Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Resveratrol benefícios, quais são eles? Confira!

Resveratrol benefícios, quais são eles? Confira!

uvas fonte de resveratrol beneficios
7 minutos de leitura

Os benefícios do Resveratrol para a saúde são muitos, uma vez que este nutriente desempenha um importante papel antioxidante e anti-inflamatório no organismo.

Encontrado naturalmente na uva roxa, amora, suco de uva integral e no vinho tinto, o Resveratrol é um composto que melhora desde a aparência da pele até a saúde cardiovascular.

Confira a seguir 15 benefícios do resveratrol e comece a incluí-lo em sua rotina alimentar agora mesmo!

1 – Previne o envelhecimento precoce

As ações antioxidantes do Resveratrol permitem que ele proteja as células dos danos provocados pelo estresse oxidativo.

A longo prazo, a oxidação excessiva impacta a saúde celular, o que afeta a quantidade de anos que um indivíduo pode viver.

Logo, o resveratrol pode aumentar a longevidade, favorecendo ao envelhecimento saudável e fisiológico.

2 – Melhora a saúde do coração

Muitos estudos têm demonstrado que o Resveratrol é um poderoso aliado para prevenir e tratar doenças cardiovasculares.

Visto que ele controla os fatores que podem gerar problemas para o coração, como hipertensão arterial e colesterol alto.

Além disso, o composto protege o coração de danos, prevenindo infarto e insuficiência cardíaca.

3 – Aumenta a disposição

Devido às características anti-inflamatórias e antioxidantes do resveratrol, ele permite que todo o corpo funcione da forma adequada.

Consequentemente, o nutriente gera o aumento da disposição e energia diária para executar as suas tarefas.

4 – Previne e trata diabetes

O resveratrol melhora a sensibilidade à insulina, sendo recomendado tanto para o tratamento da diabetes como da resistência insulínica.

Dessa forma, ele ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Evitando, então, a hiperglicemia.

5 – Melhora a aparência da pele

O Resveratrol ajuda a prevenir e amenizar manchas, linhas de expressão, rugas e até mesmo câncer de pele. Isso porque, ele favorece a produção natural de colágeno e elastina.

Bem como age como um fotoprotetor da pele, prevenindo-a dos efeitos da radiação ultravioleta, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e câncer de pele.

ácido hialurônico para pele

6 – Reduz os sintomas da TPM

Na TPM, o resveratrol ajuda a minimizar os processos inflamatórios gerados no período pré-menstrual, reduzindo cólicas, enxaqueca e indisposição.

7 – Previne o câncer

Por causa do seu papel antioxidante e anticarcinogênico, o Resveratrol previne a formação de células cancerígenas no organismo. Assim, ele atua na prevenção do câncer, sobretudo o câncer de próstata e cólon.

8 – Melhora os sintomas da SOP

A SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) é uma doença na qual ocorrem desordens hormonais e metabólicas no corpo da mulher.

Um dos seus efeitos mais comuns é o aumento da testosterona na mulher, o que pode gerar menstruação irregular, infertilidade e aumento de pelo no rosto e no corpo.

À vista disso, o resveratrol pode ser um grande aliado no tratamento da SOP. Uma vez que ele favorece a regulação hormonal, melhorando os sintomas da doença e a qualidade de vida da mulher. 

9 – Previne e trata depressão e ansiedade

O Resveratrol favorece o bom funcionamento cerebral e a liberação adequada de neurotransmissores.

Dessa forma, ele melhora as conexões nervosas e os fatores comportamentais, sendo um coadjuvante para a prevenção e tratamento da depressão e ansiedade.

10 – Alivia os sintomas da menopausa

Por ajudar a regular a produção hormonal, o Resveratrol contribui para a redução dos sintomas da menopausa, como ondas de calor, insônia, fadiga, memória fraca e irritabilidade.

mulher com sintomas da menopausa

11 – Previne e retarda doenças neurodegenerativas

Alguns estudos sugerem que o Resveratrol é um nutriente eficaz para a prevenção e retardamento de doenças neurodegenerativas como, Alzheimer, Parkinson e Huntington. 

Isso se deve porque ele possui ação neuroprotetora, que melhora as funções das mitocôndrias cerebrais, combatendo os efeitos provocados pela oxidação excessiva dos radicais livres.

12 – Regula a pressão arterial

O Resveratrol tem ação vasodilatadora, já que estimula a produção de óxido nítrico, substância que favorece o relaxamento vascular e regula a pressão arterial.

Por essa razão, ele ajuda no controle da pressão, prevenindo complicações como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

13 – Ajuda no tratamento do melasma

Como o resveratrol auxilia na diminuição de manchas na pele, ele pode contribuir para a melhora do melasma – desde que seja associado ao tratamento correto. Visto que o seu efeito é de coadjuvante e não de uso isolado.

14 – Diminui dores articulares

Dores articulares provocadas por artrite, gota, dor lombar, osteoartrite e dor no joelho são geradas por conta de uma inflamação que gera incapacidade física.

Elas são mais comuns no envelhecimento, mas também podem surgir em qualquer idade.

Com isso, o Resveratrol pode contribuir para a redução dessas dores, já que ele possui atividade anti-inflamatória.

Além disso, o Resveratrol também protege as articulações de mais danos futuros, fazendo um trabalho tanto curativo como preventivo.

15 – Combate inflamações

Os processos inflamatórios geram mau funcionamento do organismo, que pode levar a dores frequentes, indisposição, enxaqueca, prisão de ventre ou diarreia, imunidade baixa, dificuldade de concentração, raciocínio lento e ganho de peso.

Neste caso, o Resveratrol é um nutriente que reverte este quadro, já que ele atua no combate de inflamações.

O que, consequentemente, favorece o bom funcionamento de todo o corpo e previne doenças.

Pode tomar Resveratrol todos os dias?

Sim, pode tomar resveratrol todos os dias, desde que ele seja prescrito por um médico ou nutricionista.

Afinal, somente esses profissionais estão aptos para recomendar a dose diária adequada para o seu caso.

Quando devo tomar Resveratrol?

O Resveratrol é um suplemento que pode servir para diversos tipos de pessoas e necessidades. Então, você pode tomar o suplemento se quiser:

  • melhorar a sua disposição e energia diária;
  • controlar os seus níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  • melhorar a sua pressão arterial;
  • prevenir câncer;
  • aliviar sintomas de TPM, menopausa e SOP;
  • melhorar a aparência da pele;
  • diminuir dores articulares;
  • prevenir e tratar ansiedade e depressão;
  • melhorar as funções cognitivas (memória, concentração, raciocínio e foco).

Vale destacar que o uso do Resveratrol por conta própria não é indicado. Devendo consultar um médico ou nutricionista para consumir o suplemento da forma correta.

Quer saber mais?

Referências

LEAL, J. B. et al. RESVERATROL: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v. 11, n. 67, p. 620-629, 2017.

LI, H. et al. Resveratrol and Vascular Function. International Journal of Molecular Sciences. v. 20, n. 2155, p. 1-16, 2019.

MENG, T. et al. Anti-Inflammatory Action and Mechanisms of Resveratrol. Molecules. v. 26, n. 229, p. 1-15, 2021.

REN, B. et al. Resveratrol for cancer therapy: Challenges and future perspectives. Cancer Letters. v. 515, p. 63-72, 2021.ZHOU, D. et al. Effects and Mechanisms of Resveratrol on Aging and Age-Related Diseases. Hindawi. p. 1-15, 2021.

5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + vinte =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.