Qual o melhor colágeno para articulações?

| | , ,

O colágeno é um verdadeiro aliado para manter a saúde das articulações e prevenir as dores. Por isso mesmo, é fundamental conhecer, e escolher, o melhor colágeno para articulações. 

Existe uma diversidade de marcas e tipos de colágeno disponíveis no mercado, que acaba dificultando a nossa escolha.

Mas existe sim um melhor colágeno para a saúde articular. Confira a seguir os motivos pelos quais alguns produtos são melhores que outros.

Qual é o melhor colágeno para articulações?

Existem mais de 25 tipos de colágeno produzidos pelo corpo humano. E cada um atua de forma independente ou conjunta para desempenhar diferentes funções.  Entretanto, há regiões em que se encontra um tipo de colágeno predominante.

Enquanto o colágeno tipo 1 é abundante na pele, o colágeno tipo 2 é mais encontrado nas cartilagens e articulações. Por esse motivo o melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2.

Os suplementos a base de colágeno tipo 2 servem para proteger as cartilagens e articulações das pressões sofridas pelo corpo. Como por exemplo, é recomendado para:

  • Impactos devido exercícios físicos intensos e repetitivos
  • Para obesidade
  • Dores articulares (como o caso da osteoartrite)

O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido. Além de evitar e auxiliar na diminuição da dor envolvendo o desgaste das articulações.

Bons suplementos de colágeno tipo 2 promovem a melhora da saúde articular por 2 mecanismos biológicos distintos:

1º mecanismo: Fornecem substratos – ” ingredientes” – para nosso corpo produzir o próprio colágeno

2º mecanismo: Tratam e previnem a inflamação além de evitar a perda do colágeno natural presente nas cartilagens e articulações.

Como suplementos de colágeno funcionam nas articulações?

Os peptídeos bioativos de colágeno são rapidamente absorvidos pelo metabolismo e são usados para estimular a produção de colágeno natural.

Já a proteína não desnaturada / não hidrolisada de colágeno tipo 2 atua no sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo). E sua atuação envolve o controle da ação de enzimas responsáveis por destruírem o colágeno natural presente na cartilagem. 

Vários estudos científicos analisaram os efeitos da suplementação com colágeno tipo 2 para a saúde articular. E esses estudos mostraram efeitos positivos, mostrando a efetividade do colágeno 2 para redução das dores e inflamações nas articulações.

Portanto, não é à toa que o colágeno tipo 2 é considerado – e recomendado – como o melhor colágeno para articulações.

O que deve ter no melhor colágeno para articulações?

Bons suplementos de colágeno podem ter 3 composições diferentes. Podem ser feitos apenas com peptídeos bioativo de colágeno hidrolisado ou com a proteína não hidrolisada de colágeno tipo 2. Ou então podem ser feitos com a combinação dessas duas substâncias.

Um bom suplemento de colágeno tipo 2 deve conter:

  • peptídeos bioativo de colágeno hidrolisado + a proteína não hidrolisada OU não desnaturada de colágeno tipo 2.

O consumo dos dois nutrientes são importantes para manter a saúde da cartilagem, ligamentos, tendões e das articulações.

O colágeno tipo 2 tem uma ação específica nestas áreas do corpo. Portanto é um suplemento desenvolvido especialmente para evitar danos (degeneração) nas cartilagens e possíveis lesões e inflamações, que podem causar muita dor.

O que NÃO deve ter no colágeno para articulações?

Apesar do predomínio do colágeno, a região articular é composta por outros componentes, como enzimas, proteínas como glucosamina, condroitina, proteoglicanos e moléculas de adesão. E juntos, contribuem para a construção e manutenção da estrutura articular.

Por muito tempo, o tratamento com formulados de colágeno hidrolisado combinado com glucosamina e condroitina foi considerado a melhor opção para a saúde articular.

Mas com o avanços das pesquisas, hoje se sabe que se as concentrações de colágeno estiverem adequadas, os outros componentes são produzidos naturalmente nas quantidades necessárias.

Atualmente, a recomendação é apenas da suplementação do colágeno tipo 2.

Já o ácido hialurônico tem sido associado como complemento em formulações de colágeno específico para o tratamento da pele. Até o momento, não há um consenso sobre sua efetividade.

Quem pode tomar o colágeno tipo 2?

De modo geral, o suplemento pode ser tomado por pessoas de todas as idades, desde praticantes de exercícios físicos mais intensos até para quem sofre com algum tipo de problemas ortopédicos (ou doenças) articulares.

Vale lembrar, no entanto, que o suplemento de colágeno tipo 2 é de origem animal. Por esse motivo, não é indicado para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para as articulações e cartilagens?

Referências:

BRUYÈRE, Olivier et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: A 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complementary therapies in medicine, v. 20, n. 3, p. 124-130, 2012.

KUMAR, Suresh et al. A double‐blind, placebo‐controlled, randomised, clinical study on the effectiveness of collagen peptide on osteoarthritis. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 95, n. 4, p. 702-707, 2015.

BELLO, Alfonso E.; OESSER, Steffen. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders: a review of the literature. Current medical research and opinion, v. 22, n. 11, p. 2221-2232, 2006.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

 
Anterior

O que você precisa saber sobre o Colágeno hidrolisado tipo 2

BCAA suplemento | Benefícios e diferentes tipos

Próximo

5 comentários em “Qual o melhor colágeno para articulações?”

    • Boa tarde, Luciana
      Como vai?
      O fabricante do UC-II é a Infinity Pharma. Mas o nosso colágeno tipo 2, o ÁgilPlus, para articulações tem como matéria-prima o B2Cool, que é tão eficiente quanto o UC-II.
      Além de todos os benefícios que se espera com o colágeno tipo 2, o ÁgilPlus também é considerado um suplemento fonte de proteínas, então se você deseja o ganho de massa muscular e melhora das articulações, essa é a melhor opção.
      O ÁgilPlus é vendido em pó, porque seria impossível colocar a quantidade de proteínas que temos no suplemento dentro de uma cápsula.
      Para saber mais sobre nosso colágeno tipo 2 para articulações, é só clicar aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Responder

Deixe um comentário