Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » O sal é o vilão? #NV14

O sal é o vilão? #NV14

6 minutos de leitura
noticias-vhitais

A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo.” – F. Scott Fitzgerald

Pois é… Por mais que a persistência seja a base para tudo o que fazemos, é importante saber que, tem horas, que não há outra forma além de voltar do início. E essa é uma das maiores virtudes.

Vamos às notícias de hoje? 🙂

NAVEGANDO AS ÁGUAS DA CIÊNCIA

Conhecimento expande as nossas fronteiras.

Você sabia que a ciência brasileira acabou de descobrir que macacos-prego, bem típicos em nosso país, também desenvolvem a doença de Alzheimer? 🐒

Isso pode abrir uma gama de novas oportunidades de pesquisa para o desenvolvimento de exames e medicamentos contra a doença, afirmam especialistas.

Para os cientistas, poder ter acesso a animais que realmente desenvolvem a patologia, diferente de ratos e camundongos, pode permitir muito mais possibilidades de testes.

O objetivo é entender quando realmente os sinais começam a aparecer no cérebro do primata e de que forma isso se traduz, para nós, como seres humanos. 🧑

Os trabalhos estão, ainda, em seus primeiros passos, mas essas análises já serviram para confirmar o fato de que eles podem ser de grande ajuda para a ciência.

FONTE 📝
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm5rr7e04k8o

SEU MOVIMENTO EM FOCO

Mexer o corpo faz muito bem.

Talvez os exercícios físicos mais simples e corriqueiros sejam os que mais contribuam para a longevidade. É o que dizem os especialistas e a ciência. 🤔

Chamada de força de preensão, simplificando, ela está ligada a movimentos simples, como o aperto de mão ou até mesmo abrir um pote de azeitonas. E a sua capacidade nesse sentido pode impactar bastante a qualidade de vida.

Entre os principais estão o esmagamento, que é o quão forte você consegue segurar com os dedos e a palma da mão, o suporte, que é o quão firme você consegue se pendurar segurando em algo, e o beliscamento, que se refere à capacidade de beliscar algo com os dedos. 🏋️

Para fortalecer esses principais pontos, a CNN Brasil separou alguns exercícios simples, que podem ser feitos em casa e são muito eficazes na hora de melhorar a resistência física.

FONTE 📝
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/conheca-6-exercicios-inusitados-que-podem-ser-a-chave-para-a-longevidade/

SOMOS O QUE COMEMOS

Alimentação é a base para uma vida saudável.

sal, um ingrediente mais do que essencial para praticamente qualquer preparação, seja para adicionar sabor ou como conservante natural, pode ser considerado vilão em muitas dietas. 🧂

Sabe-se que, se utilizado em excesso, ele pode causar ou agravar diversos problemas de saúde, aumentando a pressão arterial e contribuindo para a ocorrência de ataques cardíacos e AVCs.

Estudos sugerem que quem consome muitos ultraprocessados ao longo da semana costuma ingerir muito mais sódio do que o recomendado diariamente. 🥪

Isso, inclusive, ajuda a aumentar o ganho de peso, pois o sal, quando combinado com açúcares simples e gorduras, aumenta o desejo de comer, por tornar o produto hiperpalatável.

O ponto mais importante é: diminua sempre a quantidade de sal que você ingere e, principalmente, evite alimentos ultraprocessados.

FONTE 📝
https://www.bbc.com/portuguese/articles/clkm8wwdg8jo

SAÚDE DO CORPO EM PAUTA

Porque ele é o nosso templo.

E se treinos mais rápidos e de intensidade média fossem o suficiente para aumentar a imunidade? É o que um estudo publicado recentemente tentou comprovar. 💪

De acordo com os cientistas, esse tipo de exercício físico ajuda a aumentar o nível de células “assassinas naturais“, que atuam na defesa de primeira linha no nosso sistema imunológico.

O estudo reuniu dez pessoas entre 18 e 40 anos, que se exercitavam com uma bicicleta ergométrica por meia hora em intensidade moderada.

Com essa descoberta, é esperado que esse reforço imunológico seja especialmente interessante para pessoas com câncer, já que tais células podem ajudar no combate a células tumorais.

FONTE 📝
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/apenas-15-minutos-de-treino-pode-fortalecer-imunidade-sugere-estudo/

E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM

Imagine que você, em outra dimensão, tem a chance de ver a sua vida e refletir sobre os seus propósitos aqui na terra. É o que Soul, uma animação da Pixar, traz aos seus espectadores. ✨

Com muita música, essa obra nos faz, de forma leve e gostosa de assistir, pensar um pouco mais sobre o valor de viver e como as nossas paixões são importantes para que a gente se sinta, de verdade, plenamente felizes e realizados.

O longa está disponível no Disney Plus.

Por hoje é só, pessoal… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente, ok? ⌨️

Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade. 💪

Gostou? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Esperamos que você tenha uma ótima semana.

Até a próxima segunda. 🙋

notícias vhitais
Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.