Suplemento de colágeno tipo 2| Como tomar e recomendações

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O suplemento de colágeno tipo 2 está cada vez mais famoso por ajudar a previnir o desgaste das articulações e também por diminuir as dores de quem já sofre com o desgaste. 

Agora o que gera muita dúvida, é sobre quanto tomar e como tomar.

Então foi pensando em você que consultamos a nutricionista Dra. Raquel Campos para saber a melhor recomendação para consumir o seu colágeno tipo 2 e ter todos os benefícios.

Recomendação de colágeno tipo 2

Para a recomendação de qualquer suplementação, devem existir estudos científicos mostrando os benefícios para diferentes populações. Para o caso do colágeno tipo 2, existe recomendações específicas para os profissionais da saúde trabalhar.

De acordo com a nutricionista a recomendação é baseado nos estudos desse tipo de colágeno para diferentes populações. Mas apesar dos diferentes tipos de benefícios, as recomendações de consumo possuem um padrão ideal.

Um bom suplemento de colágeno tipo 2 deve conter 40 mg de colágeno tipo 2. Porém, quando é só os 40 mg, não é considerado um suplemento proteico, igual muitos dizem por aí. 

Porém para ser considerado um suplemento proteíco ele precisa ter em sua composição pelo menos 8 g de proteína. Ou seja, além dos 40 mg (0,4 g) de colágeno também precisa ter essa quantidade mínima de 8 g de outra proteína, como o peptídeo bioativo de colágeno.

Segundo a nutricionista um bom suplemento proteíco de colágeno tipo 2 contém: peptídeos bioativos de colágeno e colágeno tipo 2.

Portanto, confirme no rótulo o seguinte passo a passo para ver se é o melhor suplemento de colágeno tipo 2 para as suas articulações:

1° PASSO: Ordem dos ingredientes

O primeiro ingrediente deve ser peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado e o segundo ingrediente deve ser o colágeno tipo 2 não desnaturado. 

2° PASSO: Não deve conter nenhum aditivo

Além desses dois ingredientes, não deve ter mais nenhum componente. Pois não há necessidade de inclusão de aditivos nesse suplemento.

3° PASSO: Quantidade de proteínas

No mínimo, 8 g de proteínas descritas nas informações nutricionais.

Melhor forma de tomar colágeno tipo 2 

Para consumir esse suplemento não existe um consenso científico sobre a melhor forma de consumir ou horário.  Mas para o seu efeito é necessário o consumo diário e por pelo menos 12 semanas.

Sabendo da dificuldade de consumir um suplemento diariamente, a nutricionsita Dra. Raquel Campos nos deu duas dicas para incluir esse suplemento da melhor forma na sua rotina.

1° DICA: Consuma longe do horário das grandes refeições

Para ter uma boa absorção do colágeno tipo 2 é recomendado consumir ele longe das principais refeições como o almoço e jantar. 

Bons horários para consumir são em lanches, ao acordar ou antes de dormir.

2° DICA: Inclua o suplemento junto ao suco ou outra bebida 

Adicionar o suplemento a essa bebida não irá alterar o sabor original do suco ou da bebida que preferir e ajuda a consumir o suplemento de uma forma mais saborosa sem perder suas propriedades.

Mas não se esqueçam, esse texto não exclui a necessidade de uma adequada avaliação nutricional ou médica para recomendação individualizada. 

Quer saber mais?

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Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

 
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