Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Já fez terapia? #NV7

Já fez terapia? #NV7

já fez a terapia
2 minutos de leitura
notícias vhitais

“Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído que precede a derrota.” – Sun Tzu

As escolhas que fazemos todos os dias, considerando sempre bases sólidas de diversas fontes científicas e pilares essenciais, são a chave para viver bem e de forma saudável. Exercícios, alimentação, emocional…

Claro, isso não significa que não possamos nos dar momentos de relaxamento e curtir a vida e o que ela tem pra oferecer. Mas é aquela história: pro bem ou pro mal, é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Vamos as notícias de hoje? 🙂

MAIS SAÚDE MENTAL, POR FAVOR

Essa é a meta de todos os anos.

Falando de boas escolhas, você tem dado atenção ao seu emocional🤔

Sendo um dos pilares essenciais para a longevidade, a mente e a forma como lidamos com o nosso dia a dia são aspectos relevantes para um envelhecimento saudável.

<

Por mais que a medicina nos permita viver muitos anos de vida, queremos sempre que esse tempo extra seja aproveitado de forma lúcida e com qualidade, não é verdade?

Pensando assim, empoderamento psicológico significa investir em resiliência para viver os percalços da vida. É o que dizem os estudiosos no assunto. 

Aqui vão algumas dicas:

💬 MANTENHA UMA VIDA SOCIAL ATIVA. Tenha vários ciclos de amizade, como grupos de leitura, atividades físicas e família. Isso ajuda a não se manter em uma bolha e ter sempre diversas trocas com pessoas diferentes de você.

🧠 EXERCITE O SEU CÉREBRO. Leia livros de assuntos variados, faça palavras cruzadas, se atualize das notícias do Brasil e do mundo e, principalmente, abra a sua mente pro novo. Colocar a cabeça em movimento promove uma mente mais saudável.

🫂 CULTIVE ATITUDES POSITIVAS. Seja gentil com os outros e sempre tente ver o lado positivo de todas as dificuldades. A resiliência é chave para uma vida mais feliz e com menos estresse.

🧘 CUIDE DO SEU EMOCIONAL. Tenha pessoas de confiança para conversar e desabafar sobre suas dificuldades. Nem sempre estamos bem e é muito bom colocar as insatisfações pra fora. E se puder, faça terapia.

😴 E, CLARO, DURMA BEM. O sono é essencial para a manutenção das conexões neurais. Por isso, ter noites tranquilas e bem aproveitadas é sinônimo de qualidade de vida e envelhecimento saudável.

Sabemos que o bom-humor é essencial para que a gente consiga aproveitar o dia da melhor forma, não é mesmo? Mas nem sempre isso é possível. 

Por mais que praticar exercícios e manter uma dieta saudável sejam estratégias mais que reconhecidas e que contribuem para melhorar o estado de ânimo, elas não são as únicas ferramentas disponíveis para alcançar um bom resultado.

Assim, especialistas reuniram 6 práticas que podem ajudar a melhorar o seu humor, mas que não envolvem exercícios físicos ou dieta. Acompanhe. 

📝 ESCREVER. Já experimentou escrever sobre as suas angústias?

📵 FICAR LONGE DO CELULAR. Tempo de tela em excesso é sinônimo de ansiedade.

🌿 CUIDAR DE PLANTAS. Além de melhorar o ar, trazem a sensação de bem-estar.

🎶 CANTAR MÚSICAS. Aumenta a felicidade, a autoconfiança e reduz a solidão.

🧠 APRENDER ALGO NOVO. Pode ser um idioma ou uma habilidade diferente.

🙏 EXERCITAR A GRATIDÃO. Seja orgulhoso e grato pelas suas conquistas.

Claro, essas são apenas dicas, ok? Então não se cobre tanto por sempre estar de bom humor. Às vezes a gente precisa mesmo é de um tempo pra ajustar as coisas. Um dia de cada vez sempre. 

MOMENTO LONGEVIDADE

Minutos de reflexão que valem pra vida toda.

Como prometido, vamos continuar usando as reflexões de nossa leitura do livro ‘Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor’ como pauta desta seção

Hoje vamos trazer a importância de se ter boas estratégias mas, acima de tudo, das táticas para que os objetivos sejam alcançados.

Mas a pergunta é: você sabe a diferença entre tática e estratégia?

Simplificando, a estratégia se define como o planejamento, o traçado para atingir um objetivo – e, aqui pra nós, tudo sempre baseado em ciência.

Já a tática é aquilo que é feito, de fato, para que a estratégia seja seguida. É o que fazemos no AGORA

Veja este diagrama simples: objetivo → estratégia → tática.

Primeiro você define uma meta (viver mais e melhor), depois você traça o que precisa ser feito com base em informação de qualidade (artigos científicosdicas de especialistasaspectos individuais).

Para, em seguida, e o mais importante, botar em prática, nas ações do dia a dia (se alimentar bemse exercitarcuidar do emocional).

E então, o que você tem feito HOJE pro seu AMANHàser mais SAUDÁVEL🙂

E aí, está gostando do Notícias Vhitais? Coloque nos comentários alguma sugestão ou crítica a respeito. 

Vai nos ajudar bastante. Ou se preferir é só clicar aqui e responder o nosso formulário. Ah, e tem CUPOM EXCLUSIVO pra quem responder ao formulário, hein? 

NAVEGANDO AS ÁGUAS DA CIÊNCIA

Conhecimento expande as nossas fronteiras.

Tem se falado muito sobre o jejum e como ele pode trazer benefícios para o corpo. Inclusive, falamos disso em uma edição passada. 

São diversas as perguntas e respostas, mas aqui vão alguns pontos que as principais pesquisas científicas sobre o assunto dão de resultado:

🔬 METABOLISMO. Durante o jejum, o corpo adapta o metabolismo e realiza diferentes processos, liberando a gordura armazenada.

💪 IMPACTOS. Pode melhorar a resposta ao estresse cerebral, reduzir inflamação, fortalecer o coração, melhorar o controle da glicose, e potencialmente auxiliar na qualidade do envelhecimento.

🚴‍♀️ BOAS PRÁTICAS. Qualquer tipo de dieta deve ser coordenada com atividades físicas regulares.

Pois bem… Um ponto importante a se considerar é que ele não funciona para todo mundo e deve ser adaptado à sua realidade. O jejum não é uma verdade universal de boa prática.

Um dos pilares para uma ESTRATÉGIA TÁTICA bem-feitas são os aspectos individuais, lembra? Por isso, vale sempre a consulta com um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta. 

E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM

O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.

Vamos pro nosso momento mais relax… Aquele em que a gente indica uma série ou um filme pra passar as noites da semana. 

Como falamos bastante sobre saúde mental nesta edição, hoje vamos recomendar ‘Explicando a Mente’, da Netflix.

Essa série explica, de forma muito interessante e super dinâmica, aspectos da mente e de como o comportamento humano é complexo e cheio de nuances🗣️

Já está na segunda temporada e explora desde sonhosansiedade e funcionamento da memória até a formação de personalidade e a flexibilidade e suscetibilidade do cérebro adolescente.

Vale muito a conferida. Os episódios são curtos e muito gostosos de assistir. 📺

Pra finalizar, queremos saber o que você está achando do Notícias Vhitais. Conta pra gente. 

A sua opinião é muito importante pra que nós possamos melhorar, a cada dia, esse canal de comunicação direta com vocês.

Por isso, responda a uma rápida pesquisa dando uma nota pra essa edição e, caso queira, também mande suas críticas e sugestões mais específicas. 

É só clicar aqui. Você será redirecionado para um formulário.

Ah, e tem CUPOM EXCLUSIVO pra quem responder à avaliação, ok? Pode soltar o verbo. 💭

É isso… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente direto por aqui, ok? 

Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade.

Gostou? Encaminhe para os seus amigos.

Esperamos que você tenha uma ótima semana.

Até a próxima segunda. 🙋

câncer na família real
5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.