Qual é a real diferença entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado? Afinal, colágeno não é tudo igual? Não mesmo! Vamos te contar as 7 principais diferenças entre o colágeno hidrolisado de um colágeno não hidrolisado.
Tipos de colágeno
Colágeno é o nome dado a uma família ou grupo de mais de 20 proteínas com estrutura semelhantes, mas são distribuídas em quantidades diferentes no nosso corpo a depender a sua função principal. Por exemplo, existe um tipo de colágeno que é mais abundante na pele e outro nas cartilagens e articulações.
O colágeno é uma proteína que pode ser facilmente encontrada em alimentos de origem animal, então você pode estar se perguntando porque existem tantos suplementos a base de colágeno, não é mesmo?
O suplementos servem para nos oferecer o colágeno certo, na quantidade adequada para nossa recomendação diária. Porque a proteína que obtemos dos alimentos além de poder ser de qualquer tipo de colágeno, ainda não está em um formato de fácil absorção para o organismo. Nós não conseguimos saber o quanto estamos comendo e muito menos se estamos aproveitando o colágeno daquele alimento como gostaríamos.
Os suplementos podem ser feitos com a matéria prima do colágeno hidrolisado ou do colágeno não hidrolisado, ou seja, os dois nomes correspondem ao colágeno processado para a fabricação dos suplementos. Entenda agora as principais diferenças entre eles:
Diferença #1: Produção industrial
A primeira diferença entre o colágeno hidrolisado e não hidrolisado é o processo industrial aplicado na fabricação.
O colágeno hidrolisado como o próprio nome indica, é feito através de hidrólises, que nada mais são do que quebras usando água com altas temperaturas ou com enzimas para tomar o colágeno específico e de fácil absorção para o nosso corpo.
Já o colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, e por isso, ele também é chamado de colágeno não desnaturado. Porque desnaturação é o processo pelo qual uma temperatura alta é usada sobre uma proteína para estica-la, facilitando sua quebra.
Um exemplo prático disso, comum ao nosso dia a dia, é o uso de chapinha no cabelo. A alta temperatura da chapinha sobre o fio de cabelo, que é feito de proteína, alisa o fio e, o uso constante da chapinha facilita a quebra dos fios, deixando o cabelo quebradiço.
Diferença #2: A estrutura física dos colágenos
O colágeno é uma proteína formada por uma sequência de pequenos pedacinhos chamados de aminoácidos que se ligam entre si formando os peptídeos. Essa sequência define o tipo de colágeno que o suplemento vai estimular a produção ou proteger o colágeno presente em nosso corpo.
O colágeno hidrolisado geralmente possui a estrutura de um colágeno tipo 1, já o colágeno não hidrolisado possui a estrutura de um colágeno do tipo 2.
Diferença #3: A origem dos colágenos
Embora tanto o colágeno hidrolisado quanto o não hidrolisado sejam produtos de origem animal, eles possuem origens diferentes.
O colágeno hidrolisado vem do couro de boi ou porco, enquanto o colágeno não hidrolisado vem do osso chamado esterno do frango.
Diferença #4: A função do colágeno
Outra diferença importante entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado é a função que ambos desempenham em nosso organismo.
O colágeno hidrolisado serve para oferecer bons ingredientes ao nosso corpo para que ele mesmo produza o próprio colágeno tipo 1. Já o colágeno não hidrolisado atua no nosso sistema de defesa, ajudando na proteção contra a destruição do colágeno tipo 2 presente nas cartilagens e articulações.
Diferença #5: Dose
A dose indicada para o consumo também é diferente entre os colágenos hidrolisado e não hidrolisado.
O colágeno hidrolisado tem a dose definida pela sua especificidade no corpo, podendo variar entre 2,5 g diárias, como é o caso do colágeno Verisol, indicado para pele, cabelos e unhas até 15 g ao dia, como é o caso do colágeno Bodybalance, indicado para flacidez e aumento de massa magra.
Já o colágeno não hidrolisado possui uma medida padrão de 40 mg diárias e todos são indicados para a proteção de cartilagens e articulações.
Diferença #6: Nome das matérias primas dos suplementos
As matérias primas que são utilizadas na fabricação do suplemento podem variar de acordo com a função do produto e com a marca do suplemento, porém existem aquelas matérias primas que são mais conhecidas no mercado por causa da sua qualidade e comprovações científicas.
Por exemplo, para o colágeno hidrolisado tipo 1 existe o Verisol, o Peptan e o Bodybalance, já para o colágeno não hidrolisado as mais conhecidas são o UC II e o B2Cool.
Diferença #7: Preço
O preço dos suplementos também são diferentes, e estão diretamente relacionados ao processo industrial aplicado na fabricação da matéria prima do produto. Quanto mais tecnologia é necessária na fabricação, mais caro é o produto.
Dessa forma, o colágeno hidrolisado pode ter um custo médio de 85 reais por mês, enquanto o colágeno não hidrolisado é um pouco mais caro, com um custo médio de 150 por mês.
Diferença entre o Colágeno hidrolisado e o Não hidrolisado – Resumo
Como você pôde perceber, o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado são produtos completamente diferentes, a única característica que possuem em comum é o fato de pertencerem a família do colágeno, um grupo composto por mais de 20 proteínas.
O colágeno hidrolisado é feito através de quebras realizadas por altas temperaturas e enzimas e, oferece ao corpo a matéria prima para a fabricação do nosso próprio colágeno tipo 1. A dose recomendada para o consumo varia de 2,5 g a 15 g diárias a depender da especificidade do produto e possui custo mensal de 85 reais
Já o colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, ele é fabricado por um processo de compactação da proteína e atua no corpo através do sistema de defesa protegendo a destruição do colágeno tipo 2. A dose recomendada para o consumo diário é de 40 mg e o suplemento custa cerca de 150 reais por mês.
Quer saber mais?
Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.
Qual a diferença entre o colágeno NÃO-DESNATURADO para o NÃO-HIDROLISADO ?
Leonardo, tudo bem?
O colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, ele é fabricado por um processo de compactação da proteína e atua no corpo através do sistema de defesa protegendo a destruição do colágeno tipo 2.
Também chamado de colágeno do tipo II, não-desnaturado é a principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso, que tem a função de promover conforto, mobilidade e flexibilidade as articulações.
Boa tarde!Pra quem está fazendo dieta, qual melhor colágeno. Ó hidrolizado ou não?
Eli, tudo bem?
O ideal é o Body Vhita, os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado BodyBalance®, é ideal para promoção e fortalecimento da musculatura. Atua na produção da massa muscular, aumenta o desempenho, força e resistência física, além de prevenir a flacidez da pele.
Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado
TUDO MUITO BEM ESCLARECIDO. AGRADEÇO MUITO PELAS INFORMAÇÕES SOBRE OS DOIS, PRINCIPALMENTE O t2, POIS, APESAR DA IDADE , PRATICO ESPORTE.
Manuel, obrigada pelo feedback! 😀
Muito esclarecedor, obrigada!
Tenho Ostiopenia e muita dor na coluna pois tenho hernias e discopatia a fisioterapeuta me indicou colageno, qual deles devo tomar tipo 2 hidrolisado ou o não hidrolisado?
Marli, tudo bem?
Nosso colágeno tipo 2 chamado de ÁgilPlus Vhita é feito de Peptídeos Bioativos de colágeno tipo 1 e Colágeno não desnaturado tipo 2, oferecendo a maior absorção e específico para as regiões das cartilagens e articulações, fortalecendo essas regiões e auxiliando na dor. Em 4 semanas consumindo o Ágilplus regularmente você consegue perceber efeito no alívio da dor e a partir de 12 semanas a reconstituição das cartilagens e articulações.
Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2
“
Dra , Bom da, tenho 55 anos e sinto dores no ombro e tendões do braço do lado direito.
Qual o melhor colageno indicado para dores reumaticas
Flavio, tudo bem?
Nesse caso o ideal é o colágeno tipo 2 chamado de ÁgilPlus Vhita é feito de Peptídeos Bioativos de colágeno tipo 1 e Colágeno não desnaturado tipo 2, oferecendo a maior absorção e específico para as regiões das cartilagens e articulações, fortalecendo essas regiões e auxiliando na dor. 😀
Página do produto – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2
Bom dia. Eu tenho 19 anos e meu corpo está em uma FASE de perda de peso e de aumento. Mas eu busco a dieta faz muito tempo. Então eu perdi +20KG — Eu queria saber se com o Hidrolisado eu perderia aquelas “Flacidez / Pelancas” que ficam quando você perde quilo , entende? Porque eu não estou mais Gordo , mas ainda PARECE…
Vitor, tudo bem?
O consumo Collagen Vhita estimula a produção do colágeno tipo 1 e outros componentes relacionado a pele. Isso gera um aumento de 65% a produção de colágeno na pele, o que leva a um aumento da sua elasticidade. Portanto, se você procura um colágeno para ajudar na flacidez da sua pele, o Collagen Vhita é super indicado. Seguem orientações de uso:
Dose – 3 gramas ao dia ( na sua versão em comprimido são 3 unidades e na sua verão em pó são 3 gramas que equivale a 2 medidores).
Melhor horário – não existe um melhor horário, pode ser consumido em qualquer período do dia.
Tempo mínimo de suplementação – a partir de 6 meses.
Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po
Dra. Bom dia. Tenho Artrose nos joelhos, então qual o colágeno melhor para o meu caso? Hidrolisado ou não hidrolisado?
Edvânia, tudo bem?
Nesse caso o melhor indicado para artrose é o Agilplus Vhita!
Página do produto – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2
Boa noite, colágeno tipo II mais indicado pra artrose.
Dra. boa tarde já faz quase 3 anos que tomo UC2 para artrose já fiz cirurgia no joelho esquerdo prq um professor na academia colocou peso de mais e esfarelou o minisculo só ficou um pedacinho o médico tirou tudo o que estava esfarelado, então comecei tomar o UC2 manipulado graças a DEUS estou ótima ñ sinto dor faço academia alias formou cartilagem na minha coluna tomo todos os dias quase 3 anos tem que ser percistente é o de 40 mg. manipulado mando manipular com 60 cpslas
Sueli, tudo bem?
Que noticia maravilhosaaa!
Que bom que você está super bem. 🥰😍
Perdi mta massa magra e as dores nos joelhos ombros tem sido mto fortes e constantes. Qual o melhor o tipo de colageno para mim? Ganhei o hidrolisado, posso usar sem susto?
Nádia, tudo bem?
O ideal é o colágeno tipo 2.Em 4 semanas consumindo o Ágilplus regularmente você consegue perceber efeito no alívio da dor e a partir de 12 semanas a reconstituição das cartilagens e articulações.
Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2
Olá Doutora, tudo bem?
Existe colágeno tipo II não hidrolisado de origem vegetal?
Obrigado!
Daniel, tudo bem?
Não, todos os suplementos de colágeno são de origem animal. Isso não quer dizer que veganos e vegetarianos não podem se beneficiar de uma suplementação.