Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

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O uso de suplementos de colágeno é relacionado a inúmeros benefícios para a beleza e saúde do corpo. Por essa razão que você tem escutado cada vez mais especialistas recomendar o uso de colágeno. 

Mas, com tantas variedades que o mercado oferece, é comum aparecer algumas dúvidas na hora de escolher o melhor suplemento. Seja para as unhas, pele, articulações ou músculos, é muito importante conhecer o produto e ter certeza da sua eficácia antes de comprar.

Veja, a seguir, 4 dicas para escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado para a sua pele

Agora, veja nesse post quais são os principais pontos que você precisa levar em consideração para escolher a melhor marca de colágeno. 

Para facilitar a sua leitura, separamos alguns tópicos que respondem as dúvidas mais frequentes

Introdução

O ponto de partida para definir qual é o suplemento de colágeno ideal para você e suas necessidades é saber o motivo pelo qual você está buscando a suplementação.

Vamos lá, as perguntas que você deve se fazer são:

  • Você está em busca de um suplemento de colágeno por recomendação de um nutricionista?
  • Para a manutenção da saúde?
  • Para tratar algum problema específico?

Descobriu a sua resposta?

Todas essas questões precisam ficar claras para te direcionar ao produto certo. Mas caso não tenha ficado claro ainda, fica tranquila que com certeza ao final desse texto você vai saber essas respostas  😉 

Pode parecer exagero nosso fazer todas essas perguntas, mas falamos isso porque existem diversos tipos de colágeno disponíveis no mercado. Por isso é fundamental você entender a diferença entre eles e como eles podem te ajudar no seu objetivo. 

Existem diferentes suplementos de colágeno, mas se limitam a 3 principais benefícios esperados:

  • Colágeno específico para pele, cabelos e unhas
  • Colágeno para as articulações 
  • Colágeno específico para os músculos

Continua acompanhando esse texto que você vai saber exatamente qual é a diferença entre eles 😉

Por que e como tomar colágeno?

Conhece aquele ditado que diz “tudo nessa vida tem prazo de validade”? Pois bem, ele também faz muito sentido na hora de descrever o interior do nosso corpo. 

Todas as células do nosso corpo, tem um período de vida limitado, e algumas são repostas por novas enquanto outras vão diminuindo com o passar dos anos sem reposição do nosso corpo.

Isso acontece a todo instante dentro no nosso corpo, e é fundamental que se tenha uma boa quantidade de proteína disponível para que esse processo ocorra naturalmente, sem riscos de acontecer em maior escala. 

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nós, e é o principal nutriente responsável pela formação e sustentação dos tecidos. Mas com o processo natural de envelhecimento que passamos, o ritmo com que produzimos colágeno diminui. 

A longo prazo, essa diminuição na produção do colágeno se reflete na perda da firmeza dos tecidos, deixando a pele com uma aparência envelhecida, nas dores articulares e também na perda de massa magra.

Estudos mostram que a suplementação com colágeno melhora a produção em até 65 % do colágeno pelas células do corpo, atrasando o processo fisiológico do envelhecimento. 

Essa é a principal razão pela qual muitos profissionais da saúde têm indicado o uso dos suplementos de colágeno para a manutenção da saúde ou tratamentos específicos.

Não há contraindicação para o consumo dos suplementos de colágeno, portanto, é importante conhecer sobre o produto para exigir um suplemento de qualidade na hora de comprar.

Quais suplementos de colágeno funcionam?

O colágeno é extraído, normalmente, de suínos ou animais bovinos. Após essa extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”, após passar por esse processo o colágeno já pode ser consumido, sendo um “colágeno hidrolisado”.

Esse tipo de colágeno, o colágeno hidrolisado é vendido como um suplemento fonte de proteína, mas não é o colágeno específico para a pele.

Para ser um colágeno específico para a pele, é necessário que ele passe por mais um processo químico que vai deixar esse colágeno com uma estrutura muito semelhante do colágeno encontrado na nossa pele, além de ficar com o menor tamanho possível, o menor tamanho possível o é conhecido como “peptídeo”.

O colágeno específico para a pele é conhecido como um “peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado tipo 1”, e é um outro suplemento, diferente do colágeno hidrolisado.

Esse nome, “peptídeo bioativo”, significa que graças ao tamanho da estrutura desse colágeno ser a menor possível, um peptídeo, ele consegue estimular a nossa própria produção do colágeno na pele, diferente de um suplemento de colágeno hidrolisado, que não tem essa função. Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo, nesse caso, na beleza e saúde da pele.

Ou seja: existem duas categorias de suplementos de colágeno: o hidrolisado e os de peptídeos bioativos. Conheça melhor a diferença entre eles:

Colágeno Hidrolisado

Embora não seja a primeira opção, este tipo de suplemento é muito indicado para quem adota dietas com o objetivo de ganhar massa muscular e perder gordura. Já que esse tipo de colágeno, como já mencionamos aqui no texto, não possui os benefícios específicos, apenas aumenta a quantidade diária de proteínas.

Uma boa opção é a combinação com o whey protein, por exemplo, se uma pessoa já toma whey em alguma refeição e precisa incluir ainda mais proteínas, o suplemento de colágeno entra nesse cardápio. Pois além de suprir a demanda do nutriente, o colágeno também ajuda a diminuir o custo financeiro da dieta.

Mas não deve misturar os dois suplementos, apenas priorizar o whey protein para refeições após exercício e o colágeno para refeições intermediárias.

Peptídeos Bioativos de Colágeno

Quando o suplemento de colágeno é um peptídeo bioativo de colágeno significa que ele irá ter funções específicas em nosso corpo. Mas não existe apenas o “peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado tipo 1”.

Veja, a seguir, os principais tipos de peptídeos bioativos de colágeno e para quais situações cada um deles são recomendados:

Peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1

Encontrado na pele, nos tecidos conjuntivos e até na córnea, esse é o colágeno mais abundante do nosso corpo.

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos e já foi cientificamente comprovado que ele beneficia a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

**IMPORTANTE: Esse tipo de colágeno foi patenteado por uma empresa que o chamou de Verisol, portanto, se for buscar por um colágeno para a pele, procure por um colágeno Verisol.

Outro suplemento feito à base de peptídeos bioativos do tipo 1, com a matéria prima também patenteada, recebe o nome de Bodybalance, que estimula o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal quando associado a exercícios.

A suplementação com Bodybalance ajuda a tratar e prevenir a sarcopenia, processo natural de perda muscular, por isso, é indicado para induzir o ganho de massa magra. Principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta.

Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

A diferença entre o Verisol e o Bodybalance consiste, basicamente, no número de quebras enzimáticas da proteína, o que torna um específico para a pele e o outro para os músculos.

Colágeno do tipo 2

O colágeno tipo 2 é a proteína mais presente nas regiões das cartilagens e articulações, portanto, alguns suplementos de colágeno podem ajudar a cuidar da saúde articular. 

Os suplementos estimulam a produção de colágeno para regiões que resistem a grandes pressões, como os olhos, cartilagens, articulações e discos intervertebrais.

É recomendado para prevenir ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose. Sendo assim, o seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico e indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Existem 2 tipos de suplementos de colágeno com alegações de benefícios para as articulações e cartilagens:

  • Proteína não desnaturada de colágeno tipo 2

Também conhecida por proteína não hidrolisada de colágeno tipo 2 ou simplesmente colágeno tipo 2, é a única proteína específica para a saúde articular.

Tem ação específica no sistema imunológica evitando a inflamação na articulação e cartilagem.

  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado + proteína não desnaturada de colágeno tipo 2

É a melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações. Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 oferecem substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido, e a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e cartilagens.

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que estão expostas a grandes pressões, como os olhos, as cartilagens, articulações e os discos intervertebrais.

Ele é recomendado para cuidar da saúde ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose.

Seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico, indivíduos com sobrepeso e obesidade ou com lesões articulares.

Colágeno hidrolisado ou peptídeo bioativo?

Lembra das perguntas do início do texto? Portanto, a escolha vai depender do seu objetivo, podendo até incluir todos os tipos em uma mesma dieta.

Os peptídeos bioativos são mais indicados porque são facilmente absorvidos pelo organismo e respondem melhor a desejos específicos.

Agora para você visualizar tudo isso que falamos, veja a diferença entre eles nesse resuminho:

Tipos de colágeno disponíveis em suplementos e região em que atuam.

Além da especificidade, outro aspecto importante para considerar no momento da escolha são os aditivos como carboidratos, corantes, aromatizantes e adoçantes. Pois além de prejudicar a saúde, a longo prazo, eles fazem com que o suplemento seja considerado de baixa qualidade.

Outro ponto importante, é que quando falamos sobre o uso do peptídeo bioativo de colágeno tipo 1, aquele para o rosto, há certa polêmica entre os profissionais da saúde sobre a necessidade de suplementação de vitamina C junto com colágeno.

A recomendação atual da maioria dos nutricionistas para o uso do colágeno com vitamina C é usar os dois suplementos separadamente. Já que assim garantimos doses ideais para benefícios na pele e a melhor qualidade dos dois suplementos.

Entenda como identificar todas essas questões a seguir:

Aditivos artificiais são perigosos

Para deixar o produto mais agradável, alguns suplementos possuem outros ingredientes adicionados, tais como sabor, aroma, adoçantes e açúcares, além do próprio colágeno.

É comum que em pontos de venda de produtos naturais ou lojas de suplementos, você encontre suplementos de colágeno hidrolisado com esses aditivos.

Porém já é comprovado que o consumo contínuo de alguns desses ingredientes pode causar sérios danos a nossa saúde, portanto, o ideal é procurar por suplementos de colágeno isentos de aditivos.

Colágeno com ou sem vitamina C?

Algumas marcas optam por incluir a vitamina C na composição do suplemento de colágeno, você sabe o motivo?

A vitamina C é um micronutriente fundamental para a produção de colágeno em nosso corpo, mas não é sempre que a sua combinação no suplemento é necessária.

Portanto a dica é, avalie se consome cerca de 5 variedades de frutas e verduras todos os dias, se sim, não precisa suplementar vitamina C. Agora, se você não consome essa quantidade diariamente, é recomendado o uso da vitamina C.

Mas não é aquela vitamina C efervescente, o ideal é uma versão pura, que costuma ser em tabletes. Portanto fique de olho, além de um colágeno específico para a pele de qualidade, é importante que a vitamina C também seja de qualidade.

Qual colágeno escolher?

Vamos relembrar os 3 pontos mais importantes dos cuidados que você precisa ter na hora de escolher um bom suplemento de colágeno:

  1. OBJETIVO: Defina o seu objetivo, se o seu foco é tratar a pele, articulações, músculo ou apenas reposição proteica;
  2. TIPO: Para uma melhor absorção e resultado, prefira os produtos desenvolvidos com peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 ou 2 (e não o colágeno hidrolisado comum);
  3. MATÉRIA-PRIMA: É fundamental conhecer a matéria-prima usada pelo marca do suplemento e certificar que tenha comprovação científica.

Dica: as marcas que usam produtos de qualidade sempre vão disponibilizar os estudos como um diferencial do produto. 

Produtos de colágeno com estudos científicos e comprovações:

  •  Verisol 

Colágeno com foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas. Dica de produto: o Collagen é 100% puro e composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele.

  • BodyBalance

Colágeno focado no ganho de massa magra e prevenção e tratamento de sarcopenia.  Dica de produto: Body é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para quem busca potencializar o ganho de massa muscular e deseja melhorar seu desempenho de força e resistência.

  • Colágeno tipo 2 

Foco no tratamento e prevenção das articulações. Dica de produto: ÁgilPlus é um suplemento feito com peptídeos bioativos de colágeno e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, cartilagens e estrutura óssea. 

Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado? 

Existem muitos tipos de colágeno, com diferentes apresentações, benefícios e matéria-prima, no entanto, escolher a melhor marca irá depender primeiramente das suas necessidades.

Então use todas essas nossas dicas, e se tiver alguma dúvida, pode contar com a gente! Você pode deixar o seu comentário aqui no final da página que nós sempre respondemos!

Quer saber mais?

 

280 comentários em “Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?”

    • Suely, tudo bem com você?

      Provavelmente são composições parecidas, para conseguir essa informação vá até a página do produto do fabricante e compare os ingredientes 🙂

      Beijos

      Responder
  1. Boa noite.
    Estou em busca de colágeno,estou ficando flácida, já passei dos trinta,quero melhorar minha pele que não está legal.
    Qual o mais indicado,que posso tomar sem medo?
    Obg❤️

    Responder
    • Leticia, como vai você?

      Recomendamos o Collagen Vhita! O consumo Collagen Vhita estimula a produção do colágeno tipo 1 e outros componentes relacionado a pele. Isso gera um aumento de 65% a produção de colágeno na pele, o que leva a um aumento da sua elasticidade. Portanto, se você procura um colágeno para ajudar na flacidez da sua pele, o Collagen Vhita é super indicado. Seguem orientações de uso:

      Dose: 3 gramas ao dia ( na sua versão em comprimido são 3 unidades e na sua verão em pó são 3 gramas que equivale a 2 medidores).
      Tempo mínimo de suplementação: a partir de 6 meses.
      Melhor horário: não existe um melhor horário, pode ser consumido em qualquer período do dia.

      Beijos

      Responder
  2. Bom dia , para auxílio no tratamento das articulações do joelho seria então o tipo 2 , como é o uso ? 1 ao dia ? Em que horário ?

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    • Oi Igor, isso para articulações indicamos o colágeno tipo 2. Bem, não existe um horário certinho para consumir o ÁgilPlus Vhita, portanto ele pode ser consumido a qualquer período do dia. Sugerimos apenas que evite de tomá-lo junto as suas grandes refeições. O consumo do colágeno pode ser feito dividido ao longo do dia ou em um único período. Apenas atente-se em consumir 10 gramas do produto todos os dias, que equivale a 2 medidores do produto.

      Responder
  3. Bom dia, o médico me receitou o CONDRES ULTRA – VITAMINA D-MAGNESIO, da EMS…comprei, estou tomando 1 cápsula por dia, a noite, conf. prescrito, mas hj, após 1 semana fui ler a bula e está escrito que não é um medicamento, e não tem registro na ANVISA…éstou com medo de continuar…pode me orientar ?

    Responder
  4. Qual a dosagem de cada um, caso opte por consumir verisol e bodybalance? Preciso dividir a dose diária entre os dois?

    Responder
  5. Boa tarde, tenho visto colágeno hidrolisado , acompanhado.de selênio, cobre, zinco , silício,seria mais eficaz o efeito.no.organismo?
    E quanto seria a dosagem diária de vitamina C?
    Obrigada

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