Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

como escolher a melhor marca de colageno hidrolisado
6 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nós, e é o principal nutriente responsável pela formação e sustentação dos tecidos. Conforme envelhecemos, o ritmo de produção de colágeno diminui. 

A longo prazo, essa diminuição na produção do colágeno se reflete na perda da firmeza dos tecidos, deixando a pele com uma aparência envelhecida, nas dores articulares e também na perda de massa magra.

Estudos mostram que a suplementação melhora a produção de colágeno pelas células do corpo em até 65%, atrasando o processo fisiológico do envelhecimento.

Não há contraindicação para o consumo dos suplementos de colágeno, portanto, é importante conhecer sobre o produto para exigir um suplemento de qualidade na hora de comprar.

1. Entenda a diferença de colágeno hidrolisado e peptídeo bioativos

Tipos de colágeno disponíveis em suplementos e região em que atuam.
  • Colágeno hidrolisado

O colágeno é extraído de fontes de origem animal. Após a extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”. Ao final dessa etapa o colágeno já pode ser consumido, sendo um “colágeno hidrolisado”.

O colágeno hidrolisado é um suplemento fonte de proteína, mas não tem benefícios específicos para nenhum tecido do corpo. Este tipo de suplemento é muito indicado para quem adota dietas com o objetivo de ganhar massa muscular e perder gordura, já que esse tipo de colágeno aumenta a quantidade diária de proteínas.

  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado

Para ser um colágeno com benefícios específicos é necessário que ele passe por mais um processo químico, uma quebra se tornando um “peptídeo”. Com essa estrutura, o suplemento é absorvido de forma direta quando consumido, conseguindo atuar em tecidos específicos.

Veja nosso post e entenda mais sobre os peptídeos de colágeno!

Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo. 

2. Defina seu objetivo com a suplementação de colágeno

O ponto de partida para definir qual é o suplemento de colágeno ideal para você e suas necessidades é saber o motivo pelo qual você está buscando a suplementação. Existem diferentes suplementos de colágeno, mas se limitam a 3 principais benefícios esperados:

  • Colágeno específico para pele, cabelos e unhas

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos. Ela beneficia a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

Esse tipo de colágeno foi patenteado por uma empresa que o chamou de Verisol. Portanto, se for buscar por um colágeno para a pele, procure por um colágeno Verisol.

  • Colágeno específico para os músculos

Outro suplemento feito à base de peptídeos bioativos do tipo 1, com a matéria prima também patenteada, recebe o nome de Bodybalance. Ele estimula o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal quando associado a exercícios.

A suplementação com Bodybalance ajuda a tratar e prevenir a sarcopenia, processo natural de perda muscular, por isso, é indicado para induzir o ganho de massa magra. Principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta. Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

  • Colágeno para as articulações 

A melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações é peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.

Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 oferecem substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido. Enquanto a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e cartilagens.

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que estão expostas a grandes pressões, como os olhos, as cartilagens, articulações e os discos intervertebrais.

Ele é recomendado para cuidar da saúde ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose. Seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico, indivíduos com sobrepeso e obesidade ou com lesões articulares.

3. Ingredientes que potencializam a ação do colágeno

A formulação do suplemento de colágeno pode trazer outros ingredientes que potencializam a ação da proteína e contém benefícios próprios. De preferência, esses outros ingredientes devem ser naturais, como o próprio colágeno.

Como por exemplo, vitaminas e minerais. A vitamina C estimula a produção de colágeno pelo corpo, a vitamina A promove renovação celular da pele, o zinco é antioxidante, essas são algumas opções interessantes de serem adicionadas ao colágeno.

No caso de um colágeno específico para a pele, outro composto natural que pode ser adicionado é o ácido hialurônico. Além de fazer parte da estrutura da pele, o ácido hialurônico é o principal responsável pela hidratação do tecido.

Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado? 

Existem muitos tipos de colágeno, com diferentes apresentações, benefícios e matéria-prima, no entanto, escolher a melhor marca irá depender primeiramente das suas necessidades.

Verisol: Colágeno com foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas. 

  • Dica de produto: o Collagen Face é composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele. Sua formulação também apresenta ácido hialurônico e complexo de vitaminas antioxidantes.

BodyBalance: Colágeno focado no ganho de massa magra e prevenção e tratamento de sarcopenia.  

  • Dica de produto: Body é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para quem busca potencializar o ganho de massa muscular e deseja melhorar seu desempenho de força e resistência.

Colágeno tipo 2: Foco no tratamento e prevenção das articulações. 

  • Dica de produto: Collagen Move é um suplemento feito com peptídeos bioativos de colágeno e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, cartilagens e estrutura óssea. 

Quer saber mais?

3.7/5 - (22 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

349 comentários em “Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?”

    1. Oi Milena, tudo bem?
      Poderia ser mais específica sobre sua pergunta, por gentileza? O que você quer saber sobre a bala Valda?
      Pelo que vi no site, é uma bala feita com colágeno verisol.
      Porém eles não especificam a quantidade de verisol oferecida por porção sugerida para o consumo diário que são de 8 balas por dia.
      Então nessa porção ela pode oferecer 2,5g ou 0,1g de verisol, não da para saber. Além disso, é uma bala com aditivos artificiais, que se consumidos à longo prazo podem prejudicar sua saúde.

      Como bala, parece ser uma boa opção de substituta quando comparada com outras balas de gelatina, por exemplo. Mas não é a melhor opção para tomar como um substituto de suplemento de colágeno para um tratamento com verisol, o qual exige um consumo diário de 2,5g por pelo menos 8 semanas.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

  1. marcia cristina Ramos

    Boa noite, pelo que entendi então eu teria que tomar os 2 tipos. isso e possível? pois tenho hipotireoidismo e artrose no pé (devido um acidente). o medico na época passou para o pé, mas quando fui a endocrinologista pediu para tomar outro(colágeno gelamin) então suspendi o do ortopedista e usei o que ela pediu. quando acabo voltei para o outro ( motilex).

    1. Oi Marcia, tudo bem?

      Isso mesmo. É possível você tomar os dois tipos de colágeno sim, sem causar problema algum para sua saúde, apenas benefícios.

      O melhor suplemento para você precisa ser um específico para as cartilagens e articulações.

      Seu ortopedista sugeriu que você tomasse o fortigel, que é um tipo de suplemento de colágeno tipo 2. O fortigel é a matéria prima dos peptídeos bioativos de colágeno em pó. Já sua endocrinologista recomendou que você tomasse um tipo de colágeno hidrolisado sem especificidade para nenhuma região do corpo. Se ortopedista foi mais assertivo. Porém, há produtos melhores.

      O ideal no seu caso, seria você tomar um suplemento de colágeno que contenha os peptídeos bioativos de colágeno + a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.

      Veja porque: os peptídeos bioativos de colágeno atuam estimulando a produção de todos os tipos de colágeno no corpo (inclusive de colágeno tipo 2). Comercialmente, as matérias primas dos peptídeos bioativos de colágeno se chamam Peptan e Fortigel (matéria prima do motilex – por isso seu ortopedista foi mais assertivo).

      Mas o colágeno tipo 2 só existe no formato de proteína não hidrolisada ou não desnaturada de colágeno tipo 2. Ele atua através do sistema imunológico prevenindo a destruição do colágeno tipo 2 das cartilagens e articulações (órgão mais abundantes nesse tipo de colágeno). Comercialmente, as matérias primas se chama B2Cool e UC2.

      Por possuírem mecanismos de ação diferentes, um bom suplemento de colágeno tipo 2 precisa ter os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 (Peptan ou fortigel) + a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 (B2Coll ou UC2).

      Veja um ótimo exemplo de produto aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      Se quiser tomar colágeno para prevenir ou tratar o sinais do envelhecimento da pele, o melhor colágeno é o verisol.
      Segue um exemplo de produto aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

    1. Oi Leonardo, tudo bem?

      O único colágeno específico para a pele, de acordo com os estudos, é o verisol.
      Infelizmente, pela lista de ingredientes do produto, o Colágeno Hidrolisado Tipo 1 Com Vitamina C Pó Gelvitta não é feito com verisol, portanto, não é o melhor para a pele.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

    1. Oi Daine, tudo bem?

      No caso de cirurgia bariátrica podem ser usado 2 tipos de colágenos:
      – Verisol – porque é de fácil absorção e é específico para a pele, redução de celulite e cicatrização.
      – Bodybalance – porque oferece maior quantidade de proteína, é de fácil absorção e é específico para fortalecer a fibra muscular e prevenir flacidez.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

  2. Francisca Vania Soares Torres Leite

    Boa noite. Então o collagen e o Agilplus não possuem aditivos, nem aromatizantes, corantes, nada disso não é? Eu preciso dos dois, pois quero melhorar a pele e tenho artrose. Pode tomar os dois juntos?

    1. Oi Francisca, tudo bem?
      Certíssimo. Tanto o Collagen quanto o ÁgilPlus são produtos 100% puros.
      Você pode tomar os dois juntos sim, sem problema algum.

      Veja mais sobre eles aqui:
      Collagen: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      AgilPlus: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita

      Use o código BLOGPLUS para ter 5% de desconto no site, ou, se preferir, fale com o nosso atendimento pelos canais:
      Televendas: (11) 4451-0228
      Whats App: (11) 96036-5520
      Email: [email protected]
      Chat on-line clicando primeiro aqui: https://www.vhita.com.br/pages/fale-conosco e depois no botão ATENDIMENTO.
      Será um prazer te atender!

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

  3. Maria Sirleide da Silva Santos

    Olá boa noite, tenho 60 anos, verifiquei, com os vídeos apresentados pela Vhita são de uma empresa bem conceutuada no mercado em relação a colagenos. Tenho problemas de articulaçoes, cartilagen, osteopenia, flacidez de pele , claro de corrente a mha idade. Estava vendo os colágenos: Body, Agilplus e o Collagen. E tbem sobre a importância do silício orgânico e o omega 3, em relação aos beneficios para o organismo. Conclusão posso tomar todos? Fico no aguardo. Grata
    Sirleide

    1. Oi Sirleide, tudo bem?

      Gostaria primeiro de agradecer pela confiança :). Não há problema algum em tomar os 3 tipos de colágeno (Collagen, Body e AgilPlus), ômega 3 e silício orgânico. Na verdade, será ótimo para sua saúde.

      Em relação aos colágenos você só precisa ter um cuidado, é melhor você tomar o Body em horário separado do AgilPlus spara não ingerir uma dose de 25g de proteínas de uma vez. Só por precaução, para evitar que seu corpo desperdice o colágeno, visto que alguns estudos dizem que o corpo absorve apenas 20g de proteína por refeição. O resto pode tomar tudo junto, exemplo:
      – De manhã você toma o AgilPlus + Collagen + ômega 3 + Silício, e a noite o Body.
      ou
      – De manhã você toma o Body + Collagen + ômega 3 + Silício e a noite o AgilPlus.

      Sobre os benefícios, você vai começar a notar após 1 mês nas articulações, caso sinta muitas dores articulares e após 8 semanas (2 meses) na melhora da sua pele.

      E do ômega 3 após 3 meses você vai conseguir ver o resultado no seu exame de sangue na parte do colesterol e frações. Além da melhora da cognição, que é difícil te dizer como medir, mas muitas pessoas relatam que a memória melhora significativamente.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços

  4. Gostaria de saber se posso acrescentar o uso do Verisol para pele mesmo já consumindo o Body Balance (15g ao dia) para ganho muscular. Não causa problemas para a saúde a soma das duas doses de colágeno?

    1. Oi Fernanda, tudo bem?
      Nosso corpo consegue absorver de 20 a 25g de proteína a cada 3 horas.
      Somando as doses dos dois colágenos, da 18g de proteína, ou seja, você pode tomar os dois colágeno juntos sem problema algum.
      Não vai causar nenhum dano a sua saúde.
      Sigo à disposição se puer ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

  5. Elisabete Correa da Silva dos Santos

    Estou tomando o colágeno hidrolisado Sidney Oliveira,Óleo de Groselha Negra.
    Será se estou fazendo o certo?
    Pois meu maior problema é a celulite e Flacidez.

    1. Oi Elisabete, tudo bem?

      Depende do motivo pelo qual está tomando colágeno. O melhor colágeno para a situação que você descreveu é o verisol. Então certifique-se de que a marca que você está utilizando seja realmente Verisol. Você consegue observar essa informação no rótulo do produto, em que deve constar o verisol como primeiro item da lista de ingredientes ou, o selo do verisol estampado na embalagem.

      Estudos científicos comprovaram que o consumo do verisol por 6 meses, reduz a celulite aparente em até 30%. Mas além do Verisol, há o colágeno bodybalance, específico para os músculos que pode ser tomado junto para potencializar o efeito que você deseja. Por reduzir a produção de gordura e estimular o aumento de massa muscular, o bodybalance potencializa a redução da flacidez se consumido junto com o verisol.

      Mas nunca se esqueça de avaliar a qualidade do produto antes, para ter certeza que está comprando o produto certo.

      Veja dicas de como escolher o melhor verisol aqui: https://blog.vhita.com.br/colageno-hidrolisado-melhor-marca/
      Ou dicas de como escolher o melhor bodybalance aqui: https://blog.vhita.com.br/colageno-hidrolisado-para-massa-muscular/

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

    1. Olá Adriana, tudo bem?
      Desde que seja um produto puro sem aditivos artificiais, as duas versões são boas.
      Escolha aquela que te facilite o consumo diário.
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços!

  6. Rosângela Cristina Veiga dos santos

    Oi tudo bem. Eu me chamo Rosângela tenho 40 anos tive 5 gestação faço academia e gostaria de uma recomendação de colágeno eu tenho a pele mto flácida e aparecia da minha pele não é mto bonito vc pede me ajudar… obrigada

    1. Prazer Rosângela, tudo bem?
      No seu caso eu recomendo que tome 2 tipos de colágeno, o verisol e o bodybalance.
      O colágeno verisol porque é específico para a saúde e beleza da pele, unhas e cabelos, estimula a produção de até 65% de colágeno e os resultados podem ser notados a partir de 8 semanas de consumo.
      E o bodybalance porque é o colágeno específico para a fibra muscular, estimula a produção de massa magra e reduz a flacidez da pele.
      Tomando os dois colágenos por pelo menos 12 semanas, você estará oferecendo bons nutrientes recuperar parte da estrutura perdida pela sua pele ao longo do tempo e das gestações.
      Sugestão de colágeno verisol: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Sugestão de colágeno bodybalance: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação,
      Abraços!

  7. Olá boa noite comecei a usar o maxnutri mas sem o verisol…..gostaria de saber se essa marca é boa pois pretendo compra a segunda lata que contém varisol..tenho 43 anos e já faz uns 20 dias que estou fazendo uso desse tipo de colageno..ele contém peptídeos e vitaminas

    1. Oi Flavia, tudo bem?
      O colágeno é um suplemento que precisa ser ingerido diariamente a partir dos 25 anos e principalmente após os 30 anos. Ou seja, com 43 anos ele já deve fazer parte da sua dieta para o resto da vida. Certamente você vai notar ótimos resultados na redução dos sinais do envelhecimento da sua pele após 8 semanas de consumo de colágeno verisol, porém não pode deixar de tomar o verisol, porque se tirar o estímulo do suplemento, os sinais do envelhecimento da pele tornam a aparecer.

      Nesse contexto, o colágeno verisol é um produto que precisa ser tomado por muito tempo, então o ideal para sua saúde é você escolher um produto puro, sem presença de aditivos além do colágeno verisol na lista de ingredientes.
      O Maxnutri deixa a desejar porque a marca adiciona muitos ingredientes além do verisol no suplemento, tem vitaminas que não são ruins, porém também tem saborizantes, açúcares e adoçantes, esses se consumidos à longo prazo, podem prejudicar sua saúde.

      Recomendo que você procure por um colágeno verisol na sua versão mais pura possível.
      Sigo à disposição se eu puder ajudar em algo mais.
      Abraços!

  8. Oi tenho 37 anos, jogo futsal a 20 anos, competições o ano todo, treinos puxados. Apartir desse ano estou sentindo dores nos joelhos e um cansaço extremo. Gostaria de saber qual colageno seria mais indicado pra mim tomar.obrigado.

  9. Boa tarde.
    Eu Procurava um produto para cartilagem e articulações e para pele unhas e cabelos então fui em uma loja de produtos naturais me recomendaram Stem Sarco Vida colagino hidrolisado com sementes de uva, essa informação procede ? Desde já agradeço

    1. Boa tarde, Marinéa,
      Como vai?
      Não temos informações sobre esse produto, mas podemos te recomendar dois suplementos que vão te ajudar bastante.
      Para fortalecer a articulações e cartilagens, uma boa opção é o ÁgilPlus Vhita, um colágeno tipo 2, desenvolvido com matéria-prima B2Cool, melhora dores e desgastes nessas áreas do corpo.
      Para conhecer mais sobre esse produto, entre aqui: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      E para melhorar a saúde e aparência da pele, unhas e cabelos, um ótimo produto é o Collagen, feito com Verisol, composto por peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, ele tem resultados comprovados.
      Confira mais aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  10. Gostaria de tratar de minhas unhas que estão muito fracas e lascando muito, meus cabelos com estão caindo muito e sem vida e firmar a pele, meu homeopata indicou-me o uso do colágeno da marca Bio Beauty ( 9 G de colágeno + biotina ( por porção). Gostaria de saber se conhece e se posso obter deste colágeno todos os benefícios que estou necessitando. Agradecida

    1. Bom dia Margarete!
      De acordo com os estudos, o único suplemento com ação comprovada dos seus benefícios para a pele é o colágeno da matéria prima Verisol, o colágeno da marca Bio beauty apesar de ter vitaminas que poderiam ajudar, não apresenta as melhores doses. Além de ter apenas colágeno hidrolisado que não é específico para as unhas.
      Recomendamos a leitura do nosso Guia da unha saudável: https://blog.vhita.com.br/remedio-para-unha-fraca/
      Nesse texto fala sobre colágeno verisol, biotina e outras vitaminas que podem te ajudar, com doses ideais de cada um e recomendações para os benefícios 🙂
      Qualquer dúvida Margarete,
      Estamos à disposição!

  11. Cláudia de Andrade Alves

    Bia tarde! Gostaria de saber quais os tipos de colágenos devo tomar para flacidez de pele, fortalecimento de unhas e cabelos, para recuperação de massa muscular e articulações , pois, tenho artrite reumatóide! E se os medicamentos para artrite que tomo não anularia os efeitos dos colágenos. Obrigada desde já

    1. Boam dia Cláudia!
      Tudo bem?
      Para a pele o recomendado são os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1. Enquanto para a saúde das articulações o colágeno tipo 2, e para os músculos o colágeno específico para os músculos Bodybalance.
      Se você quiser saber mais sobre cada um deles, basta acessar esses links:
      Colágeno para a pele: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      Colágeno para as articulações: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Colágeno para os músculos: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
      Sobre os medicamentos, o ideal é consultar o seu médico para essa dúvida, porém por todos os colágeno se tratarem de um peptídeo, provavelmente não, mas o ideal é buscar a confirmação 🙂
      Qualquer outra dúvida Claúdia,
      Estamos à disposição!

  12. Comprei o colágeno hidrolisado, mas não sei a quantidade correta e como tomar, o certo é com água , leite, suco, café com leite???Ou mistura na comida?? Podem por favor me orietarem?

    1. Olá, gostaria de saber de posso tomar por conta própria os tipos de colágenos apresentados acima, pois, além da flacidez da pele, já começo apresentar problemas (pequenos) nas articulações, e também já comprei o Verisol, para ajudar nas rugas e aparência da pele. Tenho 43 anos. Será que é tarde para iniciar esse tratamento?

      1. Bom dia Adriana!
        Nunca é tarde pra começar a se cuidar! Sua faixa etária inclusive mostrou todos esses resultados positivos para a pele com as últimas pesquisas do colágeno Verisol 🙂
        Sobre poder tomar todos os suplementos, pode sim, um não atrapalha a absorção nem o benefício do outro 🙂
        Caso você queira saber mais,
        Basta acessar esse link para o colágeno Verisol: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        E este para o colágeno tipo 2 para as articulações: https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
        Qualquer dúvida Adriana,
        Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 14 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.