Home » Qual a função do colágeno para a nossa saúde?

Qual a função do colágeno para a nossa saúde?

colágeno em pó
3 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína encontrada em grande abundância no nosso corpo, representando 25% do total. Temos a capacidade de produzi-lo, mas para isso é necessário que haja “ingredientes” em abundância. Por exemplo, a vitamina C.

Há diversos tipos de colágeno e cada um deles atua em determinada parte do corpo. No geral, a principal função do colágeno é dar sustentação aos tecidos, e junto, a isso oferecer elasticidade. 

É o colágeno que oferece a elasticidade à pele, que dá aquela aparência jovial. Sem ele, ocorre essa elasticidade se perde e as rugas começam a aparecer. É por isso que a proteína está intimamente relacionada com estética e beleza.

Além dessas funções o colágeno também serve para:

  • prevenir desgastes articulares muito comum em atletas;
  • ajuda no tratamento de problemas como artrite e artrose;
  • ajuda no fortalecimento de ligamentos, tendões e cartilagens;
  • auxilia na sustentação dos órgãos;
  • melhora o aspecto da cicatrização de feridas e cortes na pele.

Quando começar a tomar colágeno?

A partir dos 30 anos, a produção dessa proteína diminui e os sintomas da falta de colágeno começam a ser notados, principalmente na pele do rosto que é mais sensível e fica mais exposta ao sol. Por isso, os suplementos podem ser bem úteis nessa fase da vida. 

Após os 50 anos essa queda é acelerada especialmente nas mulheres, por conta da diminuição hormonal causada pela menopausa.

Na verdade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 já é importante começar a analisar os níveis de colágeno no organismo e assim, iniciar a suplementação. 

Existem, basicamente, 2 tipos de colágeno: o hidrolisado e o não hidrolisado. A principal diferença é que o colágeno hidrolisado é mais fácil de ser absorvido pelo organismo, pois as fibras são menores e conseguem ser metabolizadas mais facilmente.

Esse colágeno será utilizado em diversas partes do corpo. Portanto seus benefícios se estendem para todos os tecidos que o colágeno atua. Tanto pele quanto articulações ganham com a suplementação da proteína. Isso reduz significativamente as chances de lesões futuras e você fica com o aspecto muito mais jovem.

Além do consumo de colágeno na forma de suplementos, você pode e deve tomar outros cuidados para manter a pele mais jovem. Um deles é usar sempre protetor solar, mesmo que esteja em casa.

Agora que você já sabe a função do colágeno, que tal começar a tomá-lo? É uma ótima forma de cuidar melhor da sua saúde.

Quer saber mais?

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

6 comentários em “Qual a função do colágeno para a nossa saúde?”

    1. Angela, tudo bem?

      Opa, pode sim! Cada colágeno atuam de forma benéfica para tipos de tecidos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga ao figado, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente em horários alternados ou juntos. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você. 💜

  1. Rosângela Santos Santana

    Tenho 62 anos, sinto dor nas articulações fui ao médico e foi diagnosticado que estou com osteopenia já tomei aplicação de vitamina D porém ainda sinto dores. Pesquisando encontrei a Vhita. Já comprei, mais tenho dúvidas de qual colageno tomar. Tomei o tipo 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.