Apesar de encontrarmos muitas informações no mundo virtual, os livros e as revistas continuam sendo essenciais para que os profissionais mantenham suas pesquisas e estudos. Com a nutrição não é diferente: existem vários livros e revista para nutricionistas se atualizarem e discutirem tendências e novidades em seu campo de trabalho.

De olho nos melhores meios de confiabilidade, preparamos uma lista para que você conheça dicas e recomendações valiosas para impulsionar a qualidade de suas consultas e serviços. Confira!

1. “Lugar de médico é na cozinha: cura e saúde pela alimentação viva”

Escrito pelo Dr. Gonzalez Alberto Peribanez, o livro apresenta os efeitos que as mudanças de hábitos e simples substituições saudáveis podem gerar para a qualidade de vida. Ele mostra que é possível obter mais saúde a partir de uma alimentação mais saudável e sem comprometer a rotina.

O livro conta com 88 receitas deliciosas que podem motivar dietas saudáveis, o que permite um cardápio variado e possível para diferentes paladares. O objetivo é apoiar na abordagem de nutrição nutracêutica, probiótica e até mesmo na medicina integrativa — para tratamentos de doenças e condições que atingem a saúde devido à má alimentação e aos hábitos irregulares.

2. “Nutrição oral, enteral e parental na prática clínica”

Importante para quem atua com nutrição clínica, o livro escrito por Dr. Dan Waitzberg é dividido em dois volumes e descreve assuntos pertinentes à biologia molecular e genômica. A abrangência do livro foi obtida com a contribuição de quase 200 profissionais de diversas nacionalidades.

A distribuição do livro está em sua 4ª edição e a sua constante reestrutura e atualização são fatores que justificam o sucesso do conteúdo para diversos nutricionistas.

3. “Você é o que você come: o poder da alimentação natural”

A escritora escocesa Gillian Mckeith criou esse livro com a proposta de expor os benefícios que uma alimentação saudável e equilibrada pode agregar ao bem-estar contínuo dos indivíduos. O livro conta com dicas e ilustrações de diversos pratos saudáveis e atraentes.

As receitas apresentadas são de fácil preparo e viáveis para quem acredita que a rotina turbulenta seja um obstáculo para manter a alimentação saudável.

4. “Nutrição esportiva: uma visão prática”

O livro, escrito por diversos autores, permite que os nutricionistas conheçam um pouco mais sobre a especialização da alimentação voltada para esportistas. Ele é dividido didaticamente em cinco partes e vem a ser um excelente apoio para reduzir a insegurança de nutricionistas recém-formados.

Considerado um manual para quem deseja investir nesse campo, os temas abordados atingem desde os treinamentos e irregularidades alimentares a, até mesmo, o uso de anabolizantes.

5. Revista “Nutrição em Pauta”

É destaque há duas décadas e apresenta sempre diversos assuntos oportunos para os profissionais de nutrição. Com publicações mensais, ela ainda pode ser acessada em versão digital, o que facilita o acesso à informação sem sobrecarga de papéis.

Se o objetivo é manter o engajamento com outros profissionais, vale destacar que essa revista também publica sobre eventos e ações direcionadas para esse campo de trabalho. É possível, ainda, ter acesso a entrevistas com diversos nutricionistas de sucesso, que podem ser referência de carreira e de empreendedorismo.

6. Revista do Conselho Federal de Nutricionistas

Ela pode ser recebida via e-mail a cada quatro meses, mediante cadastro, mas está também disponível em site específico, para os profissionais que não possuem registro. Podemos considerá-la a principal revista para nutricionistas.

As publicações abrangem diversos temas oportunos para os profissionais de nutrição, o que permite que os leitores se mantenham atualizados sobre aperfeiçoamentos e conteúdos que podem ser o diferencial de diagnósticos e estratégias para tratamentos.

Como é possível notar, a busca de conhecimento por profissionais de sucesso não deve ser interrompida após a formatura, pelo contrário — e vai além dos livros técnicos e teóricos. Os livros e as revista para nutricionistas é uma das formas dinâmicas de levar os conhecimentos práticos não só para os profissionais, mas também para os pacientes.