Todos conhecemos os vários benefícios que as atividades físicas proporcionam à saúde e bem-estar. Todavia, tais atividades — quando realizadas de maneira incorreta — podem gerar graves consequências para o corpo. Visando prevenir tais consequências, existem alguns cuidados e dicas para evitar lesões que auxiliam na prática segura dos exercícios.

 

Abaixo separamos algumas orientações com o objetivo de auxiliar você que deseja praticar atividades físicas, sem prejudicar a saúde. Confira!

 

1. Passe por uma avaliação profissional

Mesmo que seja considerado alguém saudável, antes do início de uma atividade física é importante realizar uma avaliação de um profissional, uma vez que ela fornece dados importantes do estado atual da sua saúde. O recomendado é buscar um preparador físico, cardiologista ou ortopedista para fazer uma avaliação do seu sistema cardiorrespiratório e músculo articular.

 

Na consulta, o profissional verifica o nível de condicionamento físico, se há alguma lesão preexistente ou outras alterações que necessitam de maior atenção. Essa avaliação é ainda mais importante caso você não pratique exercícios há algum tempo. Assim, é possível verificar quais tipos podem ser praticados por você.

 

2. Não esqueça do aquecimento

O aquecimento é fundamental antes do início das suas atividades físicas. Ele eleva a temperatura corporal, promove melhora da circulação sanguínea e prepara os músculos e ligamentos para o que será exigido deles. A duração e o tipo de aquecimento dependem do seu preparo físico e da atividade física que você vai realizar, geralmente 5 a 15 minutos são suficientes. Poucos minutos para tantos benefícios, não é mesmo?

 

3. Alongue-se frequentemente

A importância do alongamento é contestada por muitas pessoas, mas para quem é adepto à prática, os ganhos de flexibilidade, relaxamento mental e físico, prevenção e redução de dores e lesões musculares são indiscutíveis. Os alongamentos são recomendados antes, após os exercícios físicos e ao longo do dia.

 

4. Observe a respiração e a intensidade do exercício

Em busca de um físico perfeito e de maior ganho de massa muscular, é comum não prestarmos atenção em nossa respiração e forcarmos em exercícios de maior intensidade. O suor e o cansaço são normais, mas não uma completa sensação de esgotamento durante o treino. O ideal é respirar lentamente e ser cauteloso com a intensidade dos exercícios, nada de sobrecarregar seu corpo!

 

5. Use equipamentos e acessórios adequados

Outras dicas para evitar lesões envolvem o correto uso de equipamentos e acessórios, como o tipo de calçado e roupas usadas durante a atividade física. Alguns esportes necessitam de uma maior absorção de impacto, sendo assim, escolha corretamente seu tênis. Quem realiza atividades ao ar livre deve optar por vestimentas leves e confortáveis.

 

A escolha do local ideal onde realizar a atividade também deve ser considerada. Praticantes de corrida ou caminhada, devem optar por parques ou pistas apropriadas. Aos adeptos da bicicleta, a dica é optar por ciclovias, ciclofaixas ou parques para maior conforto e segurança.

 

6. Cuide da sua alimentação

Uma dieta saudável é a principal aliada dos exercícios físicos, pois, além de fornecer a energia necessária na realização das atividades, garante que você mantenha um peso ideal, o que é importante para evitar lesões. Não pratique atividades em jejum, alimente-se em horários regulares, beba bastante água e procure consumir uma grande variedade de frutas, verduras e legumes.

 

Ao praticar qualquer exercício físico é importante escutar nosso corpo, então, fique atento às dores relacionadas com os movimentos das articulações. Se a dor for persistente, pode indicar que algo não vai bem. Caso isso ocorra, diminua o ritmo ou modifique os exercícios. Além de seguir todas essas dicas para evitar lesões, você deve buscar auxílio de um profissional de educação física para uma melhor orientação e acompanhamento.

 

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários para evitar lesões durante a atividade física, compartilhe esse post e ajude seus amigos a cuidarem ainda mais da sua saúde!