiser.

Outra das ferramentas para fidelização é o uso de softwares próprios para nutricionistas, que servem não só para organizar e agilizar seus atendimentos, mas também permitem que você inclua o perfil de seus pacientes, realize avaliações físicas e elabore cardápios, enviando os planos alimentares e as receitas prontamente por e-mail.

Preste um ótimo pós-atendimento

Ao sair do seu consultório, o tratamento do paciente está apenas começando. Você, enquanto peça importante nessa jornada de transformação, deve estar disponível para acompanhar o processo de perto e identificar momentos de fraqueza.

Nessas horas, é importante manter o paciente motivado a perseguir seus objetivos. Por exemplo, você pode enviar sugestões e frases de incentivo por meio de redes sociais ou aplicativos de trocas de mensagem.

Mantenha-se atualizado

A nutrição está sempre evoluindo. É preciso acompanhar as mudanças para oferecer aos seus pacientes opções modernas e eficientes de tratamento. Você pode buscar conhecimento em cursos, congressos e simpósios.

O aprimoramento constante mostra aos seus pacientes que você está antenado a novas referências, o que aumenta sua credibilidade como profissional. Com isso, é mais fácil criar um vínculo e cativar seu público.

Tenha um blog

Ao disponibilizar conteúdos de qualidade na internet, você se aproxima dos seus pacientes. Assim, considere ter um blog para mostrar ao público a importância de adotar uma alimentação equilibrada e de buscar orientação profissional especializada para os processos de reeducação alimentar ou emagrecimento.

Busque, também, manter perfis ativos nas redes sociais. Por meio deles, você pode divulgar seu blog ou compartilhar receitas e outras informações relevantes para seus pacientes.

Pronto! Assim como você, nós também não queremos que seus pacientes lhe abandonem. Por isso, apresentamos as melhores estratégias e ferramentas para fidelização para que você continue prestando um serviço de qualidade e consiga se destacar no meio da multidão.

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