Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado?

Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado?

Mulher levando a mão no rosto com dúvida
6 minutos de leitura

Colágeno é o nome dado a uma família de proteínas do corpo humano, com mais de 20 tipos diferentes, distribuídos em diversos tecidos e exercendo diferentes funções.

Os suplementos de colágeno servem para oferecer o tipo certo da proteína para determinado benefício. Os suplementos podem ser feitos com a matéria prima do colágeno hidrolisado ou do colágeno não hidrolisado, ou seja, os dois nomes correspondem ao colágeno processado para a fabricação dos suplementos.

Separamos as principais diferenças entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado para tirar suas dúvidas e facilitar a escolha do suplemento ideal para seu objetivo.

Diferença #1: Produção industrial

A primeira diferença entre o colágeno hidrolisado e não hidrolisado é o processo industrial aplicado na fabricação.

O colágeno hidrolisado como o próprio nome indica, é feito através de hidrólises, que nada mais são do que quebras usando água com altas temperaturas ou com enzimas para tomar o colágeno específico e de fácil absorção para o nosso corpo.

Já o colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, e por isso, ele também é chamado de colágeno não desnaturado. Porque a desnaturação é o processo pelo qual uma temperatura alta é usada sobre uma proteína para estica-la, facilitando sua quebra. 

Um exemplo prático disso, comum ao nosso dia a dia, é o uso de chapinha no cabelo. A alta temperatura da chapinha sobre o fio de cabelo, que é feito de proteína, alisa o fio e, o uso constante da chapinha facilita a quebra dos fios, deixando o cabelo quebradiço. 

Diferença #2: A estrutura física dos colágenos

O colágeno é uma proteína formada por uma sequência de pequenos pedacinhos chamados de aminoácidos que se ligam entre si formando os peptídeos. Essa sequência define o tipo de colágeno que o suplemento vai estimular a produção ou proteger o colágeno no corpo

O colágeno hidrolisado geralmente possui a estrutura de um colágeno tipo 1, já o colágeno não hidrolisado possui a estrutura de um colágeno do tipo 2. 

Diferença #3: A origem dos colágenos

Embora tanto o colágeno hidrolisado quanto o não hidrolisado sejam produtos de origem animal, eles possuem origens diferentes. 

O colágeno hidrolisado vem do couro de boi ou porco, enquanto o colágeno não hidrolisado vem do osso chamado esterno do frango. 

Diferença #4: A função do colágeno

Outra diferença importante entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado é a função que ambos desempenham em nosso organismo.

O colágeno hidrolisado serve para oferecer bons ingredientes ao nosso corpo para que ele mesmo produza o próprio colágeno tipo 1. 

Já o colágeno não hidrolisado atua no nosso sistema de defesa, ajudando na proteção contra a destruição do colágeno tipo 2 presente nas cartilagens e articulações. 

Diferença #5: Dose

A dose indicada para o consumo também é diferente entre os colágenos hidrolisado e não hidrolisado. 

O colágeno hidrolisado tem a dose definida pela sua especificidade no corpo, podendo variar entre 2,5 g diárias, como é o caso do colágeno Verisol, indicado para  pele, cabelos e unhas até 15 g ao dia, como é o caso do colágeno Bodybalance, indicado para flacidez e aumento de massa magra. 

Já o colágeno não hidrolisado possui uma medida padrão de 40 mg diárias e todos são indicados para a proteção de cartilagens e articulações. 

Diferença #6: Nome das matérias primas dos suplementos

As matérias primas que são utilizadas na fabricação do suplemento podem variar de acordo com a função do produto e com a marca do suplemento, porém existem aquelas matérias primas que são mais conhecidas no mercado por causa da sua qualidade e comprovações científicas. 

Por exemplo, para o colágeno hidrolisado tipo 1 existe o Verisol, o Peptan e o Bodybalance, já para o colágeno não hidrolisado as mais conhecidas são o UC II e o B2Cool.

Diferença #7: Preço

O preço dos suplementos também são diferentes, e estão diretamente relacionados ao processo industrial aplicado na fabricação da matéria prima do produto. Quanto mais tecnologia é necessária na fabricação, mais caro é o produto.

Dessa forma, o colágeno hidrolisado pode ter um custo médio de 165 reais por mês, enquanto o colágeno não hidrolisado é um pouco mais caro, com um custo médio de 230 por mês. 

Conheça os suplementos de colágeno da Vhita!

Diferença entre o Colágeno hidrolisado e o Não hidrolisado – Resumo

Como você pôde perceber, o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado são produtos completamente diferentes, a única característica que possuem em comum é o fato de pertencerem à família do colágeno, um grupo composto por mais de 20 proteínas.

Para que serve colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é feito através de quebras realizadas por altas temperaturas e enzimas e, oferece ao corpo a matéria-prima para a fabricação do nosso próprio colágeno tipo 1. 

A dose recomendada para o consumo varia de 2,5 g a 15 g diárias a depender da especificidade do produto e possui custo mensal de 165 reais.

Para que serve colágeno não hidrolisado?

Já o colágeno não hidrolisado não sofre nenhum tipo de quebra, ele é fabricado por um processo de compactação da proteína e atua no corpo através do sistema de defesa protegendo a destruição do colágeno tipo 2. 

A dose recomendada para o consumo diário é de 40 mg e o suplemento custa cerca de 230 reais por mês.

Quer saber mais?

3.6/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

62 comentários em “Qual a diferença entre colágeno hidrolisado e não hidrolisado?”

    1. Oi Rita, tudo bem?

      A escolha do colágeno para mulheres com endometriose pode variar dependendo das necessidades individuais e das recomendações de um profissional de saúde. No entanto, em geral, o colágeno tipo I e tipo III, que são frequentemente encontrados em suplementos de colágeno, são os tipos mais associados à saúde da pele, cabelo, unhas e tecido conjuntivo, e podem ser benéficos para mulheres com endometriose.

      A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele, causando dor e inflamação. A suplementação com colágeno pode ajudar a melhorar a saúde do tecido conjuntivo, reduzir a inflamação e aliviar a dor associada à endometriose. Além disso, o colágeno é uma proteína importante para a regeneração de tecidos, o que pode ser benéfico em casos de danos causados pela endometriose.

      No entanto, é importante ressaltar que a suplementação com colágeno não é um tratamento direto para a endometriose. O tratamento da endometriose deve ser conduzido sob a supervisão de um médico especializado em ginecologia ou endometriose, e pode incluir terapias medicamentosas, cirurgia ou outras abordagens.

      Antes de iniciar a suplementação de colágeno, é aconselhável consultar um médico ou profissional de saúde, para garantir que seja seguro e apropriado para a sua situação individual. Além disso, considere a qualidade dos suplementos de colágeno e siga as instruções de dosagem recomendadas pelo fabricante.

  1. Lendo sobre o assunto fiquei com uma dúvida:um fabricante de colágeno “ultra hidrolisado” (como eles mesmo afirmam) diz que o colágeno comum não é absorvido pelo intestino por ter um peso molecar grande. Já os de peso entre 3 e 5 são parcialmente absorvido, já o deles cujo peso é inferior a 1, é mais absorvido e assim age diretamente na fonte de dor nas articulações. Fiquei curioso, pois um amigo usou este ultra e afirma ter sentido melhoras significativas em relação aos demais que já tinha usado antes. Vc poderia por gentileza explicar melhor esta questão do peso molecular e da absorção?

    1. Oi João, tudo bem?

      A absorção de proteínas em nosso corpo ocorre na forma de peptídeos ou aminoácidos. Quando o colágeno está na sua forma integral, realmente ele precisa ser quebrado no processo de digestão para que a absorção seja possível. Porém, ao ser quebrado perde a sua função.
      O colágeno da Vhita está na forma de peptídeos bioativos, ou seja está na forma pronta para absorção do corpo então passa pelo processo de digestão. Mantendo assim sua função.
      Quanto menor a molécula, consequentemente menor seu peso molecular. Por exemplo, o Collagen Face da Vhita possui peso molecular de 2. No entanto, isso não é o fator determinante para a absorção no intestino. O que determina a absorção do colágeno é o seu formato. 🙂

    1. Oi Domingos, como vai?

      Para um bom efeito, o colágeno só precisa ter a combinação de apenas peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado. com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.
      O colágeno tipo 2 tem uma ação específica nestas áreas do corpo. Portanto é um suplemento desenvolvido especialmente para evitar danos (degeneração) das cartilagens e possíveis lesões e inflamações, que podem causar muita dor.

      Portanto, você pode suplementar o colágeno com qualquer vitamina, um produto não anula os benefícios do outro.

      Uma boa dica é a vitamina D, por conta dos benefícios principais:

      Melhora da composição corporal e regeneração muscular;
      Prevenção de doenças ósseas (osteoartrite, osteopenia e raquitismo;
      Redução de inflamações;
      Prevenção de autismo;
      Função imunológica.

      Espero ter ajudado, bjs! 😘

  2. Tenho muita dor nos pés, principalmente no pé esquerdo, fui diagnosticada com Faceite Plantar- tendinopatia no calcanhar. Qual Colágeno devo tomar para fortalecer e regeneração os tecidos do calcanhar? Obrigada.

  3. Olha sou edineide tenho uma irmã que trabalha na área de limpeza os ombros dela só vevir doendo qual é o meu colágeno para ela e também meu marido sofreu um acidente o braço dele colocou um ferro mais já retirou agora só vive doendo qual é o melhor colágeno para ele

    1. Oi Edineide, como vai?

      O Melhor colágeno é o tipo II, que é colágeno não hidrolisado, pois ele atua diretamente nas articulações e cartilagens do nosso corpo, trazendo benefícios como:

      Auxilia na prevenção e tratamento das doenças relacionadas a falta de colágeno em articulações e cartilagens;
      Ajuda na diminuição de dores articulares;
      Melhora a qualidade de vida ao permitir a movimentação sem dores ou limitações;
      Comprovação científica dos efeitos do colágeno tipo não desnaturado em articulações e cartilagens;
      Resultado a partir de 12 semanas (tempo pode variar de acordo com variação de cada organismo);
      Combinação do colágeno tipo 2 não desnaturado com peptídeos de colágeno tipo 1 potencializar os resultados.

      Segue página do produto para que você possa entender mais – https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

      Espero ter ajudado, bjs 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 8 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.