Muitas dúvidas aparecem na hora de suplmentar o colágeno, afinal, como tomar colágeno?

 

O colágeno é uma proteína importante na constituição do nosso corpo, representando 25% dele. É um nutriente responsável pela firmeza da pele e das cartilagens. Além disso, também está presente no tecido que sustenta vários órgãos, chamado tecido conjuntivo.

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo, mas também precisa ser adquirida por meio da alimentação ou suplementação. Os suplementos de colágeno possuem diferentes categorias em função da ação que promove no corpo.

Entre seus benefícios, estão desde a prevenção de doenças como artrose, até evitar o envelhecimento precoce da pele. Leia mais a seguir e descubra detalhes sobre o uso de colágeno.

Quando iniciar a suplementação?

O metabolismo humano é capaz de produzir colágeno, mas com o passar dos anos, o mecanismo de produção começa a falhar. E, o resultado é uma queda queda dos estoques de colágeno em nosso corpo. Isso começa geralmente aos 25 anos, quando começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano.

Aos 25 anos, se a pessoa tiver uma dieta balanceada e rica em proteínas, não é necessário a reposição por suplemento.Entretanto, se houver abuso de exposição solar, consumo de doces, estresse e cigarro, o uso do suplemento pode ser indicado.

A partir dos 30 anos, independente da alimentação, a suplementação é iniciada para prevenir flacidez e envelhecimento precoce da pele.

Já aos 35 anos, a relação com a suplementação com colágeno é quase que um casamento sem direito a divórcio. Já que é um importante aliado na prevenção de rugas e flacidez da pele que se acentuam com os anos.

Entre os sintomas da diminuição do colágeno estão inclusos unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele e até mesmo ossos e articulações mais fracas.

Além do fator natural da diminuição da produção de colágeno pelo corpo, alguns fatores externos como a prática de exercícios físicos e esportes intensos, dores nas articulações e problemas como artrose, fratura ou cirurgias, também podem demandar a suplementação com colágeno.

Qual o melhor momento para tomar colágeno?

Pode ser tomado em qualquer horário do dia. Desde que de forma regular e em quantidades satisfatórias indicada no rótulo do produto.   Entretanto, é bom evitar a ingestão do colágeno próximo ao período de grandes refeições como almoço e jantar. Além de ser recomendado evitar próximo ao consumo de álcool, pois o efeito da proteína pode ser reduzido.

Qual a dose indicada de colágeno?

A dose de ingestão diária de colágeno depende do suplemento que você escolher. O verisol – matéria prima do colágeno específico para a pele – tem indicação de consumo de 2,5g ao dia. Bem diferente do colágeno hidrolisado comum que não é específico, em que a dose pode variar de 10 a 15g ao dia.

Para tratar e manter a saúde das cartilagens e articulações, existe um colágeno específico para as articulações, e a dose recomendada são de 10g ao dia. Já para a promoção de ganho e força muscular a recomendação do consumo do colágeno específico para os músculos é de 15g ao dia.

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