Home » Colágeno: Como escolher e qual o melhor?

Colágeno: Como escolher e qual o melhor?

qual o melhor colageno - banner mulher morena
6 minutos de leitura

Passo a passo para escolher o melhor colágeno: 

Você já pensou em tomar colágeno para melhorar a aparência da pele ou para a saúde das articulações, mas não soube qual escolher? Com tantas opções, apresentações e preços é natural ficar na dúvida de qual o melhor colágeno.

Pensando nisso, separamos 4 passos para você escolher o melhor colágeno para seu organismo. 

1º Passo: Defina o benefício desejado do consumo do colágeno.

O primeiro passo para definir qual o melhor colágeno, é entender porque e para quê você vai tomá-lo. Se vai consumir por recomendação de médico ou nutricionista, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações. 

Isso precisa ficar claro para você não errar na hora de escolher qual comprar, porque existem vários tipos de suplementos de colágeno, os quais podem estimular a produção de colágeno específico para alguma região do corpo, ou não específico, direcionando a produção de proteínas para qualquer região do corpo.

2º Passo: Entenda a diferença entre os tipos de suplementos de colágeno.

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo de animais e humanos em diferentes tipos. A suplementação com colágeno tipo 1 pode conferir benefícios para a saúde e estética da pele, enquanto que o colágeno tipo 2 auxilia na reconstrução das articulações.

Os suplementos de colágeno vem na forma hidrolisado ou não hidrolisado (não desnaturado). O colágeno hidrolisado é a proteína que passou pelo processo de hidrólise térmica, sendo quebrada em pedaços menores, os peptídeos. Esse formato é facilmente absorvido pelo corpo. Quando o colágeno é não hidrolisado, significa que ele não passou por esse processo, estando em sua forma íntegra.

Além de ser hidrolisado, o colágeno pode estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno, quando ocorre um processo enzimático para que se tornem específicos para alguma região do corpo. Nessa forma, não precisam sofrer nenhuma quebra depois de ingeridos e chegam a corrente sanguínea até 60 minutos após o consumo.

3º Passo: Conheça as melhores matérias primas para cada benefício.

Melhor marca de colágeno para a saúde da pele, unhas e cabelos: Verisol.

Procure por marcas que utilizam como matéria prima o colágeno Verisol, desenvolvido pela empresa alemã Gelita.  Esse colágeno é do tipo 1 hidrolisado com peptídeos bioativos, o mais indicado para fins estéticos, melhorando a elasticidade da pele e aparência do cabelo, fortalecendo as unhas e diminuindo rugas e celulites.

Melhor marca de colágeno para ganhar massa muscular e acelerar a cicatrização: Bodybalance.

Outra matéria prima desenvolvida pelos alemães a partir dos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado do tipo 1 foi o Bodybalance, um colágeno específico para o crescimento dos músculos e no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

A suplementação com Bodybalance também é indicada para tratar e prevenir a sarcopenia (perda de músculo enfrentada por idosos) e para indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta.

Melhor marca de colágeno para as articulações e cartilagens: B2Coll ou UC II. 

As duas principais matérias-primas são a B2Cool e UC II, um suplemento de colágeno tipo 2 não hidrolisado (ou não desnaturado). Seu uso é recomendado para   prevenir ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose, ou para estimular a produção de colágeno em regiões que resistem a grandes pressões, como os olhos, cartilagens, articulações e a coluna.

A composição dos suplementos de colágeno para as articulações se tornam ainda melhores quando contém os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, que oferece substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, junto com o colágeno tipo 2 não hidrolisado.

4º Passo: Colágeno com ingredientes que potencializam sua atuação

O suplemento de colágeno pode vir acompanhado de outros ingredientes, naturais como a própria proteína, e que potencializam seus benefícios. Alguns exemplos são vitaminas, minerais e outros compostos do nosso organismo, como o ácido hialurônico.

A vitamina C é um dos adicionais mais interessantes, pois estimula a produção do colágeno pelo corpo, além de trazer benefícios próprios, como função antioxidante e auxílio na absorção de ferro.

O ácido hialurônico também é importante em colágenos para a pele. O ácido hialurônico está junto ao colágeno na estrutura do tecido da pele, e é responsável pela retenção de água, ou seja, a hidratação.

Qual o melhor colágeno? Resumo das dicas para acertar na escolha:  

1. Defina o objetivo sobre o que você quer melhorar, se o foco será pele, articulações, músculo ou reposição proteica;

2. Para melhor resultado, prefira produtos feitos com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 ou 2 (não apenas o colágeno hidrolisado inespecífico);

3. Colágenos com benefícios comprovados cientificamente: 

  • Verisol (pele, cabelo e unhas)
  • Bodybalance (massa muscular e cicatrização)
  • B2Cool ou UC II (articulação e cartilagem)

4. Colágeno com ingredientes que potencializam sua atuação

Como saber se o colágeno é hidrolisado? 

É simples! Basta verificar a lista de ingredientes no rótulo do produto.

Lá o colágeno pode estar descrito como: “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” ou “peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado”. 

Caso a descrição seja a do “colágeno hidrolisado”, significa que é um produto de efeito geral, que não irá promover benefícios específicos para determinadas regiões como pele e articulações. 

Quer saber mais?

4.5/5 - (10 voto(s))

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

363 comentários em “Colágeno: Como escolher e qual o melhor?”

  1. Pingback: Marketing digital para colágeno – Montar Compra Coletiva

  2. Pingback: Melhor colágeno para vender em seu e-commerce – Dampz

        1. Oi Thais, tudo bem?
          O melhor colágeno para a pele é o verisol.
          Existem ótimos produtos no mercado que oferecem o verisol, como, por exemplo, o Collagen (https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita).
          O Collagen é um colágeno puro, 100% feito com verisol e sem adição de corantes ou conservantes artificiais. Além de possuir estudos científicos que comprovam seus resultados a partir de 8 semanas de uso.
          Sigo à disposição se eu puder ajudar com mais alguma informação!

  3. Tenho muitas duvidas em qual colageno tomar. Tenho 59 anos, com problemas de artrose e artrite nos joelhos e bracos e quero tambem melhorar minha aparencia com relacao a rugas. Qual o colageno que devo tomar. Colageno + licopeno ou colageno hidrolisado.

    1. Oi Rosangela, você pode tomar dois tipos de suplementos de colágeno: o suplementos a base de peptídeos biotivos de colágeno hidrolisado tipo 1 (matéria prima é chamada de verisol) para redução das linhas de expressão e flacidez da pele. E os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado (peptan) com colágeno do tipo 2, suplemento específico para as cartilagens e articulações.
      Os suplementos podem ser tomados juntos sem problema algum. Você vai começar a perceber os resultados após 8 semanas de consumo regular!
      Sigo à disposição.
      Abraços,

  4. Olá! Eu tenho flacidez e também estou perdendo muito massa magra e que acredito que contribui pra flacidez. Então, minha pergunta é: posso usar o colágeno tipo 1 _ verisol (pra flacidez) alternando com o colágeno Body Balance pra recuperar massa magra?

    1. Oi Cristina, tudo bem?
      O nosso corpo consegue absorver até 25g de proteina por refeição, os dois colágeno juntos somam um total de 17,5g de proteína. Então, você não precisa alternar, pode usar os dois colágenos – verisol e bodybalance- juntos. Vai ter ótimos resultados após 12 semanas de uso. =)

        1. Oi Selma, no seu caso, dois tipos de colágenos podem ajuda-la. 2,5g de verisol ao dia para redução de linhas de expressão e flacidez e 15g de bodybalance ao dia para massa muscular. Os dois colágenos podem ser tomados juntos sem nenhum risco à saúde.
          Sigo à disposição.

    2. Maria Aparecida Ferreira de Almeida

      Olá tenho 48 anos, muitas dores nas articulações, qual é o indicado, que fortaleça também unha , cabelo e a pele. Observação; minha dieta é com pouca proteína.

      1. Bom dia Maria!
        Como vai?
        Para você, que sofre com dores nas articulações e busca também pela melhora da aparência da pele o ideal é você consumir o ÁgilPlus e o Collagen
        Para saber mais sobre os produtos e decidir pela compra, basta acessar esses links:
        ÁgilPlus (colágeno para melhora das articulações): https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
        Collagen (melhora da aparência da pele, flacidez, celulite, unhas e cabelos): https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        Qualquer outra dúvida,
        Estamos a disposição Maria!

      1. Até o momento nós não temos conhecimento de nenhum suplemento que apresente essa composição nas dosagens ideiais para ter todos esses benefícios em uma única dose.
        Os produtos são comercializados separadamente para ficarem mais semelhantes com aqueles já testados pelos pesquisadores, portanto com maiores chances de trazer os benefícios observados nesses estudos.
        Uma recomendação para as articulações seria: http://conteudo.vhita.com.br/agilplus
        E para melhora da pele, unhas e celulite: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        Qualquer outra dúvida,
        Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *