Colágeno: Como escolher e qual o melhor?

| | , ,

Você já pensou em tomar colágeno para melhorar a aparência da pele ou para a saúde das articulações, mas não soube qual escolher? Com tantas opções, apresentações e preços é natural ficar na dúvida de qual o melhor colágeno.

Mas fique tranquilo(a), preparamos uma publicação bem completa para você tirar todas as dúvidas e escolher de forma definitiva o melhor colágeno para seu organismo. E para facilitar sua leitura, separamos nos seguintes títulos:

Primeiro passo

O primeiro passo para definir qual o melhor colágeno, é entender porque e para quê você vai tomá-lo. Se vai consumir por recomendação de médico ou nutricionista, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações. 

Isso precisa ficar claro para você não errar na hora de escolher qual comprar, porque existem vários tipos de suplementos de colágeno, os quais podem estimular a produção de colágeno específico para alguma região do corpo, ou não específico, direcionando a produção de proteínas para qualquer região do corpo.

Para começar, preparamos um vídeo explicando o que é e para que serve e como tomar o colágeno com a Nutricionista Priscila Gontijo.

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo de animais e humanos em diferentes tipos, e não há um consenso na literatura sobre a quantidade exata de tipos já definidos. Alguns estudos recentes descrevem um número entre 25 a 28 tipos de colágeno existentes.

Entretanto, já é bem compreendido que essa variedade de proteínas que compõe a família do colágeno, podem atuar juntas ou separadas na formação dos tecidos e órgãos do corpo. 

Dentre os vários tipos de colágeno distribuídos pelo nosso corpo, foi visto que os colágenos tipo 1 e 2 quando em forma de peptídeos bioativos, podem conferir benefícios respectivamente para a saúde e estética da pele, e reconstrução das articulações.

Como consequência disso, esses colágenos levantaram o interesse da indústria e foram isolados em forma de suplementos. 

Para a fabricação dos suplementos, geralmente, a proteína é extraída do couro e cartilagens de bovino e suínos. Como mostra a Figura 1, o primeiro passo para a produção dos suplementos é isolar o colágeno do tecido escolhido como matéria prima, depois ele processado para se tornar colágeno hidrolisado.

O colágeno hidrolisado se apresenta quebrado em pedaços menores, chamados de peptídeos, o quais são absorvidos mais rápido pelo metabolismo de quem ingere quando comparado a uma proteína de colágeno inteira (aquela que não é quebrada em pedaços menores).

A partir do colágeno hidrolisado podem ser feitos os peptídeos bioativos, os quais também são rapidamente absorvidos pelo metabolismo mas, diferente do colágeno hidrolisado, conseguem direcionar a produção de colágenos para as regiões específicas descritas na figura 1.

IMPORTANTE: Existem duas categorias de suplementos de colágeno: os de colágeno hidrolisado (maior absorção, mas não específico) e os peptídeos bioativos (específicos e com maior absorção).

Como escolher o melhor colágeno hidrolisado

Figura 1. Diagrama das etapas da produção do colágeno e tipos de suplementos disponíveis.

Além da especificidade, outro aspecto importante que deve ser considerado no momento da escolha são os aditivos como carboidratos, corantes, aromatizantes e adoçantes. Isso é importante porque a adição desses componentes, a longo prazo, podem ser prejudicial a sua saúde. 

Além disso, há certa polêmica entre os profissionais da saúde sobre a necessidade de suplementação de vitamina C junto com colágeno. Entenda como identificar todas essas questões a seguir.

Porque e como tomar colágeno

Sabe aquele velho ditado de que “tudo nessa vida tem prazo de validade”? Pois é, isso representa muito bem o interior do nosso corpo. Todas as nossas células e moléculas tem um tempo de vida limitado, quando chegam a hora de morte, são degradadas para que outras sejam produzidas e colocadas no lugar.

Isso acontece a todo instante e, é fundamental que se tenha uma boa quantidade de proteínas disponíveis no corpo para que ocorra de forma saudável.

O colágeno é uma macromolécula produzida pelas células do nosso corpo, sendo o principal responsável pela formação e sustentação dos nossos tecidos.

Com o passar dos anos, nossas células reduzem o ritmo dessa produção, mas nosso organismo não diminui o processo de destruição do colágeno velho, resultando no déficit da reposição natural de colágeno pelo metabolismo. A longo prazo, isso resulta na perda da integridade dos tecidos evidenciando a aparência envelhecida da pele ou nas dores articulares e perda de massa magra.

Estudos mostram que a suplementação com colágeno pode atrasar o processo fisiológico de redução da produção de colágeno natural, sendo a principal razão pela qual muitos profissionais da saúde têm indicado o uso da suplementação para manutenção da saúde ou tratamentos específicos.

 Não há contraindicação para o consumo de suplementos de colágeno, portanto, entenda para que serve cada um para poder definir qual melhor para você

Colágeno para que serve?

Como já descrito, existem os suplementos a base de colágeno hidrolisado e os de peptídeos bioativos. O colágeno hidrolisado geralmente é indicado como opção de suplemento proteico em dietas com alta demanda de proteína ou para perda de peso, visto que além de favorecer o ganho de massa magra, a ingestão de proteínas também confere saciedade.

Já os peptídeos bioativos, foram desenvolvidos para tratamentos específicos, podem atuar na redução das rugas, melhorar a saúde e estética de toda a pele, ou podem reconstituir e fortalecer as cartilagens e articulações, ou podem até mesmo, favorecer o ganho de massa magra.

Assim, é preciso entender qual é seu objetivo com a suplementação de colágeno, para não consumir suplementos não específicos esperando benefícios pontuais ou mesmo consumir suplementos específicos para as articulações esperando uma redução das rugas.

Não há muitos estudos mostrando vantagens da suplementação com colágeno hidrolisado, visto que uma alimentação adequada em proteínas de outros tipos, também estimula a produção de fibras de colágeno inespecíficas.

Entretanto, para os peptídeos bioativos já foram publicados várias pesquisas apresentando os benefícios promovidos pelo colágeno tipo 1 e 2 nas áreas da nutrição, ortopedia, dermatologia e estética. 

Colágeno Hidrolisado

O suplemento a base de colágeno hidrolisado consiste em proteínas de colágeno, de origem animal, que passa  por um processo industrial conhecido como hidrólise térmica.

Nesse processo, as proteínas são quebradas em pedaços menores, denominados peptídeos, facilitando sua absorção pelo corpo de quem consome.

Este tipo de suplemento é muito parecido com o colágeno consumido dos alimentos, porque estimula a produção de proteínas inespecíficas para qualquer região do corpo.

É um produto indicado para dietas com objetivo de ganho de massa muscular e perda de peso, embora não seja a primeira opção indicada para essas finalidades.

Para isso, suplementos de colágeno são secundários a suplementos de whey protein (proteína do soro do leite), consideradas superiores devido seu alto valor biológico.

Por exemplo, se uma pessoa já toma whey em algum lanche mas precisa incluir ainda mais proteína em alguma outra refeição, o suplemento de colágeno entra nesse cardápio, pois, além de suprir essa demanda ele também ajuda a diminuir o custo da dieta.

Como saber se o colágeno é hidrolisado?

É possível verificar essa informação no rótulo do produto através da descrição da composição de acordo com a lista dos ingredientes. Lá deve conter “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” ou “peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado” e não apenas “colágeno”.

Peptídeos Bioativos de Colágeno Hidrolisado

Os peptídeos bioativos são partes da proteína de colágeno hidrolisado, também de origem animal, passa por um processo enzimático se tornando específicos para alguma região do corpo.

Possuem baixo peso e estrutura, são capazes de penetrar na corrente sanguínea de quem consome sem muito esforço do metabolismo. Diferente do colágeno hidrolisado, os peptídeos bioativos não precisam sofrer nenhuma quebra depois de ingeridos.

Apresentam-se em dois tipos em relação aos 28 tipos existentes, são encontrados em maior quantidade em nosso corpo, e são recomendados para tratamentos específicos, veja a seguir:

Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1

É o mais abundante em nosso corpo, encontrado na pele, tecidos conjuntivos e até na córnea. A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos, já foi cientificamente comprovado que melhora a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 foram desenvolvidos por uma empresa Alemã e ganhou o nome comercial de  Verisol, portanto, sempre que você estiver em busca de colágeno para a pele, procure por Verisol.

Outro suplemento de colágeno desenvolvido pelos alemães a partir dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado do tipo 1 foi o Bodybalance, específico para o o crescimento dos músculos.

A suplementação com Bodybalance pode tratar e prevenir a sarcopenia (perda de músculo enfrentada por idosos), sendo, por isso, indicado para induzir o ganho de massa magra principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta.

Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

A diferença entre o Verisol e o Bodybalance, consiste no número de quebras enzimáticas da proteína, tornando um mais específico para e pele e o outro para os músculos.

Colágeno tipo 2: peptídeos bioativos de colágeno e proteína não desnaturada 

O colágeno tipo 2 é a proteína mais presente nas regiões das cartilagens e articulações, portanto, alguns suplementos de colágeno podem ajudar a cuidar da saúde articular. 

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que resistem à grandes pressões, como os olhos, cartilagens, articulações e discos invertebrais. É recomendado para  prevenir ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose.

Sendo assim, o seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico e indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Há 3 tipos de suplementos de colágeno disponíveis atualmente no mercado, os quais as composições se diferem de acordo com a funcionalidade:

  • Peptídeos de colágeno hidrolisado específico para as articulações

O suplemento com alegação funcional de especificidade para as articulações, é feito com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 e não há um mecanismo biológico celular relacionado a melhora da produção de colágeno tipo 2.

Mesmo sem a presença de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2, esse tipo de suplemento oferece substrato para a produção de colágeno geral, o que pode indiretamente influencia a produção de colágeno tipo 2.

Todos os suplementos a base de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado são feitos 95% de colágeno tipo 1 e 5 % de colágeno tipo 3, ou seja, são predominantemente de colágeno tipo 1.

  • Proteína não desnaturada de colágeno tipo 2

Também conhecida por proteína não hidrolisada de colágeno tipo 2 ou simplesmente colágeno tipo 2, é a única proteína específica para a saúde articular.

Tem ação específica no sistema imunológica evitando a inflamação fisiológica existente nas articulações e cartilagens que são exacerbadas com atividades relacionadas ao estilo de vida.

  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado + proteína não desnaturada de colágeno tipo 2

É a melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações. Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1  oferecem substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, e a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e cartilagens.

 

Colágeno hidrolisado ou peptídeo bioativo?

Como não são iguais, a escolha vai depender do seu objetivo, podendo até incluir todos os tipos em uma mesma dieta. Os peptídeos bioativos são melhores aproveitados pelo organismo e respondem melhor a desejos específicos se consumidos pelo tempo indicado. 

 

Suplementação de colágeno: com ou sem vitamina C?

A vitamina C é um micronutriente fundamental para a produção de colágeno em nosso corpo, por isso, algumas marcas a incluem na formulação do suplemento de colágeno. Será que isso é mesmo necessário? 

Mais uma vez, a reposta é “depende”! Sua alimentação precisa ser avaliada por um nutricionista, o profissional mais capacitado para esclarecer essa questão.

Entretanto, podemos adiantar que a quantidade recomendada de ingestão diária para a vitamina C é baixa, sendo facilmente alcançada na alimentação através do consumo de frutas, verduras e legumes.

Portanto, geralmente, a suplementação de vitamina C não é necessária.

Outros aditivos

Para deixar o suplemento saboroso, além do colágeno, alguns suplementos possuem outros ingredientes adicionados, tais como sabor, aroma, adoçantes e gomas. É muito comum em pontos de venda de produtos naturais ou lojas de suplementos, encontrar suplementos de colágeno hidrolisado com esses aditivos.

Já se sabe que o consumo contínuo desses ingredientes podem causar danos ao metabolismo, portanto, o ideal é sempre procurar por suplementos de colágeno insentos de aditivos e consumir o colágeno puro ou batido com frutas.

Os estudos recentes sobre os benefícios dos colágenos específicos associado ao aumento da preocupação da população com envelhecimento saudável, fez a indústria criar produtos alimentícios como shakes, whey, mix de proteínas e até balas com colágenos específicos, principalmente o Verisol. 

 Mas, o consumo de colágeno para algum tratamento específico, exige uma ingestão diária e contínua por um período mínimo de  2 meses. Assim, escolher um shake ou balas como forma de consumir colágenos específicos também não é a melhor opção, pois, virão outros ingredientes além da proteína.

Vamos relembrar os pontos mais importantes dos cuidados que você precisa ter na hora de escolher um bom suplemento de colágeno:

Qual o melhor colágeno

Dicas para escolher o melhor colágeno: 

  1. Defina o objetivo sobre o que você quer melhorar, se o foco será pele, articulações, músculo ou reposição proteica;
  2. Para melhor resultado, prefira produtos feitos com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 ou 2 (não apenas o colágeno hidrolisado inespecífico);
  3. Colágenos com benefícios comprovados cientificamente: Verisol, Bodybalance e Colágeno tipo 2.

Para saúde e beleza da pele, unhas e cabelos:

  •  VERISOL: Foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas.

Dica de produto: O Collagen Vhita é 100% puro e composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele.  

Para maior força e resistência muscular:

  • BODYBALANCE: Foco no ganho de massa muscular, prevenção e tratamento da sarcopenia. 

Dica de produto: O Body Vhita é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado específico para potencializar o ganho de massa muscular e melhorar seu desempenho de força e resistência. 

Para fortalecer e/ou tratar cartilagens e articulações:

  • COLÁGENO TIPO 2: Foco no tratamento e prevenção das articulações. 

Dica de produto: O AgilPlus Vhita é uma linha de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, das cartilagens e da estrutura óssea. 

Agora ficou fácil escolher um bom suplemento de colágeno, não é mesmo? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários =).

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

 
Anterior

Polêmica do ômega 3 para doenças cardiovasculares

Dicas para escolher a melhor marca de ômega 3 | Dra. Priscila Corrêa

Próximo

143 comentários em “Colágeno: Como escolher e qual o melhor?”

  1. Gostei muito do artigo foi bem esclarecedor. Mas, gostaria de saber algo sobre o Colágeno Tipo 3. Se for possível agradeço desde já.

    Responder
    • Olá, tudo bem? Ainda não temos muitos estudos sobre o colágeno tipo 3 e também não trabalhamos com ele, infelizmente com essa dúvida não vamos conseguir ajudar muito, pois nos sustentamos sempre em referências bibliográficas científicas.

      Responder
          • Boa tarde ! Tem o verisol P que é de porco?
            Verisol B que é bovino.
            É o de peixe. É isso mesmo?
            Quero comprar . Mas não como porco.

          • Boa tarde, Meire.
            Tudo bem?
            Essa resposta ainda não podemos te dar com certeza, porque o animal utilizado para extração da matéria-prima do colágeno pode variar a cada lote. Mas entramos em contato com o fabricante da matéria-prima e estamos aguardando retorno.
            Assim que tivermos uma resposta entraremos em contato com você via e-mail.
            Estamos à disposição.

          • Tenho problemas de articulação (artrose) e tb flacidez na pele. Qual poderia tomar e qual marca, pois o mercado tem várias, mas confiável é difícil.
            Tb gostaria que não tivesse Açúcar p não engordar.

          • Olá, como vai?
            Para a melhora da artrose, o colágeno que te recomendamos é o ÁgilPlus, composto pela matéria-prima B2Cool, ele vai te ajudar na redução dos sintomas da doença e não tem adição de açúcar.
            Se quiser saber mais sobre o ÁgilPlus, é só clicar aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita/
            E para a pele, a melhor opção é o Collagen, um colágeno hidrolisado tipo 1, feito com a matéria-prima Verisol, composto por peptídeos bioativos, ele ajuda a reduzir a flacidez da pele. O Collagen também não tem adição de açúcar.
            Para saber mais, entre aqui:https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita/
            Qualquer dúvida, estamos à disposição!

          • Boa tarde Maria!
            Para você é indicado o peptídeo bioativo de colágeno tipo 1.
            O Collagen Vhita é um peptídeo bioativo de colágeno tipo 1 com comprovação científica de benefícios para pele cabelos e unhas.
            Caso tenha interesse, basta clicar nesse link para saber mais: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
            Caso tenha mais alguma dúvida,
            Ficaremos felizes em ajudar!

          • Olá bom dia meu nome é Camila tenho 25 anos, comecei a fazer a academia estou com celulite, a pele um pouco flácida, unhas fracas, cabelo caindo um pouco e umas gorduras localizadas. Qual o melhor colágeno pra mim? Grata

          • Oi Camila, tudo bem?
            O melhor colágeno para você é o verisol. É o único com comprovações científicas de resultados na pele, unhas e cabelos.
            O consumo de 2,5 g de verisol ao dia por no mínimo 8 semanas (2 meses) pode:
            – Diminuir as linhas de expressão (2 meses de uso);
            – Auxiliar no fortalecimento e crescimento das unhas frágeis (3 meses de uso);
            – Reduzir a celulite aparente (6 meses de uso).
            Dica: Conheça o Collagen Vhita, um colágeno feito 100% de verisol –> https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
            Seguimos à disposição se pudermos ajudar em algo mais.
            Abraços!

        • Boa tarde Maria!
          Para você é indicado o peptídeo bioativo de colágeno tipo 1.
          O Collagen Vhita é um peptídeo bioativo de colágeno tipo 1 com comprovação científica de benefícios para pele cabelos e unhas.
          Caso tenha interesse, basta clicar nesse link para saber mais: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
          Caso tenha mais alguma dúvida,
          Ficaremos felizes em ajudar!

          Responder
  2. No texto não li sobre colágeno tipo II de origem do frango, nem a diferença deste para o extraído dos bovinos. Quais são os laboratórios no mundo que vendem colágeno e que detém a patente? Os orientais importam do Brasil muitos pés de galinha, rico em colágeno. A classe econômica em melhor situação no Brasil, prefere carnes sem osso, pobre em colágeno, pois as carnes com osso principalmente com tutano são as mais ricas em colágeno.

    Responder
    • Oi Serafim, tudo bem?
      Temos um outro texto recém postado sobre colágeno tipo 2: https://blog.vhita.com.br/colageno-tipo-2/ .
      Sobre a origem, ela pode ser tanto de porco quando de boi ou de frango. Para saber, basta solicitar o laudo técnico do produto para a empresa/marca. No laudo você identifica a matéria prima utilizada (boi, porco ou frango).
      Pés de galinha de fato são ricos em colágeno tipo 2. Entretanto, o colágeno que obtemos dos alimentos, não necessariamente conduzem a produção de um colágeno específico em nosso corpo. Diferente dos peptídeos bioativos, os quais já possuem resultados comprovados.
      Abraços.

      Responder
  3. Tenho flacidez na pele , barriga estrias tambem não seu qual colageno tomar tenho 48 anos e minha filha 24

    Responder
  4. Olá! Eu tenho flacidez e também estou perdendo muito massa magra e que acredito que contribui pra flacidez. Então, minha pergunta é: posso usar o colágeno tipo 1 _ verisol (pra flacidez) alternando com o colágeno Body Balance pra recuperar massa magra?

    Responder
    • Oi Cristina, tudo bem?
      O nosso corpo consegue absorver até 25g de proteina por refeição, os dois colágeno juntos somam um total de 17,5g de proteína. Então, você não precisa alternar, pode usar os dois colágenos – verisol e bodybalance- juntos. Vai ter ótimos resultados após 12 semanas de uso. =)

      Responder
        • Oi Selma, no seu caso, dois tipos de colágenos podem ajuda-la. 2,5g de verisol ao dia para redução de linhas de expressão e flacidez e 15g de bodybalance ao dia para massa muscular. Os dois colágenos podem ser tomados juntos sem nenhum risco à saúde.
          Sigo à disposição.

          Responder
    • Olá tenho 48 anos, muitas dores nas articulações, qual é o indicado, que fortaleça também unha , cabelo e a pele. Observação; minha dieta é com pouca proteína.

      Responder
    • Existe colageno tipo 1 e 2 juntos? Pq eu qro para pele, unhas, melhora na aparencia da celulite e tb para articulações?

      Responder
      • Até o momento nós não temos conhecimento de nenhum suplemento que apresente essa composição nas dosagens ideiais para ter todos esses benefícios em uma única dose.
        Os produtos são comercializados separadamente para ficarem mais semelhantes com aqueles já testados pelos pesquisadores, portanto com maiores chances de trazer os benefícios observados nesses estudos.
        Uma recomendação para as articulações seria: http://conteudo.vhita.com.br/agilplus
        E para melhora da pele, unhas e celulite: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        Qualquer outra dúvida,
        Estamos à disposição!

        Responder
  5. Tenho muitas duvidas em qual colageno tomar. Tenho 59 anos, com problemas de artrose e artrite nos joelhos e bracos e quero tambem melhorar minha aparencia com relacao a rugas. Qual o colageno que devo tomar. Colageno + licopeno ou colageno hidrolisado.

    Responder
    • Oi Rosangela, você pode tomar dois tipos de suplementos de colágeno: o suplementos a base de peptídeos biotivos de colágeno hidrolisado tipo 1 (matéria prima é chamada de verisol) para redução das linhas de expressão e flacidez da pele. E os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado (peptan) com colágeno do tipo 2, suplemento específico para as cartilagens e articulações.
      Os suplementos podem ser tomados juntos sem problema algum. Você vai começar a perceber os resultados após 8 semanas de consumo regular!
      Sigo à disposição.
      Abraços,

      Responder
  6. oi tudo bom? eu tenho pés de galinhas ao redor dos olhos e rugas na testa minha pele é muito sensível qual vcs me recomenda

    Responder
  7. Mas e se o objetivo é simplesmente retardar o máximo possível *todos* os efeitos do envelhecimento (rugas, flacidez da pele, perda de massa muscular, dores nas articulações etc) tem que tomar todos? Não tem um “combo”? Se eu entendi bem o vídeo não basta tomar o hidrolisado pois ele não necessariamente será ativado se os genes não forem ativados… há alguma mistura com todos os peptídeos bioativos para um uso “genérico” anti-envelhecimento?

    Responder
    • É, então você entendeu certo. Infelizmente não há um produto genérico anti-envelhecimento por 2 principais motivos:

      1- Juntar os três tipos de colágeno em 1 produto ultrapassaria a dose de proteína que nosso corpo consegue absorver a cada 3 horas, daria 27g de proteína na porção. O indicado é até 25g de proteína, logo, seria um desperdício de dinheiro. As nutricionistas orientam que para tomar os três tipos de colágeno, um deles deve ser tomado em horário diferente. Ou seja, da para juntar dois, mas não os três.

      2- Um produto com os 3 tipos de colágeno seria caro, pq as matérias primas são caras, não sendo muito viável para o comércio no Brasil.

      Entretanto, existem 2 marcas atualmente que oferecem produtos com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 (pele, unha e cabelo) e colágeno tipo 2 (articulações e cartilagens), só ficou faltando os peptídeos específicos para os músculos para ser o produto genérico anti-envelhecimento. Uma dessas marcas é a Vhita!

      Sigo à disposição =)

      Responder
    • Nós que agradecemos pelo interesse em saber mais sobre o collagen =)
      Esperamos que em breve você perceba todos os benefícios desse suplemento realmente incrível =)

      Responder
  8. Logo logo vou chegar nos 25 anos, preciso me preocupar em começar a tomar colágeno? Quero evitar linhas de expressão :3

    Responder
    • Boa noite Maria!
      Como vai?
      Pode tomar sim, não há nenhum tipo de efeito colateral, e terá todos os benefícios igualmente. A dica é apenas consumir eles com refeições menores, como lanches e ceia, ou apenas misturados a sucos ou shakes longe das refeições principais.
      Qualquer dúvida,
      estamos a disposição =)

      Responder
  9. Fiz uma cirurgia recente e estou tomando colágeno hidrolisado (A embalagem menciona que uma colher fornece 9 g de peptídeos de colágeno). Por não ser o bodybalance, o efeito será reduzido? Obrigado

    Responder
    • Boa tarde Lena!
      Tudo bem?
      Se for apenas colágeno hidrolisado, ele serve apenas para complementar a quantidade de proteínas recomendadas diariamente. Não exerce nenhuma função específica ao nosso organismo.
      Agora se for peptídeo bioativo de colágeno como diz a informação do rótulo, mas não for BodyBalance, significa que ele possui uma matéria prima de menor qualidade, mas não temos como saber quais serão os resultados.
      Nós trabalhamos e recomendamos o BodyBalance pela credibilidade da matéria prima, já que possuem artigos científicos que dão segurança para profissionais da saúde prescreverem e confiarem =)

      Responder
    • Bom dia Lilian!
      Tudo bem?
      Na verdade a recomendação de 9g devido a alegação da ANVISA ( IN nº 28/2018) que só permite que um suplemento se denomine proteico com uma quantidade mínima de proteína. Por exemplo, no caso do ÁgilPlus que possui 40mg de colágeno tipo 2, precisaria de mais 8g de proteína para ser considerado pela ANVISA um suplemento proteico, já que o mínimo é de exatos 8,4g.
      Enquanto o collagen (verisol), não é considerado um suplemento proteico.
      Ele é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno, sem alegações de ganho de massa muscular, ou qualquer outro benefício muscular. Recomendado para melhora da pele unhas e cabelo =). Portanto sem a necessidade de ter as 8,4g de proteína.

      Responder
    • Bom dia Maria Lúcia!
      Como vai?
      Para ter a melhora da pele, unha, cabelo, articulações e ganho de massa muscular você precisaria dos 3 suplementos. Pois cada um possui determinada propriedade. Q

      Responder
    • Bom dia Maria Lúcia!
      Tudo bem?
      Na verdade para ter todos os benefícios que você mencionou, o ideal é consumir os 3 tipos de colágeno, que são
      Collagen: melhora da pele unhas e cabelo
      ÁgilPlus: Colágeno tipo 2 para prevenção e tratamento de doenças e dores nas articulações
      e
      Body Vhita: O colágeno com estudos científicos comprovando o ganho de massa muscular.
      Qualquer dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
  10. Olá, boa tarde, texto muito bom. Tenho problema nas cartilagens dos joelhos, pelo que entendi que o produto mais indicado seria o AgilPlus Vhita, gostaria de saber o preço e como adiquirir? grato.

    Responder
    • Bom dia Josenil!
      Como vai?
      Muito obrigada pelo elogio, ficamos felizes em colaborar com um conteúdo de qualidade =)
      Exatamente, o ÁgilPlus é o produto de colágeno tipo 2 responsável pela melhora das articulações. Você pode adquirir por esse link: http://conteudo.vhita.com.br/agilplus
      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

      Responder
  11. Olá boa noite! Tenho 24 anos , mas sinto que minha pele é um pouco flacida e gostaria de saber qual o melhor colágeno para toma ?

    Responder
    • Boa tarde Rosangela!
      Como vai?
      No seu caso, o melhor colágeno para a flacidez é o Collagen. Ele atua diretamente na melhora da aparência da pele, contra a flacidez, celulite, aparência jovial e ainda apresentou resultados positivos em fortalecimentos para as unhas e cabelos.

      Responder
  12. Estou tomando colágeno faz 2nesses. Começou a me dar muitos cravos e espinhas..
    Estou tomando o colágeno hidrolisado com vitamina c selênio e zinco . E normal

    Responder
    • Bom dia Eliana!
      Como vai?
      Esse efeito não é relacionado ao colágeno, porém acredito que o colágeno que você está tomando não fará efeito na melhora da pele. Por ser um colágeno hidrolisado ele se quebra e vira uma proteína simples, sem ação específica no nosso organismo.
      Para observar a melhora da pele, unhas e cabelo o colágeno recomendado é o de peptídeo bioativo de colágeno, no caso o collagen. Esse sim possui ação comprovada na melhora dessas regiões.
      Caso queira saber mais: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

      Agora, recomendamos você procurar por um(a) dermatologista para uma análise mais aprofundada de quais são as causas desse aumento de espinhas. Pois podem ser muitos fatores como a alimentação como um todo, questões hormonais, higienização da pele ou até mesmo sem causa aparente. Porém apenas esse profissional pode te passar um diagnóstico mais preciso.
      Qualquer outra dúvida,
      Estamos a disposição!

      Responder
  13. Boa Tarde.
    A respeito do Bodybalance, tenho algumas perguntas:
    pode ser usado por pacientes com fibromialgia?
    Pode ser usado junto com o colágeno tipo II (para as articulações)?
    Há alguma contra-indicação ?

    A respeito do Colágeno tipo II:
    Sempre que vejo o colágeno tipo II,a dosagem é de 40mg. No vídeo de vocês a dosagem referida é de 10g. Fiquei na dúvida, poderiam me esclarecer melhor?

    Responder
    • Boa tarde Rita!
      Como vai?
      Vamos responder as suas dúvidas na ordem!
      Sobre a suplementação de bodybalance, sim pode ser consumido por pessoas com fibromialgia sem problemas. E o ideal de fato é consumir também o colágeno tipo 2 (ÁgilPlus). Não possui nenhuma contra indicação.

      Sobre a recomendação de dose do colágeno tipo 2, realmente, a recomendação de colágeno tipo 2 é de 20 a 40 mg ao dia. Porém, quando se trata de um suplemento de colágeno tipo 2 ele deve ter essa dose de colágeno tipo 2 (20 a 40 mg) mais 10 g de colágeno tipo 1.
      Pois para ser considerado um suplemento de proteínas, essa é a recomendação da ANVISA.

      Caso tenha mais dúvidas,
      Estamos a disposição Rita 🙂

      Responder
  14. Olá meu marido tem 64 anos e sua pele principalmente do braço quando bate em algum lugar ela se rasga e sangra, gostaria de saber se é falta de colágeno e qual o posso dar para ele

    Responder
    • Bom dia Angela!
      Como vai?
      Recomendamos a ida ao médico para avaliar esses sintomas juntos com exames laboratoriais.
      Apesar do colágeno ser recomendado pela idade do seu marido, a causa desse sangramento provavelmente não seja essa.
      Mas para ajudar a minimizar os sinais do envelhecimento da pele recomendamos o colágeno Collagen Vhita, que você pode conhecer melhor através desse link: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Qualquer outra dúvida,
      Estamos a disposição Angela!

      Responder
    • Boa tarde Arno!
      É possível sim manipular todos esses colágenos, porém além do alto custo para esse tipo de produto, caso não tenha indicação de um profissional da saúde, seja um médico ou um nutricionista, buque pela orientação de doses e melhores escolhas para o seu caso 🙂
      Qualquer outra dúvida Arno
      Estamos à disposição!

      Responder
      • O motivo da pergunta que fiz a você, é porque comprei pela internet da UPNUTRI, de Almirante Tamandaré, PR, um frasco de colágeno onde informava que havia os três tipos juntos numa mesma cápsula. O preço era atraente, imbatível, $39,90 por 60 cápsulas. Liguei para o fabricante para pedir a mesma informação que você facilmente me respondei. Só que a farmacêutica da UPNUTRI se esquivou de todas as formas e não me respondeu. Senti firmeza navegando no seu site, muito bom, elucidativo, em momento algum “tira o corpo fora”. Parabéns.

        Responder
  15. Bom Dia

    Meu nome é Simone, tenho 45 anos e fiz uma cirurgia no joelho (menisco lateral), tenho condromalacia e desgaste na articulação. ainda não consigo agachar totalmente e também sinto dores musculares. Já estou fazendo atividades físicas e reeducação alimentar. Gostaria de saber, qual colágeno seria melhor? Estou pensando no tipo 2, porém vi que o Tipo 1 ajuda os músculos! Posso fazer a junção dos Tipos 1 e 2? Como isso, ultrapasso a dose diária? Teria alguma contraindicação? Aguardo contato, Grata, Simone

    Responder
    • Boa tarde Simone!
      Como vai?
      O ideal seria buscar orientação junto ao seu profissional de confiança.
      Porém, não existe problema algum em consumir o colágeno específico para os músculos da matéria prima Bodybalance,como o Body Vhita e também o colágeno tipo 2, ÁgilPlus.
      Pois eles possuem ações diferentes e não irião exceder a quantidade diária de proteínas recomendada.
      Se quiser saber mais,
      Acesse esse link para saber do Body Vhita: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
      E esse, para saber mais sobre o ÁgilPlus: http://conteudo.vhita.com.br/agil-plus
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Responder
    • Oi Bruna, tudo bem?
      Que legal que está gostando.Muito bom o feedback.
      Só não se esqueça que o uso do colágeno precisa ser contínuo.
      No máximo podem ser feitas pausas de 1 mês. Mas nunca fiquei mais do que isso sem tomar o suplemento.
      Abraços.

      Responder
      • Olá! Na verdade gostaria de colágeno para rugas,pele e também para prevenção e manutenção da estrutura óssea e muscular. Qual eu compro?

        Responder
        • Bom dia Maria!
          Como vai?
          Na verdade você precisa de diferentes suplementos. Vamos listar a seguir quais são esses suplementos e quais os benefícios de acordo com o que você nos relatou 🙂
          1. Melhora das rugas e pele:
          O colágeno para melhora das rugas e pele são os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, o collagen Vhita, que é 100% Verisol.
          Que você pode saber mais por esse link:
          https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
          2. Estrutura óssea:
          Caso seu interesse seja na saúde das suas articulações e cartilagens, para prevenir o desgaste e as dores nas regiões como joelho, ombros e costas, a recomendação é suplementar o colágeno não desnaturado tipo 2.
          Que você pode saber mais por esse link:
          https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
          3. Ganhar e prevenir perda dos músculos:
          Existe um terceiro suplemento recomendado especificamente para os músculos, o colágeno Bodybalance, com estudos científicos mostrando o ganho de músculos com a suplementação e realização de exercícios regularmente.
          Que você pode saber mais por esse link:
          https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
          Caso tenha dúvidas Maria,
          Estamos à disposição!

          Responder
  16. vcs podem por gentileza informar quais foram os artigos científicos que provaram que colágeno do Tipo I é bom para pele?

    Responder
    • Oi Carla, tudo bem?
      Claro podemos sim.

      1) Estudos que falam do colágeno no geral:
      – SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.
      – GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.

      2) Estudos que falam da eficácia do colágeno tipo 1 para a pele:
      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA A PELE (RUGAS): PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA A PELE (RUGAS) PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA A CELULITE: SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA OS MÚSCULOS: ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA AS UNHAS: HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

      Seguimos à disposição se pudermos ajudar em algo mais!
      Abraços.

      Responder
  17. Boa noite! A ortopedista me passou colflex de uso contínuo pq eu tenho lombalgia, coluna vive doendo, inflamada. Será que é bom também pra pele pois tenho rugas e pele flácida. Mandei manipular será q faz efeito igual o comprado no site. Obrigada

    Responder
    • Bom dia Maria!
      Como vai?
      Para ter benefícios na pele, só se no produto que mandou manipular for adicionado também o Verisol, que são os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1. Porém acreditamos ser pouco provável. Caso realmente não tenha, você pode saber mais sobre esse tipo de colágeno por esse link:
      https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Qualquer dúvida Maria,
      Seguimos à disposição!

      Responder
  18. Tenho 52 anos e sempre pratiquei muito esporte, gostaria de tomar colágeno, qual seria o mais indicado.

    Responder
    • Bom dia Enilda!
      Como vai?
      Se você sente dores nas articulações seria o ÁgilPlus, que é um colágeno tipo 2 que atua melhorando o desgaste da região, que é muito comum em praticantes de exercícios 🙂
      Para saber mais sobre o ÁgilPlus, basta clicar nesse link:
      https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      Agora, se deseja melhora da aparência da pele, como a melhora das rugas, elasticidade, celulite e também fortalecer unhas e cabelos o recomendado é o Collagen.
      Para saber mais sobre o Collagen, basta clicar nesse link:
      https://blog.vhita.com.br/collagen-vhita/
      Qualquer dúvida Enilda,
      Estamos à disposição!

      Responder
  19. Oi, tenho estrias velhas já brancas. As estrias brancas velhas podem desaparecer só tomando colágeno? Qual tipo de colágeno seria?

    Responder
    • Bom dia Bruna!
      Como vai?
      O colágeno não vai conseguir tratar as estrias, mas vai melhorar a aparência da pele como um todo, o que pode te ajudar a ficar mais satisfeita com a sua pele 🙂
      Por exemplo, além do colágeno ajudar na hidratação e melhora da celulite, ajuda ainda na flacidez, elasticidade, e também atua fortalecendo unhas e cabelos.
      Para esses benefícios é recomendado o uso do collagen Vhita, que é 100% Verisol, o único colágeno com comprovação científica desses benefícios.
      Se quiser saber mais sobre esse suplemento basta acessar esse link: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Qualquer dúvida Bruna, estamos à disposição!

      Responder
  20. Preciso de colágeno para firmeza da pele e massa muscular, unha e cabelo. Tenho 52anos, tá caindo tudo.?‍♀️

    Responder
  21. Boa tarde! Me chamo Simone e gostaria de uma informação.
    Tomo o Colflex q é o colágeno 2
    Gostaria de saber se posso tomar outro colágeno tipo 1 para a pele
    Obrigada

    Responder
    • Bom dia Simone!
      Como vai?
      Sim, você pode consumir tanto o Colflex quanto um suplemento de colágeno tipo 1 para a pele.
      Como a ação desses colágenos são diferentes em nosso organismo, um não vai impedir a ação do outro 🙂
      Se quiser saber mais sobre um colágeno tipo 1 de qualidade, basta acessar esse link:
      https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Qualquer dúvida Simone,
      Estamos à disposição

      Responder
  22. Bom dia, gostaria de saber qual usar? tenho a pele seca e cabelos caindo muito, também tenho muitas dores nas juntas.
    obrigada,
    Ingrid de Oliveira Campos Bottaro

    Responder
  23. Olá, gostaria de saber se tem um colágeno específico para pele com peptídeos, ganho de massa e articulações, tudo num produto só, qual seria?

    Responder
    • Olá, tudo bem?
      Não existe um produto que una esses três colágenos, pois tanto a matéria-prima do colágeno tipo 1 quanto a do tipo 2 são caras, o que tornaria o produto muito caro também. Além disso, ao tomar esses colágenos juntos, você ultrapassaria a quantidade máxima de proteína recomendada por refeição, então, você estaria desperdiçando nutrientes. Por isso, para obter os benefícios de todos, é preciso toma-los separados, em horários diferentes, para uma melhor absorção.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Responder
      • Boa tarde!
        Lendo os comentários,pude perceber que tô tomando errado pois tomo dois tipos de colágenos tipo 1 e 2 tudo juntos pela manhã.Muito Obrigada!

        Responder
        • Oi Neide, tudo bem?
          hahahahahah, fica tranquila, você não está tomando errado!
          Não tem problema tomar os dois colágenos no mesmo horário.
          O mais importante é a rotina de tomar a quantidade certa de cada colágeno todos os dias, e não ultrapassar as 20g de proteína por porção, por isso é bom evitar tomar próximo a refeições principais como almoço e jantar.
          Abraços!

          Responder
  24. Posso tomar colágeno hidrolisado para tratamento das articulações ao invés do colágeno tipo 2??

    Responder
    • Olá, Paulo.
      Tudo bem?
      Para melhorar a saúde das articulações a melhor opção é tomar a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, junto com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1. Essa combinação vai atuar especificamente na região articular e cartilaginosa. Já o colágeno hidrolisado apenas vai fornecer proteínas, sem ação específica no seu organismo.
      Para saber mais sobre o colágeno tipo 2 e seus benefícios, entre aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Responder
  25. Me informa mais sobre a maneira correta de usá-los por favor,pois tô cansada de ser enganada.Tô usando o Active anti-ox e o flexatim. Minha pele até que melhorou um pouco,mas as dores no joelho continuam.Se puder me ajudar,ficarei grata!
    Obs: Tomo 2 comprimidos de cada um pela manhã.

    Responder
    • Oi Neide, tudo bem?

      Para tomar colágeno Neide, independente do tipo, o mais importante é a regularidade do consumo diário, ou seja, tomar a quantidade recomendada todos os dias, inclusive aos finais de semana. O resultado vai depender do tipo de colágeno que você está tomando e da qualidade do suplemento que você escolheu. Suplementos de baixa qualidade não entregam resultados.

      Para a pele você precisa tomar um colágeno 100% verisol, pois é o único com resultados comprovados cientificamente, a partir de 8 semanas de consumo diário. A melhor forma de usa-lo é tomando um produto de qualidade e sem adição de ingredientes artificiais. Pode ser tomado com água ou suco a qualquer hora do dia desde que longe de grandes refeições como almoço e o jantar.

      Já para as articulações a melhor forma de usar é novamente, primeiro escolher um produto de qualidade que tenha a presença de 40 mg do colágeno tipo 2 (UC2 ou B2Cool) + 9 g de peptídeo bioativo de colágeno tipo 1. Também pode ser tomado a qualquer horário, desde que longe de grandes refeições. É preciso ter paciência, pois os estudos mostram que os resultados desse colágeno pode demorar até 12 semanas após o início do consumo diário.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informção.
      Abraços!

      Responder
    • Oi Silvana, tudo bem?
      Pode sim, você pode tomar os colágenos verisol e o bodybalance juntos e no mesmo horário sem problema algum.
      Abraços!

      Responder
  26. Olá! Estou fazendo tratamento de radiofrequência para melhorar a flacidez de algumas áreas e me indicaram o Fascia. Você acredita que essa seja a melhor opção para o meu caso?

    Responder
    • Oi Geovanna, tudo bem?

      O melhor colágeno para o seu caso é o verisol, nome da matéria prima do único colágeno específico para a pele com resultados comprovados por estudos científicos.

      Ainda segundos os estudos, o uso do colágeno deve ser feito por no mínimo 8 semanas(2 meses). Então o ideal, pensando não só na sua pele como na sua saúde, é melhor tomar um produto puro, sem aditivos artificiais como saborizantes e adoçantes.

      Com bases nisso e no custo benefício, o colágeno Fascia não é a melhor opção para você. Existem produtos melhores com mais qualidade e mais baratos do que ele no mercado.
      Veja:
      O colágeno Fascia custa em média 130 para 1 mês. Enquanto que o Collagen custa 170 para 2 meses, ou seja, 85 por mês.
      O Collagen é um produto feito 100% com verisol, ou seja, é puro e livre de aditivos artificiais.

      Se quiser, conheça mais sobre o Collagen aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

      Responder
  27. Oi, não consegui responder a sua resposta. Tenho bastante interesse em adquirir esse mas quando clico no link não aparece 170, mas sim 200. E com o preço do frete acaba ficando muito! Não teria como fazer por esse valor de 170?

    Responder
    • Oi Geovanna,
      R$170 é a versão em pó, R$200 é a versão em comprimido.
      Os dois são a mesma coisa, 100% verisol e duram 2 meses. Promovem os mesmos benefícios.
      Porém diferente da versão em pó, a versão em comprimido exige o processo de compressão, por isso é um pouco mais caro.

      Se quiser, fale direto com o nosso atendimento:
      Televendas: (11) 4451-0228
      Whats App: (11) 96036-5520
      Email: [email protected]
      Chat on-line clicando primeiro aqui: https://www.vhita.com.br/pages/fale-conosco e depois no botão ATENDIMENTO.

      Abraços!

      Responder
  28. Ola boa tarde!!!

    Tenho 25 anos e por conta d perca d peso fiquei com muita flacidez, gostaria de saber qual o melhor colágeno, no meu caso, ele em pó ou em cápsulas, comprei um em cápsulas tomei por 4 meses e não obtive resultado algum…

    Responder
    • Oi Ana Carolina, tudo bem?

      Bem provável que você tenha tomado o colágeno hidrolisado em cápsulas, que não é específico para nenhum região corpo.

      No seu caso, você precisa procurar por um colágeno que seja específico para a pele ou para os músculos.
      Dessa forma, há 2 tipos de colágeno que podem te ajudar: o verisol e o bodybalance.

      O verisol existe na versão em comprimido e em pó. Ele é o único colágeno com comprovação científica de resultados para a pele após 8 semanas de consumo diário.
      Já o Bodybalance só existe na versão em pó. E é o único colágeno com comprovação científica de resultado para o fortalecimento da fibra muscular após 12 semanas de consumo diário.

      Seria legal você tomar o Verisol porque ele oferece maior elasticidade e firmeza a pele, reduzindo estrias, celulite e flacidez.
      Já o bodybalance, também poderia ajudar, uma vez que também atua na redução da flacidez porque ajuda no aumento do músculo e redução da gordura corporal.

      Segue uma sugestão de um bom colágeno verisol aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      E uma sugestão de colágeno bodybalance aqui: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

      Responder
  29. Bom dia, estou fazendo acompanhamento com endócrino para perda de peso e notei que ele acrescentou colágeno na receita que é manipulada,no entanto tenho uma dúvida; posso ir com a receita até a farmácia e saberão qual tipo de colágeno será acrescentado junto a receita ou devo especificar na hora da compra o tipo de colágeno que quero?sendo assim,qual é o melhor tipo de colágeno para o meu caso?
    Muito obrigado!!!!!!

    Responder
    • Oi Adriana, tudo bem?
      Caso o seu médico não tenha especificado o tipo de colágeno na receita, você deve esclarecer essa informação na hora da compra. Do contrário, será usado o colágeno hidrolisado.
      Para dietas de perda de peso podem ser usados 3 tipos de colágeno: hidrolisado, verisol ou bodybalance.

      É bem provável que seu médico tenha recomendado o colágeno hidrolisado, visto que é uma fonte proteica que ajuda dar saciedade e é mais barata que as outras. Porém não tem especificidade para nenhuma região do corpo, então não se pode esperar nenhum benefício específico na pele, unhas ou articulações.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
  30. Olá, tenho 24 anos, estou fazendo tratamento para emagrecer juntamente com nutricionista e endocrinologista, perdi alguns quilos e a pela da minha barriga e coxa estão ficando flácidas. Quando engordei, surgiram estrias pela barriga. Qual é o produto mais indicado para me ajudar nesse caso? Se possível, deixe o link de compra. Obrigado

    Responder
    • Olá Felipe, tudo bem?

      Excelente iniciativa! Parabéns pela força de vontade! \o/

      Neste caso específico o melhor produto é o Collagen Vhita que é um produto específico para pele.

      Aqui você tem um excelente conteúdo que mostra para que ele serve, e AQUI conta um pouquinho como ele atua!

      Espero ter lhe ajudado!

      Abraços

      Responder
  31. Quero parabenizar o site pelo conteúdo, O quall me.ajudou a tirar muitas dúvidas, encontrei respostas para tds as perguntas que queria .obrigada

    Responder
    • Que ótimo Benilda!! Ficamos muito felizes pois esse é o nosso grande objetivo, trazer informações relevantes e que capacite os leitores a tomar boas decisões! 😉

      Responder
  32. Gostei muita da matéria. Minha pergunta já foi feita por outra pessoa, mas a dúvida ficou na qtde que posso tomar já quero melhorar a pele e ganha de massa . Seria um total de 4 cápsulas por dia, duas de cada?

    Responder

Deixe um comentário