Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual o melhor colágeno? Saiba como escolher!

Qual o melhor colágeno? Saiba como escolher!

qual o melhor colageno - banner mulher morena
7 minutos de leitura

Você já pensou em tomar colágeno para melhorar a aparência da pele ou para a saúde das articulações, mas não soube qual escolher?

Assim, com tantas opções, apresentações e preços, é natural ficar na dúvida de qual o melhor colágeno.

Então, antes de te passar o passo a passo, não deixa de conferir o nosso portfólio de suplementos e aproveite para usar o cupom BLOGVHITA na sua primeira compra!

cupom de desconto

Agora, confira o passo a passo abaixo.

Passo a passo para escolher o melhor colágeno 

Separamos 4 passos para você escolher o melhor para seu organismo. 

1. Defina o benefício desejado no consumo

O primeiro passo para entender qual escolher, é saber por que e para quê você vai tomá-lo.

Se vai consumir por recomendação de médico ou nutricionista, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações. 

Esse entendimento é essencial para você não errar na hora de escolher qual comprar, porque existem vários tipos de suplementos.

Os quais podem estimular a produção de colágeno específico para alguma região do corpo, ou não específico, direcionando a produção de proteínas para qualquer região do corpo.

2. Entenda a diferença entre os tipos de colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo de animais e humanos em diferentes tipos.

  • Tipo I: Encontrado principalmente na pele, em todas suas camadas. Também está presente em tendões, ligamentos, olhos, cérebro e ossos.
  • Tipo II: O tipo 2 é principal colágeno das articulações, nas cartilagens, zonas cartilaginosas perto dos tendões e vértebras
  • Tipo III: O tipo 3 é essencial para a saúde do sistema gastrointestinal, presente no intestino, fígado e baço. Além de ser encontrado na derme, vasos sanguíneos e útero.
  • Tipo IV: Esse tipo não está presente em um única estrutura do corpo, mas está distribuído por todo o organismo nas membranas das células.

Os suplementos de colágeno vem na forma hidrolisado ou não hidrolisado (não desnaturado).

Colágeno hidrolisado é a proteína que passou pelo processo de hidrólise térmica, sendo quebrada em pedaços menores, os peptídeos. Esse formato é facilmente absorvido pelo corpo.

Quando ele é não hidrolisado, significa que ele não passou por esse processo, estando em sua forma íntegra.

Além de ser hidrolisado, ele pode estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno, quando ocorre um processo enzimático para que se tornem específicos para alguma região do corpo.

Nessa forma, não precisam sofrer nenhuma quebra depois de ingeridos e chegam a corrente sanguínea até 60 minutos após o consumo.

3. Conheça as melhores matérias primas

Para a saúde da pele, unhas e cabelos: Peptídeos bioativos de colágeno tipo 1.

Procure por marcas que utilizam como matéria prima o colágeno Verisol, desenvolvido pela empresa alemã Gelita. 

Esse é do tipo 1 hidrolisado com peptídeos bioativos, o mais indicado para fins estéticos, melhorando a elasticidade da pele e aparência do cabelo, fortalecendo as unhas e diminuindo rugas e celulites.

Conheça o suplemento Collagen Face da Vhita! 💆‍♀️

Para ganhar massa muscular e acelerar a cicatrização: Peptídeos bioativos de colágeno tipo 1.

Outra matéria prima desenvolvida pelos alemães a partir dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado do tipo 1 foi o Bodybalance.

Esse é específico para o crescimento dos músculos e no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

A suplementação com Bodybalance também é indicada para tratar e prevenir a sarcopenia (perda de músculo enfrentada por idosos) e para indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta.

Conheça o suplemento Collagen Body da Vhita! 🏋🏻

Para as articulações e cartilagens: Colágeno tipo 2 não desnaturado. 

O uso do colágeno tipo 2 não hidrolisado (ou não desnaturado) é recomendado para  prevenir ou tratar lesões nas cartilagens e articulações.

Sendo elas, artrite e artrose, ou para estimular a produção em regiões que resistem a grandes pressões, como os olhos, cartilagens, articulações e a coluna.

A composição dos suplementos para as articulações se tornam ainda melhores quando contém os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.

Ele oferece substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, junto com o tipo 2 não hidrolisado.

Conheça o suplemento Collagen Move da Vhita! 🏃🏻‍♀️

4. Escolha um com ingredientes que o potencializem

O suplemento de colágeno pode vir acompanhado de outros ingredientes, naturais como a própria proteína, e que potencializam seus benefícios.

Alguns exemplos são vitaminas, minerais e outros compostos do nosso organismo, como o ácido hialurônico.

A vitamina C é um dos adicionais mais interessantes, pois estimula a produção do colágeno pelo corpo, além de trazer benefícios próprios, como função antioxidante e auxílio na absorção de ferro.

O ácido hialurônico também é importante em suplementos para a pele.

O ácido hialurônico está junto à estrutura do tecido da pele, e é responsável pela retenção de água, ou seja, a hidratação.

5. Confira e vá pelo maior custo-benefício

Esse suplemento tem consumo diário e contínuo, para a manutenção dos resultados.

Portanto, é importante escolher um bom e barato, alinhando qualidade com o preço.

Não faça essa escolha pelo preço total do produto. A melhor forma é comparar o preço por dose, que é o valor total dividido pela duração em dias do produto.

Dessa forma, você encontra o valor diário gasto para realizar a suplementação.

Conheça os suplementos à base de colágeno da Vhita! 💪

collagen body

Afinal, qual o melhor colágeno? Um resumo das dicas para acertar na escolha

1. Defina o objetivo sobre o que você quer melhorar, se o foco será pele, articulações, músculo ou reposição proteica;

2. Para melhor resultado, prefira produtos feitos com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 ou 2 (não apenas o hidrolisado inespecífico);

3. Colágenos com benefícios comprovados cientificamente: 

  • Verisol (pele, cabelo e unhas);
  • Bodybalance (massa muscular e cicatrização);
  • Tipo 2 não desnaturado (articulação e cartilagem).

4. Colágeno com ingredientes que potencializam sua atuação;

5. Um bom custo-benefício, analisando o preço por dose.

Como saber se o colágeno é hidrolisado? 

É simples! Basta verificar a lista de ingredientes no rótulo do produto.

Lá o suplemento pode estar descrito como: “hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” ou “peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado”. 

Além disso, caso a descrição seja a do “hidrolisado”, significa que é um produto de efeito geral, que não irá promover benefícios específicos para determinadas regiões como pele e articulações. 

Ficou com alguma dúvida? Então dê uma olhada na nossa página de Colágenos! 💪

E aí, gostou deste artigo e que continuar aprendendo sobre saúde, bem-estar e nutrição? Então continue com a gente e siga a Vhita no Instagram para ter acesso às nossas novidades.

Quer saber mais?

collagen body vhita
3.9/5 - (61 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

383 comentários em “Qual o melhor colágeno? Saiba como escolher!”

    1. Oi Carla, tudo bem?
      Claro podemos sim.

      1) Estudos que falam do colágeno no geral:
      – SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.
      – GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.

      2) Estudos que falam da eficácia do colágeno tipo 1 para a pele:
      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA A PELE (RUGAS): PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA A PELE (RUGAS) PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA A CELULITE: SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA OS MÚSCULOS: ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

      BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO 1 PARA AS UNHAS: HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

      Seguimos à disposição se pudermos ajudar em algo mais!
      Abraços.

  1. Pingback: Cuidados que devemos ter com nosso corpo após os 30 anos - Pitadas Di Lu

  2. Pingback: Como vender suplementos na internet. - E-commerce guide

  3. Pingback: Como fazer um e-commerce de colágeno – FNEC

    1. Oi Bruna, tudo bem?
      Que legal que está gostando.Muito bom o feedback.
      Só não se esqueça que o uso do colágeno precisa ser contínuo.
      No máximo podem ser feitas pausas de 1 mês. Mas nunca fiquei mais do que isso sem tomar o suplemento.
      Abraços.

      1. Olá! Na verdade gostaria de colágeno para rugas,pele e também para prevenção e manutenção da estrutura óssea e muscular. Qual eu compro?

        1. Bom dia Maria!
          Como vai?
          Na verdade você precisa de diferentes suplementos. Vamos listar a seguir quais são esses suplementos e quais os benefícios de acordo com o que você nos relatou 🙂
          1. Melhora das rugas e pele:
          O colágeno para melhora das rugas e pele são os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, o collagen Vhita, que é 100% Verisol.
          Que você pode saber mais por esse link:
          https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
          2. Estrutura óssea:
          Caso seu interesse seja na saúde das suas articulações e cartilagens, para prevenir o desgaste e as dores nas regiões como joelho, ombros e costas, a recomendação é suplementar o colágeno não desnaturado tipo 2.
          Que você pode saber mais por esse link:
          https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
          3. Ganhar e prevenir perda dos músculos:
          Existe um terceiro suplemento recomendado especificamente para os músculos, o colágeno Bodybalance, com estudos científicos mostrando o ganho de músculos com a suplementação e realização de exercícios regularmente.
          Que você pode saber mais por esse link:
          https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
          Caso tenha dúvidas Maria,
          Estamos à disposição!

    2. Bom Dia

      Meu nome é Simone, tenho 45 anos e fiz uma cirurgia no joelho (menisco lateral), tenho condromalacia e desgaste na articulação. ainda não consigo agachar totalmente e também sinto dores musculares. Já estou fazendo atividades físicas e reeducação alimentar. Gostaria de saber, qual colágeno seria melhor? Estou pensando no tipo 2, porém vi que o Tipo 1 ajuda os músculos! Posso fazer a junção dos Tipos 1 e 2? Como isso, ultrapasso a dose diária? Teria alguma contraindicação? Aguardo contato, Grata, Simone

      1. Boa tarde Simone!
        Como vai?
        O ideal seria buscar orientação junto ao seu profissional de confiança.
        Porém, não existe problema algum em consumir o colágeno específico para os músculos da matéria prima Bodybalance,como o Body Vhita e também o colágeno tipo 2, ÁgilPlus.
        Pois eles possuem ações diferentes e não irião exceder a quantidade diária de proteínas recomendada.
        Se quiser saber mais,
        Acesse esse link para saber do Body Vhita: https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado
        E esse, para saber mais sobre o ÁgilPlus: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1
        Qualquer dúvida, estamos à disposição!

    3. Pingback: Colágeno nova tendência para vender em seu e-commerce – My Blog

      1. Boa tarde Arno!
        É possível sim manipular todos esses colágenos, porém além do alto custo para esse tipo de produto, caso não tenha indicação de um profissional da saúde, seja um médico ou um nutricionista, buque pela orientação de doses e melhores escolhas para o seu caso 🙂
        Qualquer outra dúvida Arno
        Estamos à disposição!

        1. O motivo da pergunta que fiz a você, é porque comprei pela internet da UPNUTRI, de Almirante Tamandaré, PR, um frasco de colágeno onde informava que havia os três tipos juntos numa mesma cápsula. O preço era atraente, imbatível, $39,90 por 60 cápsulas. Liguei para o fabricante para pedir a mesma informação que você facilmente me respondei. Só que a farmacêutica da UPNUTRI se esquivou de todas as formas e não me respondeu. Senti firmeza navegando no seu site, muito bom, elucidativo, em momento algum “tira o corpo fora”. Parabéns.

    4. Pingback: Veja o que devemos fazer todos os dias para ficarmos sempre jovens e saudáveis – Nina Lemos Blog

    5. ANGELA RITA PEREIRA SILVA

      Olá meu marido tem 64 anos e sua pele principalmente do braço quando bate em algum lugar ela se rasga e sangra, gostaria de saber se é falta de colágeno e qual o posso dar para ele

      1. Bom dia Angela!
        Como vai?
        Recomendamos a ida ao médico para avaliar esses sintomas juntos com exames laboratoriais.
        Apesar do colágeno ser recomendado pela idade do seu marido, a causa desse sangramento provavelmente não seja essa.
        Mas para ajudar a minimizar os sinais do envelhecimento da pele recomendamos o colágeno Collagen Vhita, que você pode conhecer melhor através desse link: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        Qualquer outra dúvida,
        Estamos a disposição Angela!

    6. Boa Tarde.
      A respeito do Bodybalance, tenho algumas perguntas:
      pode ser usado por pacientes com fibromialgia?
      Pode ser usado junto com o colágeno tipo II (para as articulações)?
      Há alguma contra-indicação ?

      A respeito do Colágeno tipo II:
      Sempre que vejo o colágeno tipo II,a dosagem é de 40mg. No vídeo de vocês a dosagem referida é de 10g. Fiquei na dúvida, poderiam me esclarecer melhor?

      1. Boa tarde Rita!
        Como vai?
        Vamos responder as suas dúvidas na ordem!
        Sobre a suplementação de bodybalance, sim pode ser consumido por pessoas com fibromialgia sem problemas. E o ideal de fato é consumir também o colágeno tipo 2 (ÁgilPlus). Não possui nenhuma contra indicação.

        Sobre a recomendação de dose do colágeno tipo 2, realmente, a recomendação de colágeno tipo 2 é de 20 a 40 mg ao dia. Porém, quando se trata de um suplemento de colágeno tipo 2 ele deve ter essa dose de colágeno tipo 2 (20 a 40 mg) mais 10 g de colágeno tipo 1.
        Pois para ser considerado um suplemento de proteínas, essa é a recomendação da ANVISA.

        Caso tenha mais dúvidas,
        Estamos a disposição Rita 🙂

    7. Pingback: Descubra agora como deixar as unhas mais fortes e bonitas! | Mulheres de Quarenta

    8. Estou tomando colágeno faz 2nesses. Começou a me dar muitos cravos e espinhas..
      Estou tomando o colágeno hidrolisado com vitamina c selênio e zinco . E normal

      1. Bom dia Eliana!
        Como vai?
        Esse efeito não é relacionado ao colágeno, porém acredito que o colágeno que você está tomando não fará efeito na melhora da pele. Por ser um colágeno hidrolisado ele se quebra e vira uma proteína simples, sem ação específica no nosso organismo.
        Para observar a melhora da pele, unhas e cabelo o colágeno recomendado é o de peptídeo bioativo de colágeno, no caso o collagen. Esse sim possui ação comprovada na melhora dessas regiões.
        Caso queira saber mais: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

        Agora, recomendamos você procurar por um(a) dermatologista para uma análise mais aprofundada de quais são as causas desse aumento de espinhas. Pois podem ser muitos fatores como a alimentação como um todo, questões hormonais, higienização da pele ou até mesmo sem causa aparente. Porém apenas esse profissional pode te passar um diagnóstico mais preciso.
        Qualquer outra dúvida,
        Estamos a disposição!

      1. Oi Alcides, tudo bem?
        Dieta específica não.
        Porém é preciso ter uma alimentação saudável, equilibrada no consumo de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.
        Confira no Blog do Ministério da saúde o guia com os 10 passos para uma alimentação saudável:
        http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52504-guia-alimentar-10-passos-simples-para-uma-alimentacao-saudavel

        Estamos à disposição se pudermos ajudar em algo mais =).
        Abraços.

      1. Boa tarde Rosangela!
        Como vai?
        No seu caso, o melhor colágeno para a flacidez é o Collagen. Ele atua diretamente na melhora da aparência da pele, contra a flacidez, celulite, aparência jovial e ainda apresentou resultados positivos em fortalecimentos para as unhas e cabelos.

    9. Olá, boa tarde, texto muito bom. Tenho problema nas cartilagens dos joelhos, pelo que entendi que o produto mais indicado seria o AgilPlus Vhita, gostaria de saber o preço e como adiquirir? grato.

      1. Bom dia Maria Lúcia!
        Como vai?
        Para ter a melhora da pele, unha, cabelo, articulações e ganho de massa muscular você precisaria dos 3 suplementos. Pois cada um possui determinada propriedade. Q

      2. Bom dia Maria Lúcia!
        Tudo bem?
        Na verdade para ter todos os benefícios que você mencionou, o ideal é consumir os 3 tipos de colágeno, que são
        Collagen: melhora da pele unhas e cabelo
        ÁgilPlus: Colágeno tipo 2 para prevenção e tratamento de doenças e dores nas articulações
        e
        Body Vhita: O colágeno com estudos científicos comprovando o ganho de massa muscular.
        Qualquer dúvida,
        Estamos a disposição!

      1. Bom dia Lilian!
        Tudo bem?
        Na verdade a recomendação de 9g devido a alegação da ANVISA ( IN nº 28/2018) que só permite que um suplemento se denomine proteico com uma quantidade mínima de proteína. Por exemplo, no caso do ÁgilPlus que possui 40mg de colágeno tipo 2, precisaria de mais 8g de proteína para ser considerado pela ANVISA um suplemento proteico, já que o mínimo é de exatos 8,4g.
        Enquanto o collagen (verisol), não é considerado um suplemento proteico.
        Ele é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno, sem alegações de ganho de massa muscular, ou qualquer outro benefício muscular. Recomendado para melhora da pele unhas e cabelo =). Portanto sem a necessidade de ter as 8,4g de proteína.

    10. Fiz uma cirurgia recente e estou tomando colágeno hidrolisado (A embalagem menciona que uma colher fornece 9 g de peptídeos de colágeno). Por não ser o bodybalance, o efeito será reduzido? Obrigado

      1. Boa tarde Lena!
        Tudo bem?
        Se for apenas colágeno hidrolisado, ele serve apenas para complementar a quantidade de proteínas recomendadas diariamente. Não exerce nenhuma função específica ao nosso organismo.
        Agora se for peptídeo bioativo de colágeno como diz a informação do rótulo, mas não for BodyBalance, significa que ele possui uma matéria prima de menor qualidade, mas não temos como saber quais serão os resultados.
        Nós trabalhamos e recomendamos o BodyBalance pela credibilidade da matéria prima, já que possuem artigos científicos que dão segurança para profissionais da saúde prescreverem e confiarem =)

      1. Boa noite Maria!
        Como vai?
        Pode tomar sim, não há nenhum tipo de efeito colateral, e terá todos os benefícios igualmente. A dica é apenas consumir eles com refeições menores, como lanches e ceia, ou apenas misturados a sucos ou shakes longe das refeições principais.
        Qualquer dúvida,
        estamos a disposição =)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 + cinco =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.