Como tomar colágeno? | Doses, recomendações e horários

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Você sabia que o colágeno é uma proteína muito importante para a constituição do nosso corpo? Ele representa cerca de 25-30% das proteínas no organismo, além de ser responsável pela firmeza da pele e estrutura das cartilagens.

O colágeno está presente, também, no tecido que sustenta vários órgãos no corpo humano, o tecido conjuntivo.

O colágeno é uma proteína que nosso corpo consegue produzir, mas também precisa ser adquirida por meio da alimentação ou suplementação. Existem diferentes tipos de suplemento de colágeno, que variam dependendo da ação que cada um exerce no organismo.

Seus benefícios são inúmeros, por exemplo, o colágeno ajuda a prevenir doenças como a artrose, atua no ganho de massa muscular e até evita o envelhecimento precoce da pele.

Saiba mais sobre o colágeno a seguir! 

QUANDO INICIAR A SUPLEMENTAÇÃO?

O organismo humano é capaz de produzir colágeno, mas com o passar dos anos essa produção começa a cair. Isso acontece, geralmente, por volta dos 25 anos, quando começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano.

Aos 25 anos, se a pessoa tiver uma dieta balanceada e rica em proteínas, não é totalmente necessário fazer a reposição com suplementação. Entretanto, mesmo nessa idade, a suplementação com colágeno pode ser feita para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

E se houver abuso de exposição solar, consumo de doces, estresse e cigarro, o uso do suplemento é mais recomendado ainda. 

A partir dos 30 anos, independente da alimentação, a suplementação é recomendada para prevenir flacidez e envelhecimento da pele.

Já aos 35 anos, a suplementação é muito recomendada, porque nessa idade já sentimos bem mais os efeitos da perda de colágeno. E a suplementação vai ser um grande aliado na prevenção de rugas e flacidez da pele, que aumentam com os anos. 

Entre os efeitos da diminuição do colágeno no organismo estão: unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele e até mesmo ossos e articulações mais fracos.

A diminuição da produção de colágeno pelo corpo, com o passar dos anos, é algo natural.

Mas existem alguns fatores externos que podem demandar a suplementação, como a prática de exercícios físicos e esportes intensos, dores nas articulações, problemas como artrose, lesões ou cirurgias. Pois esses fatores podem comprometer a saúde da pele e articulações

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA TOMAR COLÁGENO?

Não existe horário ideal para o consumo, o colágeno pode ser tomado em qualquer horário do dia. A recomendação é que você faça uma ingestão regular e tome as doses indicadas no rótulo ou recomendadas por um profissional da saúde.

E também evite tomar o colágeno próximo ao horário de grandes refeições, como almoço e jantar, para evitar a perda de nutrientes.

QUAL A DOSE INDICADA DE COLÁGENO?

A dose diária de colágeno que deve ser consumida, depende do suplemento que você vai tomar. Veja exemplos:

A dose recomendada do colágeno Verisol (matéria-prima do colágeno específico para a pele) é de 2,5 g ao dia. Bem diferente do colágeno hidrolisado comum, que não é específico, sua dose pode variar de 10 a 15 g ao dia e esse colágeno não traz benefícios para a pele.

Para cuidar da saúde das cartilagens e articulações, existe um colágeno específico e sua dose recomendada é de 10 g ao dia.

Já para ganho de força muscular, a recomendação é o consumo de colágeno específico para os músculos, em uma dose de 15 g ao dia.

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