Se você deseja cuidar da saúde das suas cartilagens e articulações, provavelmente já sabe que o colágeno tipo 2 é a melhor opção.
Colágenos são um dos suplementos mais consumidos pelos brasileiros. Mas o que muita gente acaba não percebendo é que existem diferentes tipos de colágeno.
Conhecidos popularmente como Colágeno Tipo 1 e Colágeno Tipo 2, os quais possuem efeitos diferentes no nosso organismo. Mas só o colágeno tipo 2 serve para as cartilagens e articulações.
E como sabemos que no momento da compra, mil dúvidas aparecem, fizemos um passo a passo com 4 dicas para te ajudar a escolher a melhor marca de colágeno para as articulações e cartilagens. Confira:
Sumário
- 1 1ª dica: Entenda a diferença do colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado
- 2 2ª dica: Saiba a diferença entre peptídeos bioativo e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2
- 3 3ª dica: Escolha o produto com os ingredientes certos e nas quantidades adequadas
- 4 4ª dica: Prefira produtos puros, isentos de aditivos
1ª dica: Entenda a diferença do colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado não é igual ao peptídeo bioativo de colágeno, ele serve apenas como uma alternativa de proteína para a sua alimentação. Enquanto o peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado é aquele que promove os benefícios específicos.
Isso acontece porque ao consumirmos um colágeno hidrolisado, ele se quebra e vira uma molécula de proteína diferente do colágeno que temos naturalmente. Enquanto, o peptídeo bioativo é específico, por não se quebrar e manter afinidade com o colágeno em nosso corpo.
Mas além dos peptídeos, também existe a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, que também consegue ter esses mesmos benefícios:
- Saúde das articulações e cartilagens
- Melhora das dores na região das articulações
- Melhora na realização de exercícios
- Fortalecimento das articulações e cartilagens
No rótulo dos suplementos de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 ou da proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, costumam apresentar o nome comercial da matéria-prima utilizada.
Dica de ouro: Os melhores suplementos de colágeno tipo 2 são também fonte de proteínas, e para isso é incluindo peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, como a matéria-prima Peptan. Portanto busque por um suplemento que tenha essa combinação de colágeno tipo 2 e 1.
2ª dica: Saiba a diferença entre peptídeos bioativo e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2
Peptídeos bioativos de colágeno tipo 2: São a menor partícula possível de um colágeno tipo 2. Esse tamanho muito pequeno de colágeno, permite com que ele chegue até a região das cartilagens e articulações sem perder sua função específica.
Enquanto,
Proteína não desnaturada de colágeno tipo 2: Também passa por processos químicos que permitem que ela se mantenha específica para as cartilagens e articulações, sem sofrer alterações após o processo de digestão. O fato dela ser desnaturada, permite que a afinidade entre esse suplemento e a nossa cartilagem seja 100%.
As duas principais matérias-primas dos suplementos de colágeno tipo 2 são B2Cool e UC II. Essa informação normalmente vem no rótulo do suplemento, se não tiver, basta entrar em contato com a marca e tirar a dúvida sobre qual é a sua matéria-prima.
Nosso corpo é parecido com ruas, existem vários caminhos que podem chegar no mesmo lugar, e é essa a grande diferença entre um peptídeo bioativo de colágeno tipo 2 e uma proteína não desnaturada de colágeno tipo 2. Pois por caminhos diferentes em nosso organismo, elas vão conseguir o mesmo resultado de cuidar das suas articulações.
3ª dica: Escolha o produto com os ingredientes certos e nas quantidades adequadas
Na hora de escolher a melhor marca de colágeno para as suas articulações, confira a lista de ingredientes. Pois nela deve conter os ingredientes que de fato irão te trazer os benefícios. Sendo eles: os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado e a proteína não desnaturada de colágeno do tipo 2.
Uma dica bacana é que a ordem das substâncias presentes no suplemento são informadas em ordem decrescente. Ou seja, os primeiros nomes são aqueles que estão presentes em maior quantidade seguido por aqueles em menor quantidade. E isso vale para qualquer produto, não apenas para suplementos.
Veja as variações de nomenclatura que você pode encontrar para o colágeno hidrolisado nos rótulos:
- Colágeno hidrolisado + (nome da matéria prima).
- Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado + (nome da matéria prima).
Já a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 pode ser encontrada descrita como:
- Proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 + (nome da matéria prima).
- Proteína não hidrolisada de colágeno tipo 2 + (nome da matéria prima).
- Colágeno tipo 2 + (nome da matéria prima).
ATENÇÃO:
As melhores marcas de colágeno tipo 2 são: “Peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 + proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 OU peptídeo bioativo de colágeno tipo 2”
Essa é a combinação ideal, pois apenas dessa forma, além de cuidar das articulações, se torna também, um suplemento proteico. Outra dica legal é preferir aqueles que tenham pelo menos 10 g de proteínas informado no rótulo na sessão de “informações nutricionais”.
Os estudos mostram que para se ter resultados positivos com a suplementação de colágeno para as articulações, a dose e tempo mínimo de suplementação do colágeno tipo 2 é:
- 40 mg de proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.
- Por no mínimo, 12 semanas (3 meses).
Verifique no rótulo se o produto oferece essas quantidades na porção, 40 mg de colágeno tipo 2 (independente da matéria prima) e um total de 10 g de proteínas por dose.
4ª dica: Prefira produtos puros, isentos de aditivos
Confira todos os itens presentes na lista de ingredientes do produto e evite aqueles que tenham outros ingredientes além da combinação ideal que te ensinamos.
Os aditivos, são ingredientes que irão deixar o produto com maior prazo de validade, melhorar sabor ou até mesmo evitar que um suplemento em pó forme aqueles aglomerados difíceis de dissolver.
Entretanto, a longo prazo podem prejudicar a saúde com o desenvolvimento de doenças como diabetes e o aumento da pressão arterial que elevam o risco de infarto e outras doenças do coração e até mesmo aumenta o risco de desenvolver câncer.
Já viu que é sério né? Portanto é fundamental que evite produtos com aditivos. Afinal, é justamente pensando na saúde que você está comprando esse colágeno, não é mesmo?
No geral, a melhor opção é o suplemento de colágeno sem sabor e sem aditivos, apenas com os peptídeos bioativos de colágeno e colágeno tipo 2.
DICA BÔNUS:
Por fim, vale ficar de olho também na marca do Colágeno Tipo 2. Isso porque esse é um suplemento vendido em pó e, por isso, é isento de registro próprio na ANVISA. O que significa que nem todas as embalagens são fiscalizadas pela ANVISA.
Não avalie o produto apenas pelo preço. Procure por um que tenha as quantidades adequadas de colágeno tipo 2 e de proteínas, livre de aditivos e com uma matéria-prima de confiança!
Quer saber mais?
Referências:
EFSA PANEL ON DIETETIC PRODUCTS, NUTRITION AND ALLERGIES (NDA). Scientific Opinion on the substantiation of a health claim related to VeriSol® P and a change in skin elasticity leading to an improvement in skin function pursuant to Article 13 (5) of Regulation (EC) No 1924/2006. EFSA Journal, v. 11, n. 6, p. 3257, 2013.
ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.
LIAO, Chun-De et al. Effects of protein supplementation combined with resistance exercise on body composition and physical function in older adults: a systematic review and meta-analysis. The American journal of clinical nutrition, v. 106, n. 4, p. 1078-1091, 2017.
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.
Qual é o melhor colágeno para rugas profundas
Oi Marizete, tudo bem?
O melhor colágeno para tratar rugas profundas é o verisol.
É o único com comprovação científica de resultados após 8 semanas de consumo diário.
Mas colágeno verisol não é tudo igual, escolha um produto de qualidade.
Quer uma dica? Clique aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita e conheça o Collagen Vhita.
Abraços!
Olá!
Tenho artrose tíbio társica (tornozelos) e fascite plantar… nós dois pés
Tenho tomado cálcio e omega 3, o que mais devo tomar? Não consigo fazer exercício, caminhada.., os pés doem demais e os tornozelos são inchados.
Sugestões, por gentileza!
Obrigada.
Oi Fernanda, tudo bem?
Sugiro que você também tome a vitamina D, mas, principalmente, o colágeno tipo 2. Porque é uma forma natural de melhorar ou amenizar a sua artrose e pode ajudar a conter a inflamação dos seus tornozelos além de fortalecer suas cartilagens e articulações para que você possa voltar a fazer exercícios sem dores.
Mas saiba que resultado é lento. Há quem sinta diferença com 1 mês de consumo, porém os estudos indicam ser necessário pelo menos 3 meses de consumo diário de colágeno tipo 2.
Conheça o ÁgilPlus, um colágeno tipo 2 com muita qualidade: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
Sigo à disposição de puder ajudar com mais alguma informação.
tenho artrose na 5 e 6 vertebras esse produto e bom p qualquer parte da coluna .
Oi Celso, tudo bem?
O colágeno tipo 2 têm afinidade pelo tecido das cartilagens e articulações de todo o corpo. Entre nosso vértebras existe esse tecido, portanto, o colágeno tipo 2 serve para qualquer parte da coluna.
Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
Abraços!
Bom Dia ! Meu marido está com 58 anos de idade e está sofrendo com forte dores musculares e desgaste osseos na bacia além da artrites e artroses e está cansado de Tomar remédios caros e nada resolve o seu problema gostaria de saber qual é o melhor colágeno maís indicado no caso dele
Bom dia Eliete!
Como vai?
No caso do seu marido, o colágeno mais indicado é realmente o colágeno tipo 2. Por ser esse o colágeno presente em maior quantidade na região articular e de cartilagens.
Caso você queria saber mais sobre um suplemento de colágeno tipo 2 de qualidade, basta acessar esse link: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
Mas vale ressaltar que a melhora das dores começa a ter resultados com 3 meses de suplementação diária 🙂
Qualquer dúvida,
Estamos à disposição!
Terminei de tomar o colágeno 2 ,quero comprar mais tô em dúvida pq a quantidade é mto pouca dar só pra 1 mês ,por que não faz com a
quantidade maior ?
Obrigada.
Olá Célia, tudo bem?
Este é um produto com alto valor mesmo, e para fazer com mais quantidade o produto ficaria mais caro também! :/
Vamos estudar sua sugestão e entender como aplicar melhor esta solução.
[email protected]. Tenho artrose em oda coluna e nos fêmur e preciso de colágeno tipo 2. Os ossos já afinaram e até já fraturei um fêmur, sendo que os discos da coluna estão todos finos. As cartilagens estão desidratadas. Procuro um colágeno para artrose degenerativa. É tanta propaganda de colagenoi que estou perdida. Quero um que me reconstrua as cartilagens e atuem nos ossos que estão finos devido a artrose.
Bom dia Sonia!
Como vai?
O colágeno tipo 2 vai ajudar na saúde das suas articulações, mas para a osteoporose ele não irá trazer benefícios.
Portanto se deseja um colágeno tipo 2 de qualidade para as suas articulações, nesse link você pode encontrar mais informações:
https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
Mas recomendamos fortemente a busca por um médico especialista em osteoporose para adequação do seu tratamento 🙂
Qualquer outra dúvida Sonia,
Seguimos à disposição 🙂
Olá!
Sou paciente hemofilico e sofro muito com as artroses em joelhos, tornozelos e cotovelos recorrentes das hemartroses que tive. Não consigo fazer quase nada e muito menos exercícios físicos por causa das dores!
Posso usar que tipo de colágeno para melhorar minha qualidade de vida?
Jair, tudo bem?
Pode sim, o consumo do colágeno tipo 2 é o mais indicado para tratamento de dores articulares. Os estudos científicos mostram que em média os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém, os resultados podem variar de acordo com cada pessoa e para fazer efeito o consumo de colágeno deve ser associado com o tratamento que o seu médico indicar, que pode variar desde uma fisioterapia e remédios até uma cirurgia!
Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2