Home » Colágeno: Como escolher e qual o melhor?

Colágeno: Como escolher e qual o melhor?

qual o melhor colageno - banner mulher morena

Colágeno: Como escolher e Qual o melhor?

Você já pensou em tomar colágeno para melhorar a aparência da pele ou para a saúde das articulações, mas não soube qual escolher? Com tantas opções, apresentações e preços é natural ficar na dúvida de qual o melhor colágeno.

Mas fique tranquilo, preparamos uma publicação bem completa para você tirar todas as dúvidas e escolher de forma definitiva o melhor colágeno para seu organismo. 

Passo a passo para escolher o melhor colágeno: 

1º Passo: Defina o benefício desejado do consumo do colágeno.

O primeiro passo para definir qual o melhor colágeno, é entender porque e para quê você vai tomá-lo. Se vai consumir por recomendação de médico ou nutricionista, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações. 

Isso precisa ficar claro para você não errar na hora de escolher qual comprar, porque existem vários tipos de suplementos de colágeno, os quais podem estimular a produção de colágeno específico para alguma região do corpo, ou não específico, direcionando a produção de proteínas para qualquer região do corpo.

2º Passo: Entenda a diferença entre os tipos de suplementos de colágeno.

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo de animais e humanos em diferentes tipos, estudos recentes descrevem um número entre 25 a 28 tipos de colágeno existentes.

Dentre os vários tipos de colágeno distribuídos pelo nosso corpo, foi visto que os colágenos tipo 1 e 2 quando em forma de peptídeos bioativos ou colágeno não desnaturado (também chamado de não hidrolisado), podem conferir benefícios respectivamente para a saúde e estética da pele, e reconstrução das articulações.

Portanto, existem os suplementos feitos com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado e os suplementos feitos com colágeno não desnaturado (ou não hidrolisado).

O que são suplementos de colágeno hidrolisado? 

Os suplementos a base de colágeno hidrolisado consistem em proteínas de colágeno, de origem animal, que passam  por um processo industrial conhecido como hidrólise térmica.

Nesse processo, as proteínas são quebradas em pedaços menores, se tornando peptídeos. Formato de facilmente absorvido pelo corpo de quem consome.

Este tipo de suplemento é muito parecido com o colágeno consumido dos alimentos, porque estimula a produção de proteínas inespecíficas para qualquer região do corpo.

É um produto indicado para dietas com objetivo de ganho de massa muscular e perda de peso, embora não seja a primeira opção indicada para essas finalidades.

No entanto, nessas situações, os suplementos de colágeno são secundários a suplementos de whey protein (proteína do soro do leite), consideradas superiores devido seu alto valor biológico.

Por exemplo, se uma pessoa já toma whey em algum lanche mas precisa incluir ainda mais proteína em alguma outra refeição, o suplemento de colágeno entra nesse cardápio, pois, além de suprir essa demanda ele também ajuda a diminuir o custo da dieta.

Como saber se o colágeno é hidrolisado? 

É simples! Basta verificar a lista de ingredientes no rótulo do produto.

Lá o colágeno pode estar descrito como: “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” ou “peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado”. 

Caso a descrição seja a do “colágeno hidrolisado”, significa que é um produto de efeito geral, que não irá promover benefícios específicos para determinadas regiões como pele e articulações. 

Você pode entender melhor a diferença entre o colágeno hidrolisado e os peptídeos bioativos de colágeno no vídeo à seguir:

O que são peptídeos de colágeno hidrolisado? 

Os peptídeos bioativos são partes da proteína de colágeno hidrolisado, também de origem animal, mas que passa por um processo enzimático se tornando específicos para alguma região do corpo.

Possuem baixo peso e estrutura molecular, são capazes de penetrar na corrente sanguínea de quem consome em até 60 minutos após o consumo sem muito esforço do metabolismo.

Diferente do colágeno hidrolisado, os peptídeos bioativos não precisam sofrer nenhuma quebra depois de ingeridos.

3º Passo: Conheça as melhores matérias primas para cada benefício.

Melhor marca de colágeno para a pele mais jovem, unhas e cabelos mais fortes:

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos, já foi cientificamente comprovado que melhora a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

O colágeno tipo 1, pode ser comercializado com o nome de Verisol, matéria prima de qualidade desenvolvida por uma empresa Alemã chamada Gelita.

Dessa forma, sempre que você estiver em busca de colágeno para a pele, procure por Verisol.

Mas fique atento! Há marcas que dizem usar o verisol, mas não usam. Uma forma de saber se a marca é de confiança, é solicitar na loja, o certificado de análise do produto emitido pela própria Gelita. Exemplo:

certificado verisol

Melhor marca de colágeno para crescer músculos e acelerar a cicatrização:

Outra matéria prima desenvolvida pelos alemães a partir dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado do tipo 1 foi o Bodybalance, um colágeno específico para o o crescimento dos músculos.

A suplementação com Bodybalance pode tratar e prevenir a sarcopenia (perda de músculo enfrentada por idosos), sendo, por isso, indicado para induzir o ganho de massa magra principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta.

Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

A diferença entre o Verisol e o Bodybalance, consiste no número de quebras enzimáticas da proteína, tornando um mais específico para e pele e o outro para os músculos.

Melhor marca de colágeno para as articulações e cartilagens:  

O colágeno tipo 2 é a proteína mais presente nas regiões das cartilagens e articulações, portanto, alguns suplementos de colágeno podem ajudar a cuidar da saúde articular. 

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que resistem à grandes pressões, como os olhos, cartilagens, articulações e a coluna.

É recomendado para  prevenir ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose.

Sendo assim, o seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico e indivíduos com sobrepeso e obesidade.

O suplemento com alegação funcional de especificidade para as articulações, é feito com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 e não há um mecanismo biológico celular relacionado a melhora da produção de colágeno tipo 2.

Mesmo sem a presença de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2, esse tipo de suplemento oferece substrato para a produção de colágeno geral, o que pode indiretamente influencia a produção de colágeno tipo 2.

Todos os suplementos a base de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado são feitos 95% de colágeno tipo 1 e 5 % de colágeno tipo 3, ou seja, são predominantemente de colágeno tipo 1.

Proteína não desnaturada ou não hidrolisada de colágeno tipo 2:  

Também conhecida por proteína não hidrolisada de colágeno tipo 2 ou simplesmente colágeno tipo 2, é a única proteína específica para a saúde articular.

Tem ação específica no sistema imunológica evitando a inflamação fisiológica existente nas articulações e cartilagens que são exacerbadas com atividades relacionadas ao estilo de vida.

A melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações é aquela que contém os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, que oferece substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, e a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 que combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e das cartilagens.

.

4º Passo: Prefira um colágeno puro, sem aditivos

Além da especificidade, outro aspecto importante que deve ser considerado no momento da escolha são os aditivos como carboidratos, corantes, aromatizantes e adoçantes.

Isso é importante porque a adição desses componentes, a longo prazo, podem ser prejudicial a sua saúde. 

Para deixar o suplemento saboroso, além do colágeno, alguns suplementos possuem outros ingredientes adicionados, tais como sabor, aroma, adoçantes e gomas. É muito comum em pontos de venda de produtos naturais ou lojas de suplementos, encontrar suplementos de colágeno hidrolisado com esses aditivos.

Já se sabe que o consumo contínuo desses ingredientes podem causar danos ao metabolismo, portanto, o ideal é sempre procurar por suplementos de colágeno isentos de aditivos e consumir o colágeno puro ou batido com frutas.

Os estudos recentes sobre os benefícios dos colágenos específicos associado ao aumento da preocupação da população com envelhecimento saudável, fez a indústria criar produtos alimentícios como shakes, whey, mix de proteínas e até balas com colágenos específicos, principalmente o Verisol. 

Mas, o consumo de colágeno para algum tratamento específico, exige uma ingestão diária e contínua por um período mínimo de  2 meses. Assim, escolher um shake ou balas como forma de consumir colágenos específicos também não é a melhor opção, pois, virão outros ingredientes além da proteína.

Colágeno com ou sem Vitamina C?   

A vitamina C é um micronutriente fundamental para a produção de colágeno em nosso corpo, por isso, algumas marcas a incluem na formulação do suplemento de colágeno. Será que isso é mesmo necessário? 

Mais uma vez, a reposta é “depende”! Sua alimentação precisa ser avaliada por um nutricionista, o profissional mais capacitado para esclarecer essa questão.

Entretanto, podemos adiantar que a quantidade recomendada de ingestão diária para a vitamina C é baixa, sendo facilmente alcançada na alimentação através do consumo de frutas, verduras e legumes.

Portanto, geralmente, a suplementação de vitamina C não é necessária.

Qual o melhor colágeno? Resumo das dicas para acertar na escolha:  

  1. Defina o objetivo sobre o que você quer melhorar, se o foco será pele, articulações, músculo ou reposição proteica;
  2. Para melhor resultado, prefira produtos feitos com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 ou 2 (não apenas o colágeno hidrolisado inespecífico);
  3. Colágenos com benefícios comprovados cientificamente: Verisol, Bodybalance e Colágeno tipo 2;
  4. Colágenos sem aditivos artificiais na composição. 

Colágeno para saúde e beleza da pele, unhas e cabelos:

  •  VERISOL: Foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas.

Dica de produto: O Collagen Vhita é 100% puro e composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele.  

Colágeno para maior força e resistência muscular:

  • BODYBALANCE: Foco no ganho de massa muscular, prevenção e tratamento da sarcopenia. 

Dica de produto: O Body Vhita é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado específico para potencializar o ganho de massa muscular e melhorar seu desempenho de força e resistência. 

Para fortalecer e/ou tratar cartilagens e articulações:

  • COLÁGENO TIPO 2: Foco no tratamento e prevenção das articulações. 

Dica de produto: O AgilPlus Vhita é uma linha de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, das cartilagens e da estrutura óssea. 

Agora ficou fácil escolher um bom suplemento de colágeno, não é mesmo? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários =).

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

300 comentários em “Colágeno: Como escolher e qual o melhor?”

        1. Re, tudo bem?

          Nesse caso o ideal é o Collagen Vhita é desenvolvido 100% com os Peptídeos Bioativos de Colágeno Verisol® especialmente pensado na melhor manutenção e qualidade da pele, atrasando o envelhecimento, suavizando a formação e profundidade de rugas e ajudando no aumento da elastina e firmeza da pele. De quebra ele ainda ajuda no volume e na queda de cabelo, no fortalecimento das unhas e no aspecto da celulite no corpo.

          Se preferir, pode entrar na página do produto para saber mais: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po

    1. Gostei muito, querocompeR o Colageno tipo1, amei os vídeos. Tenho 69 anos. Preciso fo colageno puro ou om adicao de substâncias para potencializar?

    1. Oi Vilma, tudo bem?
      O melhor colágeno para você é o peptídeo bioativo do tipo 1, o qual a matéria prima é comercialmente chamada de verisol.
      Tanto você quanto a sua filha podem tomar o verisol. No seu caso é para tratamento da flacidez, e para ela seria em caráter de prevenção.
      O Collagen Vhita é uma ótima opção, feito 100% de verisol, sem adição de substâncias prejudiciais a saúde.
      Abraços,

      1. Boa tarde. Gostaria de tomar algum colágeno que tenha os dois juntos.
        O peptídio bioativas de colágeno hidrolisado tipo I, junto com Proteínas não desnaturada de colágeno tipo II.
        Existe?

  1. No texto não li sobre colágeno tipo II de origem do frango, nem a diferença deste para o extraído dos bovinos. Quais são os laboratórios no mundo que vendem colágeno e que detém a patente? Os orientais importam do Brasil muitos pés de galinha, rico em colágeno. A classe econômica em melhor situação no Brasil, prefere carnes sem osso, pobre em colágeno, pois as carnes com osso principalmente com tutano são as mais ricas em colágeno.

    1. Oi Serafim, tudo bem?
      Temos um outro texto recém postado sobre colágeno tipo 2: https://blog.vhita.com.br/colageno-tipo-2/ .
      Sobre a origem, ela pode ser tanto de porco quando de boi ou de frango. Para saber, basta solicitar o laudo técnico do produto para a empresa/marca. No laudo você identifica a matéria prima utilizada (boi, porco ou frango).
      Pés de galinha de fato são ricos em colágeno tipo 2. Entretanto, o colágeno que obtemos dos alimentos, não necessariamente conduzem a produção de um colágeno específico em nosso corpo. Diferente dos peptídeos bioativos, os quais já possuem resultados comprovados.
      Abraços.

    2. Olá me chamo cleusa, gostaria de sacmber se posso tomar o cokageno especifico para articulacaoes e o hidrolisado para a pele juntos, obrigada

      1. Cleusa, tudo bem por aí?

        Opa, pode sim! Cada colágeno atua de forma benéfica para tipos de tratamentos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga de suplementação, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! 🙂

    1. Olá, tudo bem? Ainda não temos muitos estudos sobre o colágeno tipo 3 e também não trabalhamos com ele, infelizmente com essa dúvida não vamos conseguir ajudar muito, pois nos sustentamos sempre em referências bibliográficas científicas.

          1. Boa tarde ! Tem o verisol P que é de porco?
            Verisol B que é bovino.
            É o de peixe. É isso mesmo?
            Quero comprar . Mas não como porco.

          2. Boa tarde, Meire.
            Tudo bem?
            Essa resposta ainda não podemos te dar com certeza, porque o animal utilizado para extração da matéria-prima do colágeno pode variar a cada lote. Mas entramos em contato com o fabricante da matéria-prima e estamos aguardando retorno.
            Assim que tivermos uma resposta entraremos em contato com você via e-mail.
            Estamos à disposição.

          3. Tenho problemas de articulação (artrose) e tb flacidez na pele. Qual poderia tomar e qual marca, pois o mercado tem várias, mas confiável é difícil.
            Tb gostaria que não tivesse Açúcar p não engordar.

          4. Olá, como vai?
            Para a melhora da artrose, o colágeno que te recomendamos é o ÁgilPlus, composto pela matéria-prima B2Cool, ele vai te ajudar na redução dos sintomas da doença e não tem adição de açúcar.
            Se quiser saber mais sobre o ÁgilPlus, é só clicar aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita/
            E para a pele, a melhor opção é o Collagen, um colágeno hidrolisado tipo 1, feito com a matéria-prima Verisol, composto por peptídeos bioativos, ele ajuda a reduzir a flacidez da pele. O Collagen também não tem adição de açúcar.
            Para saber mais, entre aqui:https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita/
            Qualquer dúvida, estamos à disposição!

          1. Boa tarde Maria!
            Para você é indicado o peptídeo bioativo de colágeno tipo 1.
            O Collagen Vhita é um peptídeo bioativo de colágeno tipo 1 com comprovação científica de benefícios para pele cabelos e unhas.
            Caso tenha interesse, basta clicar nesse link para saber mais: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
            Caso tenha mais alguma dúvida,
            Ficaremos felizes em ajudar!

          2. Olá bom dia meu nome é Camila tenho 25 anos, comecei a fazer a academia estou com celulite, a pele um pouco flácida, unhas fracas, cabelo caindo um pouco e umas gorduras localizadas. Qual o melhor colágeno pra mim? Grata

          3. Oi Camila, tudo bem?
            O melhor colágeno para você é o verisol. É o único com comprovações científicas de resultados na pele, unhas e cabelos.
            O consumo de 2,5 g de verisol ao dia por no mínimo 8 semanas (2 meses) pode:
            – Diminuir as linhas de expressão (2 meses de uso);
            – Auxiliar no fortalecimento e crescimento das unhas frágeis (3 meses de uso);
            – Reduzir a celulite aparente (6 meses de uso).
            Dica: Conheça o Collagen Vhita, um colágeno feito 100% de verisol –> https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
            Seguimos à disposição se pudermos ajudar em algo mais.
            Abraços!

      1. Elenice, tudo bem por aí?

        Na verdade tudo depende do seu objetivo! Precisamos entender por que você quer tomar colágeno?

        Se for para pele, te indicaríamos o Collagen Vhita: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po?variant=31872889716874. Ele não possui contraindicação para pessoas hipertensas.

        Se for para articulações, te indicamos o ÁgilPlus Vhita: https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2. O ÁgilPlus não possui contra indicação. Respeite a quantidade sugerida na porção de consumo.

        Se for para ganho ou manutenção de massa muscular, recomendamos o uso do Body Vhita: https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado. O Body não possui contra indicação. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

        1. Oie Ivete, como vai você?

          Os colágenos que vendem nas casas de produtos naturais não possuem laudos técnicos ou selos que comprovam sua qualidade, pureza e resultados. Não são específicos para nenhuma parte do corpo (pele, unhas, cabelo, articulações, cartilagem, ganho de massa), por isso é difícil analisar esse tipo de produto. Com certeza o consumo dele não te trará malefícios, mas quanto sua eficácia, não conseguimos te dar um parece.
          Collagen Vhita é composto por 100% VERISOL, o que torna ele um dos colágenos mais puros do mercado e que trazem excelentes benefícios para sua pele, unhas e cabelos. Dá uma olhadinha na página do produto: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po?variant=31872889716874. Beijos

  2. Pingback: Vhita Brasil | Jeane Carneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *