Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 10 sintomas da menopausa e como amenizar

10 sintomas da menopausa e como amenizar

mulher com sintomas da menopausa
7 minutos de leitura

Os sintomas da menopausa envolvem suor noturno, alterações no humor, ondas de calor e menstruação irregular. Eles ocorrem devido a queda natural e gradativa dos hormônios reprodutivos da mulher.

Desse modo, esses sintomas podem surgir entre os 45 e 51 anos de idade. Podendo também serem apresentados antes ou depois dessa faixa etária.

Assim, caso eles apareçam, deve-se consultar um ginecologista o quanto antes para realizar o diagnóstico. Sendo confirmada a menopausa, o tratamento pode ser feito através da mudança no estilo de vida e reposição hormonal.

Confira a seguir os 10 sintomas mais comuns da menopausa e veja se você está com algum deles!

1. Ondas de calor

As ondas de calor costumam ser um dos sintomas mais frequentes da menopausa. Podendo surgir até mesmo da mulher entrar – de fato – neste período.

No geral, esses sintomas fazem a mulher sentir calor de forma inexplicável, de repente e sem motivo evidente. Com isso, a pele costuma ficar suada e avermelhada, especialmente no pescoço, mãos, pés, rosto e tórax.

Junto a esses sintomas, também é possível perceber os batimentos cardíacos mais acelerados e falta de ar.

2. Menstruação irregular

A menstruação irregular também é um dos principais sintomas da menopausa. Inclusive, ela já pode surgir antes mesmo da mulher entrar neste período.

No começo, é comum perceber alterações sutis, onde a menstruação passa a vir com maior ou menor frequência, com mais ou menos fluxo e/ou com mais ou menos duração do que o habitual.

À medida que o climatério fica mais próximo, essas alterações podem ficar mais aparentes. Onde o ciclo menstrual costuma a ficar mais longo, podendo durar de 40 a 50 dias.

Além disso, também é comum que o volume menstrual fique ainda menor e que haja sangramentos de escapes no meio do ciclo. Podendo também haver menstruação com alguns coágulos.

No entanto, se for apresentado muitos coágulos, deve-se consultar um ginecologista para investigar possíveis alterações que devem ser tratadas.

Vale ressaltar que, embora a menstruação irregular torne difícil engravidar, ainda assim é possível de acontecer.

Logo, mesmo na menopausa, as mulheres que querem evitar a gravidez, devem utilizar o método contraceptivo mais indicado para cada caso.

3. Insônia ou dificuldade para dormir

A insônia ou dificuldade para dormir podem ocorrer por diversas razões. Dentre elas, as mais comuns são devido às ondas de calor, irritabilidade, ansiedade ou aumento do estresse.

4. Secura vaginal

A vagina contém um revestimento que é constituído por tecidos que dependem de estrogênio, hormônio que sofre declínio durante a menopausa.

Devido a isso, podem ocorrer secura vaginal e dor durante a relação sexual. Esses sintomas podem se iniciar leves na pré-menopausa e se tornar mais intensos no climatério e pós-menopausa.

5. Diminuição da libido

Em conjunto com a secura vaginal, é comum haver a redução da libido. Isso acontece devido às diversas alterações hormonais provenientes da menopausa. Resultando na dificuldade da mulher de sentir prazer com o ato sexual.

mulher com sintomas da menopausa

6. Irritabilidade

O humor é uma das coisas que mais sofrem alterações durante a menopausa. Sendo muito comum a irritabilidade, mau humor, ansiedade e exaustão intensa.

Além disso, nesta fase, a mulher também pode se sentir deprimida, ficando mais propícia a desenvolver depressão. Devendo buscar tratamento psiquiátrico e/ou psicológico caso a alteração de humor seja frequente e dure por mais de duas semanas.

7. Cansaço excessivo

A indisposição, cansaço excessivo e falta de energia também são sintomas bastante comuns da menopausa. Eles ocorrem tanto pelas alterações hormonais como pela menor qualidade de sono.

Com isso, é muito importante a prática regular de exercício físico e alimentação equilibrada para a melhora desses sintomas e o aumento da disposição.

8. Aumento do peso corporal

O peso corporal é um dos principais fatores que podem ser alterados na menopausa. Uma vez que o metabolismo tende a desacelerar nesta fase, o que leva a menor queima de calorias.

Além disso, também fica mais fácil o acúmulo de gordura corporal, especialmente na região abdominal. O que torna mais propício o desenvolvimento de doenças crônicas.

9. Suor noturno

Os suores noturnos ocorrem por causa das ondas de calor que manifestam-se durante o sono. Podendo ser muito intensas e frequentes, o que é mais uma causa para a dificuldade de dormir ou insônia.

10. Memória fraca

Muitas mulheres relatam dificuldade de memorização e aprendizagem durante a menopausa. Isso acontece porque os ovários param de produzir estrógeno, um hormônio importante para a boa manutenção das funções cognitivas.

Por outro lado, a memória fraca também pode ocorrer devido aos efeitos do envelhecimento natural. Logo, um médico deve ser consultado para investigar se ela realmente está ocorrendo por causa da menopausa.

mulher sem sintomas da menopausa

Como amenizar os sintomas da menopausa?

Existem alguns recursos que podem ser utilizados para amenizar os sintomas da menopausa, como:

  • Evite bebidas com cafeína como café, chá verde, refrigerante de cola e chá preto, pois elas podem aumentar a irritabilidade e piorar a qualidade do sono;
  • Faça exercício físico diariamente;
  • Utilize um lubrificante vaginal à base de água;
  • Evite cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Invista em técnicas de relaxamento como ioga, meditação e/ou massagem;
  • Priorize os alimentos naturais e reduza os alimentos açucarados, gordurosos e industrializados
  • Utilizar suplementos alimentares como ômega 3, vitamina D, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina C.

O que é a menopausa?

A menopausa é o período em que ocorre o fim da vida reprodutiva da mulher. Sendo caracterizada pela cessação natural da menstruação. Assim, ela constitui três estágios:

  • Pré-menopausa: período em que o corpo da mulher se prepara para entrar na menopausa. Com isso, começa a redução gradativa da produção de hormônios reprodutivos (estrógeno e progesterona);
  • Perimenopausa: período em que se iniciam os primeiros sintomas do climatério, como menstruação irregular, ondas de calor, alterações no humor e insônia;
  • Pós-menopausa: período que inicia um ano após a última menstruação e permanence até o fim da vida. Nessa fase, a mulher fica mais propícia a desenvolver osteoporose e doenças cardiovasculares.

Quando começa a menopausa?

A menopausa começa entre os 45 e 51 anos de idade. Podendo surgir antes ou após essa faixa. Neste caso, ocorre a menopausa precoce ou tardia, respectivamente. 

Quer saber mais?

Referências

DIAS, R. et al. O treinamento de força melhora os sintomas climatéricos em mulheres sedentárias na pós-menopausa. ConScientiae Saúde. v. 12, n. 2, p. 249-258, 2013.

FERREIRA, I. C. C.; SILVA, S. S.; ALMEIDA, R. S. Menopausa, Sinais e Sintomas e seus Aspectos Psicológicos em Mulheres sem Uso de Reposição Hormonal. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde. v. 19, n. 2, p. 60-64, 2015.

SANTOS, M. A. et al. Qualidade do sono e sua associação com os sintomas de menopausa e climatério. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 74, n, 2, p. 1-7, 2021.

5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 12 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.