A suplementação de colágeno apresenta diversos benefícios, como a melhora da pele, unhas, cabelo, articulações e cartilagens. E mais recentemente também para o ganho de massa muscular.

Saiba aqui 4 dicas para conseguir os resultados para o ganho de massa muscular com a suplementação de peptídeos bioativo de colágeno hidrolisado específico para os músculos!

Um suplemento bem consolidado no mercado, é o Whey Protein para o ganho de massa muscular. Porém, a depender das necessidades diárias, utilizar o whey pode ser inviável. Pois para o consumo regular iria exigir grandes doses e acabaria resultando em um alto custo mensal para atingir as recomendações diária de proteína. Portanto os profissionais da saúde recomendam outros suplementos que também promovem o ganho de massa muscular com doses e custo mensal menor.

Uma das estratégias nutricionais mais comuns utilizadas atualmente como alternativa, é o colágeno. Mais específicamente, os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado. Devido os recentes estudos utilizando essa suplementação em públicos diferentes. Que tiveram como resultado o aumento da massa muscular em homens e mulheres adultas e também em idosos. 

Além de ser um tipo de suplemento que pode muito bem substituir o whey protein para quem tem intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.

Confira a seguir 4 dicas de como conseguir mais massa muscular e força com exercício e colágeno.

Dica 1:

QUAL O EXERCÍCIO FAZER PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

Para que o nosso corpo consiga aumentar a nossa massa muscular é necessário que ocorra estímulos constantes e repetitivos. E por esse motivo o exercício é fundamental.

O exercício ideal para esse objetivo (ganhar massa muscular) é chamado de: exercício resistido. É caracterizado pelo uso de equipamentos de peso, ou até mesmo a utilização do próprio peso corporal para estimular o músculo. 

Exemplo de exercícios para ganho de massa muscular: Musculação com máquinas ou pesos livres ou mesmo  exercícios utilizando o peso do próprio corpo.

E para ganhar massa muscular não adianta fazer apenas 1 sessão de exercício. O ideal é que seja constante, mas a prática de exercícios regulares (pelo menos 3x na semana) por 4 semanas já começa a ter ganhos de força e massa muscular.

Porém quanto maior esse período maior serão os benefícios e a manutenção dos resultados conseguidos.

Dica 2:

COMO TOMAR COLÁGENO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

Baseado nos estudos científicos com o colágeno da matéria prima BodyBalance®  o consumo do colágeno é feito com 250ml de água ou outra bebida de sua preferência em até 1h após o final do exercício.

Outros estudos concluíram  que para o ganho de massa muscular o ideal é que seja consumido proteína durante todo o dia. E essa proteína pode vir da alimentação e da suplementação, uma não exclui a outra.

Desde que não permaneça mais do que até 5h sem o consumo de uma proteína de alto teor biológico (rica em aminoácidos essenciais) a síntese de proteínas para o ganho de massa muscular continua acontecendo no organismo.

Adiciona a informação (uns 2 parágrafos) falando que geralmente o whey é o suplemento proteico mais popular para esse objetivo, entretanto, o colágeno pode ser uma boa opção para a pessoa não precisar ficar tomando o whey mais de uma vez no dia. Além disso, acho que vale falar também que os peptídeos bioativos de colágeno são ótimos substitutos do whey para quem tem intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.

Portanto, evite longos períodos de jejum, pois irão atrapalhar seu ganho de massa muscular. E sobre a suplementação de colágeno, ele também pode ser feito de outras formas.

Uma boa alternativa é adicionar o colágeno em receitas do dia a dia. Misturando eles em purês, sucos, patês, tortas e bolos por exemplo.

Dica 3:

MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR COLÁGENO 

Como já mencionado anteriormente, os estudos científicos do colágeno BodyBalance® com exercício utilizaram a padronização de até 1h após o exercício. E assim nos permite dar uma recomendação com embasamento científico específico. 

Entretanto, por se tratar também de uma proteína, o ideal é consumir durante todo o dia como mencionamos. Pensando nisso, evite tomar colágeno junto as refeições grandes como almoço e jantar, por já ter bastante proteína nesse momento.

Caso 1h após o exercício não seja o ideal para você, estipule um momento no seu dia que você não irá esquecer de tomaro colágeno nenhum dia. Lembrando que a suplementação de colágeno para o ganho de massa muscular a recomendação de consumo do colágeno é diária.

Dica 4:

DOSE RECOMENDADA DE COLÁGENO PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR

Para ter resultado tanto no ganho de massa muscular quanto no aumento de força, a dose diária recomendada é de 15g de colágeno BodyBalance®.

 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para os músculos?

 

Referências:

DE ARAÚJO MARCHAND, Edison Alfredo. Melhoras na força e hipertrofia muscular, provenientes dos exercícios resistidos. Lecturas: Educación física y deportes, n. 57, p. 22, 2003.

JENDRICKE, Patrick et al. Specific collagen peptides in combination with resistance training improve body composition and regional muscle strength in premenopausal women: A randomized controlled trialNutrients, v. 11, n. 4, p. 892, 2019.

OERTZEN-HAGEMANN, Vanessa et al. Effects of 12 Weeks of Hypertrophy Resistance Exercise Training Combined with Collagen Peptide Supplementation on the Skeletal Muscle Proteome in Recreationally Active Men. Nutrients, v. 11, n. 5, p. 1072, 2019.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.