Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Osteoartrite: o que é, quais as causas e como tratar?

Osteoartrite: o que é, quais as causas e como tratar?

Dicas de tratamento para a osteoartrite.
5 minutos de leitura

A osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens que revestem as articulações. Pode ser causada pelo desgaste físico ou traumas.

Dentre as doenças reumáticas, a osteoartrite é a mais comum. As articulações mais acometidas são das mãos, pés, joelhos e coluna

A doença pode surgir por causas primárias ou causas secundárias. As causas primárias se dão por movimentos repetitivos que geram desgaste na cartilagem. 

E a secundária surge em decorrência de algum trauma, doenças congênitas ou doenças reumáticas.

O que é osteoartrite?

A osteoartrite também conhecida artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações, e consequentemente, desgasta estruturações ósseas.

A doença afeta diretamente a qualidade de vida e bem estar, principalmente dos idosos. Implicando em maior vulnerabilidade e dependência por dificultar a realização de atividades cotidianas.

Sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial e fatores genéticos influenciam no surgimento da doença. De acordo com os dados populacionais, não existe diferença na incidência da doença por grupo étnicos ou por gênero.

Osteoartrite: Quais as causas?

Existem diversas causas que influenciam no surgimento da osteoartrite, mas no geral elas são divididas entre causas primárias e secundárias. 

Osteoartrite primária

Ocorre por conta de uma sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial e fatores genéticos. Normalmente piora com esforço físico intenso e repetitivo e alivia com repouso.

Osteoartrite secundária

Se dá por traumas, surgimento de doenças congênitas e doenças reumáticas, má formação, entre outros motivos. 

Quais os principais sintomas?

O principal sintoma da osteoartrite são dores na articulação que normalmente são aliviadas quando o indivíduo se mantém em repouso. Mas, ainda assim, existem outros sintomas que requerem atenção:

  • Perda da flexibilidade e dificuldade de dobrar as articulações;
  • Inchaços e vermelhidão no local;
  • Rigidez e estalos.

O que fazer quando tem osteoartrite? 

Por se tratar de uma doença crônica, a osteoartrite não tem cura. Existem opções cirúrgicas em casos mais severos. 

Mas, existem tratamentos que não envolvem a medicação e que ajudam muito na melhora das dores envolvendo a osteoartrite.

1 – Exercício físico

Diferente do exercício intenso e repetitivo que pode levar a progressão da doença, existem diversos treinos específicos para trabalhar o fortalecimento das regiões desgastadas e diminuir a dor.

É fundamental procurar auxílio para saber: como, por quanto tempo e em qual intensidade deve ser feito para observar a melhora.

Pois, quanto mais flexível é a musculatura ao redor das articulações, mais estáveis elas ficam. E assim diminuem o atrito entre os ossos resultando em menos dor e melhora da inflamação.

2 – Controle de peso

Além de também ser considerado um fator de risco, o excesso de peso pode prejudicar pacientes com OA devido ao esforço que o joelho faz para a sustentação extra do peso corporal.

O controle de peso em pacientes com sobrepeso e obesidade que apresentam OA é essencial, pois além de diminuir a pressão aos joelhos, pode reduzir a dor e melhorar a capacidade funcional.

3 – Repouso

O repouso é necessário, pois descansar a articulação contribui para o alívio da dor. O tempo de repouso é indicado por um profissional habilitado, pois um tempo prolongado, também, pode prejudicar, levando à atrofia muscular e diminuição da mobilidade articular.   

4 – Alimentação e suplementação

Uma alimentação balanceada contribui para o fortalecimento das articulações, a diminuição da inflamação e a melhora da saúde óssea.

Entre os nutrientes benéficos, como ômega-3, cálcio, vitamina D e magnésio, encontra-se o colágeno tipo 2, que corresponde a 95% do peso da cartilagem desidratada.

Dentre os benefícios promovidos, podemos pontuar:

  • Auxilia de forma específica para fortalecer as articulações e melhorar a mobilidade.
  • Age prevenindo lesões e como manutenção e reposição das proteínas das articulações.
  • Eficaz para a reestruturação e manutenção da cartilagem.
  • Contribui para a produção do colágeno da estrutura óssea.

Quer saber mais?

Referências:

MESSIER, Stephen P. et al. Effects of intensive diet and exercise on knee joint loads, inflammation, and clinical outcomes among overweight and obese adults with knee osteoarthritis: the IDEA randomized clinical trial. Jama, v. 310, n. 12, p. 1263-1273, 2013.

SOUZA, Isabelle Ferreira da Silva et al. Idosos com osteoartrite de joelhos devem realizar avaliação nutricional: revisão integrativa da literatura. Einstein (São Paulo), v. 15, n. 2, p. 226-232, 2017.

PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016.

JIANG, Jian-Xin et al. Collagen peptides improve knee osteoarthritis in elderly women: A 6-month randomized, double-blind, placebo-controlled study. Agro Food Industry Hi Tech, v. 25, p. 19-23, 2014.

KUMAR S, et al. A double-blind, placebo-controlled, randomised, clinical study on the effectiveness of collagen peptide on osteoarthritis. J Sci Food Agric. 2015 Mar 15;95(4):702-7.

ZDZIEBLIK D, et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Appl Physiol Nutr Metab. 2017 Jun;42(6):588-595.

2.7/5 - (3 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

2 comentários em “Osteoartrite: o que é, quais as causas e como tratar?”

  1. Não tinha nada. Depois da vacina, do Butantã, Corona V. Fui acometida, em Abril por paralização membros inferiores mês seguinte, membros superiores, mãos não fechavam e muitas pontadas. Não dormia, nas madrugadas bolsa de gelo nas mãos.
    Sem força nas mãos. Estamos em outubro. As mãos não fecham. Tomo Artrogen Duo. Renato indicou dou as fórmulas manufaturados que chegará quinta 21/10. Espero em Deus melhorar. Nasc 03/04/41. Nunca tive nada. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.