|
O resveratrol é um composto natural presente em algumas frutas, como uvas e amoras, e também no vinho tinto.
Ele é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que oferecem diversos benefícios à saúde.
Em contrapartida, apesar de ser encontrado em alguns alimentos, a suplementação de resveratrol pode ser necessária em alguns casos.
Por isso, preparamos este conteúdo para você saber tudo sobre o resveratrol e quando é preciso suplementá-lo. Acompanhe-nos nesta leitura para conferir!
Sumário
O que é o resveratrol?
O resveratrol é um fitonutriente, uma substância química encontrada naturalmente nas plantas. Ele auxilia na defesa contra o ataque de toxinas, fungos, bactérias e dos raios solares.
Em nosso corpo, o resveratrol atua como um escudo protetor, combatendo os radicais livres e reduzindo a inflamação.
Assim, podemos consumí-lo através de alimentos como uvas roxas, suco de uva integral, vinho tinto e cacau.
Mas, o resveratrol também pode ser consumido na forma de suplementos, facilitando a obtenção da dose diária recomendada.
Benefícios do resveratrol
Previne doenças cardíacas
O resveratrol é bastante estudado devido aos seus efeitos positivos na saúde cardiovascular. Uma vez que ele ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol no sangue, prevenindo doenças como hipertensão e aterosclerose.
Além disso, o resveratrol protege o coração e os vasos sanguíneos, prevenindo infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e insuficiência cardíaca.
Desse modo, estudos sugerem que o consumo regular de resveratrol pode melhorar a saúde cardiovascular, promovendo a vasodilatação e reduzindo a inflamação nas artérias.
Favorece o envelhecimento saudável
Sabemos que o envelhecimento é inevitável, mas o resveratrol pode ajudar a retardar os seus efeitos.
Isso se deve por conta das suas propriedades antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Dessa forma, ele ajuda a prevenir rugas, linhas de expressão e a perda de elasticidade da pele.
Além disso, o resveratrol contribui para a longevidade das células cutâneas, ajudando a manter a pele jovem e saudável por mais tempo.
Melhora a saúde da pele
O resveratrol é um poderoso aliado para a pele, pois ajuda a prevenir e tratar manchas, rugas e sinais de envelhecimento. Além de promover a produção de colágeno e elastina, que são essenciais para a firmeza e elasticidade da pele.
Bem como, o resveratrol atua como um fotoprotetor natural, que protege a pele dos danos causados pelos raios solares, que podem levar ao câncer de pele.
Importante para a saúde mental
O resveratrol também tem efeitos positivos na saúde mental. Isso porque ele melhora a função cerebral e a comunicação entre os neurônios, contribuindo para a saúde cognitiva.
Inclusive, pesquisas indicam que o resveratrol pode ajudar na prevenção e tratamento de distúrbios como a depressão e a ansiedade, devido às suas funções neuroprotetoras e anti-inflamatórias.
Reduz dores articulares
Doenças como artrite reumatoide e osteoartrite, que causam dores articulares, podem ser aliviadas pelo resveratrol
Uma vez que o seu efeito anti-inflamatório ajuda a reduzir a inflamação nas articulações, aliviando a dor e melhorando a mobilidade.
Além disso, ele protege as articulações de danos futuros, oferecendo um benefício duplo: alívio imediato da dor e prevenção de outras deteriorações.
Aliado na saúde da mulher
Para a saúde da mulher, o resveratrol oferece benefícios em diferentes fases da vida. Durante a vida reprodutiva, ele pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como cólicas e enxaquecas.
Assim como, é também um aliado no tratamento da SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), ajudando a regular os níveis hormonais e a melhorar a sensibilidade à insulina.
Enquanto na menopausa, o resveratrol pode reduzir os sintomas como ondas de calor, irritabilidade e insônia, melhorando a qualidade de vida da mulher.
Proteção contra o câncer
Alguns estudos sugerem que o resveratrol pode ter efeitos anticancerígenos, ajudando a inibir o crescimento de células cancerosas e promovendo a apoptose (morte programada das células cancerígenas).
Melhora a saúde intestinal
O resveratrol pode melhorar a saúde intestinal, favorecendo um equilíbrio saudável da microbiota.
Isso ocorre porque ele ajuda a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal e pode ser benéfico no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa.
Alimentos fontes de resveratrol
O resveratrol pode ser encontrado em diversos alimentos, como:
- Ameixa;
- Repolho roxo;
- Amora;
- Framboesa;
- Blueberry;
- Cranberry;
- Suco de uva integral;
- Cacau;
- Vinho tinto (com moderação!);
- Uvas roxas;
- Mirtilo;
- Chocolate amargo (no mínimo 70%).
Quando suplementar?
A suplementação de resveratrol pode ser indicada para as pessoas que não conseguem ingerir quantidades adequadas através da alimentação ou que buscam benefícios específicos para a saúde.
De modo geral, a suplementação pode ser necessária para condições específicas, como doenças cardíacas, diabetes, problemas articulares, inflamações crônicas ou saúde da mulher.
É importante mencionar que os suplementos de resveratrol oferecem uma forma conveniente de garantir a dose necessária, com melhor biodisponibilidade.
Mas, antes de iniciar a suplementação, converse com seu médico e/ou nutricionista para fazer uso da forma correta.
Qual a dose diária de resveratrol?
A dose diária recomendada de resveratrol pode variar de acordo com o objetivo do uso e das necessidades individuais de cada pessoa.
No entanto, doses de 30 a 120 mg por dia costumam ser adequadas para obter os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios do resveratrol.
Entretanto, doses maiores podem ser utilizadas a depender do caso, não podendo apenas exceder 5 g por dia.
Para que serve resveratrol com licopeno?
Foi em busca de um suplemento de resveratrol e se deparou com alguns combinados ao licopeno? Vamos te explicar o porquê dessa junção e quais os benefícios de associar esses dois compostos!
Assim como o resveratrol, o licopeno também é um fitonutriente. Todavia, ele é um carotenoide, que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia e goiaba.
Por também exercer ação antioxidante, o licopeno combate os radicais livres, e está associado à melhora da saúde cardiovascular e a redução do risco de câncer, especialmente o câncer de próstata e de mama.
Com isso, a junção do resveratrol com o licopeno forma uma potente combinação antioxidante, potencializando seus benefícios à saúde.
Portanto, o resveratrol com licopeno oferece maior proteção contra doenças crônicas. Além de prevenir o envelhecimento precoce e promover a saúde e o bem-estar com mais eficácia.
Quer saber mais?
Referências
LEAL, J. B. et al. RESVERATROL: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v. 11, n. 67, p. 620-629, 2017.
LI, H. et al. Resveratrol and Vascular Function. International Journal of Molecular Sciences. v. 20, n. 2155, p. 1-16, 2019.
MENG, T. et al. Anti-Inflammatory Action and Mechanisms of Resveratrol. Molecules. v. 26, n. 229, p. 1-15, 2021.
REN, B. et al. Resveratrol for cancer therapy: Challenges and future perspectives. Cancer Letters. v. 515, p. 63-72, 2021.
ZHOU, D. et al. Effects and Mechanisms of Resveratrol on Aging and Age-Related Diseases. Hindawi. p. 1-15, 2021.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.