A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e recorrente capaz de comprometer a rotina de qualquer pessoa.
Além disso, ela também costuma provocar outros sintomas como sensibilidade à luz e ao som, náuseas e até alterações na visão.
Por isso, saber como aliviar enxaqueca é muito importante para retomar o bem-estar e manter a produtividade.
Logo abaixo, mostraremos 10 maneiras de reduzir a intensidade das crises e melhorar sua qualidade de vida. Confira!
Sumário
- 1 1 – Faça compressa gelada
- 2 2 – Pressione a região com as pontas dos dedos
- 3 3 – Fique em um local com pouca iluminação
- 4 4 – Use analgésicos, mas com atenção
- 5 5 – Faça escalda-pés
- 6 6 – Mantenha uma boa hidratação
- 7 7 – Observe sua alimentação
- 8 8 – Considere alguns suplementos
- 9 9 – Pratique exercícios relaxantes
- 10 10 – Evite bebidas alcoólicas e cigarro
- 11 Quer saber mais?
- 12 Referências
1 – Faça compressa gelada
No momento em que a crise se instala, uma das primeiras estratégias que pode proporcionar alívio rápido é o uso de compressas geladas.
Isso porque o frio age como um agente vasoconstritor, ou seja, provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que diminui o fluxo de sangue e reduz a sensação de dor latejante.
Para aplicar, deixe uma bolsa de gelo ou um pano umedecido no congelador por cerca de 20 minutos e posicione nas têmporas ou na testa.
É importante lembrar que o alívio se dá pela baixa temperatura, então não é necessário aplicar pressão.
2 – Pressione a região com as pontas dos dedos
A massagem nas têmporas e no couro cabeludo é uma outra técnica simples, mas que pode ajudar a aliviar a dor da enxaqueca ao estimular a circulação sanguínea e reduzir a pressão na região.
Neste caso, pressione suavemente a área das têmporas com as pontas dos dedos em movimentos circulares.
Além disso, o uso de produtos naturais com mentol ou cânfora é uma boa alternativa, pois esses compostos possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir o desconforto.
3 – Fique em um local com pouca iluminação
Estímulos externos como luz e ruído podem piorar a dor. Por isso, ao sentir os primeiros sinais de uma crise, se puder, procure o mais rápido possível um ambiente escuro e silencioso.
Além de minimizar o desconforto, este tipo de ambiente diminui a hipersensibilidade sensorial, que é um dos sintomas mais comuns da enxaqueca.
Ademais, deitar em uma posição confortável e fazer respirações profundas também pode ajudar a relaxar, reduzindo a tensão e melhorando a resposta à crise.
4 – Use analgésicos, mas com atenção
Os analgésicos podem ser eficazes no controle da enxaqueca, mas devem ser utilizados com moderação e sempre sob orientação médica.
Neste caso, medicamentos anti-inflamatórios são úteis para crises leves e moderadas. Já analgésicos mais fortes podem ser indicados em casos mais intensos.
No entanto, o uso frequente pode causar efeitos rebote, ou seja, pode gerar novas dores quando o efeito passa. Por isso, é importante conversar com um médico sobre o uso correto e evitar a automedicação.
5 – Faça escalda-pés
O escalda-pés é uma técnica antiga, mas que pode ser muito eficaz para como aliviar enxaqueca, pois promove relaxamento e melhora a circulação sanguínea.
Desse modo, a prática consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água morna por cerca de 20 a 30 minutos, o que pode diminuir a pressão arterial e ajudar a aliviar o desconforto.
Além disso, adicionar algumas gotas de óleos essenciais, como lavanda ou camomila, potencializa o efeito relaxante, fazendo com que o escalda-pés seja um bom coadjuvante para quem sofre de crises frequentes.
6 – Mantenha uma boa hidratação
A desidratação é uma das causas mais comuns de enxaqueca e pode piorar ainda mais a intensidade das crises.
Sendo assim, manter uma hidratação adequada é fundamental para o equilíbrio do organismo, e isso inclui o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia.
Visto que a água auxilia no transporte de nutrientes e na eliminação de toxinas, o que contribui para um melhor funcionamento do sistema nervoso.
7 – Observe sua alimentação
Uma alimentação equilibrada, nutritiva e anti-inflamatória é uma das melhores aliadas no combate à enxaqueca.
Isso porque alimentos ricos em ômega 3, como peixes e sementes, ajudam a reduzir a inflamação no organismo.
Bem como, frutas e verduras fornecem vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do cérebro.
Por outro lado, evite alimentos que podem desencadear crises, como aqueles ricos em açúcar, gorduras trans, cafeína e aditivos químicos.
8 – Considere alguns suplementos
O uso de suplementos pode ser um recurso eficaz para aqueles que querem saber como aliviar enxaqueca de maneira natural.
O magnésio, por exemplo, é conhecido por ajudar no relaxamento muscular e na regulação do sistema nervoso.
Já a coenzima Q10 exerce ação antioxidante que previne as crises, e o ômega 3 contribui para a saúde dos vasos sanguíneos. Assim como, o resveratrol auxilia na redução de processos inflamatórios.
No entanto, é importante destacar que qualquer suplementação deve ser orientada por um profissional de saúde, a fim de garantir a segurança e eficácia do tratamento.
9 – Pratique exercícios relaxantes
Atividades de relaxamento, como yoga, pilates e meditação ajudam a diminuir o estresse, um dos principais gatilhos das crises.
Com isso, a prática regular desses exercícios melhora a flexibilidade, promove a respiração profunda e traz um estado de tranquilidade, fatores que contribuem para a prevenção das dores.
Outro ponto interessante é que técnicas como a respiração diafragmática, por exemplo, pode ser feita em qualquer lugar, ajudando a reduzir a ansiedade e a tensão.
10 – Evite bebidas alcoólicas e cigarro
O álcool e o tabagismo são substâncias que podem agravar a enxaqueca. Uma vez que o álcool gera desidratação no corpo e altera a circulação sanguínea, o que pode resultar em uma crise.
Já o cigarro, por sua vez, causa uma série de danos ao sistema cardiovascular e piora o fluxo de oxigênio no sangue, aumentando a chance de dores de cabeça.
Por isso, limitar ou, preferencialmente, evitar o consumo dessas substâncias é muito importante para aqueles que desejam saber como aliviar enxaqueca e retornar a boa qualidade de vida.
Quer saber mais?
- Como ter mais energia? 13 dicas que vão mudar sua vida
- Envelhecimento e seus 9 segredos para envelhecer com saúde
- Como aumentar a serotonina? Conheça 10 maneiras
Referências
ARINS, H. N. B.; MILARCH, C. F. A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA EM CRISES DE ENXAQUECA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Saúde.Com, v. 19, n. 3, p. :3447-3457, 2023.
DAHRI, M. et al. Suplementação oral de coenzima Q10 em pacientes com enxaqueca: Efeitos sobre características clínicas e marcadores inflamatórios. Neurociência Nutricional, v. 22, n. 9, p. 607-615, 2019.
LARA, J. N. et al. A INFLUÊNCIA DA BAIXA CONCENTRAÇÃO DE MAGNÉSIO EM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS COMO A EPILEPSIA E ENXAQUECA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente. v. 2, n. 2, p. 94, 2021.MENG, T. et al. Anti-Inflammatory Action and Mechanisms of Resveratrol. Molecules. v. 26, n. 229, p. 1-15, 2021
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.