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Se movimentar para viver mais #NV17

7 minutos de leitura
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Quando não souberes para onde ir, olha para trás e sabes pelo menos de onde vens.”

Provérbio Africano

Sabemos que nem sempre temos um caminho trilhado para seguir e isso significa um momento de reflexão sobre qual direção tomar. 🗺️

Mas lembre-se sempre que a nossa experiência é o principal ponto de partida para as decisões que temos que tomar para o futuro. Saiba de onde você vem e não as invalide.

Vamos as notícias de hoje? 🙂

SEU MOVIMENTO EM FOCO

Mexer o corpo faz muito bem.

Um estudo recente apresentado no ESC Preventive Cardiology 2024 aborda a relação entre subir escadas e longevidade.

De acordo com os cientistas, essa atividade física simples pode estar ligada a um menor risco de doenças cardiovasculares e morte prematura. 🪜

Subir escadas foi associado a uma redução de 24% no risco de morte por qualquer causa e a uma probabilidade 39% menor de morrer de doença cardiovascular.

Além disso, essa prática se mostrou benéfica na redução do risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral). 🧠

Dessa forma, a mensagem é clara: seja no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, usar as escadas pode contribuir para uma vida mais saudável e duradoura.

FONTE 📝
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/subir-escadas-pode-ajudar-na-longevidade-mostra-estudo/

MAIS SAÚDE MENTAL, POR FAVOR

Essa é a meta de todos os anos.

A maioria das pessoas já ouviu falar na síndrome de Burnout, que teve destaque nos últimos anos por ser uma doença que tem a ver com o trabalho em excesso.

Porém, recentemente, surgiu um novo termo chamado Burn On, que vem para abranger ainda mais a área de estresse com o trabalho. 🤕

Para os especialistas, os sintomas são predominantemente emocionais, incluindo depressão e isolamento social, sendo caracterizado como uma condição crônica.

Enquanto o Burnout resulta de estresse não gerenciado, o Burn On pode ser descrito como uma espécie de “depressão mascarada“, onde as pessoas continuam trabalhando mesmo à beira de um colapso emocional. 🙇

No geral, a chave para lidar com ambos está na conscientização e na busca ativa por um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. E, não custa falar, procure ajuda de um profissional adequado caso precise.

FONTE 📝
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/sindrome-de-burn-on-entenda-a-condicao-de-exaustao-cronica/

SOMOS O QUE COMEMOS

Alimentação é a base para uma vida saudável.

Você sabia que a beterraba pode ser uma excelente aliada do exercício físico? Isso porque o óxido nítrico presente em sua composição melhora o fluxo sanguíneo para pulmões e músculos, resultando em uma entrega mais rápida de oxigênio.

Pesquisas indicam que consumir beterraba pode aumentar a resistência física em até 16% durante exercícios de alta intensidade, além de reduzir o consumo de oxigênio durante o exercício, retardando a exaustão. 🏃

atletas foram significativamente impactados por essa descoberta. Estudos mostraram que consumir beterraba pode aumentar a velocidade, com corredores alcançando 5% mais rapidez nos trechos finais de uma corrida.

Porém, ao preparar a beterraba, é importante notar que cozinhar pode fazer com que os nitratos se dissolvam na água de cozimento. Para manter os benefícios, o ideal é consumi-la crua, assada ou em suco, evitando o cozimento que pode eliminar os nitratos. 🍽️

A recomendação é incluir beterraba na dieta regularmente para obter efeitos crônicos positivos no desempenho físico, melhorando a ingestão de nitratos.

FONTE 📝
https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-61201977

SAÚDE DO CORPO EM PAUTA

Porque ele é o nosso templo.

Você sabe o que é somatização? Essa é uma condição onde os sintomas físicos são influenciados pelas emoções de uma pessoa, muitas vezes surgindo após eventos como traumas, separações ou muito estresse.

Para o paciente, pode ser difícil relacionar esses sintomas a transtornos mentais. Os sintomas incluem uma variedade de dores pelo corpo, como articulares, musculares, de cabeça e abdominais, além de distúrbios cardiorrespiratórios, neurológicos e sexuais/reprodutivos. 🙆

É importante ressaltar que os sintomas são reais e refletem um mecanismo de proteção do corpo diante de situações estressantes ou dolorosas.

Atividades físicas regulares têm um papel importante no tratamento, auxiliando na redução do estresse e no aumento do bem-estar emocional. A produção de endorfina durante os exercícios contribui para aliviar os sintomas físicos associados à somatização. 💪

Algumas recomendações importantes incluem evitar o consumo de álcool, drogas ilícitas ou automedicação, pois isso pode agravar os sintomas. Além disso, é essencial buscar novas formas de lidar com problemas, incluindo momentos de bem-estar e atividades prazerosas no dia a dia.

FONTE 📝
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/somatizacao-o-que-e-o-conjunto-de-sintomas-fisicos-agravado-pelas-emocoes/

E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM

O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.

E se você pudesse entender como funciona o nosso sistema digestivo? É o que “Os Segredos da Alimentação” explora de maneira divertida e educativa.

O principal ponto é explicar como a saúde intestinal é importante para o resto do corpo, estando interligada a problemas como a depressão e a ansiedade. 👥

O documentário aborda a relação entre escolhas alimentares saudáveis e o bem-estar físico e mental, trazendo dicas de como adotar uma alimentação mais adequada.

Passando pela microbiota intestinal até questões mais gerais do nosso corpo, a série desmistifica questões científicas de forma lúdica e interessante. 📺

A produção está disponível na Netflix.

Por hoje é só, pessoal… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente, ok? ⌨️

O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade. 💪

Gostou? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Esperamos que você tenha uma ótima semana.

Até a próxima segunda. 🙋

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Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

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