Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Suplemento de colágeno tipo 2 | Como tomar e recomendações

Suplemento de colágeno tipo 2 | Como tomar e recomendações

Colágeno tipo 2 como tomar
3 minutos de leitura

O suplemento de colágeno tipo 2 é o mais indicado para cuidar da saúde de articulações e cartilagens, atuando na prevenção e tratamento de doenças que acometem essa região.

A recomendação baseada em estudos científicos é consumir 40 mg de colágeno tipo 2 ao dia, na fórmula de cápsulas ou pó. No geral, os resultados aparecem em até 12 semanas de uso contínuo, mas podem variar de acordo com cada organismo.

De preferência, a ingestão do suplemento deve ocorrer longe das refeições principais, almoço e jantar. Nesse momento a ingestão de proteínas costuma ser mais alta, comprometendo a absorção do colágeno tipo 2.

Qual suplemento de colágeno tipo 2 tomar?

O suplemento de colágeno tipo 2 deve estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado tipo 2. Em ambas as formas, a recomendação é 40 mg.

De preferência, escolha um suplemento que combine as duas matérias-primas. Os peptídeos bioativos atuam diretamente no tecido, repondo o colágeno perdido. Enquanto o colágeno não desnaturado consegue impedir a destruição da proteína presente nas cartilagens.

A combinação de ambos otimiza os efeitos benéficos da suplementação de colágeno para as articulações e cartilagens.

Caso o suplemento ofereça mais de 8g de colágeno na porção, também é considerado uma fonte protéica. Outra característica benéfica, ao aumentar o consumo total de proteínas na dieta.

Recomendações para suplementação de colágeno tipo 2

1. Tipo de colágeno

Existem diversos suplementos de colágeno disponíveis no mercado, mas nem todos são voltados para os cuidados das cartilagens e articulações. Escolha o colágeno certo, do tipo 2, e na forma correta, não desnaturado ou peptídeos bioativos.

2. Dose diária

A porção de consumo recomendada dos suplementos deve oferecer no mínimo 40 mg de colágeno tipo 2. Essa informação deve vir descrita no rótulo do produto. A dose diária correta é essencial para alcançar os objetivos desejados.

3. Horário certo

Consumir suplementos proteicos perto de refeições grandes, como almoço e jantar, na qual já consumimos grandes quantidades de proteína pode atrapalhar a absorção de colágeno. Prefira incluir o colágeno em lanches intermediários.

4. Consumo contínuo

É necessário consumir o suplemento de colágeno tipo 2 por 12 semanas sem interrupção para alcançar os benefícios desejados. Para a manutenção dos resultados, o recomendado é não parar a suplementação após esse período.

Quer saber mais?

Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

4.6/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

25 comentários em “Suplemento de colágeno tipo 2 | Como tomar e recomendações”

  1. Dra. Priscila!Tenho osteoartrose nos joelhos e tendinite no glúteo médio e mínimo. O médico receitou 2 colágenos hidrolisado, Condres c/ ácido hialurônico e Duekal que é desnaturado. 1 comprimido de cada por 3 meses.
    Gostaria de saber se o colágeno é de uso continuo?

    1. Ivone, tudo bem?

      Para a manutenção dos resultados, o recomendado é não parar a suplementação após o período da recomendação médica!
      Mas o ideal é retornar em consulta para entender a necessidade e se a dosagem continuará a mesma.

      Fico à sua disposição! 💜

    1. Oi Luiz, tudo bem?

      O ideal é seguir as recomendações de consumo conforme determinadas pelo fabricante. Ou seja, ingerir a cápsula inteira.
      Caso você prefira a opção em pó solto, para realizar o consumo com água ou frutas, existem marcas que oferecem esse formato.

      Espero ter ajudado, bjs! 😊😘

    1. Oi Patricia,

      O melhor colágeno para massa muscular é o Bodybalance.
      Essa matéria-prima importada da Alemanha é composta de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.
      O colágeno BodyBalance é uma excelente fonte de proteínas para os músculos, com benefícios para:

      Potencializar o aumento da massa, força e resistência muscular;
      Ganhar músculos quando associado com exercícios;
      Prevenir e tratar situações de perda de massa magra, como a sarcopenia;
      Auxiliar na recuperação após cirurgias estéticas e bariátrica;
      Ajudar na manutenção do peso e na redução da gordura corporal.

      Da uma olhadinha no produto – https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado

      Bjs! 😘

  2. Oi, gostaria de saber se tem algum problema tomar mais que 40mg. Minha mãe comprou o suplemento em cápsulas que tem 40mg cada comprimido e depois ela viu um propaganda de um em gotas, tal de Curcumini, e acabou comprando. Na composição esse Curcumini tem 30mg de colageno tipo 2, se fizer uso das cápsulas e desse em gotas simultaneamente daria uns 70mg de colageno, isso pode dar algum problema?

    1. Oi David, como vai?

      A porção de consumo recomendada dos suplementos deve oferecer no mínimo 40 mg de colágeno tipo 2. Essa informação deve vir descrita no rótulo do produto.
      A dose diária correta é essencial para alcançar os objetivos desejados.

      Para o uso de mais que 40mg por porção, somente sob orientação médica!

      Bjs 🙂

  3. Bom dia!!! Faço uso do colágeno tipo II,sou hipertensa,tenho artrose. O ideal seria combinar com o colágeno hidrolisado ou continuo fazendo uso somente do tipo II?

    1. Robson, tudo bem?

      O suplemento de colágeno tipo 2 deve estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado tipo 2. Em ambas as formas, a recomendação é 40 mg.

      De preferência, escolha um suplemento que combine as duas matérias-primas. Os peptídeos bioativos atuam diretamente no tecido, repondo o colágeno perdido. Enquanto o colágeno não desnaturado consegue impedir a destruição da proteína presente nas cartilagens.

      A combinação de ambos otimiza os efeitos benéficos da suplementação de colágeno para as articulações e cartilagens.🥰

  4. A Doutora Priscila se refere neste artigo a duas formas de colágeno e que a recomendação para essas duas formas é 40mg, está correto?:” O suplemento de colágeno tipo 2 deve estar na forma de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado tipo 2. Em ambas as formas, a recomendação é 40 mg”

      1. Então os peptídeos de colágeno hidrolisado pode ser na dose de 40mg? É que no vídeo a Dra Priscila informa que os peptídeos de colágeno hidrolisado seriam 9g por dia?

        1. Lu, tudo bem?

          Não existe um horário certinho para consumir o colágeno tipo 2, portanto ele pode ser consumido a qualquer período do dia. Sugerimos apenas que evite de tomá-lo junto as suas grandes refeições. O consumo do colágeno pode ser feito dividido ao longo do dia ou em um único período. Apenas atente-se em consumir 10 gramas do produto todos os dias. 🥰

    1. Nercy Leite de Mello

      Bom dia Dra. Priscila

      Tenho 3 dúvidas quanto a tomar colágeno, pode ajudar? 😊

      1 – Posso tomar colágeno, tipo 1 e tipo 2, estando também tomando remédio para osteoporose ?

      2 – posso tomar colágeno tipo 1 e 2 e tomar chá diurético durante o dia ?

      3 – posso tomar colágeno colágeno tipo 1 e 2 a noite ?

      Obrigada

      Nercy L. Mello

      1. Nercy, tudo bem?

        Segue respostas:

        1 e 2 – Pode sim, pois os colágenos e remédio não competem entre si.
        3 – Pode sim, não existe um horário ideal para consumir colágeno, pedimos apenas que evite consumir perto das principais refeições.

      1. Nildo, tudo bem?

        O Body não possui contraindicações para adultos acima de 19 anos. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional.Gestantes, lactantes e crianças devem consumir apenas com autorização médica. 🥰

    2. MARCOS ROBERTO FOGAÇA DE SOUZA

      Boa-tarde , Dra.Priscila G. Correa!
      O Ágil Plus só tem em pó, não tem comprimidos?

      Eu tenho 50 anos, e por enquanto não tenho artrite,artrose.Mas minha mãe com 83 anos tem artrite,artrose,etc.
      Eu posso tomar o Ágil Plus ,assim como minha mãe que já tem artrose e artrite?
      Obrigado!

      1. Marcos, tudo bem?

        O produto Agilplus Vhita não tem a versão comprimido, apenas em pó, mas pode ser consumindo junto no café, sopa, vitaminas e etc. Mesmo que você não tenha artrite e atrose, pode consumir por prevenção e cuidado. 🥰

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    9 + 9 =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.