Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quais os efeitos colaterais do resveratrol?

Quais os efeitos colaterais do resveratrol?

6 minutos de leitura

O resveratrol é um polifenol encontrado na uva, vinho tinto, suco de uva integral, amora, framboesa e cacau.

Entretanto, sua suplementação tem sido bastante recomendada por médicos e nutricionistas por conta dos seus benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardíacas e do envelhecimento precoce.

Todavia, como qualquer suplemento, é importante ficar atento aos possíveis efeitos colaterais que o resveratrol pode causar.

Por isso, a seguir, a Vhita mostrará quais os efeitos colaterais do resveratrol, suas contraindicações e segurança de uso. Acompanhe-nos!

Efeitos colaterais do resveratrol

Embora o resveratrol seja considerado seguro para a maioria das pessoas, ele pode provocar alguns efeitos adversos, especialmente em doses elevadas.

Os sintomas mais comuns são distúrbios gastrointestinais como náuseas, diarreia e dor abdominal.

Além disso, reações alérgicas, como erupções cutâneas e coceira na pele, também podem acontecer.

Entre os efeitos menos frequentes, podem haver dores de cabeça, tonturas e fadiga. Bem como, a longo prazo, o uso excessivo de resveratrol pode afetar a função hepática e a coagulação sanguínea.

Além também de poder causar impactos hormonais, como alterações nos níveis de estrogênio em mulheres e testosterona em homens.

uva roxa representando resveratrol beneficios

Quem não pode tomar resveratrol?

Pessoas com condições médicas pré-existentes, como doenças hepáticas, distúrbios de coagulação, e aqueles que sofrem de alergias graves devem evitar o resveratrol sem orientação médica.

Além disso, gestantes, lactantes e crianças também devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar a suplementação.

No mais, é importante estar ciente das possíveis interações do resveratrol com medicamentos. Uma vez que ele pode interferir, por exemplo, na atividade de anticoagulantes, como a varfarina.

Assim como, o resveratrol pode afetar a absorção de certos medicamentos, como os anti-hipertensivos e imunossupressores.

Por isso, sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento, para evitar complicações na sua saúde.

O que o resveratrol faz no corpo?

O resveratrol exerce efeitos antioxidantes no nosso corpo, que ajudam a combater o estresse oxidativo e proteger as células dos danos causados pelos radicais livres

Por conta da sua ação antioxidante, estudos mostram que o resveratrol pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de HDL, promovendo a saúde cardiovascular.

Enquanto outras pesquisas demonstram que o resveratrol melhora a sensibilidade à insulina. Por isso, a sua suplementação pode ser benéfica para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.

Assim como, o resveratrol pode contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além desses benefícios, o resveratrol também oferece efeitos positivos à estética, favorecendo a saúde da pele e prevenindo o envelhecimento precoce quando aplicado topicamente ou consumido de forma oral.

Isso porque ele ajuda a combater os danos causados pela exposição ao sol e outros agentes ambientais, melhorando a elasticidade e a aparência da pele.

É seguro tomar resveratrol?

Sim, tomar resveratrol é geralmente seguro, já que os seus efeitos colaterais são considerados raros e leves.

Mas, é importante seguir as doses recomendadas e sempre consultar um médico ou nutricionista antes de começar a tomar o suplemento, sobretudo se estiver grávida, amamentando, possuir doenças crônicas ou estiver usando medicamentos.

O que observar na hora de comprar o resveratrol?

Para garantir ainda mais a sua segurança ao tomar resveratrol, é preciso ter atenção a alguns detalhes na hora de comprar seu suplemento. Confira abaixo o que deve ser observado:

1 – Dosagem

Antes de tudo, verifique a concentração de resveratrol por cápsula. A dosagem diária recomendada varia, mas em geral, um suplemento que ofereça 165 mg de resveratrol é ideal para obter todos seus benefícios de forma segura.

2 – Outros ingredientes

Alguns suplementos combinam o resveratrol com outros ingredientes que podem potencializar seus efeitos, como licopeno, biotina, extrato de semente de uva e proantocianidinas.

Cada um desses componentes adicionais oferece benefícios específicos, como propriedades antioxidantes, melhora da saúde cardiovascular e regulação da pressão arterial.

Além disso, sempre observe a lista de ingredientes para verificar se o produto é livre de aditivos artificiais.

Neste caso, priorize marcas que usem aditivos naturais ou idênticos aos naturais, proporcionando maior segurança e eficácia do produto.

3 – Segurança

Atenção às marcas quando o assunto é segurança! O ideal é optar por marcas reconhecidas e recomendadas por profissionais de saúde, pois oferecem uma maior garantia de qualidade e transparência.

Entre as opções disponíveis no mercado, a Vhita se destaca como uma das melhores marcas de resveratrol.

Uma vez que cumpre com todos os critérios de segurança, e ainda tem o respaldo de médicos e nutricionistas, que recomendam por conta da eficácia e segurança comprovadas.

Pode tomar resveratrol todos os dias?

Se usado em dose adequada e com orientação profissional, não há problemas em tomar resveratrol diariamente. Inclusive, o uso crônico costuma oferecer efeitos ainda mais eficazes.

Qual o melhor horário para tomar resveratrol?

Não tem um horário ideal definido para tomar o resveratrol. Você pode consumi-lo em qualquer momento do dia.

No entanto, recomenda-se ingerir o suplemento após as refeições principais (café da manhã, almoço ou jantar), pois a presença de gorduras na alimentação melhora sua absorção pelo organismo.

Quem tem pressão alta pode tomar resveratrol?

Sim, pessoas com pressão alta podem tomar resveratrol. Aliás, estudos indicam que ele pode ajudar a melhorar a função vascular, sendo um bom aliado para quem possui hipertensão arterial.

No entanto, é importante consultar um médico antes de iniciar a suplementação, pois o resveratrol pode interagir com alguns anti-hipertensivos.

Quem tem diabetes pode tomar resveratrol?

O resveratrol pode ser benéfico para diabéticos, pois melhora a sensibilidade à insulina e controla os níveis de açúcar no sangue.

Então, sim, o suplemento pode ser indicado, desde que orientado por um médico ou nutricionista.

Quem tem gordura no fígado pode tomar resveratrol?

Sim! Segundo algumas pesquisas, o resveratrol pode reduzir a inflamação e melhorar a saúde hepática. Por isso, pode ajudar a reduzir a gordura no fígado.

Quem tem problema de coração pode tomar resveratrol?

Sim, pessoas com problemas cardíacos podem tomar resveratrol, já que ele oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que beneficiam a saúde cardiovascular, ajudando a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Quer saber mais?

Referências

LEAL, J. B. et al. RESVERATROL: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v. 11, n. 67, p. 620-629, 2017.

LI, H. et al. Resveratrol and Vascular Function. International Journal of Molecular Sciences. v. 20, n. 2155, p. 1-16, 2019.

MENG, T. et al. Anti-Inflammatory Action and Mechanisms of Resveratrol. Molecules. v. 26, n. 229, p. 1-15, 2021.

ZHOU, D. et al. Effects and Mechanisms of Resveratrol on Aging and Age-Related Diseases. Hindawi. p. 1-15, 2021.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.