Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 4 dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2

4 dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2

Mulher adulta se alongando na praia
4 minutos de leitura

O colágeno tipo 2 é um suplemento que oferece diversos benefícios na prevenção e tratamento de doenças relacionadas às articulações e cartilagens. Porém, com tantas opções no mercado, como escolher a melhor marca?

Separamos 4 dicas para facilitar sua escolha da melhor marca de colágeno tipo 2, permitindo que inicie a suplementação em busca dos benefícios para a saúde e qualidade de vida.

1ª dica: Certifique-se que a marca oferece colágeno tipo 2

Existem diferentes tipos de colágeno em nosso corpo, cada um com uma função e atuando em um local específico. Por isso também existem suplementos com diferentes tipos de colágeno.

Portanto, o primeiro passo para escolher a melhor marca de colágeno tipo 2 é se certificar de que o produto realmente oferece essa matéria-prima. A informação deve estar descrita no rótulo.

Conheça o suplemento de colágeno da Vhita!

2ª dica: Entenda a diferença do colágeno hidrolisado, peptídeos bioativos e não desnaturado

O colágeno é uma proteína. Quando ingerimos qualquer tipo de proteína, ela passa pelo processo de digestão, sendo quebrada em pedaços menores como peptídeos e aminoácidos.

No entanto, essa quebra leva a perda de função do colágeno. No corpo ele será utilizado em qualquer processo necessário, ao invés de atuar em um tecido específico.

Portanto, a matéria prima do seu suplemento de escolha deve apresentar características que evitem essa perda de função, para que os benefícios do consumo de colágeno tipo 2 sejam obtidos.

  • Colágeno hidrolisado: O colágeno hidrolisado é uma modificação da proteína original para melhor absorção no organismo. Porém, não consegue promover benefícios específicos pois ainda sofre alterações durante a digestão.
  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado: Proteína de colágeno em sua menor forma. Não sofre alterações pelo processo de digestão e consegue atuar em tecidos específicos.
  • Colágeno não desnaturado: Passa por processos químicos que permitem que mantenha sua estrutura e especificidade, sem sofrer alterações no processo de digestão. O fato dela não ser desnaturada aumenta a afinidade entre o suplemento e a cartilagem. 

Na hora de escolher a melhor marca de colágeno tipo 2, procure uma marca que ofereça o colágeno tipo 2 não desnaturado ou peptídeos bioativos de colágeno tipo 2.

3ª dica: Escolha o produto com a dose certa

Já sabemos da importância de escolher o tipo certo de colágeno e a matéria-prima mais adequada. Além disso, a quantidade de colágeno tipo 2 ofertada em cada porção diária também deve seguir uma dose ideal.

Para cada benefício desejado com a suplementação de colágeno, existem um tempo  e dose que devem ser seguidos para atingir esse objetivo. Essa informação é encontrada através de estudos científicos .

No caso do colágeno tipo 2, a dose diária para promover benefícios às cartilagens e articulações é de 40mg, com consumo durante 12 semanas. Portanto, certifique-se que o suplemento oferece no mínimo essa dose em cada porção.

4ª dica: Prefira produtos que também sejam fontes de proteína

As melhores marcas de colágeno tipo 2 também são boas fontes de proteína. Isso pode ser alcançado oferecendo uma mistura de colágenos no produto, como colágeno tipo 2 não desnaturado com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.

Aumentar a quantidade de proteínas na dieta é extremamente vantajoso para quem busca a  melhora da saúde das articulações e cartilagens. Afinal as proteínas são a base para a construção dos músculos. 

Uma maior massa muscular pode incrementar os efeitos de melhora da movimentação e qualidade de vida que o uso de colágeno tipo 2  já proporciona.

Quer saber mais?

Referências:

EFSA PANEL ON DIETETIC PRODUCTS, NUTRITION AND ALLERGIES (NDA). Scientific Opinion on the substantiation of a health claim related to VeriSol® P and a change in skin elasticity leading to an improvement in skin function pursuant to Article 13 (5) of Regulation (EC) No 1924/2006. EFSA Journal, v. 11, n. 6, p. 3257, 2013.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

LIAO, Chun-De et al. Effects of protein supplementation combined with resistance exercise on body composition and physical function in older adults: a systematic review and meta-analysis. The American journal of clinical nutrition, v. 106, n. 4, p. 1078-1091, 2017.

3.3/5 - (40 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

77 comentários em “4 dicas para escolher a melhor marca de Colágeno Tipo 2”

      1. Oi Alexandra, tudo bem?

        O ideal seria uma consulta médica para entender o melhor tratamento para o seu caso.
        Porém, o colágeno tipo 2 pode ajudar e servir como um complemento do tratamento, pois ele age diretamente nas articulações e cartilagens, diminuindo dores causadas por doenças.

        Espero ter ajudado e fico à disposição! 😘

  1. Olá!

    Tenho artrose tíbio társica (tornozelos) e fascite plantar… nós dois pés

    Tenho tomado cálcio e omega 3, o que mais devo tomar? Não consigo fazer exercício, caminhada.., os pés doem demais e os tornozelos são inchados.

    Sugestões, por gentileza!

    Obrigada.

    1. Oi Fernanda, tudo bem?
      Sugiro que você também tome a vitamina D, mas, principalmente, o colágeno tipo 2. Porque é uma forma natural de melhorar ou amenizar a sua artrose e pode ajudar a conter a inflamação dos seus tornozelos além de fortalecer suas cartilagens e articulações para que você possa voltar a fazer exercícios sem dores.
      Mas saiba que resultado é lento. Há quem sinta diferença com 1 mês de consumo, porém os estudos indicam ser necessário pelo menos 3 meses de consumo diário de colágeno tipo 2.
      Conheça o ÁgilPlus, um colágeno tipo 2 com muita qualidade: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Sigo à disposição de puder ajudar com mais alguma informação.

    1. Oi Celso, tudo bem?
      O colágeno tipo 2 têm afinidade pelo tecido das cartilagens e articulações de todo o corpo. Entre nosso vértebras existe esse tecido, portanto, o colágeno tipo 2 serve para qualquer parte da coluna.
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

  2. Bom Dia ! Meu marido está com 58 anos de idade e está sofrendo com forte dores musculares e desgaste osseos na bacia além da artrites e artroses e está cansado de Tomar remédios caros e nada resolve o seu problema gostaria de saber qual é o melhor colágeno maís indicado no caso dele

    1. Bom dia Eliete!
      Como vai?
      No caso do seu marido, o colágeno mais indicado é realmente o colágeno tipo 2. Por ser esse o colágeno presente em maior quantidade na região articular e de cartilagens.
      Caso você queria saber mais sobre um suplemento de colágeno tipo 2 de qualidade, basta acessar esse link: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Mas vale ressaltar que a melhora das dores começa a ter resultados com 3 meses de suplementação diária 🙂
      Qualquer dúvida,
      Estamos à disposição!

    2. Terminei de tomar o colágeno 2 ,quero comprar mais tô em dúvida pq a quantidade é mto pouca dar só pra 1 mês ,por que não faz com a
      quantidade maior ?
      Obrigada.

      1. Olá Célia, tudo bem?

        Este é um produto com alto valor mesmo, e para fazer com mais quantidade o produto ficaria mais caro também! :/

        Vamos estudar sua sugestão e entender como aplicar melhor esta solução.

  3. [email protected]. Tenho artrose em oda coluna e nos fêmur e preciso de colágeno tipo 2. Os ossos já afinaram e até já fraturei um fêmur, sendo que os discos da coluna estão todos finos. As cartilagens estão desidratadas. Procuro um colágeno para artrose degenerativa. É tanta propaganda de colagenoi que estou perdida. Quero um que me reconstrua as cartilagens e atuem nos ossos que estão finos devido a artrose.

    1. Bom dia Sonia!
      Como vai?
      O colágeno tipo 2 vai ajudar na saúde das suas articulações, mas para a osteoporose ele não irá trazer benefícios.
      Portanto se deseja um colágeno tipo 2 de qualidade para as suas articulações, nesse link você pode encontrar mais informações:
      https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Mas recomendamos fortemente a busca por um médico especialista em osteoporose para adequação do seu tratamento 🙂
      Qualquer outra dúvida Sonia,
      Seguimos à disposição 🙂

      1. Olá!

        Sou paciente hemofilico e sofro muito com as artroses em joelhos, tornozelos e cotovelos recorrentes das hemartroses que tive. Não consigo fazer quase nada e muito menos exercícios físicos por causa das dores!
        Posso usar que tipo de colágeno para melhorar minha qualidade de vida?

        1. Jair, tudo bem?

          Pode sim, o consumo do colágeno tipo 2 é o mais indicado para tratamento de dores articulares. Os estudos científicos mostram que em média os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém, os resultados podem variar de acordo com cada pessoa e para fazer efeito o consumo de colágeno deve ser associado com o tratamento que o seu médico indicar, que pode variar desde uma fisioterapia e remédios até uma cirurgia!

          Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.