Por quanto tempo eu devo tomar colágeno? | Dra. Simone Geraldini

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Por quanto tempo eu devo tomar colágeno? | Veja a necessidade de tempo de acordo com o seu objetivo

Se você está pensando em tomar colágeno, mas ficou com dúvida sobre quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito, você veio ao lugar certo!

Como você já deve saber, o colágeno é uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo e é responsável pela estrutura e elasticidade da nossa pele, cabelos e unhas, além de conferir a estrutura das nossas articulações.

Além disso, devemos nos atentar também ao melhor tipo de colágeno para cada objetivo

Mas hoje vamos focar esse texto na grande questão: com quanto tempo cada tipo de colágeno começa a fazer efeito?

Vamos lá…

Por quanto tempo devo tomar colágeno para a beleza da pele?

Os estudos científicos mostram que para a melhora da elasticidade e firmeza da pele, assim como para a redução das rugas, o efeito da suplementação de 2,5g de colágeno hidrolisado específico por dia (peptídeos bioativos do tipo 1 – Verisol) é observado a partir de 8 semanas (2 meses).

Mas, atenção! O ideal é que você não pare a suplementação, pois como a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno, para a manutenção dos benefícios o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.

Em relação à celulite, os primeiros efeitos percebidos pelo mesmo tipo de colágeno e também com a dose de 2,5g/dia foram verificados após 3 meses de suplementação e a melhora mais acentuada das “ondulações” após 6 meses.

Hummm quer saber como podemos incluir o colágeno nas nossas refeições diárias? Bom, isso é assunto para o blog-post da próxima quinta-feira, então assine a nossa newsletter aqui do lado, combinado?

Quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito nas unhas?

Ninguém merece unhas quebradiças, ásperas e com descamação, não é verdade? Para quem sofre desse problema, a boa notícia é que um estudo publicado em 2017 mostrou que a suplementação diária de 2,5g/dia com o colágeno Verisol, em 25 voluntários, estimulou o crescimento das unhas e ainda diminuiu o quebramento. 

Curiosamente, 64% dos participantes obtiveram uma melhora clínica global nas unhas quebradiças e 88% dos participantes experimentaram uma melhora 4 meses após o tratamento.

Em quanto tempo o colágeno faz efeito para o cabelo?

Se já estava comprovado que o colágeno traz benefícios para a pele e para as unhas, nada mais justo do que testar os possíveis benefícios do colágeno para o cabelo, certo? 

E vejam só que curioso! Um estudo publicado agora em 2020 conduzido com 44 mulheres saudáveis ​​com idades entre 39 e 75 anos, cada uma recebendo uma dosagem diária de 2,5 g de péptidos bioativos do colágeno tipo 1 ou placebo por 16 semanas, (4 meses) mostrou que a suplementação com o colágeno específico aumentou a espessura do cabelo e efeitos benéficos na proliferação de células foliculares de maneira significante quando comparado ao placebo. Aliás, o grupo de mulheres que tomaram o placebo chegaram a apresentar até mesmo uma diminuição da espessura dos fios!!!

Quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito no ganho de massa muscular?

Você sabia que o colágeno pode ser indicado para o ganho de massa magra em mulheres e homens, assim como para prevenir e tratar a sarcopenia em idosos, além de indicado no pós- cirurgia bariátrica e estética?

Os peptídeos específicos do colágeno tipo 1 contêm os aminoácidos arginina e glicina, responsáveis por estimular a síntese de creatina no organismo, e por isso são tão importantes para a saúde dos nossos músculos.

Um estudo publicado em 2015, com 53 pacientes com média de idade de 72,2 anos, mostrou que a suplementação de 15 gramas/dia de peptídeos específicos de colágeno tipo 1, associado a um programa de treino resistido (musculação), por 12 semanas, melhorou a composição corporal, aumentando a massa magra e a força muscular.

Com quanto tempo o colágeno começa a fazer efeito para a saúde das articulações?

Além dos benefícios para a beleza da pele, cabelos e unhas, saúde muscular, ainda temos o colágeno tipo 2 que se mostra importante para… a saúde das nossas articulações!!!

Os estudos científicos mostram que em média os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém, diferente dos objetivos anteriores, os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

Um estudo publicado em 2017 mostrou que atletas com dor no joelho suplementados com  5g de peptídeos de colágeno bioativos por dia durante 12 semanas apresentaram uma melhora significativa da dor quando comparado aos atletas que ingeriram placebo.

Outro estudo também publicado em 2015, envolvendo 191 voluntários com osteoartrite mostrou que o consumo diário de 40 mg de colágeno tipo II não desnaturado (UC II) por 180 dias foi capaz de melhorar dor, rigidez e função física quando comparado ao grupo que tomou placebo ou um medicamento padrão.

Bom, podemos ver que em relação ao colágeno tipo 2 a resposta é mais individual então fica aqui a dica de escolher um bom produto e consumir o suplemento diariamente para obter o resultado desejado entre 3 e 6 meses.

Conteúdo produzido por Simone Geraldini, mestre e doutora em Medicina pela UNIFESP.

Quer saber mais?

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Referências:

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

LUGO, James P.; SAIYED, Zainulabedin M.; LANE, Nancy E. Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrition journal, v. 15, n. 1, p. 14, 2015.

MCALINDON, T. E. et al. Change in knee osteoarthritis cartilage detected by delayed gadolinium enhanced magnetic resonance imaging following treatment with collagen hydrolysate: a pilot randomized controlled trial. Osteoarthritis and Cartilage, v. 19, n. 4, p. 399-405, 2011.

OESSER S. The oral intake of specific Bioactive Collagen Peptides has a positive effect on hair thickness. Nutrafoods (2020) 1:134-138. DOI 10.17470/NF-020-0019. 

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

 
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