Qual a função do colágeno para a nossa saúde?

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O colágeno se tornou um dos suplementos mais requisitados pelas pessoas, especialmente pelas mulheres. De fato, ele ajuda a deixar a pele mais bonita e jovem, mas ele também participa de várias outras funções do nosso corpo.

É importante ter o máximo de conhecimento sobre algo que se deseja consumir. Por isso, trouxemos aqui neste conteúdo uma explicação sobre a função do colágeno. Entenda agora mesmo!

O que é colágeno?

Para compreender melhor a função dessa substância é importante saber do que se trata. 

O colágeno é uma proteína encontrada em grande abundância no nosso corpo. Temos a capacidade de produzi-lo, mas para isso é necessário que haja “ingredientes” em abundância. Por exemplo, a vitamina C.

Há diversos tipos de colágeno — 27 para sermos mais precisos — e cada um deles possui uma função em determinada parte do corpo. Mas a maioria serve para sustentação tecidual.

Qual a função do colágeno?

O colágeno representa 25% de toda a proteína que pode ser encontrada no nosso organismo e isso é bastante coisa.

A função principal dessa substância, como dissemos, é dar sustentação, mas há outras como oferecer elasticidade, especialmente para pele, tendões e ligamentos.

É o colágeno que oferece a elasticidade à pele, que dá aquela aparência jovial. Sem ele, ocorre essa elasticidade se perde e as rugas começam a aparecer. É por isso que a proteína está intimamente relacionada com estética e beleza.

Além dessa função o colágeno também serve para:

Para tudo isso, o colágeno é utilizado. O fato de o fabricarmos naturalmente não significa que não precisamos dos suplementos.

Na verdade, a partir dos 30 anos, a produção dessa proteína diminui e a falta começa a ser percebida, principalmente na pele do rosto que é mais sensível e fica mais exposta ao sol. Por isso, os suplementos podem ser bem úteis nessa fase da vida.

Como e quando começar a tomar colágeno?

Se você já tem 30 anos é hora de começar a repor o colágeno que o seu corpo não fabrica mais. Após os 50 anos, essa queda é acelerada — especialmente nas mulheres — por conta da queda hormonal causada pela menopausa.

Na verdade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 já é importante começar a analisar os níveis de colágeno no organismo e assim, iniciar a suplementação. 

Existem, basicamente, 2 tipos de colágeno: o hidrolisado e o não hidrolisado. A principal diferença é que o colágeno hidrolisado é mais fácil de ser absorvido pelo organismo, pois as fibras são menores e conseguem ser metabolizadas mais facilmente.

Esse colágeno será utilizado em diversas partes do corpo e assim, tanto pele quanto articulações ganham com a suplementação da proteína. Isso reduz significativamente as chances de lesões futuras e você fica com o aspecto muito mais jovem.

Além do consumo de colágeno na forma de suplementos, você pode e deve tomar outros cuidados para manter a pele mais jovem. Um deles é usar sempre protetor solar, mesmo que esteja em casa.

Agora que você já sabe a função do colágeno, que tal começar a tomá-lo? É uma ótima forma de cuidar melhor da sua saúde.

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