Se você faz parte do grupo de mulheres que sofrem com os desagradáveis sintomas do ciclo menstrual, como TPM, menopausa, entre outros incômodos – e sente tal desconforto afetando bastante o seu dia a dia, saiba que é possível (sim!) dar um fim nesse problema. Neste post, a gente mostra como o ômega 3 ajuda TPM , menstruação e menopausa.

Ciclo menstrual X bem-estar

Desde a primeira menstruação (menarca) até a fase final do ciclo menstrual (menopausa), toda mulher vivencia, a cada mês, mudanças hormonais no organismo. E quando isso acontece, os efeitos no corpo podem ser percebidos de maneira leve e, muitas vezes, intensa.

Embora seja um processo natural – o qual prepara o corpo para uma possível gravidez –, os sintomas podem ser bastante desagradáveis, atingindo boa parte das mulheres. Afinal, quem nunca ouviu falar (ou sentiu) os transtornos de uma cólica menstrual ou mesmo da TPM, não é mesmo?

Inchaços, irritação, ansiedade, falta de concentração, choro fácil, insônia, dores de cabeça e depressão, são somente alguns dos desagradáveis sintomas da tensão pré-menstrual, a qual ocorre na fase mais próxima da menstruação.

Todos estes incômodos, claro, variam de mulher para mulher, no entanto, afetam – da mesma forma – a qualidade de vida de quem precisa lidar com esse verdadeiro sofrimento.

No entanto, como a gente já adiantou no início deste post, o ômega 3 ajuda na menstruação e menopausa. É possível, portanto, contar com os excelentes benefícios desse nutriente para garantir mais alívio e bem-estar no ciclo menstrual.

O ômega 3 ajuda na menstruação e menopausa

Você sabia que o ômega 3 se destaca entre os nutrientes eficazes para reduzir e aliviar os sintomas da TPM? Sim, em quantidades adequadas – e uso contínuo – os efeitos positivos dessa gordura saudável podem trazer diversos benefícios para quem deseja afastar, de vez, esses desconfortos.

Tal afirmação, inclusive, faz parte de um estudo¹ recente, realizado com 95 mulheres, entre 20 e 35 anos, as quais sofriam com os desagradáveis sintomas pré-menstruais.

Nesta avaliação, os pesquisadores as dividiram em dois grupos, submetendo, um deles, ao consumo diário de 1 g (1000 mg) de ômega 3. Ao outro, foram fornecidos placebos (pílulas com substância inerte, sem efeito terapêutico).

Ao final dessa experiência, foi possível constatar o seguinte: as mulheres que receberam os suplementos de ômega 3, conseguiram reduzir os os desconfortos e sintomas pré-menstruais, garantindo, assim, uma significativa melhora.

Por que essa melhora acontece?

Estes efeitos positivos acontecem porque a suplementação com o ômega 3  promove equilíbrio ao metabolismo, melhorando a produção de hormônios relacionados ao ciclo menstrual. Com isso, torna-se um suplemento benéfico para diminuir os sintomas típicos da TPM.

Outro fator importante que contribui para essa melhora é o fato do ômega 3 atuar diretamente na função metabólica, bem como na função hormonal. Portanto, sua ação proporciona maior alívio de quadros de estresse, irritabilidade e até mesmo depressão nos quadros de tensão pré-menstrual.

Portanto, se a ideia é lidar de uma maneira mais fácil, e menos dolorosa, com os sintomas físicos e emocionais da TPM, o ômega 3 é uma ótima escolha.

Os efeitos positivos do ômega 3 na menopausa

Com a chegada da menopausa o corpo feminino sofre com a diminuição dos hormônios: progesterona e estrogênio. Com isso, surgem alguns desconfortáveis sintomas como, por exemplo, ondas de calores (fogachos), insônia, aumento de peso, redução de libido, bem como quadros de depressão, irritabilidade e ansiedade.

Nessa fase delicada do ciclo menstrual – a qual se refere à última menstruação – os primeiros sinais podem se manifestar a partir dos 45 anos de idade. Este tempo, no entanto, pode variar de mulher para mulher. Afinal, cada organismo tem seu próprio ritmo de funcionamento.

Como você já deve imaginar, quando os sintomas são mais intensos na menopausa, as mulheres que convivem com esses transtornos, sofrem bastante. Afinal, além de sentir seus efeitos no corpo e na alteração do humor, a rotina, muitas vezes, acaba ficando prejudicada, assim como a produtividade no trabalho e no dia a dia.

Mas como já dissemos antes: o ômega 3 ajuda na menstruação e na menopausa. E as evidências demonstradas em importantes pesquisas, mostram que o consumo desse nutriente por mulheres que vivenciam esse período, favorece a redução de alguns dos principais sintomas.

Ômega 3 e sintomas de depressão na menopausa

Neste estudo², por exemplo, foi verificado que a terapia hormonal e os ácidos graxos ômega 3, exercem efeitos antidepressivos. O alívio do estresse e os sintomas da depressão, também foram observados em uma pesquisa realizada pela Universidade Laval, no Canadá.

Ômega 3 e ondas de calor

Segundo os especialistas, o uso dos suplementos de ômega 3 também demonstraram uma significativa eficácia para o tratamento desse quadro. A análise ainda sugere uma redução nas ondas de calor noturno, a qual afeta boa parte das mulheres na menopausa.

Portanto, motivos não faltam para incluir na rotina alimentar, esse nutriente essencial à saúde e ao bem-estar.

Qual a quantidade ideal de ômega 3 para o alívio dos sintomas?

Sobre a quantidade e frequência ideal de consumo das cápsulas do suplemento de ômega 3, vale lembrar que a quantidade necessária pode variar de acordo com a idade – e necessidade – de cada pessoa.

No entanto, de modo geral, quando falamos na frequência do consumo e eficácia do ômega 3, para ajudar a reduzir os sintomas da menstruação e da menopausa, o consumo diário e prolongado de pelo menos 1000 mg de EPA + DHA ao dia do suplemento, é o mais indicado para garantir os efeitos esperados.

E é claro que é sempre bom contar com o acompanhamento médico e nutricional durante o tratamento dos sintomas. Desse modo, você garante a ação benéfica do ômega 3 para combater os desconfortos do seu ciclo menstrual.

Então, que tal consultar o seu nutricionista? Assim, você contará com uma avaliação especial e a indicação do seu suplemento de ômega 3, o qual, certamente, vai te proporcionar uma vida mais ativa, com mais disposição e longe dos incômodos da menstruação e da menopausa. Afinal, viver com saúde é essencial!

Agora que você já sabe que o ômega 3 ajuda na menstruação e na menopausa e, além disso, conferiu excelentes benefícios deste nutriente poderoso, aproveite e confira a melhor forma de escolher um bom suplemento!

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Referências:

1- BEHBOUDI-GANDEVANI, Samira; HARIRI, Fatemeh-Zahra; MOGHADDAM-BANAEM, Lida. The effect of omega 3 fatty acid supplementation on premenstrual syndrome and health-related quality of life: a randomized clinical trial. Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology, v. 39, n. 4, p. 266-272, 2018.

2- JIN, Youri; KIM, Tae-Hee; PARK, Yongsoon. Association between erythrocyte levels of n-3 polyunsaturated fatty acids and depression in postmenopausal women using or not using hormone therapy. Menopause, v. 23, n. 9, p. 1012-1018, 2016.